Apac prevê pancadas de chuva moderada a forte no Sertão de PE

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou um boletim informando sobre a previsão de pancadas de chuva com intensidade moderada a forte no Sertão de Pernambuco, que começou a valer a partir da noite da quarta-feira (25). O boletim meteorológico também indica que as pancadas de chuva podem se estender ao longo da quinta-feira (26). De acordo com a previsão, as precipitações mais intensas são esperadas principalmente no município de Petrolina.

Na região do Agreste, as pancadas de chuva com intensidade moderada e, pontualmente, forte, especialmente no Agreste Meridional, devem ocorrer a partir da noite desta quarta-feira. Além das instabilidades, a chuva será intensificada pela atuação de um sistema meteorológico conhecido como cavado em altos níveis.

Chuva causa prejuízos no Sertão

Há quatro dias, uma forte chuva acompanhada de rajadas de vento causou transtornos na tarde desta sexta-feira (20), em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. Devido o temporal, a prefeitura cancelou a Ressaca do Carnaval, evento promovido pelo município que seria realizado nesta noite. Segundo a gestão municipal, houve registro de casas danificadas, postes derrubados, árvores caídas e telhados removidos pela força do vento. Equipes das áreas de governo e infraestrutura foram mobilizadas para atender as ocorrências.

G1 Petrolina

Alerta do Inmet: 32 cidades de Pernambuco podem ter chuva intensa; Petrolina está na lista

Municípios do Sertão pernambucano estão na lista do INMET 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, no início da tarde desta quarta-feira (18), um alerta de chuvas intensas para 32 municípios do Sertão pernambucano. Petrolina e outras cidades da região estão incluídas no aviso, que tem grau de severidade classificado como “Perigo”.

De acordo com o Inmet, o volume de chuva pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a 50 a 100 milímetros ao longo do dia, acompanhado de ventos fortes que podem atingir 60 a 100 km/h. O alerta é válido até a próxima sexta-feira (20).

LEIA MAIS

Colisão entre carros deixa dois mortos em São José do Egito, no Sertão de Pernambuco

Uma colisão frontal entre carros deixou dois mortos na PE-275, em São José do Egito, no Sertão de Pernambuco, na manhã deste sábado (31). De acordo com a Polícia Civil, as vítimas fatais foram dois homens, com 39 e 43 anos de idade.

Um terceiro homem ficou ferido e foi encaminhado para uma unidade de saúde local. O Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência e realizou os primeiros atendimentos.

A Polícia Militar também esteve no local. As diligências para esclarecimento da ocorrência são conduzidas pela Polícia Civil.

Diario de Pernambuco

Governadora Raquel Lyra cumpre agenda no Sertão do São Francisco com entregas de ônibus escolares, títulos de propriedade e novo ambulatório no Dom Malan

A governadora Raquel Lyra cumpre, nesta quinta-feira (27), uma intensa agenda no Sertão do São Francisco, com ações voltadas para as áreas de educação, regularização fundiária e saúde pública. O giro contempla os municípios de Afrânio, Dormentes, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina.

A programação começa às 8h em Afrânio, onde a governadora entrega ônibus escolares e títulos de propriedade a moradores da cidade, em cerimônia realizada na Escola Municipal Mundo Infantil, localizada às margens da BR-407. A iniciativa reforça a política de fortalecimento da educação básica e garante segurança jurídica às famílias beneficiadas.

LEIA MAIS

Indústria regional em foco: Petrolina sediará 2° Encontro das Indústrias do Sertão do São Francisco

O 2° Encontro das Indústrias do Sertão do São Francisco já tem data marcada: será realizado no dia 13 de novembro de 2025, a partir das 18h, no auditório da Fiepe (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco), em Petrolina.

Com inscrições gratuitas, o evento tem como propósito estimular o fortalecimento do setor industrial regional, promovendo o intercâmbio de informações sobre tecnologias limpas, processamento de alimentos e frutas, além de debater os incentivos voltados às empresas do Sertão.

LEIA MAIS

Da vida simples na roça ao sucesso nas redes sociais: influenciadora Gabi Macoff conquista milhões de seguidores

O vídeo era despretensioso. Um celular quebrado, um cabritinho chamado Sebastião e uma jovem do Sertão de Pernambuco que só queria se divertir. No dia seguinte, o TikTok travado, milhões de visualizações, centenas de comentários. E, sem entender muito bem o que estava acontecendo, nascia ali a influenciadora Gabi Macoff, uma menina de 18 anos, natural de Dormentes , que hoje é seguida por milhões nas redes sociais, mas ainda corre para a roça sempre que pode.

“Eu nunca pensei que um dia isso poderia ser uma ferramenta de trabalho, que poderia me ajudar ou ajudar minha família. Nunca”, conta Gabi. “Hoje eu entendo como os planos de Deus pra minha vida.” Filha de dois agricultores, Gabi nasceu em Juazeiro , na Bahia, porque estava “dando trabalho pra nascer”, como ela mesma brinca. Mas cresceu mesmo no sítio, no interior de Dormentes. De lá, construiu uma relação com a natureza e a simplicidade, valores que se tornaram a marca registrada dos seus vídeos.

“Sou essa menina aí dos vídeos”

Quem vê Gabi na internet logo entende: o carisma dela não vem de edição ou roteiro. Vem da naturalidade. E essa naturalidade ela sempre fez questão de manter, dentro e fora das redes. “Eu não diria que são pessoas diferentes. Sempre tentei transparecer quem eu sou. Ser transparente, sem querer enfeitar muito nada”, explica.

A jovem que aparece sorrindo com os animais, gravando vídeos no mato e fazendo piada com o dia a dia rural é exatamente a mesma que, aos 15 anos, decidiu sair da casa dos pais para estudar em Petrolina.

“Eu sempre gostei muito de estudar, sou curiosa. Vim fazer o ensino médio aqui, mas todo final de semana corria pra roça. Qualquer oportunidade, me mandava.” Ela terminou o ensino médio técnico em Química, no IFSertãoPE, em março deste ano e voltou a viver no sítio, de onde produz a maior parte de seus conteúdos.

Do sítio para o mundo (digital)

A jovem que aparece sorrindo com os animais, gravando vídeos no mato e fazendo piada com o dia a dia rural é exatamente a mesma que, aos 15 anos, decidiu sair da casa dos pais para estudar em Petrolina. “Eu sempre gostei muito de estudar, sou curiosa. Vim fazer o ensino médio aqui, mas todo final de semana corria pra roça. Qualquer oportunidade, me mandava.” Ela terminou o ensino médio técnico em Química, no IFSertãoPE, em março deste ano e voltou a viver no sítio, de onde produz a maior parte de seus conteúdos.

Durante a pandemia, sem grandes expectativas, Gabi postou seu primeiro vídeo no TikTok. Estava com o celular quebrado, sem saber direito como funcionava a plataforma. “Gravei com meu cabritinho, Sebastião, e postei. Nem sabia que outras pessoas podiam ver. No outro dia, meu celular travado, um milhão de visualizações.”

O susto virou rotina. Em pouco tempo, bateu 200 mil seguidores. O Instagram, que era fechado, explodiu em pedidos para seguir. “Meu irmão falou: ‘Abre tua conta, tu não tem nada a perder’. E eu abri. Chegou a 50 mil, 100 mil… e foi.” Até a publicação desta matéria, a influenciadora tinha quase 850 mil seguidores só no Instagram. As marcas começaram a aparecer, as mensagens também.

“Muita gente dizia que se sentia feliz vendo meus vídeos, que lembrava da infância, que se inspirava por eu ser tão nova e mostrar a vida do sítio com orgulho.” Gabi afirma que seu conteúdo foge da maioria das tendências das redes sociais. “Sempre gostei de mostrar meu jeito. Gosto da minha vidinha no sítio, do mato, dos bichos. Nunca fui de seguir modinha. Se todo mundo pinta o cabelo de azul, eu pergunto: por quê? Eu sou muito de pensar antes de ir junto.”

Ela admite que já recebeu sugestões para mudar o conteúdo, fazer algo mais “instagramável”. Mas segue firme: “Nunca me senti pressionada. Já me questionei, claro. Mas não me vejo sendo outra pessoa.” Quem a vê falando com tanta desenvoltura nas redes talvez nem imagine que Gabi foi uma criança extremamente tímida. “Quando ouvia uma moto chegando, eu corria pra dentro de casa.” Mas ela sentia que tinha muito a dizer. Escrevia cordéis, queria se expressar. E a internet foi o caminho.

Hoje, entende a dimensão do que faz. “Eu sei que há uma influência. Tento sempre postar o que é leve, que faça as pessoas se divertirem, se identificarem.” A responsabilidade de estar nas redes chegou junto com os desafios, principalmente os comentários maldosos. “No começo me fazia muito mal. Pensava: ‘Essa pessoa nem me conhece’. Mas fui aprendendo a filtrar. Nunca respondi, mas aquilo ficava na minha cabeça. Hoje, quando vem alguma crítica, eu lembro: quem é que tu é? Tu conhece teu coração.”

Fama com os pés no chão

Se os vídeos se tornaram virais, Gabi se manteve firme em quem é. A vida dela, como gosta de repetir, não mudou tanto assim. “Nunca deixei subir pra cabeça. Sempre fui a mesma. Nunca quis tirar foto me achando, nada disso. Continuo tratando todo mundo igual.”

Na escola, viu olhares e cochichos, mas seguiu tranquila. Em casa, recebeu apoio incondicional. “Meu pai não entendia nada no começo. Nem celular tinha. Minha mãe entendia um pouco, mas sempre me apoiaram. Quando dei um relógio de presente pro meu pai, ele disse: ‘Tu comprou como?’ E eu expliquei que tava trabalhando com a internet. Aí ele começou a entender.”

Hoje, os pais até aparecem nos vídeos. “Minha mãe brinca que os seguidores gostam mais dela. E meu pai adora ler os comentários depois.”

Apesar de todo o crescimento digital, Gabi também tem planos fora das redes. Quer fazer faculdade, ainda que não saiba exatamente em que. “Quero me formar. Não por status, mas porque gosto de estudar. E também quero ter uma base fora da internet, que é muito instável.” Mas deixar de criar conteúdo? Nem pensar. “Eu gosto demais disso. Me encontrei aqui. E quero crescer, alcançar mais gente, aprender mais.”

Quando perguntada sobre a mensagem que gostaria de deixar para quem a acompanha, Gabi não pensa duas vezes. “Sou muito grata. Saber que tem gente que me acompanha, que gosta do meu trabalho, me deixa muito feliz. Eu tento levar sempre o melhor que eu tenho.”  E sobre o impacto que seus vídeos têm nas pessoas, ela responde com o mesmo tom que atravessa tudo o que diz: leveza. “Eu só queria que todo mundo sentisse essa paz que eu sinto no sítio. É uma coisa que não dá pra explicar. Só vivendo mesmo.”

G1 Petrolin

 

Abertas inscrições para os Jogos dos Comerciários no Sertão de Pernambuco

Os Jogos dos Comerciários estão com inscrições gratuitas abertas em Araripina, Bodocó, Floresta, Petrolina e Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Realizada pelo Sesc, a competição é voltada para trabalhadores e trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo, que representam suas empresas por meio de disputas esportivas. A iniciativa tem como objetivo promover o esporte como ferramenta de bem-estar, socialização e fortalecimento de vínculos.

As inscrições devem ser feitas pelo site jogosdoscomerciarios.sescpe.com.br e mediante a doação de alimentos não perecíveis em apoio ao Programa Mesa Brasil Sesc. “Convocamos os trabalhadores do comércio para esta celebração, pois entendemos que o esporte é um instrumento que promove a amizade, o respeito e a socialização. Para o Sesc, os comerciários são profissionais que contribuem com o desenvolvimento econômico das cidades, por isso nos dedicamos a oferecer serviços para a sua qualidade de vida e bem-estar”, afirma Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

Em Araripina, no Sertão do Araripe, a programação acontece de 26 de setembro a 10 de outubro e as inscrições podem ser feitas até o dia 18 do mesmo mês. A abertura solene do projeto vai ser realizado no dia 26/9, a partir das 18h. Em seguida, terão início as competições com a presença de todas as delegações. Os jogos de futsal acontecerão das 18h30 às 22h30. As provas de natação serão disputadas no dia 27 de setembro, a partir das 15h, e os jogos de voleibol no dia 28 de setembro, a partir das 10h. Todos os esportes serão disputados nas modalidades masculino e feminina.

Também no Sertão do Araripe, o Sesc Ler Bodocó começa a inscrever para os Jogos dos Comerciários na cidade até o dia 30 de agosto.  Com abertura agendada para o dia 14 de setembro, às 19h. Até o dia 19 de outubro a unidade vai sediar jogos de futsal, tênis de mesa e dominó.

No Sertão de Itaparica, os jogos serão realizados no Sesc Floresta. As inscrições para as modalidades de Natação, Queimado, Dominó e Fubica podem ser realizadas até o dia 13 de setembro, com a entrega dos alimentos não perecíveis. Quem deseja disputar as partidas de Futebol Society tem até o dia 19 de setembro para se inscrever. Quem optar por vôlei de areia tem um prazo maior e pode garantir a participação até o dia 20 de setembro. A abertura dos jogos será realizada no dia 27 de setembro e as competições seguem até o dia 26 de outubro.

Em Petrolina, os jogos contarão com torneios de natação, dominó, futsal e dama, a partir do dia 12 de outubro. As inscrições para os comerciários no Sertão do São Francisco podem ser realizadas até o dia 26 de setembro. As disputas acontecerão no Sesc Petrolina e no Círculo Militar.

O Sesc Serra Talhada está com inscrições abertas até o dia 28 de agosto para os comerciários que desejarem disputar os jogos. Na unidade do Sertão do Pajeú, as competições terão início no dia 27 de setembro, com as provas de natação. De 26 de outubro a 16 de novembro, será a vez das disputas de Futebol Society.

Todas as informações sobre o projeto estão disponíveis no edital, que pode ser acessado no site dos jogos: https://jogosdoscomerciarios.sescpe.com.br/. Os atletas e as equipes participantes que conquistarem as três primeiras colocações nas disputas, serão premiados com medalhas e troféus.

Ascom

Modelo de Raquel Lyra na divisão da Compesa reduz repasses e penaliza municípios do Sertão

O modelo definido pelo governo de Raquel Lyra (PSD) para dividir os recursos da concessão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) deve resultar em repasses bem abaixo do que os prefeitos pernambucanos esperavam. Enquanto cidades populosas como Recife e Jaboatão dos Guararapes vão receber menos da metade do valor inicialmente previsto, o impacto será ainda mais duro nos pequenos municípios do Sertão, que perderão quase 70% do montante estimado.

Granito, Terra Nova e Verdejante, por exemplo, são casos preocupantes. Com menos de dez mil habitantes e poucas fontes de receita, essas cidades deveriam receber R$ 21,3 milhões, mas, pelo critério fixado pelo governo estadual, vão ficar com apenas R$ 6,8 milhões — uma queda de 68% em relação ao cálculo anterior. Santa Cruz e Santa Filomena também vão amargar reduções semelhantes: o repasse que seria de R$ 23,2 milhões cairá para R$ 7,8 milhões.

LEIA MAIS

Editorial – Um marco no combate ao crime no Sertão: Gaeco Sertão é exemplo de ação firme e necessária

A inauguração do Núcleo Regional do Gaeco no Sertão, nesta sexta-feira (6), representa um avanço notável na luta contra o crime organizado em Pernambuco, especialmente nas regiões historicamente esquecidas pelas estruturas centrais de repressão. A decisão do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) de descentralizar e fortalecer o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado é não apenas estratégica, mas necessária diante do crescimento e sofisticação das organizações criminosas que atuam no interior do estado.

Com sede em Petrolina, o novo núcleo do Gaeco passa a dar suporte direto a 24 municípios das regiões do São Francisco, Sertão Central e Araripe. A iniciativa amplia a capacidade de investigação, resposta rápida e articulação com outras instituições, como as polícias Civil, Militar e Federal. E mais do que isso: envia uma mensagem clara de que o Sertão não está à margem da justiça, da inteligência e da segurança pública.

A criminalidade organizada não respeita fronteiras geográficas e tampouco se limita aos grandes centros urbanos. No Sertão, os grupos criminosos agem com ousadia, movimentam recursos, exploram fragilidades e desafiam o Estado. A presença do Gaeco em Petrolina, cidade-polo, estratégica e com conexões rodoviárias e fluviais, permitirá uma atuação mais enérgica e eficaz.

O Procurador-Geral de Justiça, José Paulo Xavier, acerta ao reconhecer que o enfrentamento ao crime exige modernização, tecnologia e descentralização. O investimento em inteligência, o rastreamento de crimes complexos como tráfico de drogas, armas e lavagem de dinheiro, além de parcerias para compartilhamento de dados, coloca o MPPE em sintonia com o que há de mais eficiente no combate à criminalidade.

Em tempos de avanço da violência e da sensação de impunidade, a criação do Gaeco Sertão é uma resposta que fortalece as instituições e devolve esperança à população. É dever da sociedade reconhecer e apoiar medidas que não apenas reagem ao crime, mas que se antecipam a ele, com estrutura, planejamento e presença firme onde for preciso.

Que essa iniciativa sirva de exemplo para outras regiões e inspire políticas públicas duradouras de segurança, justiça e cidadania. O povo do Sertão merece viver com dignidade e isso começa quando o Estado ocupa, com firmeza e legalidade, cada palmo do seu território.

Waldiney Passos

Décima edição da Festa do Umbu será realizada neste domingo (20) em Parnamirim

A décima edição da Festa do Umbu, vai ser realizada neste domingo (20), a partir das 10h, na Fazenda Floresta, em Parnamirim, Sertão de Pernambuco. A festa tradicional celebra a cultura e a tradição da região, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da preservação do umbuzeiro, árvore típica da região.

O evento reúne música, dança, poesia e folclore, fortalecendo os laços comunitários, promovendo o turismo local e a economia criativa. E também conta com Feira da Agricultura Familiar e Artesanato, além da participação da cordelista Daiane Amariz e da mesa redonda sobre Sustentabilidade e desenvolvimento econômico, com o professor Dr. Aluísio Gomes.

A Festa do Umbu é um momento cujos participantes têm a oportunidade de aprender sobre as técnicas de cultivo sustentável e os benefícios dessa árvore para o ecossistema. E tem realização através das secretarias de Cultura, Turismo e Esporte, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Infraestrutura, Educação, Desenvolvimento Social e da Mulher do município, em parceria com o Governo do Estado através da Fundarpe.

Confira as atrações:

– Gabi Cysneiros
– Coral Aboios
– Grupo Aricuri (Dança de São Gonçalo)
– Reisado de São José do Belmonte
– Banda de Pífano do Mestre Ulisses
– Repentistas Francinaldo e Zé Oliveira
– Orquestra de Sanfoneiros do Exu
– Família Salustiano e a Rabeca Encantada

G1 Petrolina

Retorno da segunda operação diária de voo entre Recife e Petrolina reforça potencial do sertão pernambucano

O anúncio da retomada da segunda operação diária do voo da Azul entre as cidades de Petrolina e Recife a partir de abril foi recebida com entusiasmo pela administração do Aeroporto de Petrolina (PNZ). O terminal, que nos últimos três anos recebeu R$ 56 milhões em investimentos para modernizar sua infraestrutura, está preparado para oferecer uma experiência confortável e eficiente aos passageiros, bem como para atrair novas operações.

“A CCR Aeroportos, que administra nosso aeroporto, mantém um diálogo constante com as companhias aéreas, destacando o potencial econômico e turístico da região para ampliar a oferta de rotas. Atualmente, nosso terminal é atendido pelas companhias Gol, Latam e Azul, com voos ligando o sertão pernambucano a Recife e São Paulo, importantes polos de conexões para outros destinos nacionais e internacionais”, destaca Jamerson Vasconcelos, gerente do Aeroporto de Petrolina.

Segundo a companhia aérea Azul, a partir de 1º de abril de 2025, será retomada a operação que decola às 8h da capital pernambucana e chega a Petrolina às 9h50. No sentido contrário, o voo sai de PNZ às 10h20 e pousa às 12h10 no Aeroporto Internacional Guararapes. O outro voo da companhia com o mesmo destino, chega a PNZ às 14h50 e decola rumo Recife às 15h20. A empresa também opera um voo diário que chega em PNZ às 1h40 vindo do Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas, interior de São Paulo, e decola de volta à cidade paulista às 2h25.

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, administra 17 aeroportos: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); BH Airport e Pampulha (MG); Goiânia (GO); São Luís e Imperatriz (MA); Navegantes e Joinville (SC); Teresina (PI); Palmas (TO); Petrolina (PE); Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). No exterior, a empresa opera os aeroportos Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 43 milhões de passageiros por ano.

Ascom

 

‘Notícias do Dilúvio’: peça de teatro será apresentada em municípios do Sertão

A Cia Biruta de Teatro vai levar o espetáculo ‘Notícias do Dilúvio – um canto a Canudos’ para três cidades do Sertão de Pernambuco. As apresentações gratuitas e com interpretação em Libras serão realizadas nos dias 10, 13 e 14 de março, em Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó, respectivamente.

 ‘Notícias do Dilúvio’ é uma homenagem a Canudos. O espetáculo narra o fenômeno do massacre de Canudos e a história de resistência do seu povo a partir do olhar feminino e das práticas culturais populares que ainda sobrevivem às tentativas de apagamento. “Ao contar Canudos, não nos interessava a história oficial, já conhecida, de uma república que massacrou seu povo, mas o que foi silenciado”, disse a atriz e produtora-executiva do projeto, Camila Rodrigues.

 Na trama, o sino, que marca a resistência do povo de Canudos, divide os atos do espetáculo para contar a história do lugar que alimentou a esperança dos pobres e despertou a ira dos poderosos. “Contamos a história a partir de um lugar de memória, espiritualidade, festa e luta, evidenciando o olhar das mulheres de Canudos e a sua força que persiste até hoje, diluída nas comunidades descendentes de Belo Monte”, pontua a atriz Cristiane Crispim, que divide o palco com Camila Rodrigues.

Para dar vida à história, além das duas atrizes, o espetáculo tem direção artística de Antônio Veronaldo; o figurino, a execução de sonoplastia e a assistência de direção, de Letícia Rodrigues; a concepção e execução de luz, assinadas por Fernando Pereira, a cenografia foi concebida por Luiz Marcelo e Cristiane Crispim, e a trilha sonora original é de Moesio Belfort e Carlos Hiury. A dramaturgia é assinada por Antônio Veronaldo, Camila Rodrigues, Cristiane Crispim e Luis Osete. A circulação conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco.

Confira a Programação
10/03
Petrolina |19h| Cineteatro Massangano – CEU das Águas – Rio Corrente
Entrada gratuita – Classificação 12 anos.
13/03

Santa Maria da Boa Vista |18h | Escola Padre Maurílio Sampaio
Entrada gratuita – Classificação 12 anos.
14/03
Cabrobó |15h | Escola Indígena Capitão Dena – Ilha de Assunção
Entrada gratuita – Classificação 12 anos

G1 Petrolina

 

Meteorologia alerta para chuvas em regiões do Estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inme) emitiu um  alerta de chuvas intensas para cidades no Sertão pernambucano. O grau de  severidade é de perigo potencial. O aviso saiu nesta quinta (6) e vale até a amanhã de sexta (7).  As cidades com risco são Bodocó e Exu.Segundo o Inmet, está prevista chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia,. Também há possibilidade de ventos intensos (40-60 km/h). O instituto alerta para baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas..

Instruções
Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

A Agência Pernambucana de Águas e Clima  também emitiu um alerta. O avisto, que saiu nesta quinta, vale até a sexta  para Fernando de Noronha.  “O sistema meteorológico  Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), está com o posicionamento favorável a ocorrências de pancadas de chuva com intensidade moderada em Fernando de Noronha e áreas circunvizinhas, ao longo do dia e noite desta quinta-feira (06/03) e ao longo da sexta-feira (07/03). As pancadas de chuva poderão vir acompanhadas de vento forte, relâmpagos e trovões.

Na capital pernambucana, a sexta deve ter temperatura mínima de 24°C e máxima, de 32°C. De  manhã, o tempo ficará nublado com chuva. À tarde, a tendência é de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. De noite, há  possibilidade de chuva isolada.

Diario de Pernambuco

Deputados cobram soluções para cortes de energia nos perímetros irrigados do Sertão de PE

Os recorrentes cortes de energia nos perímetros irrigados do Sertão de Pernambuco foram tema de debate durante a reunião plenária desta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Deputados destacaram os impactos negativos para os trabalhadores rurais e cobraram ações do Governo Federal e Estadual.

O deputado Kaio Maniçoba (PP) sugeriu a criação de uma comissão externa para acompanhar a situação dos agricultores prejudicados, incluindo aqueles que dependem do fornecimento de água por carros-pipa, um problema que também atinge trabalhadores na Bahia. Maniçoba atribuiu a responsabilidade ao Governo Federal, criticando o atraso nos repasses para a Neoenergia, que resultou nas interrupções.

“Eu não sei se isso é fruto de desorganização ou de cuidado com aqueles que mais necessitam. São pequenos agricultores que precisam de assistência, dignidade e, nos últimos meses, são surpreendidos com a falta de energia, porque o Governo Federal não tem feito seu repasse, não tem conseguido pagar a Neoenergia”, afirmou o parlamentar.

LEIA MAIS

‘Papo com quem faz’ revela trajetórias de sucesso de mulheres do Sertão do São Francisco

Uma conversa aberta e franca com quatro mulheres que estão fazendo a diferença no mundo dos negócios no Sertão do São Francisco. Esta é a proposta do programa ‘Papo com quem faz – mulheres’, que a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) vai realizar, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) e o Sebrae, na terça-feira (12), na sede do Sebrae de Petrolina.

O programa começará às 19h, com as histórias inspiradoras das empreendedoras Juliana Martins (a mente inovadora por trás do Grupo Juliage); Julie Moura Fé (fundadora do Dindin’s Gourmet PNZ e especialista em gestão de confeitarias);Carol Tosaka (advogada, vice-presidente do Sindicato da Advocacia de PE e empresária); e Meire Monteiro (empresária da DAM Roupas, atuante no segmento de fabricação de uniformes profissionais, liderança na indústria pernambucana e integrante da FIEPE Jovem).

De acordo com a coordenadora da Unidade Regional do Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (URSF/FIEPE), Fabiana Ribeiro, o programa ‘Papo com quem faz – mulheres’ é uma oportunidade única. “Um espaço gratuito para aprender e se inspirar no poder feminino através de experiências enriquecedoras e vitoriosas”, ressaltou.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do endereço.: https://forms.gle/vRRoY4ivdV4pPyhZ9. 

1234