UPE anuncia curso de engenharia de materiais e oferta 20 vagas no Recife

(Foto: Internet)

Durante anuncio nesta quarta-feira (12) a Universidade de Pernambuco (UPE) anunciou, nesta quarta-feira (12), apresentou novidades no vestibular para este ano, entre elas o novo curso de engenharia de materiais, no Campus Benfica, na Zona Oeste do Recife, com 20 vagas.

As inscrições começam na segunda-feira (17) e seguem até 18 de agosto, sendo feitas exclusivamente pela internet. A taxa custa R$ 95. O pedido de isenção de pagamento deve ser feito entre segunda (17) e sexta (21).

Para solicitar o não pagamento, o candidato deve comprovar ser assistido por programas do governo federal ou ser dependente de servidor da UPE.

Com informações do G1

Suspeito de assalto em centro espírita se entrega a polícia no Recife

(Foto: Divulgação)

Um dos suspeitos de participação no assalto que deixou quatro pessoas mortas no Grupo Espírita Amor ao Próximo (Geap), no Grande Recife, na quarta (5), se entregou à polícia, nesta segunda-feira (10). O acusado José Roberto Alcântara, 22 anos, confessou o envolvimento na ação e alegou ter sofrido ameaças. “Policiais estavam dizendo que se pegassem iam me matar. Por isso, eu vim”, declarou.

José Roberto chegou, por volta das 10h30, à sede da Divisão de Homicídios Sul, no Grande Recife, mesma cidade onde ocorreu o crime. Ele informou que desde o assalto seguido de mortes ficou escondido “pelas redondezas”.

Ao lado do advogado Valmir Rêgo Barros, o suspeito, que tem passagens anteriores da polícia, contou que seis pessoas participaram da investida. Ele disse, ainda, que o assalto não foi premeditado. “Eu não sabia que era um centro espiritual. Se soubesse não tinha ido”, afirmou.

LEIA MAIS

Criminosos estavam na plateia de palestra antes do tiroteio que deixou quatro mortos em Centro Espirita, no Recife

(Foto: Divulgação)

Durante a noite desta quarta-feira (5), quatro pessoas morreram e outras ficaram feridas após uma tentativa de assalto, no Grupo Espírita Amor ao Próximo (Geap), no bairro de Piedade, no Grande Recife.

Durante a investida criminosa, aproximadamente, 200 pessoas participavam da reunião espírita. O cabo Alexsandro Alves de Melo, do 18º Batalhão da Polícia Militar, estava no centro e reagiu. Houve tiroteio e quatro pessoas morreram.

Sete criminosos teriam participado da ação. Dois deles estariam assistindo as palestras dentro do centro, em meio aos participantes. “Foi uma tragédia terrível. Eles foram reconhecidos pelos vizinhos aqui, porque não é o primeiro assalto que eles fazem. Esse (da quarta, 5) é que foi planejado mesmo”, afirmou uma testemunha que preferiu não se identificar.

Com informações do FolhaPE

Porcos circulam pelo terreno da Prefeitura do Recife

Porcos na Prefeitura. (Foto: Maria Nilo/Site Roberta Jungmann)

Porcos foram flagrados no terreno da Prefeitura do Recife, na avenida Cais do Apolo, no Bairro do Recife, neste domingo (3). Ao todo, seis animais (todos de grande porte) estavam no jardim do canteiro da calçada do órgão. Eles pareciam bem à vontade, espalhados sobre a a terra do gramado – alguns até estavam deitados.

Não se sabe como eles foram parar no lugar, mas a informação de quem passou pelo local é que os animais pertencem a moradores da Comunidade do Pilar, chamada assim por ser localizada atrás da fábrica de biscoitos Pilar. A reportagem ligou para a Secretaria-executiva de Direitos dos Animais (Seda), que informou que não é responsável pelo resgate desses tipos de animais.

A Folha tentou contato com a Secretaria de Saúde do Recife, que administra o Centro de Vigilância Ambiental (CVA), mas não conseguiu retorno até o momento da publicação deste texto.

Fonte Folha de Pernambuco

Última vítima de envenenamento no Dia das Mães deixa hospital no Recife

(Foto: Ilustração)

Débora Maria Soares, 20 anos, teve alta do Hospital da Restauração (HR), no Derby, nesta terça-feira (20). Ela é a última integrante da família que sofreu envenenamento no almoço do Dia das Mães deste ano, em Camaragibe, unidade de saúde.

De acordo com a polícia, o crime foi cometido por um rapaz que não aceitava o fim do relacionamento com Débora. Ela era o alvo da ação criminosa e foi quem preparou os alimentos, consumidos na festa do dia 14 de maio. O suspeito de cometer o crime se apresentou à polícia e está preso desde 17 de maio.

O laudo do Instituto de Criminalística (IC), divulgado em 17 de maio, comprovou que nove pessoas da mesma família ingeriram alimentos com chumbinho, veneno usado para matar ratos.

Debora passou 38 dias internada no HR. Os parentes deixaram as unidades de saúde ao longo do período de mais de um mês depois do envenenamento.

Com informações do G1

Dupla confessa estupro de idoso em metrô do Recife, diz polícia

Delegado fala sobre prisão de dupla que estuprou idoso em Afogados. (Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco)

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu um jovem de 18 anos e apreendeu um menor de 15, nesta sexta-feira (9), que confessaram ter estuprado um idoso de 60 anos numa passarela da estação Ipiranga do metrô, no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife. O crime ocorreu na última terça (6), por volta das 21h.

A polícia identificou os suspeitos, Bruno Borba da Silva e o adolescente, com a ajuda de imagens de câmeras de segurança instaladas nas proximidades da estação. A prisão e apreensão ocorreram na manhã desta sexta.

“Eles foram interrogados na presença de advogados e familiares e narraram com riqueza de detalhes o crime”, disse o delegado Igor Leite, titular da Delegacia de Afogados.

Segundo o delegado, eles estupraram o idoso após realizarem um assalto contra duas mulheres na área. A dupla já foi reconhecida pelas vítimas. Em depoimento, os suspeitos confessaram que houve conjugação carnal e que enfiaram um objeto de madeira no ânus da vítima e quebraram esse objeto lá dentro.

No dia seguinte ao crime, um protesto paralisou o funcionamento da estação de metrô Ipiranga. Os manifestantes agiram contra o estupro e pediam mais segurança.

LEIA MAIS

Após chuvas, Michel Temer vem ao Recife

(Foto: Internet)

Após as chuvas fortes em Recife, o presidente Michel Temer decidiu cancelar a reunião que teria na tarde deste domingo (28) com sua equipe econômica para visitar a região.

A reunião cancelada aconteceria com os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Planejamento, Dyogo Oliveira, e o novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro.

Chuvas

Durante a tarde deste domingo o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou uma série de medidas em virtude das fortes chuvas que caiu no Estado no final de semana. A principal delas é a decretação de estado de calamidade nos 13 municípios da Mata Sul: Amaraji, Água Preta, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Catende, Cortes, Jaqueira, Maraial, Palmares, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito, e Barreiros.

Homem é preso por estuprar quatro enteadas e bebê, no Recife

Delegado Darlson Macedo. (Foto: FolhaPE)

Um homem de 41 anos foi preso suspeito de estuprar as quatro enteadas e o bebê de 2 anos de uma delas, no Recife. Segundo o delegado Darlson Macedo, os crimes foram cometidos durante quatro anos – tempo em que o homem foi casado com a mãe das meninas.

As vítimas, que hoje têm 18 anos, 16 anos, 11 anos e seis anos, prestaram depoimento e confirmaram os abusos sofridos. Ainda segundo o delegado, a polícia investiga se a menina de dois anos é filha do homem. O caso foi apresentado nesta terça-feira (16).

O delegado Darlson Macedo disse que a denúncia foi registrada no Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) em dezembro de 2016. “A mãe das quatro vítimas e a avó de uma delas vieram até aqui e prestou queixa. A mãe disse que não sabia dos abusos. Ela que fez a denúncia. A partir disso, começamos a a investigar o crime”, comentou o delegado. Darlson afirmou que o homem ameaçava as enteadas, caso elas contassem sobre os abusos.

O delegado revelou que o homem, em 2011, havia sido indiciado por estuprar a própria filha, que, atualmente, tem 19 anos. “A filha dele biológica também foi abusada dos 9 até os 14 anos. Ele é um monstro. Não dá nem para classificar esse homem como ser humano. Ele é covarde, portador de depravação moral”, comentou Darlson Macedo, que fez questão de alertar que pessoas que tenham conhecimento de algum caso de abuso sexual façam denúncias.

Fonte FolhaPE

Mãe e filhos envenenados no Dia das Mães recebem alta, no Recife

(Foto: Internet)

Três integrantes da família envenenada em Camaragibe, no Grande Recife, no último fim de semana, receberam alta nesta segunda-feira (15). Uma mulher e os dois filhos estavam em observação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Torrões, na Zona Oeste da capital. Outros seis parentes permanecem internados.

O principal suspeito seria um ex-namorado de Débora Regina Belo, 22 anos, que também foi envenenada. Segundo vizinhos da jovem, ela teria discutido com o ele na noite da sexta-feira (12). Débora segue em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife.

O ex-namorado, identificado apenas como Kiko, não tinha sido localizado até as 22h desta segunda, de acordo com a Delegacia de Plantão de Camaragibe. Segundo a polícia, ele já foi preso por receptação de produto roubado e está solto desde 2003.

O ex-namorado teria colocado chumbinho, substância usada para exterminar ratos, nos alimentos que foram oferecidos durante o almoço de Dia das Mães, realizado na casa dos avós paternos de Débora, no bairro de Jardim Primavera. No local, foram encontrados vestígios de um granulado preto no colorau usado na produção da comida.

LEIA MAIS

Michel Temer deve assinar decreto da devolução da autonomia de Suape no dia 19

(Foto: Internet)

Segundo informações do Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, há previsão de o presidente Michel Temer vir a Pernambuco, no próximo dia 19, para assinar decreto da devolução da autonomia de Suape ao Estado.

Segundo o ministro, braço direito do presidente, sua visita a Pernambuco é resultado de demanda do próprio Michel Temer, que não quer que “reste dúvidas” do emprenho do Planalto nessa retomada de Suape.

Com informações do FolhaPE

MC Tróinha é hospitalizado, diz produção

O MC Tróinha foi hospitalizado na noite desse sábado no Recife segundo informa o produtor do artista. Em nota, a produção do MC informa que ele se encontra internado em hospital particular do Recife e que, apesar de não haver diagnóstico preciso, avisa que a agenda de Tróinha deste domingo está mantida.

Devido à internação, segundo a nota, Tróinha, que tem 27 anos, não pode realizar as três apresentações que faria no sábado e que aconteceriam em Gravatá e em Limoeiro. Ainda de acordo com o produtor, o artista, quando se recuperar, anunciará, em vídeo, as novas datas das duas apresentações suspensas.

Fonte FolhaPE

Jovem é assassinado na Cidade Universitária, em Recife

Vítima foi executada numa área onde funciona um comércio de refeições nas imediações da UFPE. (Foto: FolhaPE)

Um jovem de 18 anos foi assassinado a tiros por volta das 10h30 da manhã desta quinta-feira (6) na Avenida Acadêmico Hélio Ramos, na Cidade Universitária, que fica por trás do campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na área onde o crime ocorreu funciona um comércio informal de venda de lanches e refeições.

A vítima, que trabalhava há um ano em um lava jato na região e completava a renda vendendo água mineral nas horas vagas, foi alvejada perto de uma barraca de lanches localizada na frente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE.

De acordo com testemunhas, o pai dele estava andando de bicicleta perto do local do crime, ouviu os tiros e foi ver o que tinha ocorrido. Ao chegar ao local encontrou o filho, que disse se chamar Leandro Francisco, morto.

LEIA MAIS

Bombeiros trabalham no resgate das vítimas de desabamento em supermercado no Recife

(Foto: Felipe Ribeiro/Folha de Pernambuco)

O teto de um supermercado desabou durante a tarde desta sexta-feira (31), no bairro Jordão, localizado no Recife. Oito vítimas já foram socorridas dos escombros.

O acidente no supermercado Atacarejo Ideal, localizado na avenida Maria Irene, aconteceu por volta das 10h. Equipes do Corpo de Bombeiros (CB) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) trabalham no resgate das vítimas. Um mutirão é feito com funcionários do local e de outros estabelecimentos para tirar o material de dentro do supermercado e ajudar a encontrar pessoas em meio aos escombros. A informação no local é de que muitas crianças e idosos estavam lá na hora do acidente.

A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife confirmou que o alvará de funcionamento do supermercado Atacarejo Ideal, localizado no Ibura, está vencido desde setembro de 2016. O laudo de engenharia, que tem validade de cinco anos, também está fora do prazo de validade. O prédio do estabelecimento desabou na manhã desta sexta-feira (31) e deixou, até agora, oito feridos.

Com informações do FolhaPE

Carro com três pessoas dentro pega fogo em Recife

(Foto: FolhaPE)

Um carro pegou fogo na tarde desta quarta-feira (29), na rua Henrique Dias, no bairro da Boa Vista, na área Central do Recife. O proprietário do EcoSport informou que não percebeu o sinistro.

Ele disse que escutou os estalos do fogo e que viu algumas pessoas avisando que o carro estava em chamas. Apesar do susto, não houve feridos. Ele estava dentro do veículo na companhia da esposa e da filha. Moradores do local informaram que acionaram o Corpo de Bombeiros, mas a corporação não chegou a tempo.

As chamas, no entanto, foram controladas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As causas do incêndio ainda não foram esclarecidas.

Fonte FolhaPE

No Recife, Vem Pra Rua protesta em defesa de Moro e contra lista fechada

Foto: Mariana Araújo/JC

O movimento Vem Pra Rua realizou uma manifestação, na manhã deste domingo (26), no Recife, em apoio à Operação Lava Jato, em defesa do juiz Sérgio Moro e contra a lista fechada, em que o leitor vota no partido, que estabelece uma lista pré-ordenada de candidatos a serem eleitos pela sigla. O ato, que é nacional, ocorreu na Avenida Boa Viagem, Zona Sul da cidade e seguiu em caminhada.

Ainda na concentração, o início da manifestação foi marcado pelo Hino Nacional. Vestidos de verde e amarelo e com a bandeira do Brasil, manifestantes reivindicaram o fim do foro privilegiado, pela ética na política e o fim da impunidade, pela manutenção da prisão em segunda instância, pela prisão dos corruptos, contra qualquer tipo de anistia a partidos e políticos, contra o financiamento público de campanha e aumento do fundo partidário, além do voto em lista fechada

O relator na comissão especial da reforma política na Câmara, deputado Vicente Cândido (PT-SP), afirmou que vai propor em seu relatório financiamento misto de campanha e sistema de votação por lista fechada. O petista prometeu entregar o relatório final com as propostas até o fim de março

Manifestantes levaram cartazes e faixas pedindo a prisão do ex-presidente Lula (PT). Durante a manifestação, nenhum político pernambucano foi visto no local. De acordo com a porta-voz do movimento Vem Pra Rua, Maria Dulce Sampaio, 6 a 8 mil pessoas estiveram na Avenida Boa Viagem no evento. Mas, segundo Dulce, o número de pessoas não importa.

“O número pra gente não importa. O que importa é mostrar que continuamos na luta. Eu sei que o público não foi muito grande. Não foi muito grande porque o povo está cansado de tanto escândalo, diariamente nas televisões dos políticos. O povo está cansado de tanta corrupção”, disse.

A porta-voz também fez críticas sobre a lista fechada. “Pegamos a pauta do momento, que são pautas que os políticos estão querendo fazer para se manter no poder, A lista fechada é inteiramente antidemocrática e sem transparência, quer dizer que o eleitor vai votar no partido, ele não vai saber o candidato que está votando. E essa lista é feita pelos caciques do partido”, pontuo.

Com informações do Blog do Jamildo.