Miguel Coelho participa da 72ª reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos em Recife

O G100 conta com 16 municípios pernambucanos onde residem 3,26 milhões de pessoas. (Foto: Ilustração/Arquivo)

Nos dias 27 a 29 de novembro, prefeitos e gestores de todo o país participam da 72ª reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) no Sebrae, em Recife. O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho confirmou presença no evento.

A pauta do FNP é voltada para a discussão do cenário econômico e para debates sobre ações para desenvolvimento das cidades do G100, aquelas com mais de 80 mil habitantes, as menores rendas per capita do país e altavulnerabilidade socioeconômica. Pernambuco é o estado com maior número de cidades dentro do grupo.

Miguel cumpre agenda em diversas regiões e participa do FNP, que colocou Petrolina no grupo G100. “O Grupo G100 está reunido as 100 maiores cidades, onde Petrolina faz parte também. Onde será possível discutir parcerias e formas para poder ter Petrolina sempre em desenvolvimento e crescimento”, explicou Miguel Coelho.

O G100 conta com 16 municípios pernambucanos: Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Paulista, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe, Abreu e Lima, Serra Talhada, Araripina, Gravatá e Carpina.

Os 16 municípios representam regiões nas quais residem 3,26 milhões de pessoas (35% da população estadual) e funcionam mais de 135 mil empresas optantes do Simples Nacional, o que representa 43% do total.

Em Pernambuco, 5 de abril será o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

 

A fisioterapeuta Mirella Sena, foi morta com golpes de faca pelo vizinho, no dia 5 de abril. (Foto: Ilustração)

Com o assassinato da fisioterapeuta Mirella Sena, morta com golpes de faca pelo vizinho, Assembleia Legislativa de Pernambuco institui a data de 5 de abril como o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A Lei 16.196, de 13 de novembro de 2017, foi publicada no Diário Oficial desta terça (14).

A fisioterapeuta Mirella Sena, foi morta com golpes de faca pelo vizinho, Edvan Luiz da Silva, no dia 5 de abril deste ano em um flat localizado no Recife. O apartamento de Edvan estava suja de sangue e ele apresentava arranhões pelo corpo, quando foi detido pela polícia.

A legislação que resultou na data, é um projeto da deputada Simone Santana (PSB). De acordo com a publicação, o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio pode gerar a promoção de campanhas, debates, seminários, palestras e atividades para conscientizar a população sobre a importância do combate ao feminicídio e de outras formas de violência contra a mulher. A data, no entanto, não é considerada feriado civil.

#SomosTodosBeatriz: Familiares e amigos de Beatriz Mota fazem protesto nesta segunda-feira no Recife

(Foto: Arquivo)

Nesta segunda-feira (13) familiares e amigos do grupo Somos Todos Beatriz, participam de uma manifestação no Palácio do Campo das Princesas no Recife. O grupo busca respostas para o crime que aconteceu há 1 ano e 11 meses em Petrolina.

O pais de Beatriz, Sandro Romildo e Lúcia Mota, estarão acompanhados do advogado Jaime Badeka Filho e outras 40 pessoas, que participam do grupo “Somos Todos Beatriz”.

Esta não é a primeira vez que o grupo se desloca para Recife. Em julho de 2016, eles estiveram em audiência com o governador Paulo Câmara, o secretário de Defesa Social, o secretário da Casa Civil e o chefe da Polícia Civil, para solicitar urgência na resolução do crime.

“Queremos falar com o atual secretário de defesa social Sr. Antônio de Pádua Cavalcanti e também com o chefe de Polícia Civil do Estado Joselito Kherle do Amaral.  Queremos a resposta de um pedido de abertura do inquérito que foi feito no mês agosto. E também a resposta das perícias nos DVRs da escola Maria Auxiliadora com a confirmação de que um funcionário da escola apagou as imagens. E finalmente o pedido de prisão do mesmo”, informou o grupo em nota.

A delegada Gleide Ângelo também foi alvo de críticas do grupo. “Dra. Gleide não cumpre os prazos que promete”, diz nota.

Frustrado com a derrota do Sport, torcedor ateia fogo no próprio corpo

“Ele apenas diz que sentiu raiva, brigou com a esposa e depois colocou fogo em si”, conta o médico. (Foto: Arquivo)

Com a derrota do Sport para o Botafogo na noite desta quarta-feira (8), um torcedor de 54 anos, ateou fogo no próprio corpo. Severino Nascimento da Silva passou por cirurgia e teve de 15 a 17% do corpo queimado.

O torcedor foi encaminhado para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, por volta das 22h44 e teve a face e as mãos queimadas de forma mais superficial, mas as pernas, do joelho para baixo, tiveram queimaduras mais graves. Segundo o chefe da Unidade de Queimados do HR, Marcos Barretto, Severino alega que se sentiu frustrado após a derrota do time. “Ele apenas diz que sentiu raiva, brigou com a esposa e depois colocou fogo em si”, conta o médico.

Homem mata ex-namorada e ex-sogro e deixa ex-sogra ferida em Pernambuco

Namorado de Paula Régis é autor do crime em Serrambi. (Foto: Reprodução/Facebook)

Um duplo homicídio foi registrado Região Metropolitana do Recife, em Ipojuca, na noite desta quinta-feira (12). A informação é de que um homem chamado Paulo Robert teria assassinado a ex-namorada, Paula Régis, o pai dela e, em seguida, se suicidado. A mãe da vítima também teria sido baleada por ele e socorrida em estado grave para uma unidade de saúde não informada.

De acordo com as investigações, a barbárie foi motivada porque Paulo Robert não aceitou quando Paula Régis terminou o namoro, há alguns dias. O fotógrafo, inconformado executou o crime contra a família da ex.

LEIA MAIS

Em Caruaru e Recife, PSDB busca renovar diretório neste final de semana

O encontro em Caruaru será presidido pela prefeita Raquel Lyra. (Foto: Arquivo)

Durante a manhã de hoje (7) o PSDB do Recife realiza a convenção municipal, que servirá para renovar o diretório da legenda na capital pernambucana.

Na sede do partido, serão eleitos além dos dirigentes municipais do diretório Recife, os integrantes do Conselho de Ética e Disciplina da legenda. A chapa “Unindo para Fortalecer” encabeçada pelo atual presidente Durval Lins foi a única inscrita no pleito, que deve arregimentar algumas das principais lideranças do partido.

A vice-presidência será ocupada por Antônio Xavier; a secretaria-geral por Renato Hayashi; a tesouraria por Pietro Duarte com Adriana Calado na 2ª tesouraria.

No domingo (08) será realizada a eleição da nova executiva municipal do PSDB de Caruaru, que será presidido pela prefeita Raquel Lyra. O encontro acontece a partir das 10 h no Empresarial Difusora. A legenda também elegerá os delegados para a Convenção Estadual e os integrantes do Conselho de Ética e Disciplina.

Com informações do FolhaPE

Azul irá operar voos diretos e semanais do Recife para Argentina e EUA

No interior do Estado, as novidades estão no Agreste e Sertão, com voos para as cidades de Serra Talhada e Caruaru

Com um hub no Recife, a Azul Linhas Aéreas começará a operar, a partir de 2018, dois novos destinos internacionais e dois novos destinos domésticos partindo da capital pernambucana. As cidades de Rosário e Córdoba, na Argentina, serão servidas com voos diretos, uma vez por semana, com as aeronaves Airbus A320neo, que têm capacidade para até 174 assentos. Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, que já recebe voos diários da Azul desde São Paulo (Viracopos), também ganhará operações partindo do Recife, duas vezes por semana, com as aeronaves Airbus A330, com capacidade para 271 assentos. No interior do Estado, as novidades estão no Agreste e Sertão, com voos para as cidades de Serra Talhada e Caruaru.

Tribunal de Justiça busca celeridade em processos envolvendo idosos em Pernambuco

O projeto é direcionado para os moradores do Recife e de Paulista.
(Foto: Ilustração)

Através da 4ª Quinzena Pernambucana de Conciliação em Apoio ao Idoso, Coordenadoria dos Juizados Especiais de Pernambuco busca agilizar processos envolvendo cidadãos com mais de 60 anos. A iniciativa começou nesta segunda-feira (2).

O projeto é direcionado para os moradores do Recife e de Paulista, na Região Metropolitana. A expectativa é atender ao todo 26 processos da Capital e 342 de Paulista.

Com informações do G1

Dois homens são carbonizados dentro do carro em Recife

Segundo a polícia, as vítimas estavam no banco de trás do veículo

Famílias que residem nas imediações da Rua Bruno Veloso, saída do Shopping Center Recife, viveram mais momentos de terror em Boa Viagem, Região Sul do Recife, no começo da noite de ontem. Quatro homens armados chegaram quase na esquina das ruas Arnaud Holanda com a Bruno Veloso em dois carros, um Chevrolet Agile de placas terminadas em 8816 e um sedã Honda de placas não anotadas. Desferiram vários tiros pro alto e depois atearam fogo no primeiro veículo, onde foram encontrados dois corpos de homens.

Para o delegado Jorge Ferreira, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a principal linha de investigação é a de que se trata de uma espécie de “recado” de um bando criminoso de outra comunidade, a Dórote, da Imbiribeira, para o que restou do bando criminoso da comunidade Entra A Pulso, que teve seu chefe morto. “Possivelmente eles querem tomar o comando da (criminalidade) na comunidade”, avalia.
Viaturas do 19º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) foram mobilizadas, mas realizaram apenas o isolamento da área para que uma equipe do Corpo de Bombeiros debelasse as chamas para permitir a perícia pela equipe do Instituto de Criminalística (IC) e, depois, o recolhimento dos corpos pelo IML, numa operação que começou às 20 horas e terminou às 21h11.

Após caso em São Paulo, ambulante ejacula em mulher grávida em Recife

Vítima está grávida de quatro meses.

Após o caso que aconteceu em São Paulo, quando um homem mostrou seu pênis e o esfregou em uma mulher em um ônibus da cidade, outro fato semelhante aconteceu em Recife (PE). Um ambulante chegou a ejacular no braço de uma mulher, que está grávida de 4 meses, em um ônibus.

“Ele estava vendendo chiclete dentro do ônibus. Perguntou se eu queria e eu disse que não. Como o ônibus tem arcondicionado, é frio, então quando eu senti algo quente, achei que era só a mão dele, se segurando. Mas ele já estava com o órgão para fora”, conta a mulher. “Eu comecei a gritar e ele foi se escondendo e dizendo que eu estava louca”, completou.

A mulher pediu ajuda aos seguranças do terminal. O suspeito foi preso e encaminhado para a delegacia. Ele negou a prática do crime, mas foi autuado por estupro.

Em busca de emprego, mulher é encontrada com cortes e queimaduras em Camaragibe

Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que já começou a investigar o caso. (Foto: Arquivo)

Um caso grave de violência contra a mulher, foi registrado nesta segunda-feira (14) em Camaragibe, no Grande Recife. Uma mulher, de 19 anos, foi encontrada gravemente ferida depois de sair de casa para uma entrevista de emprego.

A jovem estava desaparecida desde sábado (12) quando foi abordada, na frente de um curso técnico, por um homem que ofereceu uma proposta de emprego. A vítima apresentava queimaduras pelo corpo, lesões nos seios, esfoliações nos braços e um corte profundo no pescoço.

A vítima foi encontrada pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital da Restauração (HR). De acordo com a unidade de saúde, ela foi submetida por cirurgia no início da manhã desta segunda. O corte no pescoço é o que mais preocupa a equipe médica. As queimaduras não são graves, segundo o hospital. Contudo, o seu quadro de saúde é estável e ela passa bem.

Segundo a irmã da vítima, que esteve no hospital, a mulher foi abordada por um homem baixo, magro e loiro, no intervalo do curso. Ele teria dito que haveria uma entrevista de emprego para trabalhar em uma academia em Camaragibe. “Pediu para ela levar os documentos, o currículo e ir com roupa de academia”, afirmou a irmã da vítima.

O homem teria abordado outras mulheres na porta do curso, mas nenhuma se interessou pela proposta. “Estamos ansiosos para que a minha irmã melhore e assim possamos ouvi-la. Ela é a irmã caçula. Estamos com o coração partido”, declarou.

Com informações do G1PE

Marquise desaba e deixa três mortos em Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho

ma outra pessoa também foi atingida e segue internada, em estado grave, em uma unidade saúde. (Foto: Reprodução)

No final da tarde deste sábado (5), três pessoas morreram no desabamento da marquise de uma pousada, na avenida Laura Cavalcante, em Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.

As vítimas uma criança de 11 anos, dois homens, de 21 e 28 anos estavam sentados embaixo da marquise e foram atingidos pelos destroços. A criança chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou o socorro dos feridos. Ainda não há informações sobre o motivo do desabamento.

Fonte FolhaPE

Criança morre em desabamento parcial de imóvel em Paulista

(Foto: Ed Machado/ Folha de Pernambuco)

O primeiro andar de uma residência desabou durante a madrugada desta terça-feira (25) e causou a morte de uma criança de 8 anos, no bairro de Maranguape II em Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR).

A residência de dois andares, com uma padaria no térreo e uma residência no primeiro andar, desabou por volta das 4h. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, estavam no local uma mulher de 26 anos, teve a perna esquerda esmagada e um menino de 8 anos que sofreu uma parada cardíaca durante o transporte e chegou ao Hospital Miguel Arraes com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade de saúde. Um homem também sofreu escoriações pelo corpo.

Com informações do Folha PE

3kg de metanfetamina são apreendidos no Aeroporto do Recife

(Foto: Divulgação/PF)

Uma operação da Receita Federal, com o apoio da Polícia Federal em Pernambuco, na noite de sábado (22), apreendeu três quilos de metanfetamina, no Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre.

A droga estava escondida na bagagem de uma mulher de 27 anos, natural de Goiânia (GO), que desembarcava em um voo procedente de Portugal e foi presa em flagrante. A traficante tem antecedentes criminais. Já havia sido presa por porte de armas e drogas, em 2015, e absolvida. Desta vez, ela acabou sendo autuada por tráfico internacional. A pena pode chegar a 20 anos de prisão.

De acordo com informações da Receita, a apreensão ocorreu depois que a passageira retirou a bagagem da esteira e se dirigiu ao balcão da alfândega. Em seguida, foi até o espaço em que os passageiros informam que não têm nada a declarar.

A mulher foi então detectada pelo Sistema de Reconhecimento Facial e encaminhada para entrevista e inspeção pelo scanner de bagagens. Durante a vistoria no equipamento de raio-x, os servidores da Receita identificaram um material oculto no fundo falso da mala.

Eles acionaram os agentes da PF, que realizaram teste e confirmaram que se tratava de droga sintética, de ação estimulante do sistema nervoso central. O entorpecente é conhecido popularmente como ice, tina, meth, speed ou cristal.

Depois de ser autuada em flagrante, a jovem seguiu para a sede da PF, na área central do Recife. No depoimento, não deu detalhes de como foi aliciada para transportar a droga nem forneceu informações de contatos na Europa. Alegou apenas que escolheu o Recife por causa do tempo de viagem.

Ela passou por exame de corpo de delito e foi levada para a Colônia Penal Feminina do Recife. Lá, ficará à disposição da Justiça Federal. Além da droga, foram apreendidos cartão de embarque, passaporte e um celular.

Fonte G1

Estão abertas as inscrições para o Prouni Recife com 277 vagas

(Foto: Ilustrativa)

Começou nesta segunda-feira (17) o período de inscrições para o Prouni Recife, que oferta 277 vagas em 65 cursos, distribuídas pelas oito Instituições de Ensino Superior cadastradas. A nota do Enem servirá como critério de desempate entre os candidatos.

concorrer a uma das vagas é preciso ser residente e domiciliado no capital pernambucana por no mínimo três anos; não ter diploma de nível superior; comprovar renda bruta familiar, per capita, de até dois salários mínimos; ter cursado o ensino médio em uma escola da rede pública ou em escolas privadas com bolsa integral; ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior à inscrição e ter obtido uma média mínima de 450 pontos, sem zerar a redação.

Entre os cursos oferecidos pelo Prouni Recife estão Medicina, Direito, Administração, Psicologia, Engenharia civil, Engenharia elétrica, Engenharia mecânica, Engenharia química, Arquitetura e Urbanismo, Odontologia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Design de Moda, Design gráfico, Marketing e Gastronomia.

Os candidatos poderão se inscrever até as 23h59 da sexta-feira (21), exclusivamente pelo site www.prouni.recife.pe.gov.br.

Com informações do FolhaPE