Sistema de abastecimento de água será entregue a comunidade de Pinhões no “Toda sexta tem obra” 

(Foto: Divulgação/Ascom)

Na manhã dessa sexta-feira (18), a comunidade do Distrito de Pinhões receberá o sistema de abastecimento do Programa Água Doce, executado em parceria com o Governo do Estado.

Cerca de 20 famílias e o rebanho de mais de mil animais serão contemplados. O sistema dessaliniza a água salobra em própria para o consumo humano.

Com o sistema, os moradores da Fazenda Juvenal e localidades vizinhas terão não apenas água para plantar e cuidar dos animais, mas também água para sobreviver. O SAAE atuou junto com o Governo da Bahia na implantação do novo sistema de abastecimento.

Exclusiva: para senador Humberto Costa briga interna no MDB de Pernambuco enfraquece partido

Humberto Costa falou com exclusividade ao Blog Waldiney Passos sobre eleições 2018 (Foto: Reprodução)

A briga interna do vice-governador Raul Henry e o senador Fernando Bezerra Coelho pelo poder no diretório estadual do MDB continua nos bastidores. A última decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) foi favorável a Henry, mas o presidente nacional, o senador Romero Jucá já afirmou que não desistiu de dar a Fernando o comando da sigla.

O líder do PT no Senado Federal, Humberto Costa deu sua opinião sobre a celeuma interna do MDB em Pernambuco. Para o senador, é provável que o partido acabe se enfraquecendo com a briga entre Henry e Fernando.

LEIA TAMBÉM:

Exclusiva: escolha do PT sobre nome que disputará governo do estado deve acontecer em maio, de acordo com senador Humberto Costa

Em Petrolina, senador Humberto Costa reafirma que PT continua trabalhando na candidatura de Lula

“Isso na verdade é uma disputa que eu acho que ainda vai rolar, é um problema de ordem interna do MDB, acho o MDB nacional e Michel Temer estão decididos a entregar o partido a Fernando Bezerra, mas eu acho que essa disputa não vai se receber tão rapidamente. Vai terminar o MDB sem ter a certeza de que vai disputar a eleição com chance de eleger alguém, eu acho que essa pendenga vai continuar indefinidamente”, opinou o senador.

No final de semana Humberto Costa visitou o Sertão de Pernambuco, onde cumpriu agenda política em Granito, Salgueiro, Parnamirim, Serra Talhada e Petrolina, onde esteve no domingo e falou com exclusividade a nossa equipe.

Rui Costa anuncia convênio de R$ 11,7 milhões para obras em Juazeiro

(Foto: Ascom/PMJ)

Durante sua passagem por Juazeiro na quinta-feira (5), o governador Rui Costa anunciou um convênio do Estado com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), no valor de R$ 11,7 milhões.

A verba será utilizada para obras de mobilidade e acessibilidade no município, como calçadas adaptadas e ciclovias. No total, 40 vias serão contempladas entre o centro e bairros periféricos da cidade. No ato de assinatura do convênio, Costa falou sobre as obras.

“Quem me acompanha sabe o quanto eu valorizo a relação com o município. Com parceria podemos fazer mais e ainda melhor para a evolução do município e assim ampliar os investimentos em infraestrutura de Juazeiro. Essa é a meta do Governo do Estado junto com a gestão municipal para fazer uma cidade com melhor educação, saúde e infraestrutura”, disse.

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim falou sobre a relação com o governo e explicou como será realizado o convênio.

Mais uma vez aprovamos um convênio junto com o Governo do Estado através da CONDER. A execução ficará por conta da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano do município e estamos em busca de mais recursos para que possamos realizar mais obras em nossa cidade. Convênios como este só têm a somar no crescimento de Juazeiro”, explicou.

Após filiação a REDE, Julio Lóssio corre trecho em Pernambuco

(Foto: Reprodução/Julio Lóssio)

Pré-candidato ao Governo do Estado, o ex-prefeito de Petrolina, Julio Lóssio visitou algumas cidades de Pernambuco, em busca de apoio político. No final de semana Lóssio aproveitou a estadia no Recife e conheceu o trabalho da Comunidade Católica Boa Nova.

No sábado (24), o ex-prefeito visitou a cidade de Cabo de Santo Agostinho, onde participou de um debate promovido pela REDE, sobre o Racismo Institucionalizado.

O ato de filiação de Lóssio a REDE aconteceu na quinta-feira (22), com a presença da líder do partido e presidenciável, Marina Silva. O ex-prefeito retornou a Petrolina no começo dessa semana.

Projeto IDEIA: ainda há vagas para curso em Petrolina

(Foto: Divulgação)

As inscrições para o curso de Montagem de Arranjos Florais, em Petrolina ainda podem ser feitas nessa semana, até a quarta-feira (28). A capacitação é gratuita e oferecida pelo Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e do Autônomo (IDEIA), uma iniciativa do Governo do Estado.

São oferecidas 25 vagas para o curso em Petrolina. Para participar da capacitação, é necessário ter mais de 18 anos. No momento da inscrição o interessado deve apresentar cópia de RG, CPF e comprovante de residência.

LEIA TAMBÉM:

Lagoa Grande: inscrições para curso do Projeto IDEIA terminam no dia 28

Projeto ‘IDEIA’ oferece capacitação em Lagoa Grande e Petrolina

As inscrições devem ser feitas no Expresso Empreendedor, no 1º Piso do Centro de Convenções. As aulas acontecem no SENAC, do dia 5 a 23/03, sempre das 19h às 22h.

As aulas são ministradas em parceria com o Senac e desenvolvem conhecimentos específicos com método de ensino prático. O projeto IDEIA leva conhecimentos e oportunidades a diversos municípios e regiões do Estado, do litoral ao sertão.

Julio Lóssio recepciona Marina Silva antes da cerimônia de filiação a REDE

O ex-prefeito de Petrolina, Julio Lóssio já está no Recife, onde nessa quinta-feira (22), concretiza sua filiação a Rede Sustentabilidade (REDE). Antes da cerimônia, Lóssio foi até o Aeroporto Internacional do Recife, recepcionar a pré-candidata à Presidência da República e líder do partido, Marina Silva.

Lóssio já havia anunciado na terça-feira (20) que Marina compareceria ao ato de filiação do pré-candidato ao Governo do Estado. Por meio de suas redes sociais, Lóssio publicou imagens do encontro com a ex-senadora.

“Recepcionando nossa pré-candidata a Presidente da República, Marina Silva, juntamente com o amigo e coordenador da Rede Sustentabilidade em Pernambuco, Roberto Leandro. Aguardamos todos vocês, logo mais às 18h30, para nossa filiação à REDE18 e confirmação da nossa pré-candidatura ao Governo do Estado! Vamos juntos!” escreveu o ex-prefeito de Petrolina nas redes sociais.

A filiação de Lóssio acontece no Recife Praia Hotel, logo mais às 18h30.

Fernando Bezerra em busca de mais apoio para sua candidatura ao governo do estado

Fernando Bezerra e Guilherme Uchoa. (Foto: ASCOM)

O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB), esteve na manhã desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Lá, foi recebido pelo o presidente da casa, deputado Guilherme Uchoa, do PDT.

Durante o encontro com Uchoa, Fernando Bezzera aproveitou a agenda para comunicar a liberação de um convênio no valor de R$ 3 milhões, via Ministério do Turismo, para a construção da estrada do Sossego, na Ilha de Itamaracá.

A obra é uma reivindicação já bastante antiga dos moradores e do trade turístico do balneário e uma luta pessoal de Uchoa. “Acredito que será algo muito importante para impulsionar o turismo em Itamaracá, que é um patrimônio de Pernambuco e precisa ter seu potencial dinamizado”, disse Fernando.

O senador aproveitou a oportunidade, para desejar a todos os deputados estaduais, na figura do presidente, um feliz ano novo. O empresário Guilherme Uchoa Jr, filho do parlamentar estadual também participou do encontro.

Por falta de pagamento do Governo da Bahia, cerca de mil alunos de Casa Nova podem ficar sem aula

Motoristas reclamam de atraso de pagamento do Governo do Estado. (Foto: Manoel Leão)

Cansados das promessas que nunca se cumprem, 20 proprietários de ônibus que transportam alunos do interior de Casa Nova (BA) para a sede ou para as extensões dos colégios estaduais resolveram na tarde desta segunda-feira (23) paralisar o transporte.

André Lima, um dos proprietários, que fala mesmo temeroso “das represálias”, explica. “A situação é feia. A gente rodou no mês de março e ainda tem umas diárias sem receber. Mês de agosto não saiu nada, mês de setembro não recebemos. Estamos no final do mês de outubro sem receber um real!”

Segundo André Lima, rodeado de diversos outros proprietários de ônibus, cada um deles transportam em média 55 a 60 alunos diariamente, alguns percorrendo mais de cem quilômetros por dia. Porém, nem o governo, nem os responsáveis pela empresa que presta o serviço dão explicações. “É hoje, é amanhã e nada. Só promessa mesmo”.

(Foto: Manoel Leão)

Esta semana o posto que vendeu combustível à empresa responsável pelos veículos parou o fornecimento por falta de pagamento.

“Resolvemos parar, porque agora  estamos andando com óleo que tomamos emprestado. Quem presta serviços ao município está normal, está bom demais, recebe certinho a cada trinta dias enquanto a gente tem 90 dias sem receber um real”, fala outro proprietário, que não quer se identificar.

LEIA MAIS

Mulher sofre com espera e falta de medicamento na Farmácia do Estado em Petrolina

(Foto: Arquivo Pessoal/ Manuel Luiz)

Um leitor do blog, entrou em contato para denunciar a falta de medicamento na Farmácia de Pernambuco. Manuel Luiz, conseguiu na Justiça o direito de receber do Estado o medicamento necessário para o tratamento de sua esposa.

Desde o dia 15 de setembro, Adriana Lima, esposa de Manuel, está sem tomar os comprimidos de Rapamune, necessários para o tratamento da esclerose tuberosa, doença rara que causa bolhas no pulmão. A caixa do medicamento custa em torno de R$ 2.500 reais, sem condições de arcar com os custos o casal conseguiu na Justiça o direito de receber o remédio. Entretanto, desde o dia 15 de setembro que está em falta.

Laudo médico de Adriana deixa claro as consequências da falta do medicamento (Foto: Arquivo Pessoal/ Manuel Luiz)

“Ela piorou muito desde que parou com o medicamento. Quando fui a farmácia, informaram que ele estaria disponível no final do mês de outubro, mas até agora não chegou. Ela pode morrer se não tomar logo esse remédio”, diz Manuel.

Entramos em contato com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, que informou que Manuel deveria relatar o problema na Ouvidoria do Estado. De imediato ele encontrou em contato, mas mesmo com a reclamação formalizada, até o momento, a medicação não chegou.

“Ela acorda de madrugada muito cansada, está acamada e muito debilitada. Passa o tempo todo ligada ao cilindro de oxigênio”, desabada Manuel.

Governo do Estado lança novo slogan nas redes sociais

A nova peça do governo exalta os feitos do governo de Pernambuco. (Foto: Arquivo)

Neste domingo (24) o Governo de Pernambuco divulgou nas redes sociais um novo slogan para exaltar os feitos do governo de Paulo Câmara (PSB). O novo slogan é o terceiro desde o início da atual gestão.

Depois de “Juntos, fazemos mais” e “Presença que faz a diferença”, a frase agora é “Governo de Pernambuco – Mais do que você imagina”.  Uma das principais queixas de aliados é sobre a comunicação do governo e o desconhecimento da população sobre os feitos da gestão Paulo Câmara.

O slogan atualmente em uso, “Presença que faz a diferença”, gerou polêmica, por ter sido adotado pelo governo Paulo Câmara após ser utilizado por um xará, um vereador de Salvador de nome também Paulo Câmara (PSDB), nas eleições 2016.

Com informações do Pinga-Fogo

Paulo Câmara e Miguel Coelho anunciam a construção de escola técnica estadual no bairro Pedra Linda, em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Durante o seminário Pernambuco em Ação, que aconteceu nesta sexta-feira (14), o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito Miguel Coelho (PSB) confirmaram a instalação de uma escola técnica estadual em Petrolina.

A nova escola técnica será construída em um terreno de 22 mil metros quadrados, no bairro Pedra Linda. O espaço foi viabilizado pela Prefeitura de Petrolina como contrapartida para a implantação do centro educacional.

“O Governo já havia sinalizado com a intenção de implantar uma escola técnica em nossa cidade, mas sempre houve dificuldade por questões políticas e a suposta inexistência de um terreno para essa obra tão importante. Então, agora, com apenas seis meses de administração, já garantimos essa área e provamos que com parcerias esse sonho será realizado, ajudando a fortalecer ainda mais a educação de Petrolina”, comemorou o prefeito Miguel Coelho.

Além disso, foi assinado um termo de compromisso para a construção de uma Academia de Pernambuco para a capital do São Francisco. O governador assinou com o prefeito um termo de compromisso para iniciar já no segundo semestre as obras para uma Academia de Pernambuco.

O governador adiantou novidades para a segurança da região como a instalação de um Grupamento Tático Aéreo (GTA) em Petrolina; investimentos para saneamento, segurança alimentar, regularização fundiária e combate à mosca da fruta no Vale do São Francisco.

Deputado Adolfo Viana afirma que Governo da Bahia mentiu sobre recuperação de estradas no Estado

Adolfo Viana afirma que Governo do Estado mentiu sobre a construção de estradas e cita BR 324, que liga Remanso-BA ao Piauí

De acordo com o deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) tudo não passa de enganação. “O Governo do Estado vai ter que nos dizer onde estão os 7.000 km de estradas construídas”, questiona em vídeo postado nas redes sociais.

Viana,  afirma que o Governo do Estado enganou o povo baiano e  cita as estradas de péssima qualidade, como a BA 210, que liga Juazeiro a Sento Sé e a BR 324, que liga Remanso-BA ao Piauí.

Confira o vídeo:

Por falta de dinheiro Hospital Imip Dom Malan suspende internamentos e atendimentos ambulatoriais

Uma notícia ruim para Petrolina e região foi divulgada no final da tarde de ontem (14), pela Fundação Martiniano Fernandes (IMIP Hospitalar), responsável pela administração do Hospital Dom Malan, por meio de contrato de gestão firmado com o Governo de Pernambuco.

“Por absoluta falta de recursos financeiros para o seu custeio, o Hospital Dom Malan, estará temporariamente suspendendo os internamentos de obstetrícia e pediatria, bem como os atendimentos ambulatoriais”, afirma a nota enviada a imprensa.

Ainda de acordo com a direção do hospital durante este período só serão atendidos casos de urgência.

Comentário nosso

Esse é o modelo de gestão que não prioriza os investimentos no Sertão do Estado. Muito pelo contrário, até mesmo na área da saúde recebemos esse tipo de tratamento por parte de um governo que prometeu em campanha melhorar o atendimento a nossa gente. É lamentável que o governador vire as costas para Petrolina desta forma, a cidade mais importante do Sertão Pernambucano, que recebe pessoas de toda região.

O Art 196 da Constituição Federal de 1988, estabelece que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Portanto, se é um direito nosso e dever do Estado, enquanto cidadãos e cidadãs temos que levantar a voz e cobrar do Governo do Estado para que no mínimo cumpra com o seu papel e garanta os recursos necessários para gestão do Hospital Dom Malan.

Governo do Estado vai atrasar o pagamento do salário do mês de maio

O salário será pago a partir do quinto dia útil do mês subseqüente

Por meio de sua assessoria, o secretária estadual de Administração, Milton Coelho, informou, ontem (31), que o salário do mês de maio dos servidores públicos estaduais será pago com atraso em relação ao mês anterior.

Antes, a regra estabelecida pelo governo era pagar o salário até o 5º dia útil do mês subseqüente, o que está dentro do previsto pela lei.A partir de agora, devido à crise financeira que aflige os cofres públicos, o governo alterou o calendário.

O salário será pago a partir do quinto dia útil do mês subseqüente da seguinte forma: dia 07 de junho receberão os aposentados e pensionistas e no dia 08 todos os da ativa.

O secretário já propôs ao governador Paulo Câmara que a partir deste mês de junho o salário dos ocupantes de cargos em comissão e funções gratificadas seja pago a partir do dia 12 do mês subseqüente.

Com informações de Nill Júnior

Arena Pernambuco é pauta da Oposição na Alepe

ItaipavaArenaPernambuco01

Na noite da sexta-feira (4), a nota informativa na qual o Governo do Estado comunicou a decisão de romper o contrato com a Odebrecht, para administração da Arena Pernambuco, parece que não foi bem digerida pelos parlamentares que integram a Bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). “Uma nota seca e superficial, que não dá respostas aos principais questionamentos feitos pela população do Estado”, criticou os opositores.

Os parlamentares da Oposição consideram que a decisão do Governo de Pernambuco não esgota o debate sobre o empreendimento e seus efeitos negativos sobre as contas do Estado de Pernambuco, ressaltam em nota que: “o Executivo precisa explicar porque deixou, sem questionamentos, que uma despesa anual prevista em R$ 6,3 milhões saltasse para R$ 53,7 milhões em 2015, segundo relatório de execução orçamentária da Secretaria da Fazenda. Lembrando que, segundo o mesmo relatório, no ano anterior (2014) foram desembolsados outros R$ 87 milhões”, pontua a nota.

A nota assinada pelo presidente da Bancada da Oposição, deputado Silvio Costa Filho (PTB), enfatiza ainda que “o valor final da obra, estimada inicialmente em R$ 379,2 milhões no contrato de concessão, já teriam saltado para R$ 796 milhões, sem que o Governo do Estado emitisse qualquer posicionamento sobre essa elevação. Muito pelo contrário, apesar de o contrato ter sido questionado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e de estar sob investigação da Polícia Federal, por indícios de superfaturamento, o Governo e seus representantes no Legislativo sempre vieram a público defender a obrigação “moral” de manter os pagamentos pela construção da obra”.

Os opositores acreditam que “é de extrema importância ouvir também a Odebrecht, uma vez que desde o início dos questionamentos a construtora vem mantendo silêncio sobre a polêmica. É preciso ainda esclarecer o que será feito do terreno, de cerca de 240 hectares, doado à construtora para a construção da Cidade de Copa, vendida como a primeira smart city da América Latina. Assim como é necessário explicar quais os motivos que levaram o ex-governador João Lyra Neto a se recusar a assinar a doação do terreno à construtora”, destaca a nota.

Por fim a Bancada de Oposição na Alepe cobra que “os representantes do Governo compareçam à Casa para apresentar as respostas que à sociedade exige e discutir o que fazer, efetivamente, para que a Arena Pernambuco, que embalou o sonho de tantos pernambucanos, não se torne mais um exemplo da falta de planejamento do Poder Público”.

12345