Datafolha no Recife aponta Geraldo Julio com 38% e João Paulo com 29%

prefeitos-recife

Saiu nesta quinta-feira (22) o resultado da terceira pesquisa Datafolha sobre a intenção de votos para prefeito do Recife. Com o novo resultado, o prefeito Geraldo Julio (PSB) mantém a rota de crescimento e se consolida em primeiro lugar com 38% das intenções, nove pontos a frente do segundo colocado e fora, portanto, da margem de erro de 3 pontos percentuais.

Na primeira pesquisa, divulgada em 23 de agosto, o candidato socialista tinha 28% e na seguinte, do dia 8 de setembro, 36%.  Já o segundo colocado, o petista João Paulo, registrou uma queda nos percentuais de voto, aparecendo com 29% das intenções. Na primeira pesquisa ele apareceu com 28% e na segunda, 34%.

Daniel Coelho (PSDB) registrou uma pequena melhora, mas ainda aparece bem distante do segundo colocado, com 13% das respostas. Nas duas anteriores ele apareceu com 10% e 11%. Priscila Krause (DEM), que no final de agosto tinha 6%, caiu para 2% no início do mês e agora aparece com 3%. Edilson Silva (PSOL) se manteve com 2% das intenções. Os outros candidatos Simone Fontana (PSTU) e Pantaleão (PCO) não pontuaram.

A pesquisa também fez uma simulação de segundo turno entre os dois candidatos melhores colocados. Se a eleição fosse hoje, Geraldo Julio seria eleito com 49% dos votos e João Paulo ficaria com 38%. Com a margem de erro, Geraldo teria, no mínimo, 46% dos votos, enquanto João Paulo teria, no máximo, 41%.

Do JC

João Paulo é agredido em restaurante na Zona Sul do Recife

oie_91140567htctfmw

O candidato a prefeito do Recife João Paulo (PT) se envolveu numa confusão na tarde desta quinta-feira (8) num restaurante na Zona Sul da cidade. Em vídeos compartilhados nas redes sociais, o petista aparece batendo boca com o que parece ser um opositor.No minuto seguinte, o homem parte para cima de uma mulher que estaria filmando a confusão e em seguida para o candidato que é segurado pelos assessores. O economista que supostamente agrediu o petista disse ter sido agredido primeiro.

Segundo o assessor de campanha do petista, Dilson Peixoto, a comitiva estava sentada próximo ao corredor que dá acesso ao banheiro quando um homem esticou a mão para cumprimentar o candidato que “prontamente atendeu”, mas em seguida o homem puxou a mão e afirmou não falar com petista. Ao voltar do banheiro, o homem começou a xingar o candidato e o partido de ladrão e teria avisado que entraria no restaurante para agredir o petista.

Ibope: João Paulo larga na frente na corrida pela Prefeitura do Recife

oie_231141404iZ5HIJw

Ex-prefeito do Recife, o petista larga na dianteira com 27% das intenções de voto; Geraldo Julio (PSB) está em segundo com 26%

Ex-prefeito do Recife por duas vezes, João Paulo (PT) saiu na frente na primeira sondagem eleitoral realizada na cidade. Números do Instituto Ibope, divulgados há pouco no NETV 2ª edição, telejornal da TV Globo, colocam o petista em leve posição de vantagem diante dos outros oponentes. O petista aparece com 27% das intenções de voto. Logo atrás está o atual prefeito da capital Geraldo Julio (PSB), com 26%. Como há margem de erro de 3%, a situação é de empate técnico entre os dois postulantes.

O deputado federal Daniel Coelho (PSDB) surge em terceira colocação com 11% e a deputada estadual Priscila Krause (DEM) tem 8%. Em 2012, o tucano ficou em segundo lugar na disputa eleitoral. Edilson Silva (PSOL) aparece com 4%.

Segundo o Ibope, a pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 21 de agosto e 805 pessoas foram ouvidas. O nível de confiança da sondagem é de 95%.

Com informações do NE10

Troca de tiros e explosão em assalto no Recife nesta manhã (2)

(Foto: Arthur de Souza/Folha PE)

Faxada do prédio ficou destruída. (Foto: Arthur de Souza/Folha PE)

Na manhã desta terça-feira (2), por volta das 5h, um tiroteio e uma explosão assustou as pessoas que se encontravam próximo a Avenida Agamenon Magalhães, em Recife. Assaltantes explodiram um caixa eletrônico no prédio da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional 5ª Região, no Recife, e trocaram tiros com policiais durante a fuga.

Na hora da explosão policiais civis passavam pelo local e abriram fogo contra os assaltantes. Ninguém foi preso. As policias Civil e Federal vão atuar juntas na resolução do caso.

LEIA MAIS

Após incêndio na cama onde dormia, criança morre em Recife

(Renata Coutinho/Folha de Pernambuco)

A mãe da criança deixou uma “chapinha” em cima da cama, houve uma descarga elétrica e o incêndio começou. (Renata Coutinho/Folha de Pernambuco)

Na noite de ontem (1º) uma criança de apenas quatro anos de idade morreu queimada durante um incêndio na cama em que ela dormia. O fato aconteceu na rua Alexandre Gusmão, na comunidade da Coreia, situada no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.

A mãe da criança deixou uma “chapinha” ligada em cima da cama que teve uma descarga elétrica e deu início ao incêndio. O fogo logo se espalhou e atingiu a criança. A mãe teve várias queimaduras ao tentar salvar a criança.

“Tudo aconteceu muito rápido, a mãe tentou salvar, mas se queimou muito e não conseguiu, ainda tô em choque na verdade, muito triste de ver, foi na rua de minha casa!”, lamentou uma internauta  sobre o caso em sua página do Facebook.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas foram apagadas pela própria população. O corpo foi recolhido por peritos do Instituto de Medicina Legal (IML).

Domingo no Recife foi movimentado por manifestações contra e a favor do impeachment

(Foto: Edição/Diário de PE)

Manifestações aconteceram no Brasil todo. (Foto: Edição/Diário de PE)

O domingo (31) foi marcado pro vários protestos no Brasil, alguns contra, outros a favor do impeachment que a presidente Dilma sofreu. Na capital pernambucana vários manifestantes estiveram presentes nas duas frentes. Os que pediam a saída definitiva da presidente reuniram-se na Avenida Boa Viagem, no turno da manhã. Aqueles que queriam ver o presidente interino, Michel Temer, fora do governo realizaram o encontro na parte da tarde, na praça do Derby.

Os que defendiam o impeachment apoiavam a operação e a atuação do juiz Sérgio Mouro, à frente do processo. Além disso os manifestantes pediram a aprovação , no Congresso Nacional, das 10 Medidas Contra Corrupção elaboradas pelo Ministério Público Federal. Durante a caminhada realizada pelo grupo, outra reivindicações surgiram. “Pedimos a prisão de Lula, a punição de todos os políticos de qualquer partido e a devolução de tudo que foi roubado do Brasil”, disse o coordenador do Vem Pra Rua Recife, Marconi Ferraz.

LEIA MAIS

Bebê raptada pelo pai volta ao Recife nesta segunda-feira

Menina Recife

Através do Facebook, Gleide Ângelo comemorou a volta de Júlia, encontrada no Amapá/ Foto: Divulgação/Polícia Civil

A bebê de 1 ano de 10 meses, Júlia Cavalcanti de Alencar, encontrada no Amapá após ter sido levada pelo pai, chega ao Recife na tarde desta segunda-feira (25), acompanhada pelas delegadas Gleide Ângelo e Fabiana Ferreira, responsáveis pelo caso. A informação é da Polícia Civil, que afirmou que a menina está bem e o pai já está preso. Ainda não há hora prevista para a chegada.

A criança foi encontrada na cidade de Santana, no Amapá, na noite desse sábado (23), através da ação conjunta entre as polícias pernambucana e amapaense. Em sua página no Facebook, Gleide Ângelo comemorou a volta da pequena Júlia para casa, afirmando que percorreria outros 3 mil quilômetros para encontrar a bebê desaparecida.

Levada pelo pai, o engenheiro Janderson Rodrigo Salgado Alencar, no último dia 10, a menina passou quase duas semanas desaparecida. A primeira pista levou os investigadores até o Maranhão e, desde então, teve início uma saga atrás de pai e filha desaparecidos. O desfecho do caso aconteceu na noite do sábado, quando foram encontrados.

O pai já está preso e a menina aguarda autorização judicial para voltar para casa, em Olinda. Conhecida por resolver casos de grande repercussão como o desaparecimento da estudante Vaniela Oliveira e o caso da jovem Maria Alice Seabra, assassinada pelo padrasto, a delegada Gleide Ângelo é colunista do portal NE10 e escreve, às segundas-feiras, sobre violência contra a mulher.

Com informações do NE10

PT realiza convenção para homologar chapa de João Paulo e Silvio Costa Filho

oie_221117459KDhNk4Z

O evento acontece nesta quinta-feira, na Câmara do Recife

A convenção realizada pela Coligação Recife Pela Democracia, que reúne PRB, PT, PTB, PTdoB e PTN, e que homologou as candidaturas de João Paulo (PT) e Silvio Costa Filho (PRB) à prefeito e vice-prefeito do Recife, respectivamente, foi marcada por discursos em defesa do legado construído pelo PT ao longo dos 12 anos de gestão à frente da capital pernambucana. O evento contou com a presença das principais lideranças das cinco siglas e oficializou também os 59 candidatos a vereador da coligação.

A convenção começou em clima tranquilo, com discursos no plenário da Câmara e centenas de pessoas. Os militantes que estavam do lado de fora acompanhavam a movimentação em duas tendas, cada uma com um telão.

LEIA MAIS

Movimento “Somos todos Beatriz” acontece nesta terça-feira em Recife

beatriz2

Acontece nesta terça (19) mais uma manifestação em favor da solução do caso Beatriz. (Foto: Arquivo)

O pai da menina Beatriz irá participar de uma manifestação que tem como objetivo chamar a atenção das autoridades para solucionar o crime que chocou o Brasil. O manifesto acontecerá na capital pernambucana, Recife, às 8h, nesta terça-feira (19), em frente ao palácio das princesas, que fica localizado no bairro de Santo Antônio (Ilha de Antônio Vaz), na Praça da República, próximo ao Teatro de Santa Isabel e ao Palácio da Justiça.

(Foto: Divulgação)

Já se passaram sete meses e o caso ainda não foi solucionado. (Foto: Divulgação)

Beatriz foi morta no interior do Colégio Maria Auxiliadora, localizado no centro da cidade de Petrolina (PE), durante uma festa de formatura da escola. Já se passaram sete meses e até o momento o caso não foi solucionado.

Após procurarem delegacia para fazer denúncia, falsos policiais são presos em Recife

(Foto: Ana Luíza Mendonça/Polícia Civil)

Três homens foram presos em Recife após apresentarem-se como policiais civis. (Foto: Ana Luíza Mendonça/Polícia Civil)

Após apresentarem-se como policiais civis na delegacia de Prazeres, no Grande Recife, três homens, de 61, 59 e 44 anos, foram presos em flagrante, na noite desta quinta-feira (14), segundo a delegada Ana Luíza Mendonça. Os suspeitos apresentaram distintivo e carteiras falsificadas da corporação e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ/PE)

Os supostos policiais procuraram a unidade policial para prestar uma queixa contra uma pessoa que estaria difamando a associação deles. Para a delegada, o que chamou a atenção da equipe de policiais foi a “cara de pau” dos homens. “Perguntei qual era a associação e eles disseram que era de policiais e mostraram as carteiras. Eu diria que eles foram cara de pau de procurar a delegacia”, afirmou.

Ainda de acordo com a delegada, o suposto presidente da associação, um dos presos, teria afirmado que as carteiras eram oficiais e que o único erro foi a utilização de símbolo público. Já outro teria confessado que usava o documento para dar “carteirada” em blitz e entrar de graça em boates.

LEIA MAIS

Detentos ficam feridos em rebelião no Complexo Prisional do Curado

(Foto: Internet)

Os detentos atearam fogo em objetos. (Foto: Internet)

Dois detentos ficaram feridos na noite desta sexta-feira (1º) após um princípio de rebelião no Complexo Prisional do Curado, no bairro de Tejipió. Militares do Corpo de Bombeiros e do 12º Batalhão foram acionados para a ocorrência por volta das 21h. Os detentos atearam fogo em objetos.

Ambos os feridos foram levados para o Hospital Otávio de Freitas, sem nenhuma identificação. Segundo funcionários do hospital, um deles tinha um possível ferimento de bala na testa e foi encaminhado para o Hospital da Restauração, no Derby, região Centro do Recife. O outro detento foi ferido possivelmente por arma branca no abdômen e na perna direita.

LEIA MAIS

Empresários pernambucanos são alvos da nova fase da Lava-Jato

(Foto: Reprodução/Internet)

Os dois são pai e filho, sendo Marcos José o presidente da Cone S/A, que é um condomínio de logística. (Foto: Reprodução/Internet)

Os empresários pernambucanos Marcos José Moura Dubeux e Marcos Roberto Bezerra de Melo Moura Dubeux tiveram objetos e valores em dinheiro apreendidos na nova fase da Operação Lava-Jato. O fato aconteceu na casa dos empresários no Bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Vinte e cinco policiais federais, acompanhados de três procuradores da República, participaram da ação nas residências. A sede da Cone S/A, localizada na BR-101, no Distrito Industrial do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife (RMR), também foi alvo da operação.

De acordo com a Polícia Federal (PF), o objetivo da operação é recolher documentos, aparelhos de informática e valores em dinheiro. Até o momento, foram recolhidos em posse dos empresários 30 mil euros e US$ 53 mil, além de aparelhos de informática. O chefe de comunicação da PF em Pernambuco, Giovani Santoro, declarou que a operação investiga um esquema de corrupção e a decisão da busca e apreensão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), já que envolve políticos com direito a foro especial.

LEIA MAIS

Minissérie da Globo que discute sobre justiça é gravada em Recife com formato inovador

Foto: Folha de São Paulo

Foto: Folha de São Paulo

A minissérie de Manuela Dias terá um formato já conhecido no cinema (filmes como “Crash”, “Babel”), porém novo na Globo. A atração é dirigida por Villamarim e fotografada por Walter Carvalho.

A história, que terá 20 capítulos, fala da linha tênue entre justiça e vingança, e contará com quatro tramas principais, que estarão sempre se encontrando, cada uma com seus protagonistas. O elemento que liga todas as tramas é a prisão de um dos personagens e o retorno dele sete anos depois.

LEIA MAIS

Adolescente mata criança em Olinda por causa de R$ 1

oie_712435762GmHLma

Um menino de 12 anos foi assassinado na tarde desta segunda-feira (6), na Rua Gibraltar, em Águas Compridas, Olinda, Região Metropolitana do Recife. De acordo com a polícia, Lindoval Gomes da Silva Filho era usuário de drogas e foi esfaqueado por um amigo de 17 anos por causa de R$ 1.

A delegada responsável pelo caso, Gleide Ângelo, afirmou que os jovens se conheciam desde a infância e que a convivência entre eles sempre foi tumultuada. “A vítima e o suspeito tiveram um desentendimento ontem (5) em um bar enquanto tomavam refrigerante. O adolescente colocou uma moeda de R$ 1 em uma máquina, ela prendeu a moeda e, quando soltou, o menino de 12 anos pegou o dinheiro. O suspeito ficou com raiva por causa disso. Também soubemos que desde pequenos que eles brigavam”, explicou.

Ainda de acordo com Gleide, o adolescente já havia ameaçado o menino e quase o matou em outra oportunidade. “Há seis meses o suspeito bateu no garoto a ponto de quase matá-lo. Eles furtaram um cavalo, o dono descobriu e foi buscar o animal. Após isso, o rapaz bateu na criança. São coisas que já vinham acontecendo”, disse. A delegada ainda disse que, segundo familiares da vítima, nenhuma denúncia havia sido formalizada porque todos da comunidade têm medo do suspeito. 

O adolescente foi apreendido pela PM e encaminhado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) durante a noite. O jovem confessou participação no crime. O corpo de Lindoval foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, área central do Recife.

Com informações do NE10.

TJPE lança a 8ª Semana do Meio Ambiente com feira de produtos orgânicos e coleta de lixo eletrônico

lixo

A 8ª Semana do Meio Ambiente do TJPE é promovida pelo Núcleo de Sustentabilidade da 2ª Vice-Presidência. O evento faz parte do calendário anual do Poder Judiciário estadual e celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

Na próxima terça-feira (31), no Recife será lançada a 8ª Semana do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Com programação cultural diversificada, neste ano, a abertura oficial do evento – que será realizada pelo presidente do Tribunal, desembargador Leopoldo Raposo, às 17h, na área externa do Fórum Paula Baptista no Centro da capital pernambucana. O evento contará com apresentações musicais, declamação de poesia, e peça teatral voltadas para o tema da conscientização e responsabilidade ambiental. Na abertura, também haverá a exposição fotográfica O Lixo Que Queremos.

Na quarta-feira, 1º de junho, começam as atividades abertas ao público. Na área externa do Fórum Paula Baptista, das 10h às 16h, acontece a Feira de Produtos Orgânicos do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta). A feira será composta de cinco barracas que vão disponibilizar venda de produtos – como legumes, hortaliças e frutas – livres de agrotóxicos e adubos químicos em seu cultivo.

O público também poderá prestigiar uma exposição de artesanato sustentável, onde estarão à venda materiais de decoração produzidos através de reaproveitamento de pallets; produtos aromaterapêuticos; artesanato feitos de garrafa pet, lata, madeira e vidro; dentre outros. O evento conta, ainda, com barracas que vão disponibilizar a venda de mudas para hortas caseiras bem como lanches veganos voltados para alimentação saudável. No local do evento, também haverá apresentação cultural do Maracatu Calunga de Ouro, do Movimento Pró Criança.

A 8ª Semana do Meio Ambiente do TJPE terá um espaço destinado para a coleta de equipamentos eletroeletrônicos inservíveis, que podem ser doados por qualquer cidadão, na quarta-feira (01/06). A iniciativa é fruto de parceria entre o Tribunal e o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Polo Marista. O objetivo é oferecer um destino adequado para materiais eletroeletrônicos e periféricos já inutilizados como cabos de força, impressoras, filtros de linha, estabilizadores, notebooks, CPU’s, por exemplo. O material arrecadado seguirá para projetos de inclusão sociodigital voltados para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.

A programação não contempla as comarcas do interior do Estado.

Com informações do TJPE