Debate sobre Microcefalia em Pernambuco pede mais qualificação profissional e pensão para crianças afetadas

Debate Microcefalia 1

Na quinta-feira (25), o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude realizaram o Seminário Estadual da Microcefalia e os Cuidados Socioassistenciais.

O encontro que ocorreu no auditório da faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), objetiva abranger 184 municípios pernambucanos e ainda o arquipélago de Fernando de Noronha.No seminário foram abordadas as questões da doença sob o olhar de assistência social, por meio de políticas públicas desenvolvidas a partir dos serviços ofertados pelo Estado.

A microcefalia é uma má formação, na qual o bebe nasce com o perímetro cefálico igual ou menor que 32 centímetros. O secretario de desenvolvimento social, criança e juventude, Isaltino Nascimento, destacou que além do benefício B-P-C, recebido por deficientes físicos e idosos, é necessário um auxilio específicos para ajudar as famílias com casos de microcefalia.

“Nossa ideia é ver como nossos profissionais da assistência podem identificar os perfis e as necessidades dessas famílias, também levando em consideração que Pernambuco tem o maior índice de casos de microcefalia registrados no Brasil”, pontuou o secretário na abertura do evento.

Isaltino também ressaltou que a atenção direcionada às famílias das crianças com o diagnóstico devem acontecer por meio dos equipamentos e ações que o Estado já dispõe e políticas públicas articuladas de forma multidisciplinar com os municípios e órgãos responsáveis pela assistência, a exemplo dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e de Referência Especializado (CREAS).

De acordo com o gerente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEAS), Joelson Rodrigues, um balanço da situação no Estado traçou o perfil das famílias, onde os números mais recentes (fevereiro de 2016) apontam 1.601 notificações ‐ em cerca de 90% dos municípios pernambucanos ‐, com 209 casos confirmados de microcefalia, em 76 municípios. Os maiores índices dos casos estão registrados no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista.

SDS abre inscrições para Guarda Patrimonial em Pernambuco, Salgueiro oferece 40 vagas

Guarda Patrimonial 1

A Secretaria de Defesa Social (SDS) abre inscrições na Guarda Patrimonial do Estado de Pernambuco para a Atividade de Guarda de Estabelecimentos Prisionais, a informação é do Secretário de Defesa Social Alessandro Carvalho Liberato de Mattos, que no uso de suas atribuições, publicou o edital do certame no diário oficial do Estado.

Artigo 1º do edital destaca que às inscrições são para militares inativos do Estado (praças) que desejarem, em caráter voluntário e remunerado, desempenhar, exclusivamente, atividades de guarda de muros e guaritas de estabelecimentos prisionais no Estado, nos quantitativos estabelecidos no Anexo I da presente portaria. As inscrições para o preenchimento das vagas existentes dar-se-ão por polos e terão caráter permanente.

O Tenente Coronel PM/PE – Isaac Pereira Guerra, Comandante do 8ºBPM em Salgueiro, convoca os militares inativos do Estado (praças) que desejarem, em caráter voluntário e remunerado, desempenhar, exclusivamente, atividades de guarda de muros e guaritas de estabelecimentos prisionais do Polo de Salgueiro, nos quantitativos estabelecidos no quadro abaixo, para uma reunião na sede do 8ºBPM, às 09h da quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016.

As vagas estão distribuídas nas seguintes unidades prisionais: Presídio de Salgueiro (40 vagas); Cadeia Pública de Cabrobó (24 Vagas); Cadeia Pública de Belém de São Francisco (12 Vagas); Cadeia Pública Feminina de Verdejante (12 Vagas).

Para concorrerem às vagas disponíveis no Polo Metropolitano os militares inativos deverão realizar suas inscrições na sede da Guarda Patrimonial do Estado, em Recife; e, para os demais, as OME (Batalhões) localizadas nas sedes dos respectivos polos, apresentando a documentação abaixo, exigida no Decreto nº 32.983, de 04 de fevereiro de 2009, no horário das 08h às 12h, de segunda a sexta-feira; ou, ainda, encaminhando a referida documentação para o endereço eletrônico da Guarda Patrimonial de Pernambuco ([email protected]), indicando na mensagem enviada o polo de inscrição pretendido:

Art. 4º diz que os militares inativos designados perceberão, a título de retribuição financeira, o valor de R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos reais) mensais, mais R$ 246,40 (duzentos e quarenta e seis reais e quarenta centavos) a título de vale-refeição, além dos outros direitos previstos no artigo 5º da Lei nº 11.116, de 22 de julho de 1994, e suas alterações.

Parágrafo único – Os militares inativos selecionados e designados concorrerão a escala de 24 horas de serviço por 72 horas de folga, observando-se, quando de serviço, a proporcionalidade limite de 3 horas de trabalho, para três de descanso, tendo em vista a natureza dos serviços a serem executados.

Sintepe realiza assembleia geral nesta quarta-feira e ameaça Paulo Câmara com greve

professores-sintepe

A partir das 9h da manhã desta quarta-feira (17), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) promove, no Teatro da Boa Vista, no Centro do Recife, uma assembleia geral para discutir a campanha salarial 2016.

Em pauta a campanha salarial 2016, o calendário de mobilizações e preparação à Greve Nacional. O evento sindical este ano trata do cumprimento da Lei do Piso, coloca-se contra a terceirização e contra o que cha,a de ações privatizantes na Educação Pública em Pernambuco.

“Em outubro, o Governo do Estado deu início ao portal Escola Conectada, projeto realizado por meio de uma parceria com os Institutos Natura, Sonho Grande e Co-responsabilidade pela Educação (ICE). Segundo o Governo do Estado, a ação visa desenvolver um estudo sobre os custos e o desempenho das unidades de ensino integral do Estado. Essa aproximação de institutos de caráter privado preocupa os defensores da Educação Pública de qualidade que são contra as Escolas Charters, escolas públicas com gestão privada, inclusive com a transferência de recursos financeiros do Estado”, diz o sindicato.

O Sintepe informou que encaminhou, no dia 12 de janeiro, um ofício para o Governo do Estado através da Secretaria de Administração e de Educação reivindicando o reajuste salarial de 11,36% estabelecido pelo MEC e por dentro do Plano de Cargos e Carreira.

“O Governo Estadual não apresentou propostas sobre o reajuste salarial até o momento”.

Com informações do Blog do Jamildo

Postagem de Bruce Lee o rei Kung Fu na página da Prefeitura do Recife gera polêmica no Facebook

Bruce Lee 1.1

Uma publicação da Prefeitura do Recife na página oficial do Carnaval do Recife e compartilhada na página oficial do Poder Executivo no Facebook vem gerando polêmica. A postagem, feita no último domingo (7), mostra um lutador, acompanhado da legenda: partiu Recife Antigo!

A publicação não foi bem recebida pelos internautas, especialmente após os episódios de violência registrados entre a noite desta segunda-feira (8) e madrugada desta terça-feira (9). Nos comentários, muitos acusaram a Prefeitura de incitação à violência durante a folia da cidade.

A foto já acumulava mais de 200 curtidas e cerca de 30 comentários quando foi deletada das páginas, por volta das 11h20 desta terça-feira (9). “Essa trolada não foi legal…”, comentou o internauta Felipe Melo. Outras pessoas também afirmaram sua indignação dizendo que a atitude foi “péssima e vergonhosa”. Por outro lado, houve quem achou graça e levou tudo na brincadeira.

A Folha de Pernambuco entrou em contato com representantes da Prefeitura, mas eles informaram que não vão se pronunciar sobre o assunto.

TJPE suspende liminar que derruba reajuste das passagens de ônibus na RMR

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves, concedeu, na manhã desta quinta-feira (28), a suspensão da liminar que derruba o reajuste das passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife. Com a decisão, o preço do Anel A, por exemplo, permanecerá em R$ 2,80.

O pedido foi encaminhado pelo Estado contra decisão publicada no dia 26 de janeiro, assinada pelo Juízo do 4º Juizado da Fazenda Pública da Capital. O Estado alegou que o estudante Márcio José da Silva Moraes tomou posse no Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) no dia 11 de janeiro, desde então tendo prévio e pleno acesso às planilhas tarifárias.

 Segundo ele, “a decisão põe em risco à própria manutenção do serviço público, como consequência do desequilíbrio econômico-financeiro que impõe o sistema do transporte público”. O desembargador Frederico Neves destacou, ainda, que “o cumprimento imediato da decisão implicará que a sociedade pernambucana arque com mais R$ 310 mil, diariamente, para manter em funcionamento o sistema de transporte público”.
Com informações da Folha de Pernambuco.
documento

Complexo Prisional do Curado: 40 detentos conseguiram fugir

5478274f549f331a5ecb587ff3f3f9c9

Os presos recapturados serão submetidos ao Conselho Disciplinar. Apenas o detento Kleber José de Araújo, 32 anos, encontra-se foragido Foto: Tato Rocha/ JC Imagem

Por meio de nota, A Secretaria Executiva de Ressocialização (SERES) informou que após levantamento feito pela direção da Penitenciária Frei Damião de Bozzano(PFDB), no Complexo Prisional do Curado, foi constatado que 40 detentos fugiram da unidade após a explosão do muro na tarde deste sábado(23). Na mesma tarde, a Polícia Militar recapturou 36 deles, 02 foram a óbito (Egton Matias de Araujo e Wallesson Alessandro de Lima) e 01 encaminhado ao Hospital Otávio de Freitas. Um segue desaparecido.

De acordo com a SERES,  presos recapturados serão submetidos ao Conselho Disciplinar. Apenas o detento Kleber José de Araújo, 32 anos, encontra-se foragido. Estiveram na penitenciária o Instituto de Criminalística (IC) a fim de realizar a perícia técnica e a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) que instaurará inquérito policial para apuração dos fatos. A SERES também abrirá sindicância a fim de apurar as circunstâncias da fuga.  Neste domingo, 25, está sendo realizada uma ação emergencial de estruturação da muralha e guarita da unidade e amanhã (segunda) terá início o trabalho definitivo.

Fuga em massa: detentos explodem muro do Complexo Prisional do Curado no Recife-PE

Três dias depois da fuga de 53 presos na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, mais uma ação de detentos foi registrada num presídio do Estado. Segundo informações do Sindicato dos Agentes Penitenciários, um muro do Complexo Prisional do Curado foi explodido. Houve mais uma fuga em massa, além de troca de tiros entre a polícia e os bandidos. De acordo com moradores do entorno do presídio, houve uma grande explosão, seguida de intensa troca de tiros. Vídeo que reproduz o momento da explosão e da fuga e primeiras ações da polícia foi divulgado na internet.


Moradores relatam que mais de 30 presos fugiram do presídio. Segundo a PM, um dos que tentavam escapar morreu durante a confusão. No vídeo abaixo o flagrante de um suspeito filmado em meio aos escombros.

Helicópteros sobrevoaram a região e há relatos de que alguns fugitivos entraram nas casas de alguns moradores para se esconder. Há registros em vídeo circulando mostrando um rapaz morto, ferido a bala,  dentro de uma casa.

À noite,funcionários do presídio do Curado cobriram com tapumes o buraco deixado pela explosão no muro do presídio.

Pouco antes da explosão no Curado, pela manhã, os secretários de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico e o de Defesa Social, deram entrevista coletiva para falar da recaptura de presos fugitivos de Itamaracá e de Canhotinho. Foram recapturados 14 detentos da Barreto Campelo e dois de Canhotinho. Na úlitma quarta-feira (20), 53 homens escaparam da penitenciária de Itamaracá.

151617