Rei Roberto Carlos faz visita ao museu que o homenageia em Petrolina

O Centro Cultural Emoções, que há dez anos abriga em Petrolina, no Sertão de Pernambucano, um acervo imenso sobre a vida e obra do cantor Roberto Carlos, teve uma visita ilustre na madrugada deste sábado (9). Após se apresentar na cidade, o rei foi conhecer o local, realizando mais um sonho do fã e responsável pelo centro, Adriano Thales de Souza.

A visita de Roberto Carlos foi compartilhada nas redes sociais do Centro Cultural no final da manhã deste sábado. “Amigos, o sonho das nossas vidas se realizou…o Roberto veio ao Centro Cultural após o show em Petrolina”, diz um trecho da publicação. “Foram muitas noites em claro sonhando com isso, foram anos e anos construindo, construindo…e no final de tudo, é Deus quem diz a hora certa!”.

O Centro Cultural Emoções funciona de terça a domingo, das 9h às 12h e das 15h às 18h, na Rua Castro Alves, nº 428, no centro da cidade. A entrada é gratuita, mas os visitantes podem doar 1kg de alimento não perecível ou fazer doações em dinheiro, que serão revertidas para instituições de caridade da região.

‘Emoções’

O Centro Cultural Emoções foi inaugurado no dia 19 de abril de 2015, data do aniversário do cantor, e nasceu da admiração que Adriano Thales nutre por Roberto Carlos. O encontro com um casal, durante o cruzeiro promovido pelo rei em 2012, foi fundamental para a a realização do sonho.

“Começamos a conversar. Eles sabiam que eu tenho um acervo muito vasto, porque em em 2009 passei em quatro blocos no Globo Repórter. Aí conversando com o casal, a esposa olhou para mim e perguntou: ‘Qual o teu maior sonho’?”, diz Adriano, lembrando que contou toda sua história ao casal e do desejo de ter um espaço para colocar todas as peças que tinha sobre Roberto Carlos, fazendo com que outras pessoas pudessem conhecer mais sobre o cantor.

Dois meses depois da viagem, um emissário do casal entrou em contato com Adriano informando que eles construiriam o tão sonhado centro. O último contato entre os três aconteceu no dia da inauguração do espaço, quando Adriano teve uma grande surpresa.
“Eu descobri, no dia da inauguração, eles vieram e trouxeram o Dudu Braga, filho do Roberto Carlos com a banda RC na Veia. E nesse dia eu descobri que o casal é sócio do Roberto Carlos e é o padrinho da filha do Dudu Braga, neta do Roberto Carlos. Está vendo como são as coisas?”, conta Adriano Thales.

‘Meu querido, meu velho, meu amigo’

O acervo de Adriano tem mais de 5 mil peças, frutos de mais de 40 anos de dedicação, que começou quando o fã ainda era criança, como forma de matar a saudade do pai, que precisou viajar para Fortaleza, deixando o filho com os avós, em Petrolina.

“Minha mãe, que estava aqui em Recife, veio me buscar. Assim que eu cheguei em Recife com ela, eu senti muita falta dele, porque sempre que podia, ele me levava aos circos, cinemas, quando podia comprava aquele brinquedo. Eu estava numa solidão imensa”.

A curiosidade de menino fez com que Adriano ouvisse pela primeira vez a música que mudaria sua vida.“Um dia no apartamento da minha mãe, remexendo alguns discos, vi lá um tal de Roberto Carlos e botei para tocar. Assim que eu escutei a música, ‘Meu querido, meu velho, meu amigo’, essa canção passou a trazer a presença de papai muito forte. Tão forte que eu cantava essa música durante todos os dias inúmeras vezes no dia”.

Quando o pai foi a Recife para buscar Adriano, sugeriu comprar um presente para o filho, que sabia muito bem o que desejava. “Eu falei para ele que não queria um brinquedo. Eu queria um disco do cantor Roberto Carlos”, diz Adriano, lembrando a surpresa do pai com o pedido.

“Ele achou estranho porque sua geração é diferente. Ele perguntou: ‘Por quê?’ Eu falei: ‘Ó, porque em um determinado disco tem uma determinada música, eu escutava todos os dias para lembrar do senhor’. Vi a primeira emoção do papai naquele dia”.
Encantado com o sentimento do filho e conhecimento que o menino tinha sobre o cantor, o pai decidiu que, além do álbum Carlos e Erasmo, que tem a música ‘Meu querido, meu velho, meu amigo’, presentearia Adriano com todos os discos que estavam disponíveis na loja. “De lá para cá, as canções do Roberto passaram pela minha vida. Os primeiros amores. A forma bonita de falar de Deus, das coisas boas da vida”.

O primeiro encontro de Adriano com Roberto Carlos aconteceu no dia 5 de dezembro de 1992, em um show do Rei na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Ao conceder entrevista a uma emissora de televisão local, mostrando as peças que tinha sobre Roberto Carlos e explicando que havia viajada mais de 16 horas para ver a apresentação, Adriano acabou sendo surpreendido.
“Enquanto eu estava dando a entrevista, tinha um senhor a uns cinco metros me escutando”. O senhor em questão era um dos produtores do show. “Quando ele saiu, ele andou um pouquinho e voltou. Como é teu nome? Meu nome é Adriano. Ele parou assim. ‘Adriano, não sai daí não, quando o Roberto chegar, eu vou levar você aqui”.

Adriano diz que ficou fascinado ao ver Roberto Carlos pela primeira vez. “Eu desabei de muita emoção. E o que me deixou fascinado foi o tratamento dele comigo. Eu falei para ele: ‘Posso apertar a sua mão?’ Ele disse: ‘Claro, inclusive eu que aperto a sua, rapaz’. Apertei a mão dele, abracei ele”. A relação improvável entre fã e ídolo se fortaleceu. “Comecei levando coisas para ele sobre ele, acabei caindo na graça dele. E hoje eu tenho uma boa relação de amizade com ele”, afirma Adriano.

“Fui no Cruzeiro, fui agradecer a ele, ele olhou para mim e falou: ‘Eu não fiz nada, o que foi que eu fiz’? Aí depois eu chegou para mim, pô, você faz tanto por mim, nunca me pediu nada. Então, imagina, a pessoa entra na sua vida, te trata de uma forma assim, pô. Cara, é o mínimo que eu posso fazer por ele, pela história dele”.

Além de preservar a história de Roberto Carlos, Adriano levou a paixão pelo Rei para os filhos. A mais nova, inclusive, foi batizada com o nome de Maria Rita, esposa do Rei que faleceu em 1999, aos 38 anos. “Eu me sinto homenageada também, né? Eu gosto muito do Roberto, das canções. Eu cresci escutando tudo. Acabei tomando gosto também”, diz a jovem Maria Rita, de 20 anos.

G1 Petrolina

 

Petrolina: Biblioteca Municipal e Museu do Sertão serão reabertos seguindo protocolos de segurança

A partir desta quarta-feira (3), a Biblioteca Municipal Cid Carvalho e o Museu do Sertão de Petrolina estarão mais uma vez de portas abertas para receber petrolinenses e turistas.

Após cerca de 10 meses fechados, em decorrência da pandemia da covid-19, os dois importantes equipamentos culturais da cidade coordenados pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, adotaram protocolos de segurança com o objetivo de assegurar a saúde e o bem estar de todos os servidores e usuários.

“É imprescindível o reconhecimento desses espaços como agentes culturais e educativos. E agora, cada vez mais, como um espaço de engajamento comunitário, e proporcionador de momentos de lazer e aprendizado, além de corroborar para a sensação de normalidade nesse momento difícil de pandemia”, pontua Cássio Lucena, secretário executivo de Cultura de Petrolina.

LEIA MAIS

Museu de Santa Maria da Boa Vista realiza atividades culturais em comemoração a Semana Nacional de Museus

Reizado de Maria Jacinta. (Foto: ASCOM)

Começou nesta segund-feira (14), no Museu Coripós, na cidade de Santa Maria da Boa Vista (PE), as comemorações alusivas a 16ª Semana Nacional de Museus. A temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em comemoração ao dia Internacional de Museus, acontece até dia 18 de maio.

Nessa edição, mais de mil e cem museus de todo o país oferecem ao público cerca de três mil e trezentas atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e outras atividades.

O principal objetivo é preservar o patrimônio cultural imaterial, através de ações que envolvam crianças, adolescentes e adultos da comunidade. O prefeito Humberto Mendes fez parte da mesa de autoridades, acompanhado por Eliane Alves diretora do Museu Coripós, dos secretários de cultura – Alice Gericó, Educação – Adão Dias, Administração – Sérgio Leal, e dos vereadores – Ana Graciliano e Adeildo Rodrigues, além de poetas e demais promotores de cultura.

Durante a abertura, os participantes apreciaram as apresentações dos alunos da escola de música Mestre Ênio, do Reisado de Dona Maria Jacinta, roda de conversa e exposições no museu.

“É com muita alegria que recebemos esse projeto em nossa cidade. A equipe do Museu Coripós está de parabéns por esse belíssimo trabalho realizado e vamos apoiar cada vez mais os movimentos culturais dentro de Santa Maria da Boa Vista”, conclui o prefeito Humberto Mendes.

Museu do Sertão será reinaugurado nesta quarta

(Foto: ASCOM)

O Museu do Sertão, que esteve fechado para reforma desde o ano passado, será devolvido à população de Petrolina. O prefeito Miguel Coelho irá reinaugurar o equipamento cultural nesta quarta-feira (11), às 18h, em evento aberto ao público.

A reforma do local incluiu pintura, reparo nas redes elétricas e hidráulicas, forro, impermeabilização, cobertura e grades. Uma das novidades é que alguns ambientes do Museu também ganharam climatizadores.

Museu de Sento Sé já está aberto com Plano Museológico

O espaço será utilizado como referência de história, cultura, aprendizado e memória. (Foto: ASCOM)

O Museu de Sento Sé, localizado na rua Theodulo Albuquerque, 44, no centro de Sento Sé (BA), está aberto com Plano Museológico para visitação graças à política pública do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da Secretaria de Cultura (SecultBA) e recursos do Fundo de Cultura.

A proponente do projeto inscrito nos Editais de Museus/IPAC, Maria do Socorro Reis Miranda (Tia Soca), coleciona centenas de objetos de famílias do município.

“Além do Plano Museológico, que cria e estabelece etapas de funcionamento de um espaço museal, fizemos o arrolamento tipológico (levantamento) do grande acervo”, afirma a museóloga e consultora, Simone Trindade, contratada do projeto. Segundo ela, a próxima etapa será a proponente providenciar a criação de um Conselho Curador para institucionalizar o museu.

“Também fizemos painéis com dados, desde a época indígena, passando pela colonização portuguesa, o contexto arqueológico da região, até os dias atuais”, diz Simone.

Ela explica que foi criada exposição itinerante como ação educativa para escolas, para dar conhecimento público do museu e estimular os professores e estudantes a frequentar o local. A casa de Tia Soca, onde está o museu, detém 250m² de área. Antes conhecido como ‘Acervo Cultural Né Balaio’ o conjunto reúne mais de mil objetos.

LEIA MAIS

Opine: criança interage com homem nu no Museu da Arte Moderna

Segundo o MAM, a performance aconteceu apenas uma vez, em sessão fechada para convidados. (Foto: Intenet)

A arte tem passado por processos de modernização, ao menos é o que os novos artistas alegam ao apresentar suas performances. Em uma demonstração dessa nova arte, uma criança interage com um homem completamente nu na abertura do 35º Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, nesta terça-feira (29).

O vídeo do momento artístico tem circulado nas redes sociais e recebido diversas críticas. No vídeo é possível perceber o artista fluminense Wagner Schwartz deitado de barriga para cima e com a genitália à mostra. Como as imagens mostram o rosto da criança, o blog não vai publicar o vídeo.

Na performance, o artista se posiciona completamente nu em uma espécie de tatame e, então, pode ser manipulado pelos espectadores. A menina toca na canela e nos pés de Schwartz e depois sai engatinhando do espaço, e volta a assistir à performance. Ela está acompanhada de uma mulher adulta – segundo o MAM, sua mãe.

O deputado federal e pré-candidato à presidência do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou a ação em sua página no Facebook, quando compartilhou o vídeo com uma traja preta escondendo as partes íntimas do artista. “Cenas que revoltam… uma criança é estimulada a tocar homem nu ‘em nome da Cultura’. Coloquei a tarja no vídeo em respeito a vocês. CANALHAS, MIL VEZES CANALHAS!”, diz a publicação de Bolsonaro.

LEIA MAIS

Em Pernambuco, Instituto Ricardo Brennand é eleito o melhor museu do Brasil

(Foto: Reprodução)

O Instituto Ricardo Brennand foi eleito o melhor museu do Brasil no prêmio Traveler’s Choice Awards, do site de viagens TripAdvisor. Fundado em 2002 pelo colecionador Ricardo Brennand, na Várzea, Zona Oeste do Recife, Instituto superou estabelecimentos de renome, como a Pinacoteca de São Paulo, a cidade-museu de Inhotim e o Museu do Amanhã do Rio de Janeiro. É também o único representante do Nordeste na lista.

A lista é baseada nas avaliações feitas por usuários do TripAdvisor. No ranking mundial, o Instituto Ricardo Brennand ficou na 18ª posição e o primeiro foi o Metropolitam Museum of Art, em Nova York, Estados Unidos.

Com informações do JC

Novo planejamento deve ser feito para reabrir biblioteca e museu de Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

A Biblioteca Municipal Cid Carvalho e o Museu do Sertão, receberam a visita do prefeito Miguel Coelho e das secretárias Maria Elena Alencar e Maéve Melo, que estudam uma maneira de acelerar a reabertura destes espaços.

Dois alvos de diversas reclamações, a biblioteca e o museu do município, apresenta, diversos problemas estruturais. A Biblioteca Municipal Cid Carvalho, foi inaugurada há 14 anos e mesmo com uma reforma iniciada em julho de 2016, os problemas continuam, segundo informações divulgadas pela prefeitura de Petrolina.

“A biblioteca é fundamental para a formação de vários estudantes que hoje estão sofrendo sem um espaço apropriado, e o que vimos é uma obra inacabada. Diante disso, já estamos tomando as devidas providências para entregar este importante equipamento o mais breve possível” disse o prefeito.

Já no Museu do Sertão, os problemas são ainda maiores, uma vez que, a reforma em andamento não incluiu itens fundamentais para reabrir o espaço da forma adequada. Diante da problemática, Miguel determinou a elaboração de um novo plano de trabalho para assegurar a reabertura do equipamento.

Segundo o prefeito, uma das alternativas para garantir a reabertura adequada do Museu do Sertão seria reativar a Fundação Cultural de Petrolina.

“Nosso museu é a história viva de nossa região. A orientação é que a gente também possa resgatar a Fundação Cultural de Petrolina, que há mais de 10 anos está parada. A fundação tem todo acervo técnico para que possamos transformar o museu numa grande atração turística e é nisso que estamos trabalhando”, disse Miguel.

Prédio da antiga estação ferroviária de Juazeiro será transformado em museu

(Foto: Internet)

O prédio da antiga Estação Ferroviária, localizado no bairro Piranga em Juazeiro, será transformado em um museu. O anúncio foi feito na última segunda-feira (16), através da assessoria da Prefeitura de Juazeiro.

O prefeito do município, Paulo Bomfim, acompanhado do procurador geral do município, Eduardo Fernandes, esteve em Salvador, na sede do Ministério Público do Trabalho para assinar um convênio entre a instituição Justiça Federal e Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego. Além da construção das sedes das instituições citadas, será construído o Museu do Trabalhador Ferroviário.

Através deste convênio, será possível a reforma da antiga Estação Ferroviária da cidade para a implantação do Auditório e Centro de Memória/Museu do Trabalhador Ferroviário. Para Paulo Bonfim, a reforma será uma aposta no investimento no turismo da cidade.

“Vamos ganhar com a construção deste equipamento na questão de acessos aos serviços federais que serão instalados, bem como na Cultura e no Turismo, com a implantação do Museu do Trabalhador Ferroviário. Ainda temos outras ações para agregar naquele espaço e melhorar ainda mais a paisagem daquele local”, disse o prefeito.

Museu de Fauna da Caatinga participa da 10ª Primavera dos Museus realizada pelo IBRAM

foto-n3517

O Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), que está localizado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) , participa pelo segundo ano consecutivo da temporada cultural ‘10ª Primavera dos Museus’. A ação é promovida pelos museus brasileiros em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.
De acordo com material divulgado pelo Ibram, o intuito da temporada é, conforme o tema “Museus, Memórias e Economia da Cultura”, fazer um convite à reflexão do papel dos museus na perspectiva de serem agentes fundamentais da economia da cultura, proporcionando ao seu entorno como também aos visitantes trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências. A semana de eventos segue até o dia 25 desse mês. O Museu de Fauna da Caatinga reservou os dias 20 e 23 para receber turmas de escolas municipais e particulares. Nas demais datas e horários da semana o museu estará aberto às visitas e serão realizadas atividades especiais para os visitantes que vierem durante essa temporada.

LEIA MAIS

Museu do Sertão e Biblioteca Municipal de Petrolina passarão por reformas

os prédios da Biblioteca e o Museu de Petrolina devem passar por reformas, orçadas em cerca de RR$ 222 mil/Foto:ASCOM

Os prédios da Biblioteca e o Museu de Petrolina devem passar por reformas, orçadas em cerca de RR$ 222 mil/Foto:ASCOM

 Já não era sem tempo: os prédios da Biblioteca e o Museu de Petrolina devem passar por reformas, orçadas em cerca de RR$ 222 mil. A assinatura da ordem de serviço está marcada para a manhã desta terça (31), às 10h, na sede da Biblioteca. Enquanto as obras durarem, segundo a Assessoria de Comunicação da secretaria de Educação, as duas unidades públicas ficarão fechadas.

“A ideia é tornar estes locais potencializados para a cultura, dar mais conforto para a população e dar uma nova roupagem aos dois patrimônios”, destaca a secretária de Educação de Petrolina, Gilmara Lacerda.

Para o prefeito Julio Lossio, a revitalização destes dois espaços públicos vem em boa hora, após muitas tentativas para a liberação dos recursos. “Estamos restaurando esses prédios para devolver à população petrolinense e aos visitantes, espaços para o acesso à cultura, estudo e para que o patrimônio histórico cultural de Petrolina, de um modo geral, seja preservado. A revitalização será um verdadeiro presente, não só para a biblioteca e para o museu, mas principalmente para a toda comunidade petrolinense e visitantes da cidade”, enfatiza.

LEIA MAIS