Sistema prisional de Pernambuco recebe um repasse no valor de R$ 44,7 milhões

(Foto: Ilustrativa)

O sistema prisional voltou a ter  destaque negativo recentemente, com o massacre de 60 detentos em unidades prisionais do Amazonas. Para amenizar as carências do setor o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) liberou R$ 1,2 bilhão para o sistema prisional, deste valor R$ 44,7 milhões foi destinado para o estado de Pernambuco.

Em Pernambuco, R$ 31,9 milhões serão destinados à abertura de novas vagas e outros R$ 12,8 milhões, à compra de equipamentos que reforcem a segurança nos presídios.

Conforme a assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, na próxima semana, o secretário Pedro Eurico deve participar de um encontro com secretários de outros estados para discutir o tema e a aplicação dos recursos. Não foi informado ainda se o montante para a abertura de novas vagas será utilizado em alguma unidade prisional ainda não anunciada pelo Governo ou na conclusão de complexos prisionais que já tiveram obras iniciadas, como os de Araçoiaba e de Itaquitinga. Atualmente, Pernambuco tem um déficit de cerca de 20 mil vagas. De 2015 para cá, duas novas unidades foram abertas – Santa Cruz do Capibaribe, com 176 vagas, e Tacaimbó, com 676.

Conforme o Governo Federal, o repasse é o “maior investimento jamais realizado no sistema penitenciário do Brasil”. Do total de R$ 1,2 bilhão, R$ 799 milhões serão destinados à construção de penitenciárias nos estados, e R$ 321 milhões, à promoção da cidadania.

Com informações do FolhaPE

Caso Beatriz: A delegada Gleide Ângelo retorna a Petrolina

(Foto: Internet)

A delegada Gleide Ângelo, chega a Petrolina, hoje (03) para dar continuidade as investigações do caso Beatriz, esta é a segunda vez que a delegada visita à região.

Designada em dezembro de 2016 para assumir o comando das investigações do caso, da menina Beatriz Angelica, que foi assassinada com 42 facadas durante a festa de formatura de segundo grau da irmã, no Colégio Maria Auxiliadora, na noite do dia 10 de dezembro de 2015, e até hoje ninguém foi preso ou indiciado pelo o crime.

Em 13 de dezembro. A delegada esteve em reunião no Ministério Público de Pernambuco da região, quando informou que a partir dali iria analisar os 13 volumes do inquérito sobre o caso.

com informações do JC Online

Justiça pede suspensão dos direitos políticos de João Paulo e Luciano Siqueira

Foto: Acervo JC Imagem

Uma decisão do juiz Honório Gomes do Rego Filho, da Vara dos Crimes Contra a Administrativa Pública, publicada no site do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) no último dia 23 de dezembro condenou o ex-prefeito João Paulo (PT) e o vice-prefeito Luciano Siqueira (PCdoB) a uma pena de três anos e seis meses de reclusão e estipulou uma multa para o petista e o comunista devido a um contrato firmado entre a prefeitura do Recife e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec).

Ainda de acordo com o juiz Honório Gomes, “a pena privativa de liberdade será cumprida em regime aberto”. Em sua decisão, ele estipula que, com fundamento no artigo 15, III, da Constituição Federal de 1988, suspende os direitos políticos dos réus “pelo tempo que perduraram os efeitos da condenação penal”.

João Paulo e Luciano Siqueira, que foi reeleito vice-prefeito na chapa de Geraldo Julio (PSB), disputaram a eleição passada em palanques opostos, mas faziam parte da mesma gestão de 2002 a 2005 quando a prefeitura firmou três contratos com a Finatec. Em 2008, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) julgou o contrato irregular e abriu uma auditoria especial. O processo teve prosseguimento porque a Justiça entendeu que houve improbidade administração em virtude do então prefeito ter contratado a Finatec sem licitação pública.

À reportagem do JC, João Paulo e Luciano Siqueira afirmaram que não poderiam comentar a decisão porque ainda não tinham conhecimento dela. Eles estão sendo representados pelo advogado José Henrique Wanderley.

Com informações do NE10.

Lombadas eletrônicas serão desligadas na região metropolitana do Recife

A partir das 5h desta sexta-feira (30), as lombadas eletrônicas das rodovias mais movimentadas da Região Metropolitana do Recife (RMR) serão desligadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Pernambuco. De acordo com o órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, os equipamentos de fiscalização eletrônica só serão religados às 5h da próxima segunda-feira (2), após as festividades de fim de ano.

Em nota, o DER informou que o desligamento busca dar mais fluidez ao trânsito nas vias que levam aos destinos mais procurados pelos pernambucanos no fim do ano, minimizando os transtornos com congestionamentos e facilitando a mobilidade. Em Aldeia, no município de Camaragibe, será desligada a lombada da PE-027, no quilômetro 0,7. Na PE-035, em Itapissuma, os equipamentos ficarão sem funcionar nos quilômetros 7,3 e 7,9.

Ainda de acordo com informações do DER, no sentido do litoral sul do Estado, na PE-060, em Ipojuca, o desligamento ocorrerá nos quilômetros 16,63. E na BR-232, na altura do bairro do Curado, nos quilômetros 6,2 e 9,2.

O Departamento de Estradas de Rodagem também informou que intensificará a fiscalização nas estradas por meio da ‘Operação Integrada’. O trabalho abrange todas as áreas de Pernambuco nas rodovias mais movimentadas, no Agreste, no Sertão e na Região Metropolitana do Recife. Os trabalhos seguem até o final de janeiro de 2017, informou o órgão fiscalizador. A parceria do DER nessas ações conta com as participações do Detran-PE, do Bptran, do BPRv e da CTTU.

Révellion de Recife terá show pirotécnico com tecnologia inédita no Brasil

Imagem ilustrativa

As areias da Praia de Boa Viagem estarão tomadas pelo público a fim de ver a famosa queima de fogos do Réveillon do Recife. Desta vez, os presentes poderão conferir cerca de 15 minutos de pirotecnia, dois a mais que no ano anterior. De acordo com Moisés Lanza, diretor do Grupo Lanza de Pirotecnia, responsável pelo espetáculo, o público verá várias novidades em relação aos anos anteriores.

Segundo Lanza, novos artefatos e tecnologias serão usados para o evento. “Vamos trabalhar com mais cores e fogos mais coreografados para dar amplitude, ou seja, eles poderão ser vistos em uma maior extensão”.

Além disso, Lanza aponta para o uso de produto chinês, pioneiro e referência no segmento. “Estamos trazendo a bomba ghost para o Réveillon do Recife. Ela será usada pela primeira vez no Brasil”. Outros detalhes ainda serão testados e poderão fazer parte do espetáculo.

O diretor ainda conta sobre a estrutura utilizada. Ao todo, serão cerca de 15 toneladas de fogos, colocadas em balsas localizadas a uma distância de 300 metros da areia. A detonação vai ser feita por uma equipe em terra, mas a empresa garante que “como backup de segurança uma pessoa estará localizada na balsa”.

A empresa assumiu, pela primeira vez, a queima de fogos do Recife, mas já foi responsável pelo espetáculo em Copacabana por três anos, Curitiba e outras cidades brasileiras.

 Com informações do Pernambucoig

Falsos agentes da Polícia Federal assaltam prédio no Recife

Assaltantes vestiam camisas da PF e portavam suposto mandado de busca e apreensão/Foto: Internet

Um comunicado nos elevadores deu o alerta aos moradores: quatro homens que se passavam por policiais federais conseguiram ter acesso a um dos apartamentos do condomínio de luxo, no bairro do Monteiro, na Zona Norte do Recife, e de lá levaram alguns objetos. O caso ocorreu no último dia 13, às 5h20, mas só ontem a informação chegou à imprensa, envolta em mistério

De acordo com o comunicado, uma caminhonete de cor prata chegou ao local com quatro homens vestindo camisas com a inscrição “Polícia Federal”, munidos de um suposto mandato de busca e apreensão. Eles teriam apresentado o documento ao porteiro, pedindo acesso a um apartamento e o funcionário os acompanhou ao local – como mandam as regras do condomínio, de onde saíram 20 minutos depois com alguns objetos.

O morador do apartamento visitado pelos falsos policiais federais chegou ao edifício às 7h30 e ao ser informado do ocorrido disse que se trataria de furto e teria registrado queixa na polícia. “Esta administração está colaborando com o processo investigativo e espera que os fatos sejam devidamente esclarecidos pelas autoridades competentes”, dizia o comunicado.

LEIA MAIS

“Mal da Vaca Louca” pode ter sido a causa da morte de paciente no Recife

Secretaria de Saúde investiga morte de paciente por doença rara em Pernambuco

A suspeita da morte de um paciente no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), bairro de Santo Amaro, área central do Recife, pela doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), que tem como variante mais conhecida, erroneamente, o termo “Mal da Vaca Louca” está sendo investigada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O corpo do homem não identificado, de 58 anos, foi encaminhado para o Serviço de Veri򀀀cação de Óbito (SVO)

A Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) é uma doença priônica, do sistema nervoso central que se manifesta de várias formas clínicas. Os sinais ou sintomas mais frequentes são demência rapidamente progressiva associada a tremores musculares de extremidades.

LEIA MAIS

Joel da Harpa critica Governo por prisão de policiais militares em mobilização

Para deputado, medida “infringiu todos os princípios de um Estado Democrático de Direito”. Foto: Jarbas Araújo

“Em vez de se posicionar para o diálogo, o Governo está preocupado em perseguir e em radicalizar”, considerou o deputado Joel da Harpa (PTN), em discurso no Plenário nesta terça (13). No pronunciamento, o parlamentar criticou a prisão, na semana passada, de diretores da Associação Pernambucana de Cabos e Soldados (ACS) durante manifestação de policiais e bombeiros militares no Centro do Recife.

Para Joel da Harpa, a medida “infringiu todos os princípios de um Estado Democrático de Direito” e revelou “a arbitrariedade, a truculência e a falta de respeito do Palácio do Campo das Princesas com aqueles que estão à frente de movimentos reivindicatórios”.

Os dirigentes da ACS foram presos preventivamente, na tarde da última sexta (9), por supostamente haverem descumprido decisão judicial. Segundo o Comando da Polícia Militar, uma determinação da Justiça impedia a realização de mobilizações que decidissem sobre uma possível greve na corporação. No dia seguinte, nova deliberação judicial reverteu as prisões.

O deputado lembrou que, apesar de não decretarem greve, os policiais estão realizando “operação-padrão”. Nesse tipo de ação, agentes de segurança pública se negam a realizar jornadas extras, a utilizar viaturas irregulares e a fazer patrulhamentos se não dispuserem de armamento, coletes e rádios de comunicação adequados.

“A polícia não está nas ruas, e o Governo tenta passar uma falsa sensação de segurança. O Exército está aqui, mas não tem preparo para policiamento de vias nem dispõe de armamento proporcional ao nosso contexto de segurança”, analisou.

LEIA MAIS

Manifestantes fazem protesto contra Temer no Recife

O grupo bloqueou o trânsito causando congestionamento

Manifestantes realizam nesta terça-feira um protesto na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, no Recife. Com faixas e gritos de guerra contra o governo do presidente Michel Temer, o grupo também queimou pneus e bloqueou o trânsito nos dois sentidos da via.

Para esta tarde está previsto um ato unificado contra a PEC-55, que limita por 20 anos os investimentos públicos nas áreas de saúde e educação. A concentração está marcada para as 15h, na Praça do Derby, área central do Recife.

Com informações do Diário de Pernambuco.

Caso Beatriz: chefe da Polícia Civil realiza entrevista coletiva nesta sexta-feira em Recife

menina beatriz(1)O Chefe da Polícia Civil de Pernambuco, delegado Antônio Barros, vai realizar uma entrevista coletiva para falar sobre o andamento das investigações do caso da menina Beatriz Mota. A coletiva acontecerá no gabinete da Polícia Civil, que fica na rua da Aurora, 405, 1º andar, Boa Vista, em Recife.

Sandro e Lucinha, pais de Beatriz, não vão poder comparecer no encontro. O casal está se preparando para a manifestação de fé que acontecerá neste sábado (10), às 9h, em frente ao Colégio Maria Auxiliadora.

 

Protesto contra a vaquejada sai em caminhada pelo Bairro do Recife

a-favor-do-fim-da-vaquejada

Manifestantes protestam contra a vaquejada e saem em caminhada pelo Bairro do Recife/ Foto: Tato Rocha JC Imagem

Um protesto contra a vaquejada reuniu cerca de 40 pessoas ontem (27) numa concentração na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. Munidos de faixa e gritando palavras de ordem como: “vaquejada não é esporte, não é cultura, é tortura”. “Não aceitamos que a vaquejada seja transformada em cultura, porque isso abre precedente para maus tratos aos animais e outras práticas como a rinha de galo e a farra do boi – no qual o animal desfilava e era apedrejado –”, conta a presidente da Federação das Associações Organizadas da Sociedade de Proteção aos Animais de Pernambuco (FAO), Luciane Nascimento.

Representantes de 11 entidades filiadas a FAO participaram do protesto, fazendo uma pequena caminhada na tarde deste domingo pelas ruas do Bairro do Recife. “A vaquejada pode continuar como evento, show. O que queremos é o animal seja substituído por outra forma de entretenimento, tirando o animal do picadeiro. Pode continuar a parte de shows e gastronomia”, defende Luciane. Ela argumenta que em alguns lugares fora do País já está sendo usado um boi mecânico.

Com informações do Ne10

Governo de Pernambuco esclarece denúncia de irregularidades em estádio

27/02/2014. Credito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press. Inauguracao da casa da TV Clube, na pra ca doArsenal.. Carnaval 2014. na foto - Geraldo Julio e Paulo Camara

Paulo Câmara e Geraldo Julio integraram Comitê das Parcerias Público-Privadas do governo do Estado durante a construção da Arena de Pernambuco

Após a revista Istoé revelar que o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o prefeito reeleito, Geraldo Julio, o senador Fernando Bezerra (PSB) e o deputado federal,Tadeu Alencar (PSB), foram colocados na lista de investigação do Supremo Tribunal Federal (STF), em um inquérito que apura irregularidades em licitações na Arena Pernambuco, os socialistas se manifestaram, no início da tarde desta terça-feira, sobre a denúncia.

Em nota, o governador, o prefeito e o deputado, se colocam como ex-integrantes do Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas do Estado de Pernambuco (CGPE), e afirmam que a licitação para a construção do estádio, em 2009, observou todos os requisistos, prazos e exigências da Lei de Concessões e da Lei dasParcerias Público-Privadas, não decorrendo desse fato qualquer irregularidade, fraude ou frustração do caráter competitivo da disputa.

Os socialistas afirmam ainda que a Arena foi entregue em junho de 2013 e custou R$ 479 milhões, tendo apenas 75% da sua construção sendo financiada pelo BNDS e sendo “a mais barata entre outras arenas construídas no País”.

Eles afirmam ainda que não houve superfaturamento e destacaram que o contrato de concessão foi aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“o Governo do Estado de Pernambuco e os ex-integrantes do CGPE, enquanto ocupantes de funções públicas, estarão à disposição para prestar todas as informações necessárias sobre a construção da Arena Pernambuco”.

Confira a nota na íntegra:

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o deputado federal Tadeu Alencar, como ex-integrantes do Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas do Estado de Pernambuco (CGPE), vêm a público prestar os esclarecimentos abaixo, diante da reportagem publicada na edição online da revista Istoé:

1 – A licitação para a construção da Arena, ocorrida em 2009, observou todos os requisitos, prazos e exigências da Lei de Concessões e da Lei das Parcerias Público-Privadas, que preveem a possibilidade de o autor do projeto participar da licitação, não decorrendo desse fato qualquer irregularidade, fraude ou frustração do caráter competitivo da disputa;

2- A Arena Pernambuco foi entregue em junho de 2013 e custou R$ 479.000.000,00 (base maio de 2009), tendo apenas 75% da sua construção sido financiada pelo BNDES e sendo a mais barata entre as arenas construídas no Brasil, levando em conta a capacidade instalada. O restante do valor do contrato deveria ser pago durante a exploração do Estádio (contraprestação para a operação da Arena);

3 – Não houve superfaturamento. O percentual do terreno da Cidade da Copa foi validado pela Fundação Getúlio Vargas, não tendo sido questionado pelo Tribunal de Contas da União e do Estado. O terreno não foi entregue à Concessionária, continuando no patrimônio do Estado de Pernambuco;

4 – Considerando que as receitas estimadas não se confirmaram, o contrato de concessão foi rescindido, tendo os parâmetros utilizados na rescisão sido aprovados pelo Tribunal de Contas do Estado, por meio de formalização de Termo de Ajuste de Gestão (TAG);

5 – Importante destacar que o contrato de concessão foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), na decisão de número 0101011/2011, tendo sido igualmente analisado, sem objeções, pelo Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e BNDES;

6 – A análise encomendada pelo Governo do Estado de Pernambuco à Fundação Getúlio Vargas está disponível no Portal da Transparência no www.transparencia.pe.gov.br .

Como têm feito todas as vezes que é provocado, o Governo do Estado de Pernambuco e os ex-integrantes do CGPE, enquanto ocupantes de funções públicas, estarão à disposição para prestar todas as informações necessárias sobre a construção da Arena Pernambuco.

Com informações da Folhape.

Geraldo é reeleito prefeito do Recife com 61,30% dos votos válidos

oie_3110314brv7dp6x

Geraldo Julio durante discurso da vitória no bairro do Recife

Reeleito prefeito do Recife com 61,3% dos votos, Geraldo Julio (PSB) aproveitou o discurso da vitória para pedir o apoio das lideranças políticas que não participaram da sua campanha. Em ato público no Bairro do Recife, na noite deste domingo (30), o socialista comemorou a reeleição e agradeceu o apoio dos eleitores e partidários, mas reforçou que a decisão do pleito põe fim aos palanques, fazendo, desta forma, um aceno a antigos aliados.

“A eleição acabou. Agora, é hora de a gente unir todos os moradores do Recife. Quero contar com o apoio de todas as lideranças politicas, aquelas que estiveram com a gente e aquelas que estiveram em outros palanques. Os palanques estão sendo desmontados a partir de hoje. E a partir de hoje é todo mundo junto, para lutar contra as dificuldades que fazem parte da vida do povo da nossa cidade”, declarou.

Desta forma, o gestor faz um aceno ao PSDB e ao DEM, que, apesar de terem candidaturas no primeiro turno, anunciaram apoio ao socialista no segundo turno, sem ocupar cargos. Nos bastidores, comenta-se que as legendas estariam articulando um acordo de atuação em conjunta, visando ao pleito de 2018.

No discurso, Geraldo destacou a construção da Frente Popular do Recife, que hoje conta com o apoio de 20 partidos. Ele ainda disse que quer continuar ampliando sua base para, junto com outras lideranças, continuar com os planos do padrinho Eduardo Campos. “O que estamos fazendo juntos é construir um futuro melhor. O que a gente quer é fazer o que a gente aprendeu com lideranças como Miguel Arraes e nosso saudoso amigo Eduardo Campos”, afirmou.

Com informações da Folha de Pernambuco.

Candidatos do Recife fazem debate morno com comparação de administrações

O ex-prefeito João Paulo Lima (PT) e o prefeito e candidato à reeleição em Recife pelo PSB, Geraldo Júlio (à dir.) (Foto: Folha de SP)

O ex-prefeito João Paulo Lima (PT) e o prefeito e candidato à reeleição em Recife pelo PSB, Geraldo Júlio (à dir.) (Foto: Folha de SP)

O último debate entre o prefeito Geraldo Julio (PSB) e o ex-prefeito João Paulo (PT), candidatos à Prefeitura do Recife, foi morno, com uma sucessão de comparações entre as duas administrações. Os dois enfrentaram-se na noite desta sexta-feira (28), na TV Globo.

As críticas –bem mais contidas que no debate do dia anterior– se deram quando o candidato do PT comentava a atual administração e quando Geraldo analisava os oito anos em que João Paulo administrou a cidade.

As polêmicas começaram quando eles trataram dos índices de segurança e das condições das escolas municipais.

“A única fez que o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) teve queda foi durante a gestão dele”, criticou Geraldo Julio.

“O candidato tenta esconder a péssima realidade da educação na cidade do Recife”, rebateu João Paulo.

LEIA MAIS

Camilo Simões, secretário de Turismo do Recife, é achado morto na casa de parentes

oie_171142170wfh4dqu

Gestor integrava equipe do prefeito Geraldo Julio, que concorre à reeleição

O secretário de Turismo da Prefeitura do Recife, Camilo Simões, 31 anos, faleceu neste domingo. Pessoas próximas ao gestor confirmaram a informação, mas preferiram não se pronunciar. De acordo com informações de bastidores ele estava sozinho na casa da sogra, em Boa Viagem, e teria sofrido uma ‘morte súbita’.

Nesse sábado, Camilo Simões participou de um ato de campanha ao lado do prefeito Geraldo Julio (PSB), que é candidato à reeleição. Fiel aliado do gestor socialista, ele costumava usar as redes sociais para defender a administração municipal na campanha eleitoral.

Durante o final de semana, Camilo Simões publicou uma foto na avenida Boa Viagem, afirmando que estava “voltando à ativa” nos exercícios físicos. No Twitter, comentários fazem menção a Camilo Simões, lamentando a morte do secretário de Turismo.

Formado em Publicidade e Propaganda, Camilo Simões já atuou como executivo de contas na área de acordo com informações publicadas no site da prefeitura do Recife. Ele foi chefe de gabinete do deputado estadual Waldermar Borges (PSB) e coordenador da Juventude na campanha de Geraldo Julio, em 2012.

PERFIL

Em janeiro de 2013, Camilo Simões se incorporou à equipe de Felipe Carreras onde ocupou a Gerência-Geral de Lazer e Eventos e, posteriormente, a Secretaria-Executiva. Ele deixa uma esposa e dois filhos pequenos, Pedro e Teo.

Com informações do NE10.