Jovem que perdeu a família em latrocínio segue internado em Recife

(Foto: Divulgação)

O jovem de 23 anos que sobreviveu ao latrocínio que deixou três pessoas de sua família mortas em Lagoa do Paulista, em Caruaru, segue internado em estado grave.

Segundo boletim médico divulgado pelo o Hospital da Restauração (HR) durante a manhã desta quinta-feira (23), o jovem de 23 anos permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele está sedado, respirando com ajuda de aparelhos e o estado de saúde estável, embora continue em um quadro considerado grave.

Com informações do G1

Com várias críticas, alegoria do Galo fica pronta na ponte Duarte Coelho

(Foto: FolhaPE)

Após quase 40 horas, terminou, na tarde desta sexta-feira (24), a montagem do Galo Maestro. Ícone do Carnaval recifense, o Gigante já está devidamente posicionado na ponte Duarte Coelho, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife.

Inspirada no grafite, a decoração do galo gerou muitos comentários. Os admiradores do trabalho do jornalista e grafiteiro Flávio Barra, que fez o design do Galo, não hesitam em dizer que estão satisfeitos com o resultado, como é o caso da garçonete Natália Ferreira. “Lindo! Foi decorado por um cara que é do Norte do Brasil, mas que adaptou como pernambucano”, opinou.

Entretanto, nem todos estão satisfeitos. “Eu queria poder dizer que o galo está bonito, por mais que quisessem valorizar o grafite, não ficou legal” disse o estudante de jornalismo Fabiano Falcão. “Acho que o Galo deste ano está menor, menos imponente. Não tem nem comparação com o do ano passado”, concordou o estudante Alexandre Brier.

Fonte FolhaPE

Mais de 370 aves silvestres são soltas na natureza em Salgueiro

(Foto: Divulgação/CPRH)

Mais de 370 aves vítimas do tráfico de animais, foram devolvidas a natureza, durante a manhã desta terça-feira (14) em Salgueiro.

As aves passaram por um período de tratamento médico e reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara) em Recife.

De acordo com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), das 378 aves soltas, 56 haviam sido repatriadas no mês de janeiro de São Paulo para Pernambuco, após terem sido resgatadas pela polícia. Entre estas, 19 galos de campina, 19 papa-capim baianos, oito patativas, cinco cravinas, três sofrês e dois cancões. Esse foi o primeiro repatriamento que o Cetas recebeu da região sudeste.

Com informações do G1

Idoso é preso acusado de abusar sexualmente netas de 9 e 14 anos

(Foto: Reprodução/TV Jornal)

Foi preso, nesta terça-feira (13), um pedreiro de 62 anos acusado de abusar sexualmente duas netas, de 9 e 14 anos, em Abreu e Lima, no Grande Recife. Além das netas, uma vizinha, de 8 anos, também estaria sendo vítima dos abusos do idoso. Na delegacia o acusado confessou o crime.

Segundo o delegado, Ivanildo Pereira, o pedreiro sabia o motivo da prisão e se mostrou totalmente indiferente à situação. “Ele é muito cínico, sempre debochando da situação, algo que causou bastante revolta para a gente. Nós estamos aguardando a perícia, pois só através dela podemos ter certeza”, afirmou.

As crianças e a adolescente eram abusadas quando iam ajudar a esposa, que tem problemas de saúde, do suspeito. O filho do idoso e pai das vítimas classificou o suspeito como “monstro”. “Ele criou a gente muito bem. Eu não esperava isso dele e ninguém esperava. Estamos todos sem acreditar. Infelizmente, tínhamos um monstro dentro de casa e não sabíamos”.

Com informações da TV Jornal

Carnaval: Homem da Meia-Noite tem percurso reduzido novamente

(Foto: G1)

Para garantir a segurança do folião, o percurso do desfile do Homem da Meia-Noite foi reduzido para 3 quilômetros. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (31). Isso reduz cerca de duas horas o tempo do cortejo. A estimativa é que 180 mil pessoas participem do desfile.

“Concluímos que o percurso menor vai garantir mais segurança para o folião que acompanhar o Calunga este ano. Estamos esperando um público maior a cada desfile e, por isso, tomamos essa decisão”, explica o presidente Luiz Adolpho.

O percurso ficou da seguinte forma: Estrada do Bonsucesso, Praça do Seplama, volta pelo Bonsucesso, Largo do Amparo, Rua do Amparo, Quatro Cantos, Ribeira, Rua de São Bento, Rua 13 de Maio, Quatro Cantos, Rua do Amparo, Guadalupe, Sede do Cariri e, após a entrega das chaves, retorna para a Estrada do Bonsucesso pelo Largo do Amparo.

A escolha das ruas se deu por encontrar vias mais largas e com mais pontos de acesso para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Ao todo, 300 policiais militares e viaturas do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati), Rocam e 1º Batalhão da Polícia Militar farão a segurança dentro do perímetro da festa.

O bloco também contratou mais de 50 seguranças particulares para reforçar o cuidado com os foliões. Também foram contratadas duas ambulâncias com equipes de socorristas. A Prefeitura de Olinda garantiu o plantão de saúde e reparo em todo o perímetro histórico.

O desfile, que marca os 85 anos do calunga, será realizado no dia 25 de fevereiro. Nos anos 70, o bloco percorria 35 quilômetros e no ano passado já havia sido reduzido para 5 quilômetros.

Com informações do FolhaPE

Polícia de Recife ganha armamento pesado para o combate às quadrilhas envolvidas em assaltos

(Foto: Thays Estarque/G1)

Munidos com armamento pesado e material de efeito moral, o grupamento Rondas Ostensivas Coronel Roberto Pessoa (Rocrop) começa a atuar, nesta segunda-feira (23), no combate às quadrilhas envolvidas em assaltos e explosões de agência bancárias no Grande Recife. Para auxiliar no enfrentamento das investidas criminosas, o efetivo ainda recebeu o reforço de 15 novas viaturas.

O armamento inclui fuzis, metralhadoras, pistolas, escudos, capacetes, coletes à prova de bala, granadas de efeito moral, spray de pimenta e armas de choque. Com duas viaturas por área, o tenente-coronel Walter Benjamim, responsável pelo comando da Rocrop, afirma que a resposta será quase imediata as ações dos bandidos.

“Agora, nós estamos melhores que os bandidos. Hoje, nós temos uma capacidade de armamento mais qualificada e melhor em termo de quantitativo. Todo nosso efetivo tem algum curso técnico ou operacional com a Força Nacional”, explicou.

Com informações do G1

Sesi-PE abre inscrições para supletivo em Petrolina

(Foto: Internet)

Começa nesta sexta-feira (20) as inscrições para novas turmas do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), o antigo supletivo, ofertado pelo Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi-PE).

O curso conta com um total de 542 vagas, divididas entre Petrolina, Caruaru, Araripina e Recife. Este ano 270 vagas gratuitas destinadas ao trabalhador da indústria. Para as demais pessoas, R$ 142; e para funcionários de empresas associadas ao Centro das Indústrias do Estado de Pernambuco (Cepe), R$ 123,00. Todos têm 5% de desconto para pagamentos realizados até o dia 10 de cada mês.

As inscrições devem ser feitas até 31 de janeiro, na unidade onde o aluno pretende estudar. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3412 8555.

 Para facilitar o acesso de quem trabalha, as aulas serão à noite. Apenas no Centro de Ensino Supletivo do Sesi/PE, que fica no Centro do Recife, também haverá aulas pela manhã. As aulas iniciam em 1º de fevereiro. Outras informações pelo WhatsApp (81) 9 8829 3330.

Recifense está entre os 77 estudantes no País que atingiram a nota máxima no Enem 2016

(Foto: Rafael Furtado)

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) divulgados esta semana revelou uma grande quantidade de estudantes que ficaram com a nota abaixo do esperado em relação ao ano passado. A começar pela redação: a quantidade de provas com nota zero aumentou em relação a 2015 – 53 mil participantes contra mais de 84 mil em 2016 – e apenas 77 estudantes no País atingiram a nota máxima, 1.000 pontos.

Entre eles está o estudante recifense Bruno Monteiro, 17 anos, que pretende sair de Pernambuco para cursar economia e direito em Minas Gerais, onde passou em 1º lugar na Pontifícia Universidade Católica.

O estudante acredita que redação, é a chave do Enem por não ter alternativas de múltipla escolha.

LEIA MAIS

“Vagão Rosa” exclusivo para mulheres começou a funcionar hoje em Recife

(Foto: Marina Meireles/G1)

Na tarde desta segunda-feira (16), o primeiro vagão exclusivo para mulheres do sistema de metrô do Recife começou a funcionar, em fase de testes. A medida de segurança, batizada de Vagão Rosa, já é aplicada em grandes cidades, como o Rio de Janeiro e São Paulo, e pretende dar mais proteção às passageiras do transporte público.

De acordo com o consultor de segurança do metrô do Recife, coronel Luiz Meira, o sistema transporta hoje 400 mil usuários por dia e 38% são mulheres. A mudança na operação teria sido determinada diretamente pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo.

 “Vamos lançar de imediato o vagão feminino. Não sei o porquê de não termos ainda. Estamos muito preocupados em fazer o melhor para as mulheres. Assim, estamos dando conforto e evitando que elas sofram qualquer tipo de abuso”, destacou o coronel.

A identificação do Vagão Rosa deverá ser feita através de adesivos e o espaço vai funcionar durante todo o dia, não apenas em horários de pico.
É importante destacar que, mesmo com o Vagão Rosa, as passageiras não são obrigadas a andar nos espaços exclusivos para as mulheres. Quem quiser fazer as viagens nos vagões mistos terá total liberdade.

Com informações do Diário de Pernambuco

Recife: Polícia Civil prende três homens em operação contra exploração sexual de menores

(Foto: Ilustração)

A Polícia Civil prendeu na madrugada deste sábado três homens acusados do crime de favorecimento à prostituição de adolescentes. Oito menores também foram apreendidas. A ação foi realizada em um estabelecimento conhecido como “Cabaré do Sandro”, situado na Avenida Dantas Barreto, bairro de São José, no centro do Recife.

O alvo principal era o dono do local, que atuava como aliciador. Outros dois homens que estavam com as garotas no quarto também foram autuados em flagrante.

O proprietário da casa, Alexsandro Santos de Oliveira, é reincidente na prática desse crime, tendo um processo em curso na 2ª Vara de Crimes Contra a Criança e Adolescente do Recife. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA).

Fonte Diário de Pernambuco

Tarifa de Zona Azul em Recife sofre reajuste de 200%

Foi anunciando na tarde desta sexta-feira (13) que a partir da segunda-feira (16), o valor unitário do estacionamento rotativo Zona Azul utilizado no Recife deixa de ser R$ 1 e passa a custar R$ 3.

 De acordo com a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) Taciana Ferreira, a medida tem o objetivo de corrigir a defasagem acumulada do preço cobrado pelo talão, que custava R$ 10 desde 1998.

O decreto que oficializa o novo valor do talão, que possui 10 folhas e passa a custar R$ 30, será publicado no Diário Oficial do sábado (14). Os talões com o valor antigo deixarão de ser comercializados, mas os motoristas que ainda possuírem o talão que custa R$ 10 têm até 60 dias para utilizar as folhas.

De acordo com a CTTU, o reajuste aplicado na capital pernambucana ainda deixa o valor da Zona Azul inferior ao que é cobrado em cidades como Caruaru (R$ 3,20), Belo Horizonte (R$ 4,10) e Curitiba (R$ 2 por cada hora utilizada).

Com informações do G1 PE

Polícia Federal prende homem líder de quadrilha interestadual de clonagem de cartão de crédito

(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Na última quinta-feira (12) o líder de uma quadrilha interestadual de clonagem de cartão de crédito foi preso. Com vasta ficha criminal e foragido da Justiça de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, o homem é apontado como responsável por golpes que renderam um prejuízo de mais de R$ 600 mil reais na Caixa Econômica Federal por meio de cartões clonados.

Antônio Barros de Oliveira, de 47 anos, possui ainda identidades com os nomes de Eder Lopes da Silva Júnior e Bonifácio da Silva Júnior. Ele foi preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva pelos crimes de estelionato contra órgão público e associação criminosa.

O suspeito foi contido pelos federais em uma residência no bairro do Janga, em Paulista, e não esbouçou qualquer tipo de resistência. No imóvel em que ele estava foram encontrados ainda R$ 4 mil reais, quatro cartões de crédito possivelmente clonados, oito chaves mestras para abrir portas, um notebook, dois pen drives, um telefone celular, uma impressora, um monitor, 12 roteadores de internet, cinco caixas de transmissores de sinal de celular para Tv, além de um veículo Hilux, cor prata e placas OHB-5460(clonadas de um outro automóvel Volkswagen gol, vermelho de Maceió/AL).

Em um dos objetos apreendidos havia uma chave com um endereço de um apartamento em Boa Viagem. Ao se dirigir ao imóvel na Zona Sul do Recife os policiais foram recebidos por um casal, proprietários do apartamento, que confirmaram que no último dia 26 de dezembro, às 19h, foram vítimas de um assalto executado por dois homens armados, quando estavam retirando dinheiro num banco privado perto de sua residência. Na ocasião os bandidos levaram um Honda Civic, documentos, dinheiro e seus pertences.

O casal reconheceu o preso por meio de registro fotográfico como sendo um dos homens que os assaltaram, bem como o veículo Hilux como sendo idêntico ao utilizado pelos criminosos no dia do assalto. Após a autuação, o homem realizou Exame de Corpo de Delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e foi encaminhado para a audiência de custódia, onde teve a prisão preventiva foi confirmada, sendo levado para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, onde ficará à disposição da Justiça Federal.

Com informações do FolhaPE

Saiu o resultado do SSA 3 e medicina domina os primeiros lugares

(Foto: Bruno Campos)

A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, na tarde desta quinta-feira (12), o resultado do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3. Os três primeiros lugares para os candidatos do sistema de cotas e de ampla concorrência foram quase todos concorrentes a vagas no curso de Medicina.

O listão com os 1.730 candidatos classificados foi disponibilizado por volta das 15h30 na Reitoria da UPE. Na internet e no sistema individual do candidato, o resultado só estará disponível a partir das 17h no  site da universidade ou no hotsite do processo de ingresso.

Na ampla concorrência, os três primeiros colocados foram Raíssa Batista de Miranda Pimentel, com nota 86,90; Alessandro Henrique de Oliveira Cabral Júnior, 84,33; e Lucas Rodrigues Pereira de Albuquerque Ferreira, 84,03. O segundo lugar foi o único que não fez a avaliação para o curso de Medicina: ele fez para Engenharia Eletrotécnica. Os três concorrentes são alunos de escolas particulares.

Já no sistema de cotas foram Ester Morais Reis, com nota 79,0; Gabriel Pereira Moura, com 75,5; e Haissa Maria Augusto Soares com nota 72,44. Os três concorrentes do curso de Medicina e estudantes do Colégio de Aplicação do Recife, da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (Fcap) da UPE.

Com informações do FolhaPE

Alto índice de casos de caxumba em Pernambuco preocupa a Secretaria Estadual de Saúde

(Foto: Internet)

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram registrados 836 casos de caxumba no último ano e 76 surtos da doença. Diante do ressurgimento dos surtos, a pasta passou a tornar obrigatória a notificação dos casos e faz um alerta para a necessidade de conferir o cartão de vacinação.

No Sertão pernambucano, não há registros da doença, entretanto só em Recife foram registrados 68 surtos da doença, além de cidades na região do Agreste e da Mata Norte, onde os incidentes foram menores. Segundo o diretor-geral de Controle de Doenças e Agravos, George Dimech o índice pode ter aumentado devido à alta circulação de viajantes.

“Antes de 2015, quase não tínhamos registro da doença, era muito baixo, mas em 2015 começaram a surgir casos no Sudeste e no Sudoeste do Brasil. Pernambuco é um grande ponto turístico. Essa circulação pode ter trazido a doença para nosso estado”, acredita.

A doença, que é contagiosa provoca inchaço doloroso das glândulas parótidas, que produzem a saliva. Febre, falta de apetite e dor de cabeça costumam incomodar os pacientes durante o ciclo. A transmissão acontece seis dias antes do início dos sintomas e até nove dias após o surgimento dos sintomas.

“Na sua grande maioria, a doença é benigna, mas pode se agravar se baixarmos a guarda. O homem pode desenvolver uma inflamação nos testículos e ficar infértil. A mulher também pode ficar infértil ao desenvolver uma inflação nos ovários. Há risco ainda de aborto no primeiro trimestre da gestação”, explica Dimech.

De acordo com o diretor-geral, a vacina contra a caxumba só foi introduzida no calendário de vacinação em 2004. Por isso, há uma grande quantidade de pessoas que não foram, devidamente, imunizadas, o que facilita o aparecimento de surtos.

“Costumamos dizer que só há dois tipos de grupos: os que estão vacinados e os de maior risco por não estarem vacinados. Como essa introdução foi há pouco tempo, temos um bolsão de pessoas que não está vacinado. É preciso, mesmo adulto, atualizar o cartão de vacinação”, pontua.

A vacina utilizada para combater a caxumba é a tríplice viral, que abrange, também, rubéola e sarampo. Para os adultos entre 20 e 29 anos, é necessário tomar duas doses. Já para os adultos entre 30 e 49 anos, é uma dose só. Adultos maiores de 50 não precisam tomar. Isso porque acreditam que eles já foram expostos e estão imunes, já que a pessoa só contrai uma vez a doença.

“A população acha que a caxumba é uma doença de criança, mas não é. É preciso estar imunizado porque qualquer um pode contrair e, quando adulto, é pior. O controle depende de todos atualizarem os cartões de vacinação. Estamos fazendo campanhas com os municípios, mas o cidadão não deve esperar a campanha. Ele tem que se antecipar”, conclui Dimech ao afirmar que o estoque da vacina está alto.

Com informações do G1PE

Vagão exclusivo para mulheres deve ser implantado no Metrô do Recife

(Foto: Internet)

O “Vagão Mulher Segura”, exclusivo para mulheres deve começar a funcionar já na terceira semana de janeiro no metrô do Recife, de acordo com o superintendente regional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, Leonardo Villar Beltrão. O anúncio foi feito pouco mais de um mês antes do Carnaval, para que a iniciativa seja testada antes das festas, quando o número de pessoas que utilizam o meio de transporte aumenta exponencialmente, junto com dos casos de violência contra a mulher, que subiram quase 14% até novembro de 2016, em comparação com o mesmo período de 2015.

Segundo Leonardo Villar, pelo menos inicialmente, o vagão exclusivo será implantado em apenas um dos 34 trens existentes na malha viária do Grande Recife. A fiscalização dos vagões exclusivos segue o modelo já em vigor no Rio de Janeiro, São Paulo e, desde novembro do ano passado, Belo Horizonte. Agentes de segurança farão a fiscalização em tempo integral.

“Existe uma grande discussão acerca da necessidade do vagão só para mulheres, porque algumas pessoas dizem que essa não é a solução mais adequada. Em função da divisão de opiniões, o vagão dedicado começa apenas em fase de testes, já na próxima semana, com agentes de segurança permitindo a entrada exclusiva de mulheres. Se os resultados forem positivos, a iniciativa será expandida”, disse o superintendente.

A iniciativa partiu das próprias usuárias do metrô do Recife, que reclamam da insegurança no metrô, especialmente por causa dos recentes casos de violência dentro e fora dos vagões. Em setembro de 2016, uma passageira denunciou ter sido seguida em uma estação e estuprada dentro do metrô, na Zona Oeste do Recife. O suspeito chegou a ser detido por seguranças do metrô, mas foi liberado após ser ouvido pela polícia.

Apesar de ser exclusivo para mulheres, o vagão será fiscalizado por agentes de segurança masculinos, de acordo com a CBTU. “No quadro de empregados não há funcionárias o suficiente para que os vagões sejam fiscalizados por agentes mulheres. Queremos testar e aprimorar a ferramenta, para assim também aprimorar o sistema de segurança em toda a malha viária”, afirmou Leonardo Villar.

Com informações do G1PE