Polícias de Pernambuco se unificam para combater guerra entre facções em Petrolina

Responsáveis pelas forças de segurança no estado de Pernambuco falaram nesta segunda-feira (23) sobre o aumento nos casos de homicídios em Petrolina, no Sertão. Desde o início do ano, 43 pessoas foram assassinadas no município. A maioria dos crimes tem relação com a disputa entre facções ligadas ao tráfico de drogas.

De acordo com a Delegada-geral adjunta da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), Beatriz Leite, cinco pessoas ligadas à guerra entre facções em Petrolina foram presas nos últimos dias. “Durante esse final de semana todo, de sexta-feira até hoje pela manhã, nós não tivemos nenhum episódio, nem de homicídio, nem de tentativa de homicídio, o que mostra que as ações da Polícia Civil, da Polícia Militar, estão surtindo efeito”, disse a delegada, reforçando que outras prisões devem acontecer. Ela disse que “as investigações estão sendo feitas, os inquéritos estão sendo fechados, os mandados de prisão estão sendo expedidos pelo Poder Judiciário e a nossa expectativa é que as pessoas envolvidas com esses últimos homicídios sejam todas presas nos próximos dias”.

Entre os presos, estão dois homens que participaram de um latrocínio na última quinta-feira (19), no bairro Fernando Idalino. Um dos presos tem 19 anos, é da cidade de Juazeiro e já teria participado de outros 15 homicídios em Petrolina. “Ele está sendo investigado por esse fato do latrocínio do Fernando Idalino e também por esses outros homicídios relacionados ao tráfico de drogas”, explicou a delegada seccional de Petrolina, Isabella Pessoa, que destacou o perfil dos envolvidos nos crimes. “É o perfil que a gente tem verificado nesses últimos homicídios é de autores jovens, também cooptando pessoas jovens para estar ali traficando junto a eles. Então, é realmente um perfil mais jovem, tanto dos imputados quanto das vítimas”.

O avanço de facções criminosas oriundas de outros estados tem contribuído para o aumento da violência em Petrolina. Citando a Operação Nordeste Integrado, que ocorreu em 2025 em oito dos nove estados da região, para combater organizações criminosas investigadas por tráfico de drogas e armas e homicídios, a delegada-geral da PCPE reforçou a importância da integração entre os estados no combate ao crime.“As polícias vêm se organizando cada vez mais, elas também trocam informações. Então, isso nos permite trocar

informações, para elucidar esse crime de pessoas que saem daqui e cometem crime em outros estados e vice-versa. Então, essa conversa e essa troca de informações vem acontecendo há mais de um ano e isso vem nos permitindo esclarecer os crimes e lidar com essa criminalidade”.O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), coronel Ivanildo Torres, destacou o aumento do efetivo em Petrolina.

“Estamos com reforço aqui em Petrolina. Já deslocamos quase 50 policiais, mais 16 em torno de 66 policiais, tanto do Recife, quanto das diretorias especializadas. Estamos com a equipe do BOPE, com a equipe da Rocan. Estamos com o trabalho desenhado junto com a Polícia Civil, com a Polícia Federal, de modo a arrefecer, porque entendemos que o momento é difícil, mas estamos também buscando resolver esses problemas com a equipe de reforço e a equipe local que nós temos”.

A secretária-executiva da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), Mariana Cavalcanti, reforçou a importância do trabalho conjunto entre as polícias para minimizar a situação de violência na cidade. “Aqui a gente fala muito da integração entre todas as polícias. A gente tem que somar esforços, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Federal, estar todo mundo junto engajado e com um olhar realmente voltado para a situação do Petrolina. Para a gente poder estancar isso e voltar a ter a paz que a cidade merece”.

G1 Petrolina

Países ameaçados por Trump com tarifas pela Groenlândia prometem ‘permanecer unidos’

Os países ameaçados pelo presidente americano, Donald Trump, com novas tarifas caso se oponham a que os Estados Unidos comprem a Groenlândia, asseguraram, neste domingo (18), que “permanecerão unidos” e denunciaram uma “espiral perigosa”.

“As ameaças tarifárias minam as relações transatlânticas e correm o risco de provocar uma espiral descendente perigosa”, afirmaram, em um comunicado conjunto, Reino Unido, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Países Baixos, Noruega e Suécia.

“Permaneceremos unidos e coordenados na nossa resposta. Estamos comprometidos com a defesa da nossa soberania”, acrescentaram, após as ameaças de Trump sobre a ilha do Ártico, um território autônomo integrante do reino da Dinamarca.

AFP

Miguel e Simão mandam recado claro: união do grupo é prioridade em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Durante a solenidade de assinatura das ordens de serviço para a reforma e ampliação de 16 escolas da rede municipal, em Petrolina, o prefeito Simão Durando e o ex-prefeito Miguel Coelho fizeram discursos marcados por um tom firme de unidade política e de reafirmação da aliança que comanda os destinos do município nos últimos anos.

Em sua fala, Miguel Coelho foi direto ao afirmar que existem tentativas de criar divisão dentro do grupo político, especialmente entre ele e o atual prefeito. Segundo Miguel, essas investidas não prosperam porque o projeto político construído para Petrolina é maior do que vaidades pessoais. Ele ressaltou que o grupo aprendeu, ao longo dos anos, que a cidade só avança com coesão, perseverança e propósito, e fez um apelo para que lideranças e apoiadores não deem ouvidos a discursos que tentam promover intrigas e desunião.

LEIA MAIS

Quarenta países se unem para pedir proteção dos capacetes azuis no Líbano

Quarenta países expressaram neste sábado seu apoio à força de manutenção da paz da ONU no sul do Líbano (Finul) e pediram a proteção dos capacetes azuis, cinco dos quais ficaram feridos nas últimas 48 horas.

“Pedimos às partes em conflito que respeitem a presença da Finul, o que inclui garantir a segurança de todos os seus funcionários, a todo momento”, escreveram os 34 países que contribuem para essa força de paz e outros 6 Estados, em comunicado publicado na conta no X da missão da Polônia nas Nações Unidas.

AFP

Fernando de Noronha: União e Pernambuco vão discutir proposta de autocomposição

Foi realizada hoje (9), no gabinete do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), audiência de conciliação no âmbito da Ação Cível Originária (ACO) 3568, em que a União pede que seja reconhecida sua titularidade sobre o Arquipélago de Fernando de Noronha e que o Estado de Pernambuco observe todas as cláusulas do contrato de cessão de uso em condições especiais da área. Proposta a conciliação, as partes retomaram as tratativas e concordaram em realizar reuniões internas para definir obrigações e questões ambientais envolvidas na demanda, com o objetivo de apresentar uma proposta de autocomposição. Nova audiência foi marcada para o dia 8/11, às 15h, para continuidade dos trabalhos.

Na ação, a AGU sustenta que o governo de Pernambuco não estaria cumprindo o contrato firmado em 2002. Entre outros aspectos, aponta autorizações indevidas para edificações na faixa de praia e permissões de uso sem o aval da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), permitindo o crescimento irregular da rede hoteleira. Também não estaria sendo cumprida a obrigação de prestação anual de contas das atividades desenvolvidas no arquipélago e os pagamentos mensais à União. A AGU também alega que o governo estadual estaria embaraçando a atuação da SPU e do Ibama na gestão da área.

A audiência foi conduzida pelos juízes Caroline dos Santos Lima (instrutora) e Paulo Cesar Batista dos Santos (auxiliar), do gabinete do ministro Lewandowski. A advogada da União Andrea de Quadros Dantas Echeverria e o secretário-adjunto do Contencioso da AGU Adriano Martins de Paiva representaram a União, enquanto o Estado de Pernambuco foi representado pelo procurador-geral do estado, Ernani Varjal Medicis Pinto, pela procuradora-geral adjunta Giovana Ferreira e pelo procurador do estado Sérgio Augusto Santana Silva.

Prefeito de Pilão Arcado defende novo Consórcio Territorial

Orgeto Bastos (PP), prefeito de Pilão Arcado.

Quem nunca ouviu falar no ditado popular que a União Faz a Força? Pois é partindo dessa premissa que prefeitos de quatro municípios da região norte da Bahia se uniram para buscar melhorias para seus domínios eleitorais.

Os prefeitos Wilker Torres (PSB), de Casa Nova; Marcos Palmeira (PC do B), de Remanso; Orgeto Bastos (PP), de Pilão Arcado; e Dr. Enilson (PC do B), de Campo Alegre de Lourdes se juntaram e criaram o Consórcio Territorial do extremo norte do estado.

LEIA MAIS

Justiça Federal determina ampliação de leitos pediátricos na Rede PEBA

Leitos devem ser implantados no prazo máximo de quatro anos (Foto: Internet)

A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) condenou (leia aqui) a União (Governo Federal) e os estados da Bahia e Pernambuco a implantarem no mínimo 16 novos leitos de UTI pediátrica na Rede PEBA. Isso deve acontecer no prazo máximo de quatro anos. A decisão é do juiz federal titular da 17ª Vara Federal, em Petrolina, Arthur Napoleão Teixeira Filho.

Ele acolheu parcialmente o pedido formulado através de ação civil pública ajuizada pela Defensoria Pública da União (DPU). A Rede PEBA é composta por 53 municípios, somando quase dois milhões de habitantes. Contudo, atualmente há apenas 10 leitos de UTI pediátrica. Desse total, seis são neopediátricos e quatro pediátricos.

“A carência do número de leitos de UTI pediátrica na Rede Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia (REDE PEBA) restou cabalmente demonstrada. Resta mais que evidenciada a vulneração do mínimo existencial do Direito à Saúde das crianças, afetando diretamente sua dignidade humana e o Direito à Vida, o que é inadmissível, destaca o juiz na sua decisão. Em caso de desobediência, foi fixada multa mensal de R$ 100 mil, passível de majoração caso permaneça o descumprimento da sentença. Cabem às partes citadas encontrarem uma maneira de implantar os leitos.

Justiça Federal de Pernambuco afirma que União não acionou PNC

Praia de Itapuama foi uma das afetadas em PE (Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco)

O Tribunal Federal da 5ª Região (TRF-5) encaminhou um recurso ao Ministério Público Federal (MPF) listando dez pontos para provar à Justiça que a União ainda não acionou o Plano Nacional de Contingência Para Incidentes de Poluição por Óleo (PNC) nos termos da legislação.

Desde o dia 30 de agosto, manchas de óleo já atingiram 249 localidades em 92 municípios dos nove estados do Nordeste. O TRF-5 afirma que plano precisa ser colocado em funcionamento para tentar amenizar os danos causados à flora e fauna marítima.

O MPF diz que o comitê de suporte do PNC, composto por 17 órgãos, entre eles a Casa Civil da Presidência da República e outros ministérios do governo federal não teve uma única reunião para debater a questão das manchas de óleo.

Em visita a Pernambuco na semana passada, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, havia dito que desde o início do aparecimento do óleo, o PNC foi mobilizado para mitigar o desastre.

Falta de competência para legislar sobre trânsito motivou veto a projeto de Cristina Costa

Projeto havia sido aprovado por 15 votos na Câmara Municipal. (Foto: Jean Brito/CMP)

Na última terça-feira (15), a vereadora Cristina Costa (PT) disse ter ficado surpreendida com o veto integral do Projeto de Lei 005/2019, de sua autoria, pela prefeitura municipal. O projeto previa a divulgação no Portal da Transparência sobre a destinação dos valores obtidos com multas de trânsito.

Na oportunidade, a petista afirmou que o governo não queria que a sociedade de Petrolina e o Legislativo soubessem a quantidade de multa que acontece mensalmente e anualmente. Além disso, Cristina disse que iria acionar o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para resolver o conflito.

LEIA TAMBÉM

Aero Cruz comenta veto a projeto de Cristina Costa e exime Câmara sobre possível lapso

Cristina Costa questiona veto a projeto que pede transparência sobre recurso obtido com multas em Petrolina

No entanto, a mensagem de veto ao Projeto de Lei da vereadora evidencia a falta de competência dos parlamentares municipais para legislar sobre a matéria, que compete privativamente à união.

“A razão do veto se deve ao fato de que o Projeto de Lei de autoria desse Poder Legislativo, apresenta flagrante inconstitucionalidade por afronta aos preceitos contidos no Artigo 22, Inciso XI, da Constituição da República, uma vez que invade competência privativa da União tendo em vista que o Município não pode criar normas jurídicas acerca de trânsito e transporte.”, diz a mensagem de veto.

LEIA MAIS

Em Recife, Miguel discute regularização de terrenos para município

(Foto: Reprodução/Facebook)

O prefeito Miguel Coelho esteve no Recife na terça-feira (24), para discutir a regularização de alguns terrenos em Petrolina. Segundo o gestor, a reunião na Secretaria do Patrimônio da União, na capital pernambucana terminou com a cessão de terrenos da União para o município.

Entre os terrenos cedidos estão os do Parque Municipal Josepha Coelho, da sede da Guarda Municipal, da Biblioteca Municipal, do Ginásio Osvaldo do Flamengo e da AME Policlínica, todos pertencentes à União. Ainda segundo Miguel, foi discutida a cessão para a construção do Parque do Povo.

“Também tratamos da cessão do terreno onde será construído o novo Parque do Povo e a regularização da área do antigo aeroporto, onde estão instaladas algumas igrejas, para que tenhamos essa situação normalizada”, escreveu o prefeito em sua rede social.

Bancada religiosa não aceita a palavra ‘casamento’ para união homoafetiva

Foto/Internet

Em função de um recurso do senador Magno Malta (PR-ES), o PLS 612/2011, da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), aprovado em caráter terminativo na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), será submetido ao Plenário.

O projeto altera o Código Civil para prever que a união estável poderá converter-se em casamento, mediante requerimento dos companheiros ao oficial do Registro Civil.

O senador Wilder Morais (PP-GO), que apoiou o requerimento, não admite que seja usada a palavra ‘casamento’ para reconhecer a união entre pessoas do mesmo sexo. Para ele, casamento atinge as igrejas.

A senadora Marta Suplicy esclarece que o seu projeto não obriga as igrejas a realizar casamentos homoafetivos. Ela explica que a determinação se limita aos cartórios.

Paulo Câmara pede R$ 20,5 milhões para liberação imediata por causa das chuvas

(Foto: Ennio Benning/SEI)

O governador Paulo Câmara se reuniu nesta terça-feira (30) com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que informou que o Governo Federal publicará, na edição desta quarta-feira (31) do Diário Oficial da União, a homologação dos pedidos de emergência nos Estados de Pernambuco e Alagoas, que foram atingidos pelas fortes chuvas que caíram durante o fim de semana. Na reunião, Paulo Câmara pediu de R$ 20,5 milhões para liberação imediata, para as ações emergenciais.

Durante o encontro ficou acordado que será feito um levantamento sobre as quatro barragens da Zona da Mata Sul – Panelas II, Gatos, Igarapeba e Barra de Guabiraba – cujas obras não foram concluídas.

Além disso, entrarão no pacote proposto pelo por Paulo Câmara três novas barragens importantes para o Estado, uma no Agreste, Barragem de São Bento do Una, e duas na Região Metropolitana, a do Engenho Pereira e do Engenho Maranhão, que haviam sido incluídas na Emenda de Bancada de 2016 e não tinham sido empenhadas.

LEIA MAIS

CCJ aprova projeto que reconhece união estável entre pessoas do mesmo sexo

(Foto: Internet)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje (3), em turno suplementar, projeto de lei que altera o Código Civil para reconhecer a união estável entre pessoas do mesmo sexo e possibilitar a conversão dessa união em casamento.

O texto poderia seguir para a Câmara dos Deputados caso não houvesse recurso para análise no plenário do Senado. O senador Magno Malta (PR-ES), no entanto, anunciou que vai apresentar recurso com apoio de outros integrantes da comissão. “Nós vamos requerer que seja levado ao plenário do Senado para que o conjunto dos cidadãos decida”, disse Malta. O senador defende a constituição da família nos moldes tradicionais, formada por um homem e uma mulher.

O texto, que tem a relatoria do senador Roberto Requião (PMDB-RR), havia sido aprovado na CCJ em março, mas ainda era preciso passar pela votação suplementar. Hoje, a proposta foi aprovada em votação simbólica, sem a contagem de votos.

LEIA MAIS

Miguel Coelho cobra urgência na aprovação do pacto federativo durante encontro de gestores Salvador

(Foto: Divulgação/Ascom)

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB) participou nesta sexta-feira (31), em Salvador, de um encontro de gestores. Durante o seminário, o líder Miguel pediu urgência para a aprovação de um novo pacto federativo, que possa redistribuir as receitas de forma mais igual entre cidades, estados e União.

Durante o seminário, o prefeito de Petrolina ressaltou que a má distribuição do orçamento nacional se torna ainda mais cruel para os municípios num momento de enfrentamento de crise. “Hoje, somos o elo mais frágil dessa rede. Somos o primo mais pobre, pois fica quase tudo com a União, o que sobra vai para os estados e o resto do mingau é que vem para os municípios”, criticou.

Atualmente, 69% dos impostos arrecadados ficam com o Governo Federal, o restante é dividido entre os 27 estados e mais de 5 mil cidades. “É preciso colocar essa pauta com urgência nas votações do Congresso. Ou se muda esse formato de distribuição ou será inviável administrar uma cidade ainda mais num momento tão difícil.”

Família comunica falecimento do casal Dona Lulinha e José Menezes, criador da melodia do hino de Petrolina

O casal deixa deixa oito filhos, 18 netos, 20 bisnetos e uma família inteira cheia de saudades, além de uma história inesquecível de 66 anos de união. (Foto: Internet)

O casal José Menezes da Silva e Crispina Menezes da Silva, conhecida carinhosamente por Dona Lulinha está sendo velado na Fazenda Pé de Serra, no Povoado do Capim, zona rural de Petrolina.

Dona Lulinha faleceu na manhã deste domingo (12), por volta das 07:30 horas, e o seu marido, José  Menezes, na madrugada de hoje (13), às 02:00 horas. O sepultamento vai acontecer às 16:00 horas, no cemitério do povoado.

Autor da melodia do hino do município, José  Menezes deixa um legado admirável como maestro da Banda Philarmônica 21 de Setembro, Grã Mestre da Loja Maçônica de Juazeiro e tesoureiro da prefeitura Municipal de Petrolina por mais de 30 anos, sendo reconhecido pelo serviço público prestado, eleito funcionário padrão no centenário da cidade.

12