Ação da PRF resgata 132 aves silvestres na BR 407, em Petrolina

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou, neste sábado (28), um total de 132 aves silvestres que eram comercializadas às margens da BR 407, em Petrolina. Os pássaros estavam em gaiolas e não possuíam a documentação ambiental necessária para criação ou comercialização.

A ação integra a Operação Sentinela, que busca coibir diversos crimes relacionados à devastação do meio ambiente. A equipe resgatou as aves e emitiu Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) para os responsáveis.Ainda de acordo com a PRF, no local também foram apreendidos diversos equipamentos utilizados na captura das aves. Os pássaros serão encaminhados ao órgão ambiental para serem devolvidos à natureza.

G1 Petrolina

Brasileira que caiu em trilha de vulcão ainda aguarda resgate

“Recebemos, com muita preocupação e apreensão, que não é verdadeira a informação de que a equipe de resgate levou comida, água e agasalho para a Juliana. A informação que temos é que até agora não conseguiram chegar até ela, pois as cordas não tinham tamanho suficiente, além da baixa visibilidade”, afirmou Mariana Martins, irmã de Juliana.

A irmã também denunciou que vídeos divulgados como sendo do momento do resgate foram forjados. “Todos os vídeos que foram feitos são mentiras, inclusive o do resgate chegando nela. O vídeo foi forjado para parecer isso, junto com essa mensagem associada a ele”, disse Mariana.

O acidente
Juliana está na Ásia em um mochilão e fazia o passeio com outros turistas, acompanhados por uma empresa de viagens local. Após o escorregão, ela parou a cerca de 300 metros de distância do grupo. A jovem estava sozinha no momento do acidente e foi localizada por turistas que passaram pela trilha horas depois. Eles usaram um drone para encontrá-la e divulgaram vídeos nas redes sociais, o que ajudou a informação a chegar até a família no Brasil.

Juliana foi vista pela última vez por volta das 17h30 (horário local) do sábado, 21, em imagens feitas por turistas com o auxílio de um drone. De acordo com a família, essas imagens dela caída na trilha são reais. Desde então, ela não foi mais localizada, segundo os familiares.

A Tarde

Brasileira cai em trilha de vulcão e aguarda resgate há 13 horas

Uma brasileira está há cerca de 13 horas aguardando resgate após sofrer uma queda durante uma trilha na Indonésia. Juliana Marins, de 26 anos, moradora de Niterói (RJ), escorregou e caiu em uma vala enquanto percorria a trilha do vulcão Rinjani, na ilha de Lombok. O acidente ocorreu por volta das 19h (horário de Brasília) desta sexta-feira, 20.

Juliana está na Ásia em um mochilão e fazia o passeio com outros turistas, acompanhados por uma empresa de viagens local. Após o escorregão, ela parou a cerca de 300 metros de distância do grupo.

A irmã da jovem, Mariana Marins, recorreu às redes sociais para pedir ajuda, após ser informada do acidente. Em publicações no Instagram, demonstrou preocupação com a demora no resgate, que até o momento só pode ser realizado por via terrestre, a pé.

“O único resgate que conseguiram enviar foi a pé. Não conseguiram ver nenhum outro tipo de resgate de helicóptero e tudo mais, e o resgate ainda tem umas 5, 7 horas para chegar até lá, talvez minha irmã não sobreviva”, desabafa Mariana.

A Tarde

Bombeiros resgatam idoso de 90 anos desaparecido em Casa Nova

Bombeiros do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), em Juazeiro, localizaram e resgataram neste sábado (08) um idoso de 90 anos que havia desaparecido na zona rural de Casa Nova.

Para a operação, os militares utilizaram um drone para varredura aérea e organizaram uma linha de busca terrestre com o apoio de voluntários. Ao todo, cerca de 30 pessoas, entre bombeiros e civis, participaram das buscas, dividindo-se em quadrantes para garantir uma verificação minuciosa da área.

O idoso foi encontrado por um dos voluntários, e os bombeiros rapidamente chegaram ao local. Apesar do tempo desaparecido, ele não apresentava ferimentos aparentes. Após ser hidratado e receber orientações, foi entregue aos cuidados da família.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) reforça a importância de acionar a corporação pelo número 193 em casos de desaparecimento, especialmente de idosos ou pessoas com condições que possam afetar sua orientação.

A Tarde

Trabalhadores são resgatados em condições análogas às de escravizados em navio de empresa norueguesa ancorado na Bahia

Dezesseis trabalhadores foram encontrados em condições análogas às de escravizados em um navio de uma empresa norueguesa ancorado na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador. As vítimas foram resgatados por auditores-fiscais do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia, com apoio da Marinha do Brasil, entre segunda-feira (23) e sexta (27).

Entre os empregados resgatados, nove nasceram em Salvador, três do Maranhão e quatro do Espírito Santo. Eles foram contratados por uma empresa de Vitória para executar serviços de lavagem e pintura dos porões de um navio cargueiro de bandeira das Ilhas Marshall, de propriedade de uma empresa da Noruega.👉 Os resgatados permaneceram por cinco dias alojados em condições precárias no navio, sem local adequado para alimentação, descanso e higiene pessoal.

Apesar do serviço executado requerer grande esforço físico, os trabalhadores não possuíam condições dignas de descanso, dormindo em redes e colchões dispostos no convés, expostos a intempéries e sem o conforto adequado para a recuperação física do trabalho extenuante.

Também não havia local apropriado para banho, que era realizado com uma mangueira a céu aberto na área externa da embarcação, sem qualquer privacidade.

Aos trabalhadores não foi sequer garantido um local adequado para alimentação. as refeições eram consumidas no convés do navio, com os trabalhadores sentados no chão, juntamente com os materiais utilizados para a realização dos serviços contratados.

A jornada diária de trabalho no navio chegava a 14 horas, iniciando por volta das 6h e finalizando às 21h, com a concessão de uma hora para o almoço.A inspeção fazia parte, inicialmente, de uma campanha de inspeções concentradas em navios de bandeira estrangeira, realizada em conjunto por auditores-fiscais do trabalho e inspetores navais da Marinha do Brasil, para verificar as condições de segurança da navegação das embarcações e as condições de trabalho, remuneração e jornada dos tripulantes estrangeiros a bordo, no tipo de fiscalização conhecida no meio marítimo como port state control.

G1 Bahia

PRF resgata 17 aves silvestres sem documentação de órgão ambiental em Serra Talhada

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou, nesta terça-feira (20), 17 aves da fauna silvestre, mantidas em gaiolas e sem qualquer tipo de documentação de órgão ambiental. Os casos ocorreram durante o deslocamento da equipe pela BR-232, no município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

No decorrer do percurso feito pelos agentes, pontos comerciais e algumas residências chamaram a atenção pela presença de gaiolas penduradas no exterior. Após as abordagens, nenhum dos animais possuía anilha de identificação, assim como uma autorização especial emitida pelo órgão ambiental que permitisse a criação de espécies silvestres.

Ao todo, foram resgatados 17 pássaros. Dentre os exemplares, estavam dois Azulão, cinco Cardeal-do-Nordeste, três Galo de Campina, dois Golinha, três Canário Belga, um Xexéu e um Tico-Tico-Rei-Cinza. Os animais foram encaminhados à CPRH através da área de soltura e monitoramento da fauna silvestre, na Fazenda de Barreiros, em Serra Talhada.

Os envolvidos entregaram as aves de forma espontânea, e assinaram um Termo de Compromisso para comparecer em juízo pelo crime ambiental. Somente este ano, a PRF resgatou 381 animais silvestres durante operações em Pernambuco.

PRF/Foto: Divulgação PRF

Animais resgatados pela prefeitura passam por tratamento veterinário após sofrerem maus tratos

O Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina (CCZ), em colaboração com a Guarda Municipal e a equipe de Vigilância, resgatou, na semana passada, diversos animais de grande porte, alguns já em condições críticas de saúde. Esses animais foram encaminhados ao pátio da Polícia Rodoviária Federal e estão em fase de tratamento com uma equipe médica veterinária.

No trabalho diário de recolhimento de animais de grande porte, assim como ocorreu com os cavalos apreendidos na operação conjunta, muitos bichos são resgatados em situação debilitante de saúde. Frequentemente, os animais estão desidratados e com sinais evidentes de agressão. Após administrar medicações de emergência, o CCZ planeja novas ações para a continuidade do tratamento, incluindo hidratação intravenosa e administração de vitaminas.

O Centro adota um protocolo também em relação ao porte dos animais resgatados. Quando o espécime não é reclamado oficialmente pelo dono no Centro de Zoonoses dentro de um prazo de 72 horas no curral, o animal é disponibilizado para doação. Esse processo visa garantir que os bichos recebam os cuidados necessários e tenham a chance de um novo lar.

Os animais resgatados na operação da semana passado foram encontrados, segundo o CCZ, em condições extremamente debilitadas e, apesar dos esforços contínuos da equipe, a recuperação depende de diversos fatores. O resgate é essencial para evitar que esses animais venham a óbito nas ruas ou possam ocasionar acidentes envolvendo motociclistas e até mesmo condutores de veículos na cidade.

O CCZ permanece comprometido com o bem-estar animal e continuará a tomar todas as medidas necessárias para a recuperação e proteção desses animais.

Juazeiro: Prefeitura promove resgate de Bandas e Fanfarras municipais

Inclusão social, civismo, fortalecimento dos vínculos comunitários são alguns dos benefícios gerados pelas tradicionais fanfarras e bandas marciais. A prefeitura de Juazeiro, na atual gestão, por reconhecer que as bandas e fanfarras de Juazeiro fazem parte da identidade cultural do município vêm investindo continuamente no fomento e manutenção desta tradição.

A prefeita Suzana Ramos ressalta a importância dos investimentos para a manutenção das fanfarras. “As fanfarras são um tesouro da cidade, o ano todo nossos jovens ensaiam, aprendem música, coreografias e dão um show no desfile do 7 de setembro. É muito importante abraçar a juventude e incentivar a cultura, por isso já licitamos mais de 3 milhões de reais em instrumentos paras as bandas e fanfarras das escolas municipais. Além do que já é destinado para o fardamento e os transportes para garantir a presença e participação de todas as comunidades”, frisou.

Novas fanfarras foram criadas a exemplo a que vem da Escola Municipal Caic Misael Aguilar e que fará sua estreia no Desfile Cívico Militar nesta quinta-feira (7). O coordenador da fanfarra do Caic, Cleiton Diego, destaca que cada banda envolve diretamente 80 pessoas e mais de 120 indiretamente. “É muito bonito ver o envolvimento de toda a comunidade, alunos, funcionários e ex-alunos. Cada fanfarra tem coordenador, regente de sopro, regente de percussão e coreógrafo. Então os estudantes aprendem música, dança, arte, amor à pátria e isso melhora o desempenho do estudante, além de diminuir a evasão escolar. Agradeço a prefeita porque nos anos que não tivemos esse apoio nós tivemos que recorrer a rifas, ajuda da comunidade e desfiles internos”, falou Cleiton Diego.

O desfile deste ano contará também com o retorno da tradicional fanfarra da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI que ficou desativada por seis anos. Além desta fanfarra que está retornando as atividades e conta com a participação de ex-alunos e funcionários, a escola tem outra formada apenas por alunos. Logo, os jovens têm mais uma oportunidade de entrar no mundo da cultura, aprender a trabalhar em grupo, ter disciplina e passar o bastão ou a baqueta para os novatos.

O desfile cívico-militar, com a participação de 32 instituições, entre escolas, forças armadas e instituições filantrópicas, será iniciado às 7h, com o hasteamento das bandeiras no Paço Municipal. Em seguida, a prefeita Suzana Ramos abrirá oficialmente o desfile, que começará na Orla II e seguirá pela Avenida Adolfo Viana até a Rua Oscar Ribeiro.

Matheus Oliveira/Ascom

Cinco sobreviventes de barco que naufragou em Santa Catarina são resgatados

A Marinha resgatou, com vida, na noite deste sábado (17), cinco tripulantes que estavam no barco Safadi Seif que naufragou na sexta-feira (16) na costa de Santa Catarina. As outras três pessoas que estavam na embarcação ainda não foram localizadas.

Segundo a Marinha, os sobreviventes estão em bom estado de saúde e foram localizados pela embarcação Thor Frigg por volta das 22h, mais de 24 horas após o naufrágio. As buscas continuam para encontrar os outros três desaparecidos.

Nas redes sociais, circulam imagens que seriam da pequena balsa onde estavam os sobreviventes sendo resgatada. A Marinha marcou um coletiva para 11h30 para dar mais detalhes sobre as ações de buscas.

Correio Brasiliense