Trabalhadores em marcha pela democracia no Recife, neste 1º de maio

Manifestações PT

Marcha pela democracia saiu da Praça do Derby e seguiu pela Avenida Conde da Boa Vista até o Marco Zero do Recife

Cerca de 15 mil pessoas, na avaliação da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE), participaram neste domingo, 1º de maio, Dia do Trabalho, da marcha pela democracia, no Centro do Recife. A concentração começou às 9h na Praça do Derby, que está abrigando, desde a semana passada, o acampamento popular em defesa da democracia. Duas horas depois, debaixo de chuva, a passeata deixou a praça para seguir pela Avenida Conde da Boa Vista.

“Nós não temos medo de chuva, de fascista e de golpista. A chuva é um bem, é São Pedro nos abençoando e nos dando um banho de energia para renovarmos as nossas forças e enfrentarmos esses tempos difíceis”, afirma o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, durante a manifestação pacífica, que levou duras horas no trajeto do Derby ao Marco Zero do Recife.

LEIA MAIS

Aerosmith faz show no Recife em outubro

Em mais 40 anos de carreira, a banda vendeu 150 milhões de álbuns/Foto: divulgação

Em mais 40 anos de carreira, a banda vendeu 150 milhões de álbuns/Foto: divulgação

 A banda americana Aerosmith confirmou a passagem pelo Brasil com a turnê Rock n’ Roll Rumble – Aerosmith Style 2016 em outubro deste ano. As apresentações foram marcadas em Porto Alegre no dia 11, São Paulo no dia 15, e Recife encerra a etapa brasileira no Classic Hall, no dia 21. Esta será a sexta passagem dos Bad Boys de Boston, como ficaram conhecidos no início da carreira, pelo país.

Desde os anos 70, o Aerosmith criou alguns dos maiores hits do rock mundial, como a balada Dream On e a fusão do rock com o rap de Walk This Way. Nos anos 90 conquistaram uma nova legião de fãs com o mega sucesso I Don’t Want to Miss a Thing e a divertida Pink.

Em 2000, a banda liderada por Steven Tyler entra para o Hall da Fama do Rock e em 2001 lança o álbum Just Push Play com o sucesso Jaded. Em mais 40 anos de carreira, a banda vendeu 150 milhões de álbuns, colecionou prêmios e fez shows com ingressos esgotados nas principais cidades do mundo.

A Mercury Concerts, produtora responsável pelos shows no Brasil, anunciará em breve a data de início das vendas e preços dos ingressos.

Com informações do JC online

Ato ‘enterra’ na areia em PE senadores indecisos e contra o impeachment

Protesto senadores Boa Viagem

Cartazes com fotos dos políticos indecisos e contra o impeachment foram fincados na Zona Sul do Recife (Foto: Bruno Marinho/G1)

A Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, voltou a ser cenário de um ato favorável a aprovação do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Neste sábado (23), placas com os rostos dos senadores que estão indecisos sobre o processo de afastamento da chefe do Executivo e contra foram fincados na areia, chamando a atenção de quem passava pelo local. Pelas estimativas dos organizadores, são 13 indecisos e 23 contrários.

Chamado de ‘Enterro da Vergonha’, o ato contou com faixas com mensagens como “Impeachment já” e “Fora Dilma”. Vestidos com camisas amarelas em que se lia “Meu partido é o Brasil”, os participantes da manifestação enterraram na areia bonecos que representam  a atual presidente do Brasil e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Motoristas que passavam na Avenida Boa Viagem interagiam com os manifestantes acionando as buzinas do veículo ao lerem o cartaz “Contra corrupção, buzine”.

“Nós voltamos às ruas para trazer às pessoas o conhecimento de quem não apoia ou ainda não se decidiu sobre o impeachment de Dilma. Acabou aquela época em que o cidadão votava e esquecia os políticos eleitos. Temos que ter voz e participar ativamente da política para sermos respeitados por aqueles que escolhemos para nos representar”, ressalta Gustavo Gesteira, representante do movimento Vem Pra Rua, que organizou esse ato semelhante ao realizado no dia 3 de abril, também na Praia de Boa Viagem. Na ocasião, foram os deputados indecisos ou contrários ao impeachment que tiveram suas fotos expostas no local.

Com informações do G1

Carcará perde para o Sport, mas pode reverter situação domingo jogando em casa

Salgueiro e Sport

Sport vence o Salgueiro por 1 x 0, mas ainda tem que passar pelo Carcará domingo no Sertão / Foto: Paulo Uchôa

Mesmo jogando mal, o Sport conseguiu abrir vantagem diante do Salgueiro na briga por uma vaga na final do Campeonato Pernambucano, ao bater o rival por 1×0, nesta quinta-feira, na Ilha do Retiro. O gol foi marcado por Vinícius Araújo.

No jogo de volta, domingo, no Sertão, o rubro-negro joga pelo empate. Se o Carcará vencer por um gol de diferença, a decisão vai aos pênaltis. Foi a primeira vitória leonina sobre os sertanejos em cinco partidas.

Com informações do NE10.

 

De 11 a 13/04 acontece em Recife o 3º Congresso Pernambucano de Municípios

congresso_amupe

Acontece no Recife de 11 a 13 de abril, no centro de convenções o – 3º Congresso Pernambucano de Municípios – o evento  contará  com palestras e mesas redondas e é patrocinado pela Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco) com apoio do Governo do Estado e de várias outras entidades.

O procurador geral do Ministério Público de Contas (MPCO), Cristiano Pimentel, participará de uma mesa redonda, na manhã do dia 12 de abril, sobre “O último ano de mandato e o controle externo” juntamente com o ministro José Múcio Monteiro (TCU) e o promotor de justiça Maviael de Souza Silva, que dará ênfase ao último ano de mandato, quando o gestor público enfrenta restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal e esse tema é de grande interesse por parte dos prefeitos pernambucanos.

O congresso será aberto pelo presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, com presença do prefeito Geraldo Júlio e do governador Paulo Câmara.

As palestras magnas serão proferidas pelo ministro aposentado do STF Carlos Ayres Britto (“As novas regras nas eleições municipais de 2016”) e o professor da UFPE, Adriano Oliveira (“A conjuntura brasileira e as perspectivas da gestão municipal”). A inscrição é gratuíta e pode ser realizada atavés do site do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.

Caso Beatriz: vereador do Recife cobra uma posição da Secretaria de Defesa Social

Vereador Henrique Leite

Vereador Henrique Leite (PT)

O caso do assassinato da menina Beatriz Angélica Mota, assassinada com vários golpes de faca, durante uma solenidade de formatura do Colégio Nossa Senhora Maria Auxiliadora, no centro de Petrolina, repercutiu também na Câmara Municipal de Recife-PE.

Na sessão desta quarta-feira (6) o vereador Henrique Leite (PT) cobrou uma solução. “Beatriz foi assassinada com 42 facadas e a polícia mais uma vez não dá uma informação concreta nem para família, amigos moradores e população do estado do Brasil. Foi um crime bárbaro e não podemos ficar calados”.

O vereador pediu uma posição da Secretaria de Defesa Social. “Fazendo uma comparação com o esporte, quando um técnico está perdendo os jogos ele é substituído. A mesma coisa é um delegado. Estão pedindo até peritos de fora para concluir o caso. O caso de Tarsila e Maria Eduarda até hoje foi um crime com dúvidas sobre quem matou as meninas. Quem não sabe fazer tem que ter hombridade e entregar o caso. E esse é meu apelo ao secretário de Defesa Social e ao governo do estado que estude a possibilidade de substituir o delegado e que dê o resultado imediato à população pernambucana e à família”.

Turista sérvia é assaltada no Bairro do Recife

Turista

Passar algumas horas no Recife num sábado à tarde ensolarado, almoçar uma comida regional e ver en passant a cidade era o plano da violonista servo-americana Vera Stefanovic, de 31 anos, e da cantora lírica brasileira Thayana Roverso. No entanto, um assaltou alterou o plano de ambas que desembarcaram ontem no começo da tarde do navio FC Poesia no Terminal Marítimo de Passageiros no Bairro do Recife. As duas iriam encontrar a jornalista Taciana Góes, prima de Thayana, que pediu para elas ficarem na calçada do terminal.

“Depois que chegamos à calçada, em menos de cinco minutos, apareceram dois meninos. Um deles com uma faca, puxou a bolsa dela (de Vera). Ela resistiu, puxou a bolsa, caiu e aí foi esfaqueada na cabeça”, conta a cantora. Segundo ela, a polícia demorou 40 minutos para chegar ao local e a ambulância do Samu, 30 minutos. “Como querem mostrar o lado bom do Brasil, se chega um navio com três mil turistas sem nenhum policiamento. É revoltante”, disse. Os ladrões levaram a bolsa da violonista.

A cantora afirmou que a violonista foi examinada por um médico e levará alguns pontos na cabeça. A violonista ficou toda ensanguentada, embarcou no navio depois do incidente e não quis mais sair de lá. O navio vinha de Buenos Aires e parou no Rio de Janeiro antes do Recife.

Com informações do NE10.

Esquema de segurança para o jogo do Brasil na Arena Pernambuco será apresentado nesta terça (22)  

Brasil-e-Uruguai

O Plano de Ação de Governo elaborado para a realização do jogo Brasil x Uruguai será apresentado, em coletiva à Imprensa, por quatro secretarias de estado nesta terça-feira (22), às 10h, no Salão das Bandeiras, no Palácio do Campo das Princesas.

A partida de futebol é eliminatória para a Copa do Mundo Rússia 2018 e ocorrerá na próxima sexta-feira (25), às 21h45, na Arena Pernambuco.

Dos 44.730 ingressos, não há mais nenhum disponível. Para garantir uma diversão de qualidade e segurança ao público, as secretarias estaduais de Cidades, Saúde, Defesa Social e Turismo, Esportes e Lazer esquematizaram ações conjuntas que serão aplicadas antes, durante e após o jogo.

Advogado do interior terá um super desconto quando for se hospedar no Recife

BME_009

Os advogados que residem no interior do Estado de Pernambuco, em viagem de negócios ao Recife, em breve poderão contar com uma confortável estrutura de hospedagem subsidiada pela Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE). Contrato neste sentido foi assinado pelos dirigentes da CAAPE e do Vela Branca Praia Hotel.

A partir do convênio viabilizado pela direção da CAAPE, os advogados regularmente inscritos e adimplentes com a OAB-PE podem se hospedar no Vela Branca Praia Hotel, localizado na Avenida Domingos Ferreira, n.º 4395, em Boa Viagem, com valor de diária diferenciado e subsidiado, e ainda com direito a café da manhã.

De segunda a sexta, a diária custa R$ 99,90 no apartamento individual; e R$ 129,90 no apartamento duplo. No final de semana os valores ficam por R$ 150,00 (quarto individual) e R$ 180,00 (quarto duplo). O Vela Branca Praia Hotel dispõe de 120 apartamentos com TV a cabo, frigobar, Wi-Fi grátis, dentre outras comodidades.

“Esta é mais uma de nossas ações, visando contemplar o advogado e a advogada do interior”, destacou Bruno Baptista, presidente da CAAPE. “Elegemos como uma das prioridades de nossa gestão, a interiorização das ações da CAAPE. E trabalharemos incansavelmente para atingir esse objetivo”, ressaltou Bruno.

Ainda de acordo com ele, o programa de hospedagem será lançado no início do mês de abril, em encontro que irá reunir, no Recife, os representantes da CAAPE junto às 25 Subseccionais da OAB em todo o Estado. “Nossos representantes têm a importante missão de auxiliar nas ações da CAAPE no interior”, concluiu o presidente Bruno Baptista.

Registrada segunda morte por chikungunya no Recife

Foi registrada, na sexta-feira (18), a segunda morte por chikungunya no Recife. A vítima foi uma mulher de 54 anos que morava no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife. Ela faleceu no dia 30 de janeiro, mas apenas nesta semana a causa da morte foi confirmada pela Secretaria Executiva de vigilância do município. De acordo com o secretário de saúde da cidade, Jaílson Correia, existe a ciência de que a chicungunha é uma doença pode causar a morte e registro desta semana “reforça toda a mensagem do controle do mosquito do Aedes Aegypti”.

“Nós procuramos fazer uma capacitação com toda a equipe da saúde para saberem manejar melhor os casos. A partir do dia 23 haverá uma agenda específica para isso. Também foi feito um protocolo para aquisição de medicamentos”, disse o secretário, referindo-se às ações desenvolvidas na cidade. O primeiro caso de morte por em decorrência de contágio com chicungunha foi registrado pela Prefeitura do Recife no dia 8 de março. Ele dizia respeito ao falecimento de uma paciente de 88 anos no dia 21 de fevereiro. A senhora estava internada em um hospital particular do Recife. Os nomes das vítimas não são divulgados.

De acordo com a Secretaria de Vigilância à Saúde, até a 9ª Semana Episdemológica de 2016, foram notificados 24 óbitos com suspeita de dengue. Em cinco desses casos foi confirmado que o motivou da morte era outro. “Nessa fase de análise dos casos e nessa fase de surto há uma tendência de alerta maior dos profissionais que podem colocar na notificação. O que tem que haver observação é com os casos confirmados”, completou Correia.

Com informações do Diário de Pernambuco

Petrolina recebe o primeiro voo da Azul nesta quarta(16)

azul-voe-passagens-15
O aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, recebe nesta quarta-feira (16) o primeiro voo da nova malha de operações da Azul Linhas Aéreas, que recentemente ampliou o número de voos no Nordeste. Saindo do Recife, a aeronave tem previsão de pouso em Petrolina às 23h58, onde será batizada com um jato de água dos Caminhões Contra Incêndio do aeroporto.
Na ocasião, os passageiros serão recepcionados com um kit de brindes que remetem ao artesanato local e um espumante. Além disso, haverá também apresentação do grupo musical Matingueiros.
Com a expansão de sua malha aérea, a Azul passará a operar, a partir do Aeroporto do Recife, 32 decolagens diárias para 24 destinos. Ao todo, de Petrolina, os passageiros poderão fazer conexão para 15 destinos com voos diários (Natal, Fortaleza, Maceió, Fernando de Noronha, Aracajú, João Pessoa, Juazeiro do Norte, Ilhéus, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo – Guarulhos e Campinas -, Belém e Teresina) e dois destinos com voos apenas aos sábados (Goiânia e Curitiba).
Informações NE10

 

120 mil pessoas protestam contra o PT e pedem impeachment em Boa Viagem neste domingo

Prostesto fora Dilma 13.03.16

A Polícia Militar estimou em 120 mil pessoas o número de participantes do protesto a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na orla do bairro de Boa Viagem, zona Sul do Recife. A passeata, que iniciou concentração por volta das 9h deste domingo em frente à Padaria Boa Viagem, na avenida de mesmo nome, iniciou o percurso pouco antes das 11h e foi encerrado por volta das 13h30.

A manifestação pacífica não teve registro de tumultos e contou com a participação de políticos locais que fazem oposição ao governo federal como a deputada estadual Priscila Krause (Dem), os deputados federais Betinho Gomes e Daniel Coelho (PSDB) e o vereador do Recife, André Regis (PSDB). Para o representante do Movimento Vem pra Rua em Pernambuco, Gustavo Gesteira, o número de participantes superou o registrado nos outros três atos organizados pelo grupo no ano passado.”A adesão é muito boa e muito importante. Na avaliação é cada vez mais pessoas estão chegando. Cerca de 185 mil confirmaram presença no evento pelo Facebook”, acrescentou. Nas varandas dos prédios na orla, muitos moradores também fizeram questão de declarar apoio à manifestação.

A estrutura do evento contou com três trios elétricos, um carro de  som, um boneco gigante do juiz Sérgio Moro e diversas bandas de percussão, que acompanharam o percurso. Para animar o cortejo, os participantes cantaram paródias de músicas populares ou marchas de carnaval em tom de protesto.

Os discursos, inflamados são de apoio ao juiz Sérgio Moro e à Operação Lava-Jato e de ataque a Dilma. “É hoje que a gente vai bater o pau na cabeça da jararaca”, disse um dos líderes do ato, aom microfone, enquanto uma cobra de plástico é levado no capô do caminhão de som. Pequenos bonecos infláveis do ex-presidente Lula, batizados de Pixulecos, foram vendidos por R$ 20 para ajudar no custeio do ato.

Entre os participantes, o empresário Gustavo Albuquerque, que fez questão de levar filha, cunhada e sobrinhos: “É importante para mudar a forma de governar o país. Não adianta ficar do jeito que as coisas estão. Combustível, comida, cada vez mais caros. Pagamos impostos e não sabemos para onde vai o dinheiro. Estou aqui por melhorias na saúde e na educação”, justificou.

Com informações do DP.

Policiais militares da Guarda Externa do Complexo do Curado atingem dois detentos

curado

Na noite desta terça-feira (8), na tentativa de conter uma confusão iniciada no pátio do Presídio Agente Penitenciário Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), no Complexo do Curado, Zona Oeste do Recife, policiais militares da Guarda Externa, atingiram  dois internos com disparos de arma de fogo.

Durante  o tumulto registrado a unidade estava sem energia elétrica devido a uma queda de energia.

Segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), trata-se de Wagner Cruz de Brito e Joab Marques de Pontes, ambos socorridos e encaminhados para o Hospital Otávio de Freitas (HOF).

Paratletas de Petrolina participam de evento esportivo no Recife

Reunião paratleta 1

Até este domingo, 6, no Recife (PE), acontece o Circuito Brasil Caixa loterias de Atletismo, Halterofilismo e Natação, evento esportivo que conta com a participação de paratletas de Petrolina, que integram a Associação Petrolinense de Atletismo (APA). De acordo com o executivo municipal, dessa vez os atletas recebem apoio da prefeitura de Petrolina, através das Secretarias de Cidadania e Acessibilidade.

O treinador da APA, Marciano Barros, destaca que os paratletas de Petrolina estão preparados para encarar o desafio na competição e se fortalecem para participar das olimpíadas 2016.

“O paratletismo petrolinense está fortalecido e ganhando força como campeão em várias competições que aconteceram em 2015 e no início de 2016, por essa razão estamos confiantes em bons resultados que poderemos levar para o nosso município”, disse o treinador Barros.

Compesa e prefeitura são notificadas por Ministério Público e terão que retomar serviço na rede de saneamento em Recife

Compesa 1

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou, ao Governo do Estado de Pernambuco, à Prefeitura do Recife e à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) que adotem as medidas necessárias para retomar o serviço de funcionamento das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) localizadas no Recife, de modo a garantir a proteção do meio ambiente local, evitando assim a eliminação de dejetos de maneira inapropriada.

De acordo com o promotor de Justiça Ricardo Coelho, um inquérito civil apontou que o serviço de esgotamento sanitário vem sendo negligenciado em algumas localidades do Recife, muitas das quais, apesar de serem atingidas pelo gravame da Compesa- não usufruem do serviço devido de modo efetivo, tampouco potencial. Segundo a Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE), o prejuízo na prestação do serviço de saneamento básico na região seria devido à invasão de algumas ETEs por populares.

A Lei Federal nº 8.987/95, que dispõe sobre a concessão de serviços públicos, em seu inciso VII, atribui ao poder concedente, titular do serviço público, zelar pela boa qualidade do serviço, receber, apurar e solucionar queixas e reclamações dos usuários. A Lei também estabelece que toda a concessão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários.

O MPPE recomenda ainda que no caso da impossibilidade da retomada imediata das estações comprometidas, a Compesa deve fazer o imediato redirecionamento da prestação do serviço público para outra (s) ETE (s) que possam comportar a demanda, até que as estações comprometidas sejam liberadas para o regular e integral funcionamento.

As entidades notificadas devem cientificar ao MPPE, em 15 dias, sobre o acatamento, ou não, da recomendação. A recomendação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (24).

Com informações do MPPE

14151617