Secretaria de Segurança Cidadã promove campanha de doação de sangue no Hemoba de Juazeiro

Em alusão ao Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Segurança Cidadã (SSC) realizou, na sexta-feira (12), uma campanha de doação na unidade da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em Juazeiro. A iniciativa reuniu guardas civis municipais, guarda-vidas e servidores administrativos da Secretaria, que aderiram à ação solidária e contribuíram para reforçar os estoques de sangue da unidade.

Para o secretário de Segurança Cidadã, Adegivado Mota, a campanha tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue e seu impacto na vida de quem precisa. “A Secretaria de Segurança Cidadã tem a missão de cuidar das pessoas e contribuir para o bem-estar da nossa comunidade. Por isso, apoiamos esta importante campanha de conscientização e incentivo à doação de sangue”, destacou o secretário.

O sangue é um recurso insubstituível e não pode ser produzido artificialmente. Por isso, a doação voluntária é fundamental para garantir o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões. Além de transportar oxigênio para todo o organismo, ele atua na defesa contra infecções e participa do processo de coagulação.

O mês de junho foi escolhido para sediar a campanha Junho Vermelho por anteceder um período em que tradicionalmente ocorre redução no número de doações. Isso torna ainda mais importante a mobilização da sociedade para manter os estoques dos hemocentros abastecidos. O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado em 14 de junho, data instituída em homenagem ao imunologista austríaco Karl Landsteiner, responsável pela descoberta dos grupos sanguíneos e do fator Rh.

De acordo com o médico hematologista e coordenador da Hemoba Juazeiro, Dr. André Magalhães, a demanda por sangue tem aumentado na região em razão da ampliação e da maior complexidade dos serviços de saúde. “Nossa região cresceu em número de procedimentos e atendimentos que dependem de transfusões. Uma única doação pode salvar inúmeras vidas. Neste período de junho, geralmente observamos uma redução nas doações, por isso ações como essa são fundamentais para mobilizar e conscientizar a população”, ressaltou.

A unidade da Hemoba em Juazeiro está localizada na Rua Joaquim Bispo dos Santos, s/n, bairro Santo Antônio. O atendimento para doação de sangue ocorre de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Às sextas-feiras, o atendimento é realizado das 8h às 12h, enquanto o período da tarde é destinado exclusivamente aos pacientes do Ambulatório de Hematologia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (74) 3611-7532.

A campanha reforça o compromisso da Prefeitura de Juazeiro com a preservação da vida, a promoção da cidadania e o fortalecimento da solidariedade no município.

Ascom

Facape oferece preenchimento gratuito do IRPF e mobiliza doações para o Hospital Dom Tomás

Os contribuintes que precisam de suporte para realizar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física contarão com atendimento gratuito da Faculdade de Petrolina (Facape). A iniciativa, realizada em parceria com o Hospital Dom Tomás (HDT), une prestação de serviço com solidariedade e contará com uma força-tarefa formada por professores e alunos do curso de Ciências Contábeis para auxiliar no preenchimento, conferência de informações e envio da declaração, sem qualquer custo para a população.

A campanha contempla dois perfis diferentes: contribuintes aptos à destinação solidária, ou seja, aqueles que se enquadrarem nas regras da Receita Federal poderão direcionar parte do imposto devido ao Hospital Dom Tomás, sem custos adicionais. E ainda os contribuintes isentos que também receberão atendimento gratuito e, se desejarem, podem contribuir de forma voluntária doando qualquer valor à instituição de saúde.

O diretor-presidente da Facape, Prof.Dr. Moisés Almeida, lembrou que o HDT é hospital de ensino do curso de Medicina da Facape e que essa nova parceria reforça o compromisso social da autarquia. “Os nossos cursos estão disponíveis para contribuir com a população do Vale do São Francisco. Já temos inúmeros serviços que prestamos gratuitamente e o preenchimento do imposto de renda com possibilidade de ajudar o Hospital Dom Tomás, revela mais um compromisso que estamos assumindo, contribuindo com o tratamento de muitas pessoas”, destacou.

Já o diretor do Hospital Dom Tomás, Dr. Augusto Coelho, reforça a importância das doações para a manutenção do Hospital. “Convidamos vocês a ajudarem o Hospital Dom Tomás por meio da declaração do Imposto de Renda. É simples: você pode direcionar até 3% do imposto devido ou a restituir para o nosso Hospital. Esse gesto faz toda a diferença na vida dos nossos pacientes”, disse.

Serviço: O procedimento é simples e pode ser realizado de forma on-line ou presencial. Os interessados podem entrar em contato com a equipe por meio do WhatsApp (87) 99197-1479 a partir da quarta-feira (22) . Durante o atendimento remoto, será feito o preenchimento da declaração do Imposto de Renda e fornecidas as orientações para a destinação de parte do imposto ao Hospital Dom Tomás.

Para quem preferir o atendimento presencial, a equipe do curso de Ciências Contábeis estará disponível na Facape nos dias 28, 29 e 30 de abril, das 13h às 18h. Além disso, haverá um ponto de atendimento no River Shopping entre os dias 25 e 28 de maio, também das 13h às 18h.

Ascom

Biama de Petrolina tem baixo estoque de leite; saiba como doar

O Banco de Leite Materno (Biama) do Hospital Dom Malan, em Petrolina está com baixo estoque de leite. A reserva de leite só é suficiente para uma semana. A demanda da unidade é de dois litros de leite humano por dia que alimentam cerca de 50 bebês.  O leite humano doado é pasteurizado e alimenta os bebês prematuros na UTI Neonatal, na UCI Neonatal, no berçário externo e no alojamento canguru.

O Biama conta com doadoras internas, as mães que estão na unidade acompanhando os seus bebês, e as doadoras externas. Para ser uma doadora é preciso preencher critérios de saúde e estar com exames de sangue em dia (com coleta realizada no próprio banco de leite).

Veja quem pode doar

É importante estar com o cartão de gestante. Após o cadastro, a doadora receberá um kit, toucas, potes de vidros e máscaras, além de orientações para realizar a coleta e armazenamento de leite. Confira os critérios para a doação:

  • Qualquer mulher que estiver amamentando, com boa saúde, pode doar.
  • Não importa a quantidade de leite materno.
  • O processo é simples e seguro.
  • A doadora não deve fumar ou consumir bebidas alcoólicas, nem usar medicamentos.As mulheres interessadas em fazer doações de leite ao Biama podem ligar para o telefone da instituição através do número (87) 3202-7002 ou (74) 99944-9444. Também é possível ir até o banco que funciona no Hospital Dom Malan, das 7h às 18h.
  • O Biama também está com poucos frascos para o armazenamento do leite e está em campanha para receber doações. O recipiente precisa ser de vidro com tampa plástica. As doações podem ser feitas no próprio Biama, ou recolhidas em casa.

G1 Petrolina

Ministro Dino vence ação contra hospital por morte de filho e doará dinheiro

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta sexta-feira (10) ter vencido em definitivo uma ação judicial movida por sua família contra o Hospital Santa Lúcia, em Brasília, após a morte de seu filho, Marcelo Dino, aos 13 anos, em 2012. A ação movida por Dino e por sua esposa à época, Deane Fonseca, transitou em julgado após 13 anos e seis meses de tramitação e a indenização ficou estabelecida em R$ 600 mil para cada. Dino informou, numa postagem em rede social, que o dinheiro será doado.

“A ‘indenização’ que foi paga por essa gente não nos interessa e será integralmente doada. O que importa é o reconhecimento da culpa do hospital. Espero que essa decretação de responsabilidade tenha resultado no fim dos péssimos procedimentos do hospital Santa Lúcia, que levaram à trágica e evitável morte de uma criança de 13 anos”, escreveu o ministro.

Dino homenageou na mensagem os amigos e amigas de seu filho, por chorarem juntos a morte trágica do jovem, e lembrou que ele hoje teria 27 anos.  “Meu filho Marcelo era forte, adorava brincar, jogava bola muito bem, todos os dias. Amava a sua escola, o Flamengo, o seu cachorro Fred (que já se foi), a sua guitarra, que dorme silenciosa no meu armário.”

O ministro ressaltou que, muitas vezes, os hospitais mais em “granitos, vidros espelhados e belos prédios”, do que na qualificação profissional e respeito aos pacientes.   “Conto essa triste história para que outras famílias, também vítimas de negligências profissionais e empresariais, não deixem de mover os processos cabíveis. Nada resolve para nós próprios, mas as ações judiciais podem salvar outras vidas”, escreveu.

Marcelo deu entrada no Santa Lúcia na tarde de 13 fevereiro de 2012 com uma crise de asma. Segundo nota divulgada à época pelo hospital, a criança foi encaminhada diretamente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo estabilizada, mas relatou dificuldade para respirar durante a madrugada. Ainda segundo o hospital, as equipes tentaram reverter a crise, mas o garoto acabou não resistindo e morreu às 7h do dia seguinte.

Dino e Deane processaram o hospital, sob a alegação de que a médica plantonista da UTI pediátrica havia abandonado o posto, o que resultou na demora no atendimento adequado a Marcelo. Foi nessa ação que os dois obtiveram vitória definitiva.  Uma médica e uma enfermeira chegaram a ser investigadas e processadas na esfera criminal por suposto homicídio culposo (sem intenção de matar), mas acabaram absolvidas por falta de provas em 2018.

Folha PE

Vigilantes promovem campanha de doação de sangue em quatro municípios do Sertão de Pernambuco

Na manhã desta quinta-feira (5), o Diretor Jurídico do Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco (SindiVig), Leonai Mendes, esteve no Blog Waldiney Passos para convidar os profissionais da categoria e toda a população para a celebração do Dia do Vigilante, comemorado em 22 de junho.

Como parte da comemoração, o sindicato promoverá uma grande campanha de doação de sangue no próximo dia 18 de junho, véspera de feriado.

A iniciativa acontecerá nos hemocentros (Hemopes) de Petrolina, Serra Talhada, Salgueiro e Ouricuri, das 7h às 11h da manhã. Além da solidariedade, os doadores serão recebidos com um café da manhã especial.

LEIA MAIS

Empresa do Bem apoia o Transforma Petrolina com doações de alimentos e kits de higiene

Para garantir a segurança nutricional e impactar de forma positiva a vida de quem mais precisa,  uma empresa do segmento de empreendimentos imobiliários do município, que faz parte do projeto do Transforma Petrolina “Selo Social Empresa do Bem”, fez uma expressiva doação de alimentos e de kits de higiene ao programa de voluntariado.

Ao longo de quase seis anos de atuação na cidade, o Transforma Petrolina tem fortalecido conexões estratégicas com  sociedade civil, poder público, terceiro setor e iniciativa privada, que tem o objetivo de acelerar soluções voltadas para o desenvolvimento social que estejam alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas.

Os donativos recebidos serão distribuídos em ações de impacto social do Transforma Petrolina para atender o que está previsto nas recomendações da ONU, sobre a importância da segurança alimentar e nutricional, para que as pessoas tenham acesso a alimentos seguros, nutritivos e suficientes, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.

Para a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, o Selo Social Empresa do Bem tem como objetivo incentivar a responsabilidade social da iniciativa privada e estimular os empresários ao voluntariado. “É muito gratificante quando as empresas entendem seu papel social. Através de atitudes como essa, conseguimos chegar na casa de muitas famílias que realmente precisam”, destaca.

Ascom

Com baixo estoque, Hemope Petrolina reforça importância da doação de sangue no fim de ano

Com a chegada do fim do ano, o Hemope de Petrolina reforça a importância da doação de sangue neste período de festas. Diante da demanda de transfusões e da redução no número de doações, tipos sanguíneos como A e O negativo se encontram com o estoque abaixo do necessário.

Para as doações, é necessário apresentar documento de identificação com foto, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável), pesar no mínimo 50 kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e estar alimentado. O intervalo mínimo para doações é de dois meses para os homens e três para as mulheres.

O Hemope Petrolina, fica localizado na Rua Pacífico da Luz, s/n, Centro. As doações podem ser realizadas de segunda a sexta das 7h às 11h30. Nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro, o hemocentro não estará funcionando.

Importância da doação
Segundo o Ministério da Saúde, uma única doação pode salvar até quatro vidas. As doações podem salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

Também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves – como Doença Falciforme e Talassemia – possam viver por mais tempo, além de ser de grande importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

G1 Petrolina

Hospital Regional de Juazeiro comemora resultado positivo da campanha de doação de sangue

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), complexo hospitalar administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), realizou a “Campanha da Solidariedade”, entre os dias 23 e 27 de agosto e  ação se concretizou a partir de uma parceria com o Hemoba de Juazeiro.

A campanha conseguiu coletar 135 bolsas de sangue através de parcerias de instituições do setor público e privado do município: Polícia Militar, Central de Regulação Interestadual de Leitos (Cril – PE/BA), Policlínica, Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro, Marinha do Brasil, Maternidade Municipal, Núcleo Regional de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Rotary Clube e Polícia Federal.

As doações aconteceram no mês de homenagens ao Dia Litúrgico de Santa Dulce dos Pobres, celebrado em 13 de agosto, buscou não somente fortalecer o banco de sangue do Hemocentro de Juazeiro, mas também conscientizar a população sobre a importância de um gesto solidário que pode salvar até quatro vidas. A ação visou ainda estimular na população a doação voluntária de forma periódica.

A líder geral do HRJ, Juliete Olímpio, avaliou a realização da campanha como positiva, “estamos felizes com os resultados obtidos. Quero agradecer aos parceiros que abraçaram a ideia e contribuíram com esta ação solidária. Além disso, quero reforçar a importância de nos colocarmos sempre à deposição e realizarmos doações com mais frequência”, frisou.

Além de abranger o público envolvido na campanha por meio das instituições parceiras, a ação alcançou outros doadores de forma indireta. Foi o caso de Lucas Santana, de 25 anos, morador do bairro Dom José Rodrigues, em Juazeiro. Ele recebeu de um amigo o card de divulgação da campanha e decidiu comparecer ao Hemoba para fazer a sua doação. “Nós sabemos que tem muita gente que está hospitalizada e precisando de transfusão de sangue. Não custa nada a gente tirar um tempinho do nosso dia para poder ajudar as pessoas”, disse Lucas após realizar sua doação.

Ascom

Hospital Regional de Juazeiro realiza campanha de doação de sangue para fortalecer estoque do Hemoba

Com o objetivo de contribuir para o aumento do estoque de bolsas de sangue no Hemocentro Regional de Juazeiro (Hemoba), o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), complexo hospitalar administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), está organizando a mobilização da sociedade local na Campanha da Solidariedade. A ação será realizada nos próximos dias 23 e 24 (sexta-feira e sábado), no Hemoba (Rua Alto Cheiroso, 236, Santo Antônio), ao lado do HRJ. A coleta começará às 7h e se estenderá até as 12h.

A campanha acontece no mês de homenagens ao Dia Litúrgico de Santa Dulce dos Pobres, celebrado em 13 de agosto, e visa incentivar a doação de sangue, reforçando a importância deste gesto solidário tão importante para o tratamento e cura de várias doenças. Como cada bolsa de sangue é capaz de salvar até quatro vidas, a iniciativa irá beneficiar centenas de pessoas que necessitam de transfusão sanguínea diariamente na região. Neste sentido, a expectativa é de que seja realizada a coleta de cerca de 120 bolsas de sangue nos dois dias de mobilização. A ação está concentrada nos dias 23 e 24 de agosto, mas o Hemoba recebe doações durante todo o ano.

A Campanha da Solidariedade conta com o apoio de instituições que atuam em diferentes segmentos em Juazeiro: Polícia Militar, Central de Regulação Interestadual de Leitos (Cril – PE/BA), Policlínica, Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro, Marinha do Brasil, Maternidade Municipal, Núcleo Regional de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Rotary Clube e Polícia Federal.

Para a líder geral do HRJ, Juliete Olímpio, trata-se de uma oportunidade de ajudar as pessoas que precisam de sangue. “Doar sangue é um ato de solidariedade. É simples, rápido e seguro, sendo um gesto que pode salvar até quatro vidas. Há muitas pessoas precisando desse ato de amor. Se por algum motivo, você não puder doar, compartilhe sobre a nossa campanha”, pontuou a líder.

Requisitos – Qualquer cidadão pode doar, desde que possua os requisitos exigidos para a doação de sangue. Para doar nos próximos dias 23 e 24, basta comparecer ao Hemoba, sinalizar que está doando em prol da Campanha da Solidariedade ou dizer o código da campanha. Os requisitos para doação de sangue são os seguintes: ter entre 18 e 69 anos, peso superior a 50kg e gozar de boa saúde; apresentar documento oficial original, em bom estado e com foto atualizada (cópia somente se autenticada e legível); doador menor de idade, entre 16 e 17 anos, pode doar acompanhado do responsável legal; o candidato à doação não pode estar gripado ou com qualquer outra doença aguda e caso esteja em uso de alguma medicação, apresentar o nome de todas para avaliação.

Ascom

Prefeitura do Recife doa 500 colchões a vítimas das enchentes no RS

Em solidariedade às vítimas das intensas chuvas que têm afetado o estado do Rio Grande do Sul, o prefeito João Campos, anunciou neste domingo (05) a doação da Prefeitura do Recife de 500 colchões, 500 kits de higiene pessoal e 500 kits de limpeza. O material vai auxiliar as pessoas que estão desabrigadas em Porto Alegre. “Liguei  há pouco para o prefeito Sebastião Melo, colocando a nossa cidade à disposição para ajudar naquilo que for necessário. E quero aqui agradecer à Azul Linhas Aéreas, que fará o transporte desse material gratuitamente. O momento é de união”, afirmou João.

O gestor também fez questão de esclarecer que os itens enviados estavam no estoque da PCR e serão repostos imediatamente. Por outro lado, a doação deve servir para amenizar um pouco os desafios enfrentados pelos gaúchos durante esse período emergencial. Mais do que a própria carga remetida em si, a ação solidária demonstra o espírito de colaboração entre os municípios brasileiros diante de desastres naturais.

As fortes chuvas que iniciaram no dia 27 de abril e se intensificaram no dia 29 causaram um imenso estrago em muitos municípios do Rio Grande do Sul. O último relatório da Defesa Civil estadual, emitido às 12h de hoje, aponta que 334 cidades foram impactadas, 16.609 pessoas estão em abrigos, 88.019 estão desalojados. Além disso, 75 óbitos já foram confirmados e 103 estão desaparecidos.

Folha PE

Estudantes da Univasf realizam cadastro de doadores de medula óssea em parceria com o Hemocentro de Petrolina

Será realizada nesta quarta-feira (26), no Campus Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), uma ação para cadastro de doadores de medula óssea, no espaço cantinho das mães, próximo ao Restaurante Universitário (RU). A atividade, que acontece das 8h às 12h, será realizada pelo Hemocentro Regional de Petrolina (Hemope), com a colaboração de estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária.

Qualquer pessoa entre 18 e 35 anos pode se cadastrar como doador. O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha com dados pessoais, na assinatura de um termo de consentimento livre e esclarecido e na coleta de uma amostra de cinco mililitros de sangue. Os interessados precisam levar documento de identidade com foto (RG) e CPF.

A amostra de sangue coletada será encaminhada pelo Hemope ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que realizará testes de histocompatibilidade e armazenará as informações em um banco de dados. A pessoa cadastrada só será consultada para realizar a doação quando aparecer um paciente compatível com o sangue coletado. Para se tornar um doador, basta estar em bom estado geral de saúde. As únicas restrições são não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica, como câncer, do sangue ou do sistema imunológico.

Esta já é a terceira ação realizada pelos estudantes da Univasf. A ideia de realizar esta atividade surgiu após uma visita técnica ao Hemope, realizada na disciplina de Hematologia e coordenada pelo professor do Colegiado de Ciências Biológicas da Univasf Diego César Nunes da Silva. A primeira ação, que foi desenvolvida em 2017, conseguiu realizar 201 cadastros. Na segunda, realizada em 2019, foram cadastradas 100 pessoas como possíveis doadoras. “Ações como esta são verdadeiros atos de solidariedade que podem salvar vidas. Em 2017, foi realizada a primeira ação e, através dela, foi encontrado o primeiro doador compatível do banco do Hemocentro de Petrolina. Por isso é importante abraçar campanhas como esta que ajudam toda a sociedade”, ressalta o professor Silva.

ascom

Hemoba lança campanha de São João para doação de sangue

Com o tema São João Solidário ‘Salvar vidas é a nossa tradição’, a Hemoba lança nesta semana a campanha para manter os estoques de sangue em nível seguro. A ação inclui peças para as redes sociais, banners para sites, spot para emissoras de rádio e vídeo que buscam sensibilizar a população baiana para a necessidade da doação de sangue, principalmente, no período junino. A campanha faz parte do Junho Vermelho, mês de incentivo à doação de sangue, e também das ações promovidas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), para garantir que baianos e turistas possam curtir com toda a estrutura necessária os festejos do São João.

Geralmente, no mês de junho há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares e, no Nordeste, celebrações das festas juninas. Além disso, cresce a demanda por transfusão de sangue motivada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras, ocasionados pelos fogos de artifícios dos festejos juninos. Segundo dados da SESAB, nos últimos 10 anos, o mês de junho já concentrou 68,38% de todos os atendimentos por explosão com bomba no Hospital Geral do Estado (HGE), referência nos cuidados com ferimentos provocados por explosões e queimaduras. No ano passado, foram 110 atendimentos por explosão com bomba, sendo 57 no mês de junho (51,81%).

Funcionamento – Na semana do São João, de 19 a 23/06, as unidades da Hemoba na capital e no interior funcionarão normalmente, exceto a unidade do Hospital Ana Nery, que estará fechada durante a semana, e as unidades dos hospitais Irmã Dulce e do Subúrbio, que não atenderão no dia 23. Já no dia 24 todas as unidades da Fundação estarão fechadas. Até 21/06, o Hemóvel I estará no Salvador Shopping e, no período de 22 e 23/06, na Estação Nova Lapa. O Hemóvel II atenderá no Shopping Ponto Alto nos dias 20 a 23/06. O Hemóvel III atende a população de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, em 20 e 21/06. O horário de funcionamento dos Hemóveis é das 8h às 17h.

Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 67 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.

Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Nas 24 horas seguintes à doação, o organismo repõe o volume de sangue doado. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Cadastro de medula óssea – O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Confira as peças da Campanha São João Solidário – Salvar vidas é a nossa tradição em http://www.hemoba.ba.gov.br/site

Priscila França, Aline Santos e Laércio Góes/Ascom Hemoba

Hemoba celebra Junho Vermelho e em Juazeiro também receberá doações de sangue

Foto: Camila Souza/GOVBA

Para celebrar o Junho Vermelho, a Fundação Hemoba promove uma programação durante o período e integra a campanha nacional Conectados pela Solidariedade do projeto Hemocentro Unidos. Neste mês, comemora-se em 14 de junho o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar sobre a necessidade dos hemocomponentes em diversos tratamentos e incentivar a doação regular de sangue.

Geralmente, em junho, há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares e, no Nordeste, celebrações das festas juninas. Além disso, cresce a demanda por transfusão de sangue motivada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras, ocasionados pelos fogos de artifícios dos festejos juninos. Em 2022, mesmo com a campanha de Junho Vermelho, a Hemoba não conseguiu manter a média mensal nesse ano de 13.083 candidatos à doação de sangue, alcançando 12.278 voluntários no mês. Já em 2021, em plena pandemia da Covid 19, o número de candidatos de 12.986 em junho ultrapassou a média mensal de 12.234 daquele ano.

A campanha Conectados pela Solidariedade foi desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemo e compartilhada nacionalmente por meio do projeto Hemocentros Unidos, que reúne hemocentros de todo o Brasil para a construção e promoção de estratégias e ações nas áreas de hemoterapia e hematologia visando a melhoria contínua dos serviços e produtos disponibilizados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no país. Na Hemoba, várias ações estão programadas para o Junho Vermelho como atrações musicais, palestras, publicações nas redes sociais, horário especial de funcionamento e novos roteiros da unidade de coleta móvel (Hemóvel).

Programação – Na sede da Hemoba em Salvador, haverá atrações musicais no Dia dos Namorados (12/06), com a apresentação do casal de cantores Priscila Magalhães e Pablo Moraes. Já o Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06) será celebrado ao ritmo do forró com a banda Flor de Milho e o bloco Paroano Sai Milhó, que cantarão clássicos juninos. No dia 17/06, na Campanha Cantando Por Vidas, haverá a presença do coral do Mosteiro do São Bento, regido pelo maestro Vinícius Ferraz. O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Anemia Falciforme terá uma programação especial ao Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme (19/06), com palestras e orientações de autocuidado aos pacientes. Como ação de visibilidade às pessoas com doença falciforme, os prédios públicos e monumentos em Salvador serão iluminados com a cor vermelha.

Horário de atendimento especial – No feriado de Corpus Christi (08/06), a sede da Hemoba funcionará das 7h30 às 16h30. Na semana junina, de 19 a 23/06, as unidades da capital e do interior funcionarão normalmente e fecharão no dia 24/06.

Onde doar – Em Salvador, o Hemocentro Coordenador recebe os doadores de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h30; de segunda a sexta-feira, no Hospital do Subúrbio, das 7h30 às 16h30; no Hospital Ana Nery, das 7h30 às 13h; e no Hospital Roberto Santos, das 8h às 12h e 13h às 17h. Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.

No interior, a Hemoba possui unidades de coleta nas cidades de Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antonio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.

O horário de atendimento dessas unidades pode ser conferido no site da Hemoba: http://www.hemoba.ba.gov.br/hemorrede.

Ascom

 

 

 

Hospital Dom Malan recebe doações da Prefeitura de Petrolina

A direção do Hospital Dom Malan em Petrolina, Sertão de Pernambuco, recebeu formalmente da Prefeitura Municipal, a doação de equipamentos para enfermarias. Foram 15 escadas de dois degraus, 30 camas hospitalares e 110 suportes de soro.

Os equipamentos estavam no hospital de campanha criado pela Prefeitura de Petrolina durante a pandemia da Covid-19 e desativado em dezembro de 2021. Para o Prefeito de Petrolina Simão Durando, a doação é um destino positivo para os equipamentos. “A gente não tinha mais utilização desses equipamentos e a gente tinha que dar uma destinação e dar a quem precisa. A gente não podia ficar de braços cruzados com isso e uma parte veio para cá chegando para quem mais precisa, ” ressaltou o Prefeito.

Simão destacou os serviços do HDM para a população da região. “É preciso divulgar os números do Hospital Dom Malan. Mais de 570 partos em março. Uma informação que deve chegar aos quatro cantos, e mostrar o que é o trabalho do Dom Malan. Olha quantas famílias foram beneficiadas, ” destacou Simão.

A direção do Hospital Dom Malan, através da Superintendente do ISMEP, Maria de Fátima Alencar, agradeceu a doação da Prefeitura, destacando que melhorar a infraestrutura e humanizar cada vez mais o atendimento do HDM é uma missão da nova gestão.

Hospital

Referência no atendimento de mulheres e crianças na região do Vale do São Francisco,  o Hospital Dom Malan atende a população de 53 municípios que compõem a Rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia, conveniados ao Sistema único de Saúde – SUS). A unidade tem clínicas de internamento (Alto-risco, Maternidade, Ginecológica, Berçário, Alojamento canguru e Pediatria), além do Pronto Socorro Infantil- PSI, Triagem Obstétrica, UTI Pediátrica e UTI Materna. A unidade de saúde está sob a administração do Instituto Social das Medianeiras da Paz – ISMEP.

 

Ascom/HDM