Prefeitura reforça uso do programa Desapega e pede que população evite descarte irregular

Serviço funciona por agendamento via WhatsApp

Durante entrevista ao programa Espaço Aberto, da Rural FM, o secretário de Serviços Públicos e Defesa Civil de Petrolina, Alisson Oliveira, reforçou a importância do programa “Desapega” como ferramenta para evitar o descarte irregular de resíduos na cidade.

Segundo o secretário, o serviço foi criado justamente para facilitar a vida da população no momento de descartar objetos que não são recolhidos pela coleta convencional, como sofás, colchões, móveis e outros materiais.

Ele destacou que o atendimento é feito por meio de solicitação no WhatsApp, pelo número (87) 3983-7111, e que o prazo médio para recolhimento tem sido de até quatro dias.

LEIA MAIS

Exporrajada 2026 supera expectativas e movimenta mais de R$ 1 milhão, diz secretário

Durante entrevista ao programa Espaço Aberto, da Rural FM, o secretário de Desenvolvimento Rural de Petrolina, Darcílio Almeida, apresentou um balanço da 13ª edição da ExpoRajada 2026 e destacou o sucesso do evento realizado no distrito de Rajada.

Segundo o secretário, a edição deste ano superou todas as expectativas, tanto na exposição quanto na programação festiva e no desfile. A avaliação é de que a população abraçou o evento, garantindo grande participação e receptividade aos visitantes.

Um dos principais destaques foi o leilão, que arrecadou cerca de R$ 321 mil com a venda de 20 animais. No entanto, o maior volume financeiro veio da comercialização direta, que ultrapassou R$ 800 mil, somando mais de R$ 1 milhão em negócios realizados durante a feira.

LEIA MAIS

Petrolina realiza 2º Seminário sobre cultivo da palma forrageira neste domingo

O secretário de Desenvolvimento Rural de Petrolina, Darcílio Almeida, anunciou durante entrevista no programa Espaço Aberto, da Rural FM, a realização do 2º Seminário do Programa Palma da Gente, que acontece neste domingo na comunidade da Gradeada, na Escola José Cícero.

O evento começa às 7h30 e tem como objetivo incentivar os produtores rurais a ampliar o cultivo da palma forrageira, alimento essencial para caprinos e ovinos no Sertão. O primeiro seminário reuniu mais de 300 produtores, despertando novamente o interesse pela cultura da palma na região.

LEIA MAIS

Denúncia de rastreamento contra auxiliar de João Campos vira alvo de investigação

A Polícia Federal vai instaurar inquérito para investigar uma denúncia de suposto monitoramento ilegal praticado por agentes da Polícia Civil de Pernambuco contra integrantes da Prefeitura do Recife.

A decisão ocorre após determinação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que, no fim de janeiro, autorizou a corporação a analisar a “existência de elementos mínimos que indiquem a possível prática de infrações penais”. Agora, a apuração foi formalizada com a abertura oficial de inquérito.

LEIA MAIS

Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou à Polícia Federal (PF) que investigue o possível monitoramento ilegal de integrantes do governo de João Campos, prefeito do Recife. Sorteado relator do caso no Supremo, Mendes determinou ainda que uma apuração conduzida pelo Ministério Público de Pernambuco seja paralisada, enquanto o caso é investigado em âmbito federal.

O alvo da espionagem teria sido o secretário municipal de Articulação Política e Social da prefeitura do Recife, Gustavo Queiroz Monteiro, e seu irmão, Eduardo, que é assessor da prefeitura. Segundo a acusação feita pela gestão municipal, os dois foram monitorados e seguidos por agentes da Polícia Civil do estado, sendo que um rastreador chegou a ser instalado em um dos carros utilizados pelo secretário.

A suposta espionagem teria avançado também no meio digital, por meio da coleta de dados, incluindo “rastreamento e o reconhecimento facial”, destacou Mendes em despacho publicado na sexta-feira (30). “Não se trata, aqui, de apuração dirigida e fundamentada, mas de requisição massiva e horizontal de dados que, por sua abrangência e falta de delimitação, evidencia a prática típica, como dito, de ‘fishing expedition’”, escreveu o ministro.

A expressão fishing expedition, em inglês, se refere à chamada pesca probatória, isto é, quando uma investigação busca indiscriminadamente e sem delimitação específica por algum crime que possa eventualmente ter sido praticado por um alvo. Essa prática é ilegal no Brasil. O caso ganhou notoriedade após uma reportagem da TV Record, veiculada na semana passada, segundo a qual o rastreador teria sido instalado no carro de Monteiro em setembro do ano passado.

“A utilização de instrumentos técnicos de vigilância com finalidade política, dissociada de qualquer controle judicial, representa não apenas um desvio funcional, mas uma afronta direta aos preceitos fundamentais de inviolabilidade da intimidade, da legalidade, da impessoalidade e da igualdade de condição em disputa eleitoral”, escreveu Mendes no despacho.
O ministro determinou que a PF apure se há “indícios mínimos” da prática de crimes por agentes do estado de Pernambuco.

O caso surge no momento de pré-campanha eleitoral no estado. Campos é pré-candidato ao governo de Pernambuco, devendo enfrentar a atual governadora e pré-candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD). Os dois disputam o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O governo de Pernambuco nega monitoramento ilegal de adversários e afirma que as ações da Polícia Civil foram regulares, tendo sido realizadas no âmbito de investigações criminais sobre supostos desvios na prefeitura do Recife.

Agência Brasil

MPPE cobra explicações da SDS sobre denúncia de espionagem contra secretário da Prefeitura do Recife

Um dia após ganhar repercussão nacional, a denúncia de suposta espionagem envolvendo um secretário da Prefeitura do Recife passou a ser oficialmente acompanhada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O órgão enviou um ofício à Secretaria de Defesa Social (SDS) solicitando informações detalhadas sobre a apuração do caso.

Em nota, o MPPE informou que tomou conhecimento dos fatos por meio da imprensa e, diante da gravidade das denúncias, decidiu formalizar o pedido de esclarecimentos. O Ministério Público, no entanto, não detalhou qual Promotoria ficará responsável pela análise das informações, nem antecipou eventuais medidas que poderão ser adotadas após a resposta da SDS.

LEIA MAIS

Secretário João Luís apresenta relatório quadrimestral da Saúde na Câmara de Petrolina

Além da pauta de projetos legislativos, a sessão desta terça-feira (11), na Câmara Municipal de Petrolina, contará com uma audiência pública de grande relevância, voltada à área da saúde municipal.

Atendendo ao Ofício nº 2.305/2025 – GAB/SMS, encaminhado pelo secretário municipal de Saúde, João Luís Nogueira Barreto, será apresentada aos vereadores e à população a prestação de contas referente ao 2º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), que compreende os meses de maio a agosto de 2025.

LEIA MAIS

Relatório quadrimestral da Saúde será apresentado pelo secretário João Luís em audiência pública na Câmara de Petrolina

Plenário da Câmara Municipal de Petrolina

A Câmara Municipal de Petrolina realizará, nesta terça-feira (26), a partir das 10h da manhã, uma audiência pública para apresentação do relatório quadrimestral da Saúde. O encontro contará com a participação do secretário municipal de Saúde, João Luís, que levará aos vereadores e à população os principais indicadores e ações realizadas pela pasta nos últimos meses.

Durante a audiência, serão expostos dados referentes à aplicação dos recursos públicos, investimentos em programas e serviços, além de informações sobre o funcionamento das unidades de saúde do município. O relatório também deverá destacar avanços, desafios e metas estabelecidas para o próximo período.

A apresentação faz parte das exigências legais de transparência e controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo que a sociedade acompanhe de forma clara a utilização dos recursos e a execução das políticas públicas no setor.

O evento é aberto ao público e será transmitido pelos canais oficiais da Câmara de Petrolina, garantindo maior acesso da população às informações apresentadas.

Secretário de Saúde de Petrolina participa de audiência pública na Câmara nesta terça-feira

O secretário de Saúde de Petrolina, João Luiz Nogueira Barreto, participará nesta terça-feira (17/12) de uma audiência pública na Câmara Municipal. A sessão está marcada para as 11h e terá como foco a apresentação do segundo Relatório Detalhado Quadrimestral de 2024, referente às ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde no período compreendido entre os meses de maio e agosto deste ano.

A apresentação cumpre as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei Complementar nº 141/2012, que determinam a prestação de contas quadrimestral das ações e investimentos aplicados na área da saúde.

Durante a audiência, o secretário João Luiz Nogueira Barreto deverá detalhar os indicadores de desempenho, o balanço financeiro e as principais ações implementadas no período, incluindo programas, atendimentos e investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A audiência é uma oportunidade para que os vereadores e a população tenham conhecimento sobre a gestão dos recursos públicos e os resultados alcançados no setor de saúde do município.

Silvério Pessoa deixa cargo de secretário de Cultura de Pernambuco

O governo de Pernambuco anunciou que Silvério Pessoa deixará o cargo de secretário estadual de Cultura. Segundo a gestão estadual, o cantor e compositor comunicou, nesta quinta-feira (20), à governadora Raquel Lyra (PSDB), que está saindo da secretaria por “razões pessoais”.

Pessoa é o primeiro secretário estadual que deixa o governo desde o início da gestão Raquel Lyra, que começou há pouco mais de seis meses. Ele deixa o cargo um dia antes do início do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).

O g1 procurou o artista para comentar a decisão, mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve retorno. Segundo o governo, um novo nome será anunciado para a secretaria.

De acordo com o comunicado do governo estadual, o artista entregou uma carta agradecendo a “confiança”. No texto, divulgado pelo governo, Silvério afirma que vai dedicar seu tempo à carreira como músico e à docência e, “como artista e professor”, sente falta dos palcos e da sala de aula. “Como em todos os ciclos da vida, no entanto, chegou o momento de encerrar essa jornada: sem dúvidas, tempo de aprender, tempo de semear as bases de uma política cultural mais múltipla e democrática no nosso Estado”, diz a carta.

G1 Pernambuco

Alisson Oliveira chama atenção para o aumento de furto de fiação elétrica em Petrolina

A cada dia que passa aumenta o número de furtos a cabos de energia elétrica no município de Petrolina. A ação dos vândalos, além de significar um grande mal as pessoas, que ficam no escuro, também se traduz em enorme prejuízo aos cofres públicos.

Indignado, o Secretário Executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, postou uma foto nas redes sociais condenando esta prática que vem ocorrendo em praças, quadras poliesportivas, ruas e até mesmo em rotatória aqui na cidade. De acordo com Alisson, mais de 1.800 metros de cabos precisaram ser repostos pela empresa de manutenção de iluminação em Petrolina devido a ação desses meliantes.

“É sempre com tristeza e também indignação, que trago aqui para vocês uma postagem nada legal. Pessoal, tem ocorrido muito furto de cabos de energia e isso causa transtornos para todo mundo, minha gente, não é somente para os cofres do município. Já foram registradas 10 ocorrências nos últimos 45 dias, e isso tem prejudicado locais como praças, quadras esportivas, ruas e até mesmo uma rotatória. Mais de 1.800 metros de cabos precisaram ser repostos pela empresa de manutenção de iluminação pública no Dom Avelar, Santa Luzia, Jardim São Paulo e Vila Eulália, alguns dos bairros alvos dos criminosos”, disse.

Por fim, o secretário lembrou que o furto de fiação elétrica é crime contra o patrimônio público e a gestão municipal reforça, junto à população, a necessidade de denunciar essas ações criminosas para as autoridades policiais de Petrolina.

“Os moradores podem ligar para o número 153 da Guarda Civil ou no 190 da central da Polícia Militar. Bora cuidar mais e melhor da nossa cidade, meu povo! Nos ajudem nesta missão!”, enfatizou.

Duas semanas após liberação do uso de máscaras em locais abertos covid segue em queda em Pernambuco

Quinze dias após o governo de Pernambuco ter definido novas flexibilizações no plano de convivência com a covid-19, os indicadores da pandemia (casos, óbitos e demanda por leitos hospitalares) permanecem em queda acentuada no Estado.

Uma semana antes da liberação do uso de máscaras em locais abertos e do fim da limitação de público em eventos (período de 20/3 a 26/3), Pernambuco somou 416 casos de síndrome respiratória aguda grave (srag), com 45 confirmações para covid-19. Já na última semana (3/4 a 9/4), duas semanas depois das flexibilizações, o Estado registrou 357 casos de srag, com 25 diagnósticos positivos para a infecção pelo coronavírus.

As mortes por covid-19 também estão com tendência de queda em Pernambuco. De 20 a 26 de março, foram notificados 78 óbitos pela doença. Desse total, 8 tiveram confirmação para a infecção. Já de 3 a 9 de abril, foram 51 mortes, com 2 confirmações para covid-19. Vale ressaltar que os dados ainda estão sujeitos a alterações à medida em que são atualizados retrospectivamente.

LEIA MAIS

Deputado Daniel Almeida e secretário estadual Davidson Magalhães, recebem título de cidadania em Juazeiro

A Câmara de vereadores de Juazeiro, realiza nesta sexta feira (8), uma sessão solene de outorga de títulos de cidadania a dois ilustres baianos, que têm vasta contribuição ao município: O deputado Federal Daniel Almeida e o Secretário estadual do Trabalho, Emprego e Renda da Bahia, Davidson Magalhães.

O vereador Dr. Salvador Carvalho (PCdoB), autor das outorgas, reforçou o merecimento da comenda: “Daniel Almeida, ao longo dos anos, sempre foi um grande defensor das lutas por Juazeiro e como deputado federal tem grandes serviços prestados ao município. Davidson Magalhães, secretário estadual, tem sido um porto seguro para Juazeiro nas reivindicações que envolvem projetos de emprego, renda e esportes no estado. Sou grato aos meus pares pela aprovação desses dois títulos de cidadania e convido a comunidade a se fazer presente para consagrar essa homenagem justa”, disse.

A solenidade de outorga dos títulos está marcada para às 18h30 na Câmara Municipal de Juazeiro e logo após, às 20h, no Clube dos Comerciários, haverá um evento cultural, intitulado “Festival Vermelho”, com homenagens a Daniel Almeida e Davidson Magalhães, dando sequência a uma série de eventos em comemoração aos 100 anos do PCdoB. Dentre as atrações estão Raimundinho do Acordeon, João Sereno, Ramon Raniere e Paulo César, dentre outros.

Pernambuco supera a marca de 2.400 leitos para atender à população

Coletiva com o secretário André Longo – Foto: Heudes Regis/SEI 

Ontem (18.03), primeiro dia de quarentena rígida em todo o Estado, o secretário estadual de Saúde, André Longo, fez um balanço dos mais recentes esforços do Governo de Pernambuco no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Em coletiva de imprensa online, ele destacou como uma das principais estratégias a ampliação recorde de leitos dedicados exclusivamente aos pacientes suspeitos ou confirmados com a doença. Hoje, Pernambuco superou a marca de 2,4 mil leitos, sendo 1.324 de UTI, efetivamente abertos para atender à população.
 
“A velocidade de abertura de novas vagas de terapia intensiva em Pernambuco é recorde. Desde a última segunda-feira, foram mais de 73 novos leitos de UTI em todas as regiões do Estado. Para se ter uma ideia, desde o início do mês de março, abrimos 303 novas vagas. Esse número representa cinco vezes a capacidade instalada de UTI no Hospital da Restauração. E é 15 vezes maior que o número de leitos de UTI que tínhamos em todos os hospitais de campanha estaduais desativados no ano passado”, pontuou André Longo.

LEIA MAIS

Governo de Pernambuco pretende fechar escolas apenas se houver lockdown, indica secretário de Saúde

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, sinalizou, nesta quinta-feira (04), que o Governo do Estado pretende fechar as escolas apenas se houver um lockdown
(confinamento total).

Até o momento, as restrições adotadas pelo Governo do Estado com o agravamento da pandemia não atingiram as escolas que estão com aulas presenciais, como as da rede privada, em totalidade, e as da rede pública estadual, apenas para ensino médio.

“As escolas são ambientes seguros para esses jovens, muito mais do que as baladas, os veraneios, as casas de praia. As escolas têm seguido protocolos, quando há suspensão de casos há paradas em atividades nas escolas”, disse André Longo.

LEIA MAIS
12345