Estado é condenado por prender homem por engano e mantê-lo em cela superlotada do Cotel

Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel) (Foto: Rafael Vieira/DP)

O estado de Pernambuco foi condenado a indenizar um homem preso por engano no Recife por tentativa de feminicídio. Detido na recepção do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), na Zona Norte da cidade, João Vitoriano de Mendonça Neto chegou a ser encaminhado à Delegacia da Macaxeira, também na Zona Norte, e ao Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na RMR.

O autor da ação conta que foi conduzido coercitivamente em 8 de março de 2024 mesmo havendo discrepâncias evidentes entre seus dados e os do verdadeiro investigado, que é seu primo.

Entre as diferenças estavam a idade (o autor tinha 57 anos e o investigado, 49), o estado civil (um era casado, o outro solteiro) e o endereço. Os nomes também não batiam: o assistente administrativo do Crea-PE tem Neto como último sobrenome, já o investigado se chama João Vitoriano de Mendonça Júnior.

“Eu entrei em um carro com eles, o policial botou uma pistola entre as pernas e começou a pressão, me acusando de ter esfaqueado uma mulher em Carpina, lugar que nunca fui”, diz João Vitoriano.

LEIA MAIS

Abreu e Lima abre inscrições para seleção com 389 vagas e salários de até R$ 8 mil

A Prefeitura de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, abriu vagas para processo seletivo simplificado a fim de contratar profissionais para atuação na Secretaria de Saúde do município.

As inscrições, que serão realizadas exclusivamente pelo site da Prefeitura, poderão ser feitas até o dia 26 de maio.

São 389 vagas ofertadas. Os salários variam de acordo com a carga horária, podem ser de 20h, 30h e 40h, e com cargos, indo de R$ 1.621 a R$ 8 mil.

Confira todos os cargos oferecidos para a seleção simplificada da Prefeitura de Abreu e Lima, e as referidas cargas horárias e remunerações, no Edital do processo seletivo simplificado, publicado no Diário Oficial da Amupe nesta quarta-feira (20).

Carro bate em veículo estacionado, atropela quatro pessoas numa calçada e população se revolta

Quatro pessoas foram atropeladas na BR-101, durante uma festa em Abreu e Lima, no Grande Recife, por volta das 3h da madrugada de sábado (23). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o veículo teria batido noutro carro que estava estacionado. Com o impacto, o carro parado teria atingido as quatro pessoas que estavam na calçada.

As vítimas ficaram feridas e caídas no chão. Pessoas que estavam na festa e presenciaram o atropelamento, quebraram o carro que teria causado o acidente. A PRF disse também que o motorista do carro que provocou o acidente fez o teste do bafômetro e o resultado foi negativo para a ingestão de bebida alcoólica e que o dono do carro estacionado não foi localizado.

Segundo a PRF, as vítimas foram socorridas para o Hospital Miguel Arraes, no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.
De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco, o condutor do carro que causou a batida foi detido nas proximidades do acidente e levado para a Delegacia de Paulista.

G1 Pernambuco

Mortes no Grande Recife devido às chuvas chega a doze

Buscas por desaparecidos em deslizamento na cidade de Abreu e Lima.

Subiu para 12 o número de pessoas mortas após os deslizamentos de barreiras que ocorreram nessa quarta-feira (24), no Grande Recife. Em Abreu e Lima, uma jovem de 21 anos que estava grávida foi encontrada sem vida. Outras quatro pessoas foram encontradas mortas na cidade. Além disso, morreram quatro pessoas em Olinda e três na capital pernambucana.

Segundo o balanço da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), ao menos 1.206 pessoas estão desalojadas em áreas atingidas pelas chuvas no Grande Recife. O número foi divulgado na noite da quarta-feira (24). Esse número é referente a seis cidades: Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu e Abreu e Lima.

Idoso é preso acusado de abusar sexualmente netas de 9 e 14 anos

(Foto: Reprodução/TV Jornal)

Foi preso, nesta terça-feira (13), um pedreiro de 62 anos acusado de abusar sexualmente duas netas, de 9 e 14 anos, em Abreu e Lima, no Grande Recife. Além das netas, uma vizinha, de 8 anos, também estaria sendo vítima dos abusos do idoso. Na delegacia o acusado confessou o crime.

Segundo o delegado, Ivanildo Pereira, o pedreiro sabia o motivo da prisão e se mostrou totalmente indiferente à situação. “Ele é muito cínico, sempre debochando da situação, algo que causou bastante revolta para a gente. Nós estamos aguardando a perícia, pois só através dela podemos ter certeza”, afirmou.

As crianças e a adolescente eram abusadas quando iam ajudar a esposa, que tem problemas de saúde, do suspeito. O filho do idoso e pai das vítimas classificou o suspeito como “monstro”. “Ele criou a gente muito bem. Eu não esperava isso dele e ninguém esperava. Estamos todos sem acreditar. Infelizmente, tínhamos um monstro dentro de casa e não sabíamos”.

Com informações da TV Jornal