Mais de 30% dos prefeitos mudaram de partido para tentar reeleição em 2024

A pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que mais de um terço dos prefeitos aptos à reeleição mudaram de partido para disputar as eleições municipais de 2024. Dos 2.753 prefeitos que podem concorrer, 34% (819) trocaram de sigla. O PSD lidera o ranking de novas filiações, com saldo positivo de 126 prefeitos, seguido pelo MDB (+53) e Republicanos (+40).

Deividi Lira, especialista em marketing político e organização de campanha eleitoral, explica que essas trocas refletem estratégias para fortalecer as campanhas. “Muitos prefeitos que buscam a reeleição não foram para partidos ideológicos como o PT e o PSOL e nem para o PL que é um partido de extrema direita. Então vemos que nesse cenário das eleições municipais não temos essa polarização que temos numa eleição majoritária, em uma eleição presidencial. Os outros partidos talvez ofereceram mais condições, mais vantagens e acabaram se tornando mais interessantes para esses prefeitos que buscam a reeleição.”

A pesquisa da CNM revelou que os prefeitos acreditam que ações em redes sociais (83%), apoio político de autoridades estaduais e federais (74,3%) e o contato direto com os eleitores (71,8%) são as estratégias mais eficazes para conquistar votos nas eleições municipais.

Deividi Lira observa que a combinação de candidatos de partidos diferentes pode aumentar os recursos disponíveis para a campanha. “Quando falamos das eleições municipais, analisamos também um cenário sobre vantagens de que quando um candidato a prefeito é de um partido e um candidato a vice-prefeito é de outro partido, o recurso partidário acaba com a soma maior. Então dá um fôlego para se trabalhar durante a campanha eleitoral.”

O Centro-Oeste e o Norte se destacam com alta intenção de reeleição, com 91% e 98% dos prefeitos, respectivamente, afirmando que concorrerão novamente. No Sul, esse percentual é de apenas 80%, com o Rio Grande do Sul apresentando o menor número de prefeitos que pretendem disputar o pleito.

Brasil 61

Eleições 2024: prazo para transferência temporária do local de votação termina na quinta (22)

Termina na quinta (22) o prazo para transferência temporária para parte das eleitoras e eleitores que desejam votar em outra seção eleitoral dentro do mesmo município.

São beneficiados: 

Pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, Indígenas, Quilombolas, Juízes, Mesários, Residentes em assentamentos rurais, Agentes penitenciários, Integrantes das Forças Armadas, Polícias, Bombeiros e Presos provisórios.

Por causa do trabalho, de dificuldades de locomoção (física ou geográfica) ou por estarem privadas de liberdade provisoriamente, estes eleitores poderão votar em seções eleitorais diferentes das que estão registrados.

Essa alternativa é chamada de Transferência Temporária (TTE), um serviço que pode ser requisitado por quem está com a situação regular no cadastro eleitoral.A transferência poderá ser solicitada nos cartórios e centrais de atendimento da Justiça Eleitoral ou de forma on-line no caso de pessoa com deficiência, ou mobilidade reduzida, mesário, indígena e quilombola.

Nos dois últimos casos, é necessário que a informação conste no cadastro eleitoral. Para acessar o serviço remoto, basta percorrer o seguinte caminho no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE): Serviços eleitorais > Atendimento remoto > Acesse o autoatendimento do eleitor.

Em alguns dos casos previstos, o prazo é estendido até 30 de agosto. Pessoas que trabalham na eleição – como juízes, mesários e responsáveis pelo apoio logístico – podem pedir a transferência para o local onde foram designados.

O mesmo vale para as seções eleitorais montadas em estabelecimentos penais ou unidades de internação, onde além dos eleitores, também os agentes penitenciários, policiais penais, mesários, servidoras e servidores que trabalhem na unidade possuem esse prazo para pedir a transferência.

Diário de Pernambuco

Mudança temporária do local de votação pode ser solicitada até dia 22

O prazo para determinado grupo de eleitores alterar temporariamente a seção ou local de votação dentro do mesmo município termina no dia 22 de agosto. A data está prevista no calendário eleitoral para as eleições municipais de outubro.

O prazo vale para eleitores que são presos provisórios, militares das Forças Armadas, policiais militares, federais e rodoviários e guardas municipais que estarão em serviço no dia do pleito. Também podem fazer o requerimento pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, indígenas, quilombolas e integrantes de comunidades tradicionais, além de juízes eleitorais e servidores da Justiça Eleitoral.

Os interessados devem preencher um formulário específico com número do título de eleitor, nome e local e os turnos que pretende votar. O documento deve ser encaminhado para a Justiça Eleitoral até o prazo final, devendo ser assinado pelo comando do respectivo órgão.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

Mais detalhes sobre a transferência temporária de local de votação podem ser obtidas no site do TSE.

Agência Brasil

Virada Petrolina: Réveillon terá esquema especial de Trânsito

A prefeitura de Petrolina, através da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), informa que haverá mudanças no tráfego da Orla I da cidade no domingo (31). O motivo é garantir segurança e tranquilidade para quem for curtir o ‘Virada Petrolina’, na Porta do Rio.

Apenas o acesso ao local da festa estará bloqueado para circulação e estacionamento a partir das 15h. Os veículos poderão trafegar pela Avenida Cardoso de Sá normalmente. Um efetivo de 15 agentes de trânsito irá atuar a noite toda para garantir o ordenamento.

A Autarquia recomenda ainda que os motoristas fiquem atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas, em fila dupla ou em frente a garagens será rebocado.

 

 

Irislane Pacheco/ Ascom da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina

Foto: Deivid Menezes

Abertura do Natal Luz de Petrolina tem nova data

A Prefeitura de Petrolina adiou a abertura do Natal Luz do município. A medida foi tomada por conta das chuvas que caíram na cidade desde o último fim de semana, que acabou por dificultar a montagem dos equipamentos, peças cênicas e iria comprometer as apresentações culturais previstas para essa quarta-feira (30). Para seguir preservando o bem-estar dos profissionais e do público, a gestão decidiu remarcar o evento natalino para o dia 8 de dezembro.

Ao longo dos próximos dias, as equipes vão seguir, em condições seguras, com o trabalho de montagem da vila cenográfica, presépio, iluminação e ornamentação de diversos pontos da cidade, como Orla e Avenida Cardoso de Sá. A expectativa é que milhares pessoas circulem pelo Natal Luz até a primeira semana de janeiro de 2023.

Marco Cerqueira – Assessor de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo

 

Fernando Bezerra garante que “Miguel Coelho é a mudança com serviço prestado”

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) afirmou nesta quarta-feira (13) que o pré-candidato ao governo de Pernambuco Miguel Coelho (UB) é o mais preparado para liderar um novo ciclo político no estado. Para o senador, além de reunir o apoio de mais de 30 prefeitos e 47 ex-prefeitos, Miguel tem a capacidade de gestão comprovada na Prefeitura de Petrolina.

“Evidente que por vir de uma cidade da ponta do estado, o desconhecimento é uma barreira muito grande que Miguel está vencendo pouco a pouco. Mas aqueles que o conhecem têm a tendência de escolher Miguel para governador. Miguel é a mudança com segurança, serviço prestado, gestão comprovada e, sobretudo, com a capacidade de liderar um novo ciclo político em nosso estado”, disse o senador em entrevista à rádio CBN Caruaru.

Segundo Fernando Bezerra, as últimas pesquisas de intenção de voto refletem o crescimento da pré-campanha de Miguel Coelho. “Estamos muito confiantes que Miguel vai continuar nessa trajetória ascendente e terá o seu lugar no segundo turno”, comentou. Ele também criticou o governador Paulo Câmara por não ter aplicado a lei que reduziu o ICMS sobre combustíveis, da qual foi relator no Senado. Por decreto, o governo estadual aplicou a média móvel do preço dos últimos 60 meses como base de cálculo para o imposto. Com isso, o litro da gasolina baixou apenas 40 centavos em Pernambuco. “Todos os estados foram obrigados a reduzir o imposto sobre a gasolina, que ficou, em média, 90 centavos mais barata. Mas em Pernambuco a redução foi pouco mais de 40 centavos. A gente vai pressionar para que essa redução possa chegar à média nacional de 80, 90 centavos”, afirmou.

“Está consagrado no texto constitucional que o ICMS sobre serviços e produtos essenciais não poderá ir além dos 18%. Essa é uma grande conquista, que vai animar negócios e investimentos e permitir que sobre mais renda para que brasileiros e pernambucanos possam aumentar o seu consumo”, concluiu.

Devido a reforma, UBS do N4, em Petrolina, passa a funcionar em novo endereço

 

A Secretaria de Saúde informa que a Unidade Básica de Saúde do N4, que fica na Vila Nova, em Petrolina, irá passar por uma reforma para trazer mais conforto e comodidade para a população. Diante disso, na segunda (7) e terça-feira (8) os atendimentos serão suspensos e retornarão na quarta-feira (9) já em um novo endereço, na Rua D, nº 02, PSNC-4.

As equipes estarão atendendo nesse novo espaço até que a reforma da UBS seja concluída.

Prazo para uso obrigatório de placas do Mercosul começa nesta sexta

(Foto: Internet)

Após sucessivos adiamentos, começa a valer nesta sexta-feira (31) o prazo para uso obrigatório da placa do Mercosul em veículos de todos os estados. O novo modelo apresenta o padrão com quatro letras e três números, o inverso do modelo atualmente adotado no país, com três letras e quatro números.

A data está de acordo com o que estipula a Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de julho do ano passado, que determina a adoção do novo modelo de placas de identificação veicular (PIV) a partir de 31 de janeiro de 2020. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que não aderir ao novo padrão, não conseguirá emplacar novos veículos.

LEIA MAIS

Após 25 anos filiado ao partido, Geraldo da Acerola afirma que pode deixar o PT

O fato de não ter conseguido se reeleger vereador de Petrolina na última eleição (2012), fez com que Geraldo da Acerola se afastasse um pouco do cenário político local e se dedicasse mais aos seus projetos de família e como agricultor orgânico. Porém, a possibilidade do médico Dr. Marcos Heridijânio, sair candidato a prefeito de Petrolina pelo PSOL este ano, fez com que o ex-vereador reavaliasse seus planos.

Em conversa com este blogueiro, Geraldo afirmou que caso o amigo pessoal, Dr. Marcos, consiga viabilizar sua candidatura na majoritária, estaria disposto a voltar a disputar novamente uma cadeira na Câmara Municipal de Petrolina e para tanto poderia até mesmo trocar o PT pelo PSOL.

Ainda de acordo com Geraldo, seu descontentamento com os partidos de esquerda em Petrolina é pela demora em anunciar os nomes dos pré-candidatos a prefeito para enfrentar Miguel Coelho na próxima eleição.

“Eu também não estou chateado com o PT, a gente discorda de alguns companheiros, pois é o momento da gente já está com o nome na rua, porque nossos adversários são poderosos. Na verdade nós sabemos que não só em Petrolina, mas no Brasil, a esquerda tem que se fortalecer. Aqui em Petrolina todo mundo sabe que as esquerdas têm que se unir, se organizar, pensar em uma estratégia. Pela primeira vez teremos segundo turno em Petrolina, caso as oposições se organizem. Tem que ter mais de um candidato, dois ou três candidatos, para que force um segundo turno. Eu estou disposto até mesmo a mudar de legenda se for para organizar, para que possamos garantir um segundo turno”, assegurou Geraldo.

O médico Marcos Heridijânio, natural do município de São José do Belmonte, foi candidato do PT a deputado federal por Pernambuco em 2018. Questionado sobre a possibilidade de se filiar ao PSOL para disputar o cargo de prefeito de Petrolina nas próximas eleições, ele não descartou e disse já contar com o apoio da família e dos amigos para enfrentar o novo desafio.

“Eu sou a favor que Lucinha (Lúcia Mota) seja candidata a prefeita, ela teve 11 mil votos e quem votou nela não foi por interesse pessoal, foi justamente por pensar em tudo que aconteceu na vida dela, mas estou disposto também a lutar pelo PSOL e seus ideais”, ressaltou.

 

Juazeiro: diretoria de Habitação da SEDES passa a funcionar em novo endereço

Novo local de funcionamento da diretoria.

De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), a Diretoria de Habitação irá funcionar, a partir desta sexta-feira (29), em novo endereço.

A equipe da diretoria passa a atuar na sede da própria secretaria, localizada à Praça da Imaculada Conceição, s/n, de segunda a sexta, das 8h às 14h. Qualquer informação sobre o setor pode ser obtida através do telefone 3612-3076.

TFD de Juazeiro em Salvador terá novo endereço a partir de segunda

Nova casa do TFD de Juazeiro em Salvador.

A partir da próxima segunda-feira (02), a casa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) de Juazeiro em Salvador (BA) ficará em novo endereço. Antes na Rua Salete, nº 03, no bairro dos Barris, agora a residência para receber os pacientes de Juazeiro ficará na Rua Alagoinhas, n º 236, bairro Rio Vermelho.

De acordo com o a secretaria de Saúde, os pacientes que frequentam a casa no antigo endereço serão realocados temporariamente para outra casa de apoio a partir desta quarta-feira (27).

LEIA MAIS

Petrolina: prazo para troca de ‘passe livre’ dos idosos é ampliado

Nova frota é apresentada à população.

A partir do próximo domingo (1º), os novos ônibus de Petrolina começam a operar na cidade. Com isso, haverá a mudança do antigo cartão “BIP” para o novo cartão “SIM”. No entanto, os idosos não precisam ter pressa para fazer a alteração dos cartões de gratuidade no transporte público.

A prefeitura ampliou o prazo para essa categoria. A troca dos cartões será feita em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a recomendação é que os idosos aguardem o início deste atendimento que fica suspenso temporariamente no Centro de Convenções e no Expresso Cidadão.

LEIA MAIS

Petrolina: pessoas com “Passe livre” devem fazer alteração de cartão na próxima semana

Novos ônibus já estão prontos para trafegarem pela cidade.

A nova empresa de transporte coletivo de Petrolina começa a atuar já no dia 1º de dezembro. Além da mudança da frota de ônibus, os cartões do “Passe Livre” também sofrerão alterações. A prefeitura lançou um cronograma para que as pessoas com deficiência possam realizar a mudança do atual cartão eletrônico BIP para o ‘SIM Petrolina’.

Os novos cartões estarão disponíveis para entrega, de forma gratuita, mediante a apresentação de um documento oficial com foto, na Secretaria Executiva de Acessibilidade, que fica na Avenida Gilberto Freire, Vila Mocó (ao lado do SENAC) a partir da próxima segunda-feira (25) das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Confira o cronograma

Segunda (25/11)

  • Letras de A até D
LEIA MAIS

Petrolina: Novos ônibus operam a partir de 1º de dezembro; usuários devem realizar mudança do cartão BIP

Nova frota começa a rodar já em dezembro. (Foto: Ascom/PMP)

A partir do dia 1º de dezembro deste ano, a nova frota de ônibus de Petrolina começará a operar na cidade. A partir desta data, o atual “Cartão BIP” será totalmente substituído pelo “Cartão SIM Petrolina”. Os usuários do transporte público coletivo devem fazer a substituição dos seus cartões eletrônicos para continuar tendo acesso ao serviço.

Segundo o Secretário Executivo da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), José Carlos Alves, o cartão eletrônico antigo será válido apenas para a empresa que faz o transporte intermunicipal e interestadual. Os passageiros que circulam apenas em Petrolina precisarão confeccionar o “Cartão SIM”.

“É muito importante que os usuários só façam recargas utilizáveis no Cartão BIP até o dia 30 de novembro, uma vez que, após esta data será necessário utilizar o novo Cartão SIM Petrolina, devendo comprar seus créditos no novo sistema para ter acesso ao transporte público urbano de Petrolina”, disse o gestor da pasta.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina anuncia mudança em final da Copa do Interior

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (26), a Prefeitura de Petrolina informou que houve uma mudança na programação da final da 21° Copa do Interior. Com as alterações, neste domingo (29), fica mantido somente o jogo entre N-4 x Boa Vista, a partir das 9h, no estádio Paulo de Souza Coelho.

LEIA TAMBÉM:

Times das áreas irrigada e de sequeiro disputa final da Copa do Interior de Petrolina

O terceiro lugar da competição será definido automaticamente após o resultado da final. Os torcedores poderão assistir ao jogo sem nenhum custo.

1234