Demora de Lula na compra de Coronavac causou desperdício de R$ 260 mi

Até R$ 330 milhões podem ter sido perdidos com doses não utilizadas

O governo Lula desperdiçou ao menos R$ 260 milhões em vacinas Coronavac, imunizante contra a Covid-19. O Tribunal de Contas da União concluiu que a demora do Ministério da Saúde em fechar o contrato de compra foi a principal causa do prejuízo.

A negociação se arrastou por mais de sete meses, entre fevereiro e setembro de 2023. Quando os lotes finalmente chegaram, em outubro, a vacina já estava em desuso no SUS e os imunizantes tinham validade curta. Ao menos 8 milhões das 10 milhões de doses adquiridas foram incineradas sem nunca ter saído do armazém do ministério.

O prejuízo pode ser ainda maior. Considerando as doses enviadas aos estados, das quais apenas 260 mil foram aplicadas, o rombo pode alcançar R$ 330 milhões, valor total do contrato. No pior cenário, 97% de toda a compra acabou no lixo.

O TCU agora cobra explicações de dois ex-diretores da área de compras do Ministério da Saúde. O governo, em sua defesa, culpa a gestão Bolsonaro pelo problema e diz ter seguido as normas da Organização Mundial da Saúde.

Deixe um comentário