Operação integrada garante segurança e organização no Carnaval de Petrolina

O Carnaval de Petrolina, uma das maiores e mais tradicionais festas do calendário cultural do município, mobiliza milhares de foliões e visitantes, movimenta a economia e fortalece a identidade cultural da cidade. Para que essa grande celebração aconteça com alegria, organização e tranquilidade, a atuação integrada das forças de segurança é fundamental.

A Guarda Civil Municipal de Petrolina (GCM), a Polícia Militar e Civil, e o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, desempenham papéis complementares e estratégicos durante todo o período festivo. A presença ostensiva nas ruas, o patrulhamento preventivo nos polos de animação e nas áreas adjacentes, o monitoramento das ocorrências e a pronta resposta a qualquer situação, garantem mais segurança e confiança para quem vai aproveitar a folia.

Ao longo dos dias da festa, as forças de segurança não registraram ocorrências graves. A tranquilidade é uma presença marcante nos polos. A parceria entre os órgãos demonstra que a segurança é construída de forma coletiva, com planejamento, integração e comprometimento. O objetivo comum é claro: garantir que o Carnaval de Petrolina seja marcado pela alegria, pela cultura e pela convivência pacífica, preservando vidas e assegurando que cada folião possa aproveitar a festa com tranquilidade.

Mais do que presença, a atuação conjunta desses três órgãos representa responsabilidade, preparo e compromisso com a população. É essa união de esforços que transforma uma grande festa em um evento seguro, organizado e à altura do Carnaval de Petrolina.

Ascom

Foliã morre atropelada por caminhão de limpeza no Carnaval de Salvador

Uma estudante de 24 anos morreu após ser atropelada por um caminhão de limpeza no circuito Barra-Ondina, em Salvador, na madrugada desta segunda-feira (16). Segundo informações preliminares, a jovem teria tentado subir na lateral do veículo junto com outros foliões. Durante a tentativa, ela caiu e acabou ficando debaixo do caminhão, sendo atropelada.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) informou que foi acionado para atender uma ocorrência de atropelamento no Circuito Dodô (Barra/Ondina). “A vítima não resistiu aos ferimentos e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para os demais procedimentos legais”. As Polícias Civil e Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também deram apoio na ocorrência.

A TArde

Foliões lotam Polo Bomba para curtir show de Dilsinho no Carnaval de Salgueiro

Foliões de Salgueiro e de outras cidades lotaram o Polo Bomba neste sábado, 14, para curtir o show de Dilsinho, uma das atrações mais aguardadas de toda a programação do Carnaval de Salgueiro. O público disputou cada espaço em frente ao palco principal da festa para assistir à apresentação do pagodeiro carioca, que cantou sucessos de sua carreira e de outros artistas, incluindo músicas de cantores nordestinos.

Dilsinho fez um show animado, de cerca de 2 horas, interagindo com o público em diversos momentos. Em um trecho da apresentação, ele convidou algumas foliãs de Salgueiro e de outras cidades para subir ao palco e ainda deu espaço ao salgueirense Dud2zinho para cantar com sua banda, além de dividir o palco com o jovem talento da cidade.

Antes do show do pagodeiro, a programação do sábado contou com shows da banda A Barca Maluka, na tradicional matinê infantil, e da Orquestra Reprise, que fez todo mundo dançar ao som de muito frevo e outros ritmos carnavalescos. No trio elétrico, o arrastão foi comandado pelo baiano Rubynho, reunindo muita gente nas ruas e avenidas do circuito do Carnaval. O último a subir ao palco foi Jameckson, prata da casa, que encerrou a grade da noite com muito alto astral.

Presença de autoridades

A 2ª noite do evento foi prestigiada pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que visitou a cidade acompanhada por uma comitiva composta por prefeitos, deputados e secretários estaduais. Ela foi recepcionada pelo prefeito do município, Fabinho Lisandro, e curtiu o show de Dilsinho em um camarote instalado ao lado do palco.

Ascom

Multidão lota os polos da folia no terceiro dia do Carnaval de Petrolina

A terceira noite do Carnaval de Petrolina 2025 reuniu milhares de foliões nas ruas, destacando a riqueza cultural e a diversidade de estilos musicais que tornam a festa única. O evento proporcionou momentos inesquecíveis de alegria e celebração, reafirmando seu lugar como a maior festa de rua da cidade. Com um ambiente vibrante, diferentes ritmos e expressões artísticas se misturaram, conectando pessoas em uma atmosfera contagiante.

A animação começou cedo no Polo Canta Coração, na Rua 21 de Setembro, com a apresentação de bloquinhos carnavalescos. A banda Novo Skema abriu os shows e colocou o público para dançar. Em seguida, o grupo Pagode da 874 comandou a festa com um repertório diversificado, agradando a todos. Uma das atrações mais esperadas da noite, Camila Yasmine, trouxe seu show Toque de Timbaleiro e não decepcionou, garantindo a animação dos foliões. Para encerrar, a Orquestra Aquarela aqueceu os corações com as tradicionais marchinhas de frevo.

O Carnaval de Petrolina já se consolidou como um dos eventos mais esperados da região, atraindo foliões de diversas cidades. O baiano Felipe Cruz, natural de Pindobaçu, escolhe Petrolina como destino da folia desde 2017. “Há oito anos venho para cá porque me sinto à vontade para aproveitar, me divertir e curtir sem preocupações. Além da programação diversificada, que agrada a todos, a festa proporciona segurança e tranquilidade. Aqui podemos nos divertir e ser felizes sem medo. Parabéns a organização por essa festa maravilhosa!”, destacou.

A diversidade de atrações é um dos grandes diferenciais do Carnaval de Petrolina. No Polo Táxi Lunar, localizado na Orla, Davi Pimenta e Super Banda abriram a festa, seguidos por Ana Costa e Pagode Segredo. O encerramento ficou por conta de Matheus Torres. Já no Polo Bicho de Sete Cabeças, conhecido como Multicultural Matingueiros, o público curtiu apresentações de Baque Opará, Esquenta Hip Hop, Banda 4Nós, Dubaia, Mádara e Banda, consolidando mais um dia memorável de folia.

Nesta terça-feira (4), o quarto e último dia de festa promete levar ainda mais foliões às ruas de Petrolina, com 13 atrações programadas para um encerramento grandioso e memorável do Carnaval. No Polo Canta Coração, localizado na 21 de Setembro, a animação ficará por conta de Fernando Júnior, Swing Samba e Visão Musical. No circuito Orla, os foliões poderão curtir as apresentações de Edênio Lima, Alan Cleber, Jucie e Thiaguinho Carvalho. Já no Polo Multicultural, a festa será embalada por Matingueiros, Radiofônica, Tributo ao Mangue, Beat com Cabelo de Serpente e o Coletivo Under Prod, garantindo muita energia e diversão

Maiara Santos/Ascom
Fotos: Deivid Menezes e Ayrton Latapiat

Foliões destacam Petrolina como o Carnaval da alegria, dos ritmos e das recordações

O Carnaval de Petrolina tem se destacado nos últimos anos por ser uma festa multicultural, que oferece ao folião uma diversidade de ritmos e sons como, axé baiano, samba, pagode, rock, música eletrônica, maracatu e o tradicional frevo pernambucano. Os petrolinenses e turistas podem aproveitar essa pluralidade nos três polos carnavalescos da festa.

Assim como a diversidade de atrações, o carnaval de Petrolina destaca-se também por ser uma festa tranquila, marcada pela folia momesca, mas que resgata também a memória dos foliões mais antigos. “Aqui nós resgatamos memórias fazendo uma viagem nos carnavais que marcaram época nos anos 80, 90, e até outras décadas mais antigas. Um carnaval bem tranquilo, bem família, com crianças brincando e onde curtimos os grandes sucessos do axé, frevo, samba e marchinhas que nos levam a grandes recordações que vem desde a nossa infância e podemos partilhar nesse momento. Cada um com a sua alegria”, destaca o petrolinense, Ricardo da Silva.

Para o comerciante, Antônio Carlos, que curtiu a segunda noite do carnaval da Petrolina com a família e amigos no Polo 21 de Setembro, a festa tem uma característica única e diversa. “O bom é que essa é uma festa família, com uma mistura de ritmos, do axé ao frevo, do samba ao maracatu. Aqui a gente realmente vive e revive um carnaval de alegria, das fantasias, das boas lembranças, dos momentos que vivemos como foliões ao longo dos anos. Muito bom”, enfatiza.

O Carnaval de Petrolina homenageia este ano o cantor e compositor Petrolinense, Geraldo Azevedo. Nessa segunda-feira (3), no Polo da Praça 21 de Setembro (Polo Canta Coração), a festa está programa para começar às 18h. Nos polos Matingueiros (Polo Bicho de Sete Cabeças) e Orla (Polo Táxi Lunar), a festa começa a partir das 19h. O carnaval de Petrolina segue até esta terça-feira (4).

Marco Cerqueira/Ascom

Deivid Menezes

Ivete Sangalo dá bronca em foliões no Carnaval de Salvador: ‘Vai administrar a sua roda’

Ivete Sangalo não deixou passar nenhum deslize logo na estreia do carnaval de Salvador, e durante seu tradicional trio no circuito Barra-Ondina, na sexta-feira (28), chamou a atenção dos foliões que tentavam organizar as rodas de dança.

A cena aconteceu enquanto Ivete abria uma roda na multidão, um momento tradicional em seus shows, onde os foliões abrem espaço na pista antes de correrem ao centro em sintonia com a batida da música. No entanto, a espontaneidade foi substituída por alguns foliões que decidiram “organizar” as formações, tirando a fluidez do momento. “Tem muito administrador de roda (aí embaixo). Vai administrar a sua própria roda! Essa roda é minha!”, disparou Ivete do alto de seu trio elétrico.

Ivete, que tem três décadas de experiência no carnaval de Salvador, seguiu animando o público após a repreensão, garantindo que a energia contagiante da festa se mantivesse. O episódio viralizou nas redes sociais, com muitos fãs apoiando a postura da cantora e destacando seu carisma ao lidar com a situação. “Amei que ela botou ordem até nas rodas acesso”, publicou um usuário do X (antigo Twitter).

Estadão

Prefeitura pede que os foliões utilizem embalagens plásticas durante o Carnaval

Os petrolinenses e turistas vão poder levar bebidas para os polos do carnaval, mas é necessário que os carnavalescos substituam as tradicionais garrafas de vidro por embalagens plásticas. A medida foi adotada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação para apostando na conscientização para garantir a folia com segurança, sem comprometer o bem-estar do público.

A recomendação é por medida de segurança, já que o vidro, além de ser um material mais pesado, pode se romper com facilidade, gerando riscos de ferimentos e acidentes. As autoridades explicam que os recipientes plásticos são mais leves e não representam o mesmo perigo em caso de quebra. A medida também visa reduzir os riscos de violência, já que as garrafas de vidro podem ser usadas como armas, caso caíam nas mãos erradas.

Nos polos da Orla, Matingueiros e na Praça 21 de Setembro, será permitida a utilização de cooler, desde que esteja vazio ao entrar no local do evento. As bebidas devem estar, exclusivamente, em lata de metal ou plástico, elas podem ser consumidas no espaço e devem ser apresentadas na entrada do evento em sacos plásticos transparentes, o saco de gelo também deve estar lacrado. O cooler que estiver com produtos já acondicionados e com gelo não poderá adentrar no polo. Os materiais só podem ser depositados no recipiente no local da festa.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação reforça a importância de que todos os foliões, organizadores de blocos e comerciantes, sigam as recomendações e contribuam para um Carnaval ainda mais seguro e sustentável. Vale lembrar que em todo o entorno do evento haverá comercialização de alimentos e bebidas, garantindo assim o atendimento à demanda do público.

Luzete Nobre/Ascom Secretaria de Segurança Pública