De advogada a chefe da Interpol: mulher é presa após apresentar documentos falsos no RN

Uma mulher foi presa após usar documentos falsos para se apresentar como desembargadora, juíza, promotora, advogada e até chefe da Interpol em Mossoró, no Rio Grande do Norte, na última quarta-feira (20). Célia Soares de Brito, de 43 anos, estava viajando em um carro de aplicativo com sua mãe e sua filha, e disse ao motorista que estava prestes a assumir um cargo na gestão da cidade.

A história da mulher, no entanto, era repleta de contradições, e isso, junto ao grande volume de bagagens que ela carregava, fez com que o motorista desconfiasse e assinasse a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no posto da BR-304, na saída para Fortaleza. Segundo informações do g1, durante a abordagem, os agentes encontraram documentos com indícios de falsificação, entre eles uma carteira da OAB sem chip, com dados incorretos, e um suposto certificado de posse em cargo público. A inscrição da OAB usada por Célia pertencia a um advogado cadastrado de forma regular no Paraná.

Na Delegacia de Polícia Civil de Mossoró, para onde Célia foi encaminhada, a fraude foi confirmada após perícia realizada nos documentos. Ela, assim como sua mãe, foi liberada após prestar depoimento. Seu celular foi apreendido. Uma audiência de custódia foi realizada na quinta-feira (21), e liberdade provisória foi concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte mediante o pagamento de fiança equivalente a dois salários mínimos.

A decisão impôs, ainda, medidas cautelares como comparecer a todos os atos do processo, não mudar de endereço sem autorização judicial e comunicar qualquer ausência superior a oito dias de sua residência em São Paulo. Célia, que foi presa em flagrante pelo uso de documento falso, vai responder ao processo em liberdade. Uma investigação está sendo conduzida pela Polícia Civil para apurar se as credenciais falsificadas haviam sido usadas em outras situações

Diario de Pernambuco

Campeã das escolas de samba do Rio será conhecida nesta quarta-feira

A campeã do desfile das 12 escolas de samba da Liga Especial das Escolas de Samba do Rio (Liesa), será conhecida nesta quarta-feira (5), a partir das 15h, na Cidade do Samba, zona portuária do Rio. Nesse ano, pela primeira vez, o desfile ocorreu em três dias, com quatro escolas se apresentando em cada dia. Antes, o desfile ocorria em dois dias, com seis escolas desfilando por noite.

As notas de 36 jurados que analisarão nove quesitos definirão a escola vencedora do carnaval deste ano. A nota mais baixa de cada jurado será descartada.

Os quesitos em julgamento são os seguintes: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias,  comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira.

Regulamento
A ordem da leitura dos quesitos será definida nesta quarta-feira, em reunião que será realizada na sede da Liesa, entre 12h e 13h30.  O regulamento da Liesa determina que o tempo de duração do desfile de cada escola de samba será de, no mínimo, 70 minutos e, no máximo, 80 minutos.

Haverá perda de 0,1 (um décimo) de ponto para cada minuto não utilizado em seu desfile, quando este tempo for inferior a 70 (setenta) minutos. Também há perda de 0,1 (um décimo) de ponto para cada minuto excedente, quando o tempo de desfile for superior a 80 (oitenta) minutos.

As seis primeiras colocadas voltam à Marquês de Sapucaí, no próximo sábado (8), no desfile das campeãs. A escola com nota mais baixa será rebaixada e vai desfilar na Série Outro, de acesso, em 2026. Já a campeã do grupo de acesso sobe e vai desfilar na elite do carnaval carioca no ano que vem.

Agência Brasil

Prorrogada a presença da Força Nacional no Rio Grande do Norte

FOTO: TOM COSTA/MJSP

O Diário Oficial da União publica, nesta sexta-feira (14), portaria que trata da prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em apoio ao estado do Rio Grande do Norte, por 30 dias, até 13 de maio.

A presença da Força Nacional no Rio Grande Norte foi solicitada pelo governo do estado no mês passado, diante dos ataques contra ônibus e prédios públicos e privados promovidos por uma facção criminosa, em várias cidades.

De acordo com o documento assinado pelo ministro Flávio Dino, os militares vão atuar em ações conjuntas e coordenadas com os órgãos de segurança pública do estado, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e preservação do patrimônio, em caráter episódico e planejado. A FNSP ficará sediada na cidade de Natal.

O número de policiais militares a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Em março, o Ministério da Justiça e Segurança Pública deslocou mais de 800 militares para o estado.

Agência Brasil