Alemão morre após passar mal durante mergulho em Fernando de Noronha

Um turista alemão de 32 anos morreu após passar mal durante um mergulho na Praia do Porto, em Fernando de Noronha. O caso ocorreu na quarta-feira (22) e foi confirmado pela administração do arquipélago.

A vítima foi identificada como Lukas Wehage, que estava na ilha para participar de uma expedição científica voltada ao estudo de invertebrados marinhos. A pesquisa incluía a coleta de plâncton e organismos do fundo do mar em diferentes pontos do arquipélago.

De acordo com a Superintendência de Saúde local, o visitante chegou à ilha no mesmo dia, por meio de embarcação, e realizava um mergulho em profundidade quando sofreu um desmaio ainda submerso.

LEIA MAIS

Turista malaio sobrevive a queda de 200 metros no monte em que brasileira morreu

Poucos dias após a morte da turista brasileira Juliana Marins, que escorregou em uma trilha no Monte Rinjani, na Indonésia, outro visitante se acidentou no local. Na última sexta-feira (27) um alpinista malaio foi resgatado em segurança após escorregar em um trecho rochoso e úmido a 200 metros da ponte que liga ao Lago Segara Anak.

De acordo com o portal indonésio Jakarta Globe, o homem, identificado apenas pelas iniciais “NAH”, estava consciente e foi levado ao centro de saúde comunitário de Senaru para exames. Lá, os profissionais constataram apenas escoriações leves na cabeça.

O caso reacende preocupações referentes à segurança dos turistas que visitam a região. No dia 21 de junho, a publicitária Juliana Marins escorregou durante a trilha e caiu em um desfiladeiro no Monte Rinjani. Após quatro dias de tentativas frustradas de resgate, foi encontrada morta pela equipe de buscas. A família vê negligência e excesso de demora das autoridades indonésias em providenciar ajuda à jovem.

As informações do governo local desde o início do caso foram marcadas por acusações de erros e fake news. As autoridades chegaram a afirmar para a família que Juliana tinha recebido alimentos e água – o que nunca ocorreu. Os socorristas só alcançaram o local onde ela estava quatro dias depois do acidente.

O Monte Rinjani é um destino popular na Ilha de Lombok, na Indonésia, e atrai milhares de turistas todos os anos. Com seus 3.726 metros de altitude, a trilha já registrou pelo menos 180 acidentes e oito mortes em cinco anos, de acordo com levantamento feito pela Globonews.

Estadão Conteúdos

Turista chilena morre em Fernando de Noronha

Uma turista chilena de 84 morreu neste domingo (13) na ilha de Fernando de Noronha. O nome ainda não foi divulgado. Ela estava com familiares e passou mal durante a madrugada, chegou a ser socorrida no Hospital São Lucas com falta de ar, mas não resistiu e morreu perto das 9h.

De acordo com a assessoria do arquipélago, ela tinha histórico de tuberculose, mas ainda se investiga se ela já chegou à ilha com a doença. O corpo será trazido ao Recife para o Instituto Médico Legal (IML) nesta segunda (14), quando serão realizados os exames para assegurar a causa do falecimento.

O Hospital foi procurado e não informou detalhes porque a Direção é a única área do local responsável por divulgar informações oficiais. Será repassada uma nota técnica em instantes.

Turista sérvia é assaltada no Bairro do Recife

Turista

Passar algumas horas no Recife num sábado à tarde ensolarado, almoçar uma comida regional e ver en passant a cidade era o plano da violonista servo-americana Vera Stefanovic, de 31 anos, e da cantora lírica brasileira Thayana Roverso. No entanto, um assaltou alterou o plano de ambas que desembarcaram ontem no começo da tarde do navio FC Poesia no Terminal Marítimo de Passageiros no Bairro do Recife. As duas iriam encontrar a jornalista Taciana Góes, prima de Thayana, que pediu para elas ficarem na calçada do terminal.

“Depois que chegamos à calçada, em menos de cinco minutos, apareceram dois meninos. Um deles com uma faca, puxou a bolsa dela (de Vera). Ela resistiu, puxou a bolsa, caiu e aí foi esfaqueada na cabeça”, conta a cantora. Segundo ela, a polícia demorou 40 minutos para chegar ao local e a ambulância do Samu, 30 minutos. “Como querem mostrar o lado bom do Brasil, se chega um navio com três mil turistas sem nenhum policiamento. É revoltante”, disse. Os ladrões levaram a bolsa da violonista.

A cantora afirmou que a violonista foi examinada por um médico e levará alguns pontos na cabeça. A violonista ficou toda ensanguentada, embarcou no navio depois do incidente e não quis mais sair de lá. O navio vinha de Buenos Aires e parou no Rio de Janeiro antes do Recife.

Com informações do NE10.

Perfil do turista será montado durante o período carnavalesco em Petrolina

Carnaval Petrolina 05

Além da distribuição de mapas da cidade pelos estabelecimentos turísticos, a Secretaria Municipal de Turismo irá realizar uma pesquisa de fluxo direcionada aos turistas. Serão questionados pontos como: o destino de origem, dias de estadia, meio de transporte utilizado e os pontos turísticos visitados em Petrolina e região do Vale.

Tânia Nogueira, diretora da agência Flor de Cactus Turismo, apresenta 10 roteiros solicitados e que apresentam trajetos integrados e regionalizados do Vale do São Francisco. Os percursos mostram o contraste da cultura irrigada entre a caatinga – bioma predominante do Nordeste – e o enoturismo que é mais requerido no carnaval.

 “A maioria dos turistas que procuram a minha empresa estão na faixa da terceira idade e escolhem roteiros que incluem visitas em vinícolas, ilhas da região e eclusagem na barragem de Sobradinho. Há o turista que quer a calmaria neste período de carnaval e acabam encontrando-a no Vale do São Francisco e se encantam com os pontos turísticos” explica a empresária.

 O diretor da agência de turismo Rota das Águas aos Vinhos, Rogério Pereira, detalha que os turistas que optam por fugir da folia das grandes cidades para descansar estão ente 30 a 50 anos e selecionam roteiros enoturistícos. “Há muitos turistas que escolhem desfrutar das belezas do Vale do Rio São Francisco, visitam as nossas ilhas, como as Ilhas do Fogo e do Maroto, e voltam. Neste período carnavalesco, os turistas abraçam o Vale e sempre voltam”, diz o empresário Rogério Pereira.

O secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires, diz que o reconhecimento da beleza proporcionada pelo Vale do São Francisco é muito importante. “Com o turismo integrado quebramos os estereótipos de que há apenas seca e calor em nossa terra. Junto com o prefeito, Julio Lossio, sempre procuramos recursos para incrementar o setor de turismo e fazer o nosso melhor para que estes turistas voltem sempre que puderem”, pontua o secretário.