Avião derrapa na pista e cai em barranco na Turquia

O aeroporto chegou a ser fechado brevemente, mas reabriu neste domingo. (foto: STRINGER/IHLAS NEWS AGENCY/AFP)

Um avião que aterrissava no sábado (13) à noite no aeroporto de Trabzon, no norte da Turquia, saiu da pista e quase caiu na água, mas finalmente não houve feridos entre passageiros e tripulantes.

Os 162 passageiros e os seis tripulantes do avião da companhia Pegasus Airlines, procedente de Ancara, foram evacuados em segurança da aeronave e ninguém ficou ferido, segundo a empresa.

As imagens da rede CNN Turquia mostram o avião parado perigosamente no limite de um precipício nas margens do Mar Negro.

Em outras imagens publicadas pela agência Dogan, fumaça preta era vista saindo do dispositivo.

No momento, as causas do incidente são desconhecidas, segundo o governado da região.

Uma das passageiras, Fatma Gordu, explicou à agência Anadolu o pânico que os passageiros viveram. “Começamos a inclinar-nos para o lado e depois para frente, houve uma onda de pânico, as pessoas gritavam”.

O aeroporto chegou a ser fechado brevemente, mas reabriu na manhã deste domingo (14).

Fonte: Estado de Minas.

Bispo afirma ter recebido revelação de acidente de avião em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Um bispo conhecido como Natan afirmou ter recebido de Deus uma visão que revela um “terrível e trágico acidente aéreo” que acontecerá em Petrolina (PE). “PETROLINA, PETROLINA, dias de choro e tristeza estão chegando”, afirma.

Segundo o bispo, um avião da Avianca cheio de passageiros cairá na cidade. “Eu vi essa aeronave cair bem diante de mim. Sim meus amigos, ela era da Avianca. E estava cheia de pessoas. E caia na cidade, explodindo com o contato com o chão. Fiquei perturbado e perplexo com a revelação. E até hoje isso mexe comigo”, diz o Bispo em seu Facebook.

Ainda de acordo com a postagem, Deus revelou também que um amigo seu estará na aeronave. “Perguntei a Deus se havia algum amigo nele, e me veio a imagem dessa pessoa na mente. Mas não tenho coragem e nem vou contar nada para esse amigo. Certamente não vai acreditar, pelo menos é o que eu acho. Mas se Deus me mandar ir avisar a ele irei e direi sim, mesmo que não acredite”, diz.

Para o Bispo, “Quem acredita teme, mas quem não acredita debocha! Uma revelação, um sinal, um milagre de Deus é muito raro e difícil acontecer. Mas através da consagração intensa a Deus, é possível sim”.

Na rede social do Bispo, ele é identificado como Natan, bispo do Ministério do Centro Cristão do Brasil. Ainda de acordo com seu perfil, ele é de Petrolina, mas mora em Juazeiro (BA).

Após recurso da Anac, justiça mantém suspensão da cobrança por despacho de bagagens

(Foto: Internet)

A Justiça manteve hoje (14) a suspensão da cobrança por despacho de bagagem em aeroportos brasileiros, que entraria em vigor nesta terça. Recurso da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), impetrado por meio da Advocacia-Geral da União, contra a decisão de primeira instância, foi negado pela presidência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).  A proibição da taxa extra foi determinada a partir de um pedido do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo.

O Artigo 13 da Resolução nº 400 da Anac, de 13 de dezembro de 2016, previa o fim das franquias e a possibilidade de cobrança de valores adicionais para a remessa de malas e outros itens a partir de hoje. Com a decisão do tribunal, permanecem em vigor as franquias mínimas de bagagem despachada: 23 quilos (kg) em voos nacionais e duas malas de 32 kg em internacionais. A primeira liminar suspendo a cobrança extra saiu ontem.

LEIA MAIS

Passageiros sem bagagem deve ganhar desconto em viagem aérea

(Imagem ilustrativa)

A companhia aérea Gol, anunciou que terá duas faixas diferentes de preços para suas passagens: uma, com bagagem, e outra, mais barata, sem direito a despachar malas. A medida será adotada a partir do dia 14 de março.

Segundo a norma da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a franquia mínima de bagagem gratuita, que hoje é de 23 kg para voos nacionais.

Com a nova regra, as companhias ficam livres para estipular as tarifas sobre as malas. Em dezembro, a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) afirmou que as empresas diminuiriam o valor das passagens para compensar a queda da franquia.

A Gol quer incentivar, ainda, a compra antecipada da franquia de bagagem pelo site. Quem optar por despachar as malas no balcão, ao fazer o check-in, terá que pagar mais caro do que quem se antecipar e declarar a opção on-line.

Outras empresas que operam na aviação nacional, como Latam e Azul, ainda não decidiram qual será a política adotada em relação às bagagens.

Com informações do FolhaPE

Avião com Aécio Neves faz pouso de emergência em São Paulo

(Foto: Internet)

O táxi aéreo em que estava Aécio Neves fez pouso de emergência no aeroporto de  Guarulhos , por volta das 21h desta quinta-feira (9). Não houve feridos. O avião decolou de Brasília deixando para trás um pedaço do pneu. Quando estava para pousar no aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo, apresentou um problema no trem de pouso.

O piloto arremeteu e seguiu para Cumbica, onde a aeronave aterrissou, mas acabou saindo da pista e entrou em uma área de gramado. Segundo um assessor, a bordo estavam apenas o senador e os pilotos, que não ficaram feridos.

Empresário dono de jato de Eduardo Campos assina acordo de delação premiada com MPF

(Foto: Internet)

O empresário João Carlos Lyra Pessoa de Melo Filho, conhecido como João Lyra, acusado de entregar propina de empreiteiras ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), que faleceu em um acidente de avião, comprado por Lyra, em 2014, assinou acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da Operação Turbulência.

O acordo ainda não foi homologado pela justiça, mas a previsão é que o empresário preste depoimento já nas próximas semanas. Além de Lyra, outros dois empresário optaram pela delação: Eduardo Freire Bezerra Leite e Apolo Santana Vieira. Estes foram investigado pela Operação Turbulência com possíveis arrendatários da aeronave que caiu com o ex-governador.

LEIA MAIS

Caixa-preta do avião que caiu com Teori está danificada, mas a gravação foi protegida, diz FAB

(Foto: Globocop)

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Aeronáutica, informou nesta segunda-feira (23) que a caixa-preta do avião que caiu com o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), tem danos. A Força Aérea Brasileira (FAB), no entanto, ressaltou que a caixa-preta é dividida em duas partes, e a que contém o gravador de voz é “altamente protegida”.

Ainda de acordo com a FAB, é a parte chamada de base – que contém cabos e circuitos que fazem a ligação com os dados armazenados – que foi danificada no contato com a água do mar.

A caixa-preta, que contém o gravador de voz, está em Brasília desde o último sábado (21). Como ficou debaixo da água, o aparelho deve passar, num primeiro momento, por uma espécie de forno, para ser seco.

Os destroços da aeronave, que foram içados do mar, serão levados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Aeroporto Galeão) no Rio de Janeiro, onde vão passar por uma perícia, feita pela Aeronáutica.

Com informações do G1

Destroços do avião que caiu em Paraty são resgatados e seguem para Angra

(Foto: Internet)

A parte principal da aeronave PR-SOM, que caiu no mar de Paraty na semana passada e matou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, foi retirada da água na noite de ontem (22) e segue ainda hoje para o município de Angra dos Reis, no sul fluminense.

A carcaça da aeronave foi içada pela empresa AGS, contratada pela proprietária do avião, o grupo hoteleiro Emiliano, com o uso de um guindaste em uma balsa.

Segundo a assessoria de imprensa do Emiliano, a empresa continua buscando partes menores da aeronave que se espalharam pelo mar. Todo o material está sendo entregue à Aeronáutica, para que seja feita a investigação sobre o acidente.

LEIA MAIS

Corpo de Teori Zavascki é resgatado de avião que caiu em Paraty

(Marcos Landim/TV Rio Sul)

O Corpo de Bombeiros já resgatou três dos cinco corpos de dentro do avião que caiu no litoral de Paraty, no sul fluminense, na tarde de ontem (19). Segundo a assessoria de imprensa dos bombeiros, o trabalho de retirada de uma mulher e dois homens, entre eles o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, começou à meia-noite e terminou à 1h40 de hoje (20).

Os três corpos já foram encaminhados ao Instituto Médico-Legal de Angra dos Reis, que fará a identificação das vítimas. Os bombeiros retomaram às 5h30 os trabalhos de resgate dos outros dois corpos que continuam dentro do avião, de um homem e uma mulher.

LEIA MAIS

Retrospectiva 2016: Sobe para 76 número de mortes na queda do avião com time da Chapecoense

frame_00-00-07-813

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29), informam autoridades colombianas. Segundo autoridades colombianas, há 76 mortos e cinco sobreviventes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.

Segundo informações do Bom Dia Brasil, o diretor de um hospital envolvido no socorro disse que apenas cinco pessoas sobreviveram ao acidente: os jogadores Alan Ruschel, Danilo e Follmann, um jornalista e um comissário. Não há, por enquanto, identificação das vítimas fatais.

Segundo a imprensa local, a aeronave com o time catarinense perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília) e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.

Os jogadores da equipe de Santa Catarina são os goleiros Danilo e Follmann; os laterais Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo; os zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto; os volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco; os meias Cleber Santana e Arthur Maia; e os atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.

Com informações do G1

Luzes se apagaram repentinamente, diz sobrevivente de acidente

chapecoenseUm breve relato de uma das sobreviventes do acidente aéreo que matou 71 pessoas do voo que levava a Chapecoense à Colômbia para disputar a final da Copa Sul-Americana mantém de pé a hipótese de que uma falha elétrica pode ter causado a tragédia.

O governador de Antioquia (departamento cuja capital é Medellín), Luis Pérez, contou a veículos colombianos que conversou com a auxiliar de voo Ximena Suárez no hospital.

“O pouco que ela falou foi que luzes começaram a se apagar repentinamente e que 40 ou 50 segundos depois sentiu a pancada. Ela se lembra até aí.”

LEIA MAIS

Vídeo mostra jogadores da Chapecoense dentro do avião antes do trágico acidente

Um vídeo gravado pelo zagueiro Filipe Machado momentos antes do voo que iria para a Colômbia, na noite desta segunda-feira, 28, mostra a equipe do Chapecoense bem descontraída dentro do avião.

A delegação seguia para Colômbia para competir a final da Sul-Americana, contra o time do Atlético Nacional, na noite desta quarta-feira, 30, mas o avião caiu nas proximidades de Medellín, pouco antes de chegar ao seu destino.

A aeronave, da companhia aérea Lamia, da Venezuela, tinha 81 pessoas a bordo: 76 morreram e outras cinco sobreviveram, mas estão em estado grave.

“Nós vivíamos um sonho”, diz prefeito de Chapecó

“A Chapecoense passava por um grande momento. Nós vivíamos um sonho, eu nunca cansei de dizer isso", disse o prefeito de Chapecó, Luciano Bluigon

Prefeito de Chapecó, Luciano Bluigon. (Foto: Internet)

O prefeito de Chapecó, Luciano Bluigon, disse hoje (29) que o time da Chapecoense estava em seu melhor momento e que a cidade “vivia um sonho”.

“A Chapecoense passava por um grande momento. Nós vivíamos um sonho, eu nunca cansei de dizer isso. Uma cidade do interior, três vezes na série A do Campeonato Brasileiro, disputadíssimo”, disse Bluigon em entrevista a jornalistas em São Paulo.

Ele afirmou que acredita ter uma missão a cumprir, após o acidente com o avião da equipe da Chapecoense que caiu na madrugada de hoje (29) próximo a Medellín, na Colômbia. “Estou agradecendo a Deus. O que me fez chorar foi a minha filha, que me ligou agora, disse que está feliz. Eu acredito que fiquei para cumprir a missão de resgatar a nossa autoestima”, disse.

LEIA MAIS

Tragédia com avião da Chapecoense deixa ao menos 25 mortos, diz prefeito

chapecoense

A aeronave que levava 81 pessoas,72 passageiros e nove tripulantes, caiu na Colômbia na madrugada desta terça-feira

Ao menos 25 pessoas morreram no grave acidente aéreo que envolveu o time da Chapecoense, de Santa Catarina. A confirmação oficial do número de mortos foi dada pelo prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez Zuluaga, em comunicado à imprensa. A aeronave que levava 81 pessoas, 72 passageiros e nove tripulantes,  caiu na Colômbia na madrugada desta terça-feira (29). A equipe seguia para Medellin, onde iria disputar nesta quarta-feira (30) a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional da Colômbia.

O prefeito de La Ceja também confirmou o total de corpos identificados até o momento.”Há cinco pessoas resgatadas e 25 cadáveres identificados em uma zona de acesso muito difícil”, afirmou Elkin Osorio.

Em comunicado postado no Twitter, a administração do Aeroporto José Maria Córdova informou que a aeronave, de matrícula CP 2933, caiu na região da província de Antioquia. Segundo jornais locais, a aeronave com o time catarinense perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília) e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín. Entre os passageiros estavam três ex-presidentes do time.

Equipes de resgate já estão no local. Segundo a administração do terminal, a aerononave caiu em uma região montanhosa de difícil acesso e as condições climáticas dificultam o acesso ao local, que só pode ser feito por terra. Alguns feridos já foram levados para hospitais da região.

A Aeronautica Civil da Colômbia informou em comunicado que a Força Aérea colombiana dispôs de um helicóptero para proceder com as buscas aos sobreviventes, além de prestar apoio com bombeiros, ambulâncias e toda rede hospitalar disponível no local.

Pelo Twitter, o prefeito Federico Gutiérrez Zuluaga lamentou o ocorrido, afirmando que após o acidente todos os protocolos de emergência foram ativados e equipes de resgate foram enviadas ao local. “É uma verdadeira tragédia o que ocorreu esta noite. Lamentamos esta grande perda de vidas humans e expressamos toda a nossa solidariedade com os familiares, amigos e fãs da equipe Chapecoense. Estamos dispondo de toda a colaboração necessária, técnica e humana, para atender a este acidente”

Em nota oficial, a Conmebol suspendeu todas as atividades envolvendo a Confederação, inclusive a partida que estava marcada para quarta-feira às 21h45 (de Brasília) em Medellín deve ser adiada.

A Chapecoense, que ainda não se manifestou sobre o acidente, viajava à Colômbia para enfrentar o Atlético Nacional, atual campeão da Copa Libertadores da América, na partida de ida da final da Copa Sul-Americana, no estádio Atanasio Girardot.

1234