Aulão de natação movimenta a Ilha do Fogo e promove segurança nas águas do São Francisco

Abraçada pelo Rio São Francisco, a Ilha do Fogo é um espaço de lazer e diversão, mas neste domingo (9) ela também se transformou em uma grande sala de aula a céu aberto. Em um aulão gratuito de natação, promovido pela Prefeitura de Juazeiro através do Projeto Viva Ilha, uma turma animada e curiosa mergulhou nas águas e nos mistérios que envolvem o rio e a ilha.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria da Mulher e Juventude e a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, com o objetivo de incentivar práticas esportivas seguras e a prevenção de acidentes aquáticos no rio São Francisco

Tatiane Cabral é professora e chegou cedinho na ilha para não perder nenhum detalhe da aula. De acordo com ela, foi a vontade de desbravar o rio através do nado que a motivou. “Eu não sei nadar, então esse projeto veio dar essa oportunidade para quem não sabe, que é o meu caso. Eu espero aprender algumas noções básicas sobre o nado e quem sabe futuramente poder nadar nesse rio São Francisco com domínio total da prática”, contou.

As noções de salvamento ficaram por conta de Edian Sérgio Rodrigues, que explicou a importância de conhecer as áreas onde se está nadando, falou um pouco da estrutura da ilha, e orientou os participantes com técnicas de salvamento e cuidados durante o nado. As aulas práticas direcionadas para o nado em águas abertas ficaram a cargo do professor Valderi Simões, que concluiu o aulão orientando os alunos que sabiam nadar sobre o perigo de se nadar sozinho, sem boia ou sinalização; para os que não sabiam, o professor deu uma pequena amostra com dicas para que todos aprendessem a nadar com segurança, orientando sobre respiração, flutuação, mergulho, entre outros.

Quem também foi conquistado pelas aulas foi o autônomo, Daniel Beethoven. Ele soube das aulas através de um amigo e se interessou pela abordagem dos primeiros socorros. “Eu já faço umas pequenas travessias aqui no Rio São Francisco, mas mais solto. Já tive uma boa noção também com o pessoal da Univasf e o meu interesse principal hoje é em saber mais sobre primeiros socorros”, explicou.

O Projeto Viva Ilha é uma das ações contínuas da gestão municipal que alia esporte, juventude e cidadania, ampliando o acesso a atividades recreativas e educativas no contexto do rio São Francisco.

Ascom

Juazeiro 147 anos: Maria Esther, de apenas 11 anos, brilha nas águas do São Francisco e vence a Travessia das Sereias 2025

Com apenas 11 anos, a pequena gigante Maria Esther Santos foi o grande nome da Travessia das Sereias 2025, realizada neste domingo (13), em Juazeiro. A atleta surpreendeu ao conquistar o primeiro lugar na prova de 2.500 metros, completando o percurso em incríveis 23 minutos e 48 segundos.

“Fui a primeira no geral, fiquei muito feliz. É um mix de emoções porque é muito gratificante. Eu sei que treinei para isso e não tenho palavras para explicar”, disse Maria Esther, emocionada após cruzar a linha de chegada. A jovem prodígio nada desde os 2 anos de idade e arrancou aplausos do público presente.

A prova integra a programação dos 147 anos de Juazeiro e reuniu mais de 130 nadadoras de diversas cidades da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Piauí. Com percursos de 500 metros e 2,5 km, a competição celebra o protagonismo feminino e a conexão com o Rio São Francisco.

Além da disputa nas águas, o evento prestou homenagem à nadadora Lorena de Araújo Melo, conhecida como a “Mulher do Rio”, que há mais de 40 anos nada diariamente no Velho Chico. Durante a cerimônia, Lorena recitou o cordel “Sereia do Rio”, escrito por Júlia Juazeira, exaltando a força, a coragem e a união das mulheres que desafiam as correntezas com alegria e resistência.

A idealizadora da travessia, Alice Rocha, falou sobre a emoção de ver uma atleta tão jovem no topo do pódio. “É muito mais do que uma competição. A Travessia das Sereias é um movimento de afeto, pertencimento e superação. Ver a Maria Esther vencer dessa forma é um símbolo do que esse evento representa”, destacou.

O vice-prefeito de Juazeiro, Tiano Félix, também acompanhou a travessia e ressaltou a importância da prova no calendário oficial da cidade. “A Travessia das Sereias é um evento extremamente importante para Juazeiro do ponto de vista esportivo, cultural e turístico. Gera renda, atrai pessoas para a cidade e, acima de tudo, valoriza e empodera as mulheres do município.”

A Prefeitura de Juazeiro apoiou o evento, por meio da Secretaria de Mulher e Juventude, que marcou presença com o estande da campanha “Tolerância Zero à Violência Contra a Mulher”, promovendo conscientização e reforçando a ocupação segura e respeitosa dos espaços públicos pelas mulheres.

A prova contou ainda com arbitragem oficial da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e o suporte da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros, garantindo segurança e organização de alto nível.

Resultados da Travessia das Sereias 2025

Categoria Geral – Feminino – 500m

1º lugar: Marcela Mendonça – 08’01”

2º lugar: Ludmila Macedo – 08’17”

3º lugar: Geovana Rafaela – 08’57”

Categoria Geral – Feminino – 2.500m

1º lugar: Maria Esther Santos – 23’48”

2º lugar: Camila de Souza – 25’24”

3º lugar: Raquel Mesquita – 25’34”

Demais resultados por faixa etária e categoria podem ser conferidos no Instagram oficial: @sereiasdo.rio

Tudo pronto para a Travessia das Sereias 2025: evento reúne mais de 120 nadadoras de diversas cidades e celebra o Velho Chico com cordel e homenagens

Está tudo pronto para a 3ª edição da Travessia das Sereias, que será realizada neste domingo, 13 de julho, no Rio São Francisco, entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). O evento, voltado exclusivamente para mulheres, já faz parte do calendário oficial de atividades esportivas do aniversário da cidade de Juazeiro, que em 2025 completa 147 anos, instituído por meio de lei municipal, e vem se consolidando como uma das maiores provas de natação em águas abertas da região.

Com mais de 120 atletas inscritas, a prova ganha destaque não só pela participação das mulheres de Juazeiro e Petrolina, mas também pelo envolvimento de nadadoras vindas de outras cidades e estados. Estão representadas nesta edição as cidades de, Salvador (BA), Recife (PE), Aracaju (SE), Teresina (PI), Senhor do Bonfim (BA), Remanso (BA), Ilhéus (BA), Capim Grosso (BA), Santa Maria da Boa Vista (PE) e Triunfo (PE). A ampla adesão comprova a força do evento e o alcance do grupo Sereias do Rio, que reúne atualmente mais de 200 mulheres que treinam no Velho Chico.

Cordel

Neste ano, o evento também contará com um toque especial da cultura popular nordestina: o cordel “Sereia do Rio”, escrito pela atriz e poeta Júlia Juazeira (@juliajuazeira), foi produzido em homenagem às mulheres que participam do grupo e que, com coragem e alegria, desafiam as águas do rio todos os dias. Um trecho:

“Se juntam sereias então
Em uma coreografia
Voando nas águas, queria
De novo em todo verão…”

O cordel completo pode ser conferido no Instagram oficial do evento: @sereiasdo.rio

Homenagem

A homenageada desta edição é a nadadora Lorena de Araújo Melo, conhecida como a “Mulher do Rio”, que há 40 anos nada diariamente nas águas do São Francisco. Engajada em ações sociais, políticas e culturais da cidade, Lorena recebeu o título de Cidadã Juazeirense e é símbolo de conexão com o rio e de resistência feminina.

A idealizadora da Travessia das Sereias, Alice Rocha, celebra o momento. “É gratificante ver o quanto esse evento cresceu. Hoje somos muitas mulheres unidas pela natação e pela força do nosso rio. Agradeço a cada atleta, aos parceiros, patrocinadores e apoiadores que acreditaram na proposta. A natação tem transformado vidas e o Velho Chico é o cenário perfeito para essa transformação.”

Entrega dos Kits

Granutri
Sábado (12 de julho)
Das 8h às 17h
Av. da Integração Ayrton Senna, 550 – Loja 01 – Vila Eduardo (embaixo da Smartfit)

Serviço

Travessia das Sereias – 3ª Edição
Data: 13 de julho de 2025
Local: Rio São Francisco – Juazeiro (BA) e Petrolina (PE)

Percursos:

500m (Marinha x Arca Sport)
2,5km (Marina do Mexicano x Arca Sport)

Ascom

Pernambucana Carol Santiago é ouro nos 100m costas e bate recorde das Américas

A nadadora pernambucana Carol Santiago conquistou o ouro nos 100m costas nos Jogos Olímpicos de Paris, neste sábado (31). Além do incrível resultado, a recifense também bateu o recorde das Américas na prova de natação, com o tempo de 1min08s23.

A atleta compete pela classe S12, para pessoas com deficiência visual. A medalha foi a sexta dela em Paralimpíadas – a quarta dourada. Ela já havia vencido três ouros, uma prata e um bronze, em Tóquio 2020. Com o resultado, Carol se igualou à velocista Ádria Santos como maior medalhista de ouro brasileira na história dos Jogos Paralímpicos.

Em entrevista para o SportTV na saída da prova, a atleta comemorou a medalha. “Foi incrível, foi uma sensação que nem consigo descrever. É a primeira vez que estou vivendo isso, nadar com essa torcida”, disse.

Ao todo, ela disputa sete provas em Paris. Até aqui, além do ouro, ela ficou em décimo nos 100m borboleta S13, prova na qual não é especialista. Após a festa neste sábado, Carol vai ter ainda muitos compromissos pela frente. A pernambucana volta à piscina em mais cinco oportunidades, inclusive para defender seus títulos em Tóquio. No momento, ela segue como uma das principais esperanças para o Brasil avançar ainda mais no quadro de medalhas, e, inclusive, se isole como a maior medalhista brasileira em Paralimpíadas.

Confira, abaixo, as próximas provas de Carol Santiago nessas Paralimpíadas.

2/9 – 50m livre S13
3/9 – 200m medley SM13
4/9 – 100m livre S12
5/9 – 100m peito SB12
Revezamento 4x100m livre (49 pontos).

Folha PE

Nadador Gabriel Araújo conquista 1º ouro do Brasil na Paralimpíada

O primeiro ouro do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris não tardou. Nesta quinta-feira (29), dia de abertura das competições na França, o nadador mineiro Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, venceu os 100 metros nado costas da classe S2 (atletas com grande comprometimento físico e motor), com o tempo de 1min53s67. Esta é a quarta medalha paralímpica da carreira do atleta, de 22 anos, que conquistou dois ouros e uma prata – nesta mesma prova – em Tóquio.

Gabrielzinho, atual campeão mundial nos 100 metros costas, não foi incomodado durante toda a prova, terminando quase oito segundos à frente do medalhista de prata, o russo Vladimir Danilenko, que competiu sob bandeira neutra. O terceiro colocado foi o chileno Alberto Abarza Diaz.

O mineiro, nascido em Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, ainda tem mais quatro provas para nadar em Paris: os 50 metros costas e 200 livre na classe S2, além dos 50 livre e 150 medley na S3, classe com atletas com um grau de comprometimento menor que a S2.

O nadador é uma das principais protagonistas do esporte paralímpico brasileiro, tendo inclusive sido porta-bandeira do país na cerimônia de abertura dos Jogos, na última quarta (28). Gabrielzinho nasceu com focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas. Ele começou a nadar em Juiz de Fora (MG).

Agência Brasil

Nadadora brasileira é expulsa da delegação em Paris após indisciplina

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) decidiu desligar a nadadora Ana Carolina Vieira da delegação brasileira na Olimpíada de Paris após dois episódios de indisciplina comunicados pela comissão técnica da modalidade. Ela já retorna ao país neste domingo (28).

O chefe de equipe da natação, Gustavo Otsuka, relatou que, primeiramente, Ana Carolina Vieira e o namorado Gabriel Santos, que também é atleta da natação, saíram da Vila Olímpica sem autorização na sexta-feira (26). Os dois publicaram fotos nas redes sociais na capital francesa fora da vila. Segundo Otsuka, toda saída da vila dos atletas deve ser previamente comunicada, por motivos de segurança.

No entanto, o que causou a exclusão de Ana Vieira da delegação não foi este episódio. No sábado (27), a atleta fez parte do revezamento 4x100m livre feminino, que acabou eliminado antes da final. Vieira teria contestado de forma veemente a mudança na escalação do revezamento, que nadou sem Mafê Costa, poupada. O comunicado da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) diz que a decisão técnica foi contestada “de forma desrespeitosa e agressiva”.

Ainda segundo o comunicado publicado em conjunto por COB e CBDA, a definição pela exclusão de Ana Vieira foi em comum acordo entre membros da comissão técnica, o chefe Otsuka e a direção da confederação da modalidade. Ana Vieira ainda poderia atuar no revezamento 4×100 medley misto.

Gabriel Santos, que participou do revezamento 4×100 livre masculino e não tinha mais provas a nadar, foi punido apenas com uma advertência. O clube Pinheiros, onde ambos os atletas atuam, publicou nota oficial sobre o caso.

“O Esporte Clube Pinheiros tomou conhecimento da punição aos atletas Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos, da Natação, e do desligamento da atleta da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris. O Clube vai aguardar o retorno de Ana ao Brasil para conversar com ela e apurar os fatos com os envolvidos. O Pinheiros segue confiante na participação de seus atletas nos Jogos Olímpicos e em sua contribuição para o esporte  brasileiro.”.
Até o momento, nenhum dos dois nadadores se manifestou sobre as punições.

Agência Brasil

Sudesb apoia 6ª Etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas com transporte para atletas

A 6ª Etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas ocorre neste sábado (13) às 12h em Juazeiro, no maior rio do nordeste – o São Francisco. A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), está concedendo um transporte para a participação de atletas da capital baiana no torneio estadual.

A parceria com a Sudesb é comemorada pelo presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), que declarou a importância do apoio da Sudesb para o desenvolvimento da competição e o amparo aos atletas. “Esse apoio com transporte tem sido fundamental para desenvolver e fomentar o esporte no estado da Bahia. Isso viabiliza a participação de mais atletas, que sem essa ajuda não teriam condições de disputar essa competição. A cidade de Juazeiro fica ainda mais especial com a ida destes atletas”.

Evento – O presidente sinaliza a importância que a prova na cidade do norte do estado representa para o circuito, que passa pelas águas do mar e do Rio São Francisco. “Juazeiro sempre foi uma das provas mais tradicionais do nosso calendário. Os atletas esperam ansiosamente para nadar nas águas do Velho Chico, e esse ano não podia ser diferente. A gente está esperando uma grande festa. Os atletas vão poder curtir uma experiência diferenciada que é nadar nas águas do Rio São Francisco”.

Este campeonato vai reunir atletas de todas as idades e consiste em quatro provas:  mirim, de 500m; petiz, de 800m; rápida, de 1.900m; e a prova principal, de 5.000m. Todas as largadas serão às 12h. Uma novidade se comparada aos outros anos será a prova rápida de 1.900 metros, com largada em Petrolina, permitindo que os atletas contemplem a beleza do Velho Chico enquanto atravessam das águas pernambucanas às baianas.

A competição vai contar com a participação de mais de 350 esportistas de todo o estado da Bahia e faz parte da seleção para a tradicional Travessia Itaparica x Salvador. Os 180 melhores colocados se credenciam para a disputa.

Ascom Sudesb