‘Comediante’ faz piada com enchentes no RS e shows são cancelados

Abner Dantas, um comediante com quase 600 mil seguidores no Instagram, teve dois shows cancelados no Rio Grande do Sul após uma polêmica envolvendo piadas sobre as enchentes que devastaram o estado no primeiro semestre de 2024, deixando 183 mortos e milhares de desabrigados.

No vídeo publicado nas redes sociais, Dantas simula uma pessoa se afogando e, ao emergir da água, anuncia detalhes de suas apresentações em Canoas e Novo Hamburgo, programadas para os dias 27 e 28 de novembro. A legenda da postagem dizia: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testar ele dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A publicação gerou indignação nas redes sociais, com muitos criticando o humor do comediante por explorar uma tragédia recente. Dantas se descreve como um “especialista em desacato” e, no vídeo, chegou a convidar seus seguidores para assistir ao que chamou de “espetáculo de desrespeito”.

A Tarde

“Canta Baixinho, para Ouvir Melhor” recebe Odomaria Bandeira e Coelhão Assis em mais uma sessão do show Óbvio

Odomaria Bandeira e Coelhão Assis retornam para mais uma sessão do show “Óbvio – Kuey & Godóia”, neste sábado (09), às 19h30, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. A apresentação integra a programação da terceira temporada do projeto “Canta Baixinho para Ouvir Melhor”, realizado pelo coletivo cultural Indivíduo Coletivo.

No show, a plateia vai viajar pela história cultural de Juazeiro, através das canções do artista plástico, ator e compositor Coelhão Assis, que divide o palco e os vocais com a professora e antropóloga Odomaria Bandeira. “A ideia do show surgiu de outra pesquisa que temos, ainda em desenvolvimento, sobre o repertório do grupo Êxodus de Artes, um coletivo do qual participamos. O grupo tem um repertório extenso, que pensamos em trazer mais adiante, mas, agora, para o Canta Baixinho, iremos apresentar algumas músicas, como referência para o projeto futuro”, conta Coelhão.

Odomaria também revela um pouco do que o público vai conferir no show. “Esse show representa um momento de reencontro da gente com a arte, com a vida, com a pulsação da vida nesse cotidiano que a gente tem em Juazeiro hoje. Então, vamos fazer uma viagem temporal, vindo dos anos 70 para o ano de 2024”.

Canta Baixinho para Ouvir Melhor

Após duas temporadas de muito sucesso, o Canta Baixinho, lançado em setembro de 2023, é um espaço de encontro da música juazeirense e da diversidade sonora e de artistas que constroem essa cena musical. “A ideia do projeto é proporcionar ao público um show intimista e uma experiência que favoreça a escuta da música local, com foco na canção, sem as distrações dos bares, restaurantes ou dos grandes shows. Em 2023, recebemos grandes artistas da região. É muito bom contar com a parceria do público e perceber que as pessoas acolheram a ideia”, pontua Moesio Belfort, um dos idealizadores do projeto.

Nesta edição, o “Canta Baixinho para Ouvir Melhor” conta com o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, através do edital Ocupe seu Espaço, do Centro de Cultura João Gilberto e da Cia Biruta de Teatro.

Ascom

Esquadrilha da Fumaça ”rabisca” o céu do Recife na festa de 487 anos

Na tarde deste domingo (10), o espetáculo do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, rabiscou o céu do Recife.A apresentação ocorreu na  Praça do Marco Zero, que ficou lotada de famílias e turistas.

O evento  fez  parte das celebrações de aniversário de 487 anos da capital pernambucana, que será comemorado na próxima terça-feira (12).  A apresentação  aérea foi protagonizada por sete aeronaves Embraer A-29 Super Tucano que sobrevoaram a Praça do Marco Zero. Com duração aproximada de 35 minutos, foram executadas cerca de 50 acrobacias, tanto de forma isolada, com apenas um A-29, quanto em formações com até sete aeronaves.

O casal mineiro Ciro e Natália chegou ao Recife no sábado (9) e, de forma inesperada, se deparou com a Esquadrilha da Fumaça enquanto passeava no Marco Zero.”A gente não sabia da apresentação. Estávamos tomando cerveja e, de repente, os aviões passaram. É a primeira vez que estamos assistindo” comentou Ciro.

Muitas crianças também ficaram encantadas com as acrobacias. Acompanhado dos pais, o pequeno João Lucas levou seu avião de brinquedo. “João tem o sonho de ser astronauta e é apaixonado pelo céu. Ele ficou doidinho com o show”, disse o pai João Lucena.

Antes de aterrissar no Recife, a Esquadrilha da Fumaça já tinha se apresentado no interior de Pernambuco, nas cidades de Afrânio e Serra Talhada, durante a semana.A visita ao estado termina na próxima sexta-feira (15), em Caruaru, com uma apresentação no Aeroporto Oscar Laranjeira, a partir das 16h.

Diário de Pernambuco

Morte de jovem em show de Taylor Swift repercute na imprensa internacional: ‘calor sufocante’

A morte de uma fã que acompanhava o show da cantora Taylor Swift na noite desta sexta-feira, no Rio, repercutiu na imprensa internacional. A vítima, Ana Benevides, de 23 anos, era estudante de Psicologia em Rondonópolis, no Mato Grosso, e morreu após passar mal por conta do forte calor.

O jornal britânico The Independent destaca que a cantora ficou “devastada” ao saber do caso. A publicação ainda lembra que a morte ocorre no momento em que uma “perigosa onda de calor está varrendo o Brasil”.

Também da Inglaterra, o DailyMail destaca que morte ocorreu decorrente de um calor “sufocante”. A publicação também lembra das reclamações feitas pelo público, principalmente sobre a proibição da entrada no local do evento portando garrafas com água.

O alemão Bild afirma que a apresentação da americana acabou “ofuscada pela morte de uma jovem”, lembrando que “cerca de mil episódios de desmaios foram registrados pelos bombeiros”.

Já o New York Post destaca que Taylor Swift chegou a distribuir água para algumas pessoas que estavam assistindo ao show. O New Zealand Herald também destacou a mensagem deixada pela cantora após a notícia da morte de Ana, lembrando que Swift disse estar com o “coração partido”.

Altas temperaturas
O caso ocorreu em um dia de muito calor na capital fluminense. A estação meteorológica do Sistema Alerta Rio, da prefeitura do Rio, registrou em Guaratiba, na Zona Oeste, a maior sensação térmica desde 2014, quando foi iniciada a marcação.

No local, a sensação de calor chegou aos 59,3 graus, às 10h20, desta sexta-feira. É a segunda vez esta semana que o município do Rio atinge a maior sensação térmica da série histórica do Alerta Rio. Na terça-feira, a sensação chegou a 58,5 graus.

Agência O Globo

12