
19 de maio é o Dia Mundial da Doção de Leite Materno. Petrolina tem uma unidade hospitalar que é referência no atendimento a mães e crianças: o Hospital Dom Malan. O HDM é o único no Vale do São Francisco com um banco de leite humano, o Biama.

19 de maio é o Dia Mundial da Doção de Leite Materno. Petrolina tem uma unidade hospitalar que é referência no atendimento a mães e crianças: o Hospital Dom Malan. O HDM é o único no Vale do São Francisco com um banco de leite humano, o Biama.

Durante a sessão desta terça-feira (9), na Câmara de Vereadores de Petrolina, o vereador Rodrigo Araújo (Republicanos), reivindicou mais investimentos no prédio onde funciona o Banco de Incentivo e Apoio a Amamentação do Hospital Dom Malan (Biama).
O Banco de Leite Materno (Biama) do Hospital Dom Malan, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, está com estoque abaixo do necessário. Para atender a demanda, a unidade precisa receber, mensalmente, doação de 60 litros de leite. No entanto, vem recebendo, em média, 40 litros.
“Esse mês, principalmente, nosso estoque baixou um pouco, às vezes, associa-se às férias, início de ano. Então, atualmente temos seis doadoras, guerreiras que sustentam o banco de leite. Mas, a gente precisa de mais doação. A gente precisa que as mães se sensibilizem porque o leite humano pasteurizado distribuído a esses bebês representa vida”, destaca a Coordenadora do Biama, Flávia Guimarães.
O leite humano pasteurizado é utilizado na alimentação de bebês prematuros internados no HDM.
O Hospital Dom Malan realiza, a partir de hoje (01), a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2022 que tem como tema “Fortalecer e Amamentar: Educando e Apoiando”.
O evento é promovido pelo Banco de Incentivo e Apoio a Amamentação (BIAMA) e tem como objetivo trabalhar a cadeia de calor na qual os profissionais de saúde têm o papel de protagonismo, pois educar os profissionais de saúde é apoiar as mães para o fortalecimento da amamentação.
“Na cadeia de calor todos são responsáveis por apoiar a amamentação, desde o sistema de saúde até a comunidade. Este ano, de acordo com tema escolhido pelo Ministério da Saúde, focamos no papel de destaque do profissional de saúde neste processo“, esclarece a enfermeira gerente do Biama, Joice Fonseca.
Na última sexta-feira (21) o Blog mostrou a batalha de Polliana Priscila, filha do líder comunitário Pedro Caldas, contra a covid-19. Além das orações por sua saúde, agora a família de Polliana necessita de doações de leite, pois a filha da paciente teve o parto antecipado.
LEIA TAMBÉM
Pedro Caldas pede orações pela recuperação da filha, que está internada em Petrolina com covid
Polliana está internada com covid-19 desde 12 de maio e estava com sete meses de gestação. Mas diante do seu quadro, a equipe médica antecipou o parto e Antonella Vitória agora precisa de atenção redobrada. Após o parto, Polliana foi intubada.

Estoque do Banco de Leite Materno do Hospital Dom Malan está quase zerado. (Foto: ASCOM)
O Banco de Leite Materno do Hospital Dom Malan (Biama/HDM/IMP) está, no momento, com o seu estoque quase zerado. Por isso, a unidade materno-infantil, que faz parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC/Unicef) e apoia a amamentação exclusiva, faz um apelo à toda população para que as mamães que tiverem leite em abundância e estejam gozando de boa saúde possam doar o alimento essencial para recém-nascidos e prematuros.
Para doar é muito simples; basta preencher os requisitos, como: estar amamentando; ser saudável; não ingerir álcool ou outras drogas; não fumar e não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação. Estando apta, a doadora pode entrar em contato com o Biama, através do telefone (87) 3202-7002, de domingo a domingo, incluindo feriados, das 7 às 18h. A equipe do Biama vai à casa da doadora, faz todos os esclarecimentos e entrega o kit para doação, que inclui touca, máscara e vidros esterilizados.
Duas vezes por semana o carro do HDM faz a coleta na casa das mães doadoras. “Essa mãe também pode se dirigir ao Biama para fazer a ordenha e obter mais informações, se for o seu desejo”, informa a enfermeira gerente do Banco, Kaliane Medeiros.

O leite materno é o único alimento que o bebê precisa até os 6 meses de vida.
Além de simples e fácil, a doação de leite materno tem salvado vidas em Petrolina. Um pequeno pote de leite doado ao Banco de Leite Materno do Hospital Dom Malan/IMIP (Biama) é suficiente para até 10 recém-nascidos por dia.
Para ser uma doadora, basta entrar em contato com o Biama e preencher alguns requisitos. Caso a puérpera esteja com o cartão da gestante e os exames em dia, melhor ainda para realizar a doação.
“O Biama irá fazer a avaliação do perfil da doadora, se ela obedece aos critérios de seleção, assim como poderá fazer a coleta de sangue para exames e orientações. Então, não há empecilhos”, garante a enfermeira gerente do Biama, Kaliane Medeiros.
O leite doado ao Biama é direcionado às crianças prematuras e de baixo peso, que estão internadas nas unidades neonatais do serviço e que não podem ser amamentadas diretamente no seio das suas mães.
Não podem doar
Ficam fora da lista de possíveis doadoras apenas mulheres que fazem consumo de álcool e drogas, que fumam mais de 10 cigarros por dia, que bebem mais de sete xícaras de café diariamente, que realizaram transfusão de sangue há menos de cinco anos e que fazem uso de medicações incompatíveis com a amamentação.

(Foto: Ascom)
O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, através do seu Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (Biama), deu início na segunda-feira (20) às comemorações do Dia Nacional de Doação de Leite Humano. As ações fazem parte da Campanha de Doação de Leite Materno do Ministério da Saúde e tem como objetivo sensibilizar as mães que estão amamentando, os profissionais de saúde e a sociedade em geral da importância dessa doação para as crianças prematuras e de baixo peso, que estão internadas em unidades neonatais e não podem ser amamentadas diretamente no seio das suas mães.
No Dom Malan, as ações acontecerão durante toda a semana (de 20 a 27) e estão sendo voltadas para os profissionais de saúde (enfermeiros, técnicos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas). “No treinamento nós explicamos os benefícios do leite materno, perfil e critérios para ser uma doadora, como acontece a captação de doações, cadastro e seleção, distribuição e funcionamento do Biama”, explica a enfermeira gerente do Banco, Kaliane Medeiros.

O evento esclareceu dúvidas das mães em relação à amamentação. (Foto: ASCOM)
Com o objetivo de reforçar a importância do aleitamento materno, o Grupo de Apoio às Mães de Prematuros do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, em parceria com o Banco de Incentivo ao Aleitamento Materno (Biama), realizou nesta sexta-feira (24) o primeiro “Mamaço”, que reuniu em torno de quinze mulheres na sala de palestra do Alojamento Conjunto.
O evento esclareceu dúvidas das mães em relação à pega correta, doação, ordenha e armazenamento do leite materno, além de promover um momento de interação e apoio às puérperas que estão enfrentando dificuldades na amamentação.
“O Mamaço faz parte do Agosto Dourado e é mais uma iniciativa do GAMP e do Biama, que vêm desenvolvendo ao longo do mês atividades diversas ressaltando o padrão ouro da qualidade desse alimento”, destaca a fisioterapeuta e idealizadora do projeto, Juliana Benevides.

O Banco de Leite Humano do Hospital Dom Malan/IMIP (Biama) iniciou uma campanha para arrecadar potes de vidro. O material será utilizado no armazenamento do leite que será doado aos bebês prematuros atendidos na unidade em Petrolina.
Quem puder ajudar precisa estar atento a alguns pontos. Os potes precisam ser de vidro para resistirem ao processo de esterilização, já a tampa deve ser de plástico. A diretora médica do Biama, Flávia Guimarães explica qual é o melhor tipo de pote a ser doado. “Nesse caso, o ideal é que os vidros sejam de café solúvel do tamanho médio”, diz.
As doações podem ser feitas no próprio Biama, localizado no Dom Malan. Segundo Flávia o banco necessita com urgência do material, já que a demanda na unidade é intensa. “Precisamos dos potinhos com urgência para distribuirmos principalmente entre as doadoras para captação do leite cru. Esse simples gesto vai contribuir para mantermos o banco de leite em funcionamento. A doação dos recipientes é tão importante quanto a doação de leite humano”, afirma.

(Foto: ASCOM)
O Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital Dom Malan (Biama) de Petrolina encerrou, nesta quarta-feira (23), as atividades da Semana da Amamentação, com a participação na campanha “Maio Branco”, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de promover a divulgação dos benefícios do aleitamento materno.
O evento aconteceu em uma Unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) do bairro Cacheado, que atende 109 gestantes, além das puérperas. Para a enfermeira gerente do Biama, Kaliane Gomes, essa foi uma ótima oportunidade: “A gente realiza esse aconselhamento diariamente no HDM, assim como atividades ao longo do ano, mas são poucas as oportunidades de levarmos essas informações para fora do hospital”.

Doar é um gesto que pode salvar vidas. No caso do Banco de Leite Materno (Biama) do Hospital Dom Malan/IMIP, uma simples ação pode contribuir para a vida de recém-nascidos atendidos no hospital.
Criado em 1995 como Banco de Incentivo – espaço de orientação às mães – o espaço se tornou um Banco de Leite em 1998. Atualmente o Biama coleta leite materno, presta orientações às mães e realiza trabalhos informativos em instituições de ensino como faculdades da região.
Como funciona
O estoque do Banco é mantido através de doações. Mães saudáveis e com leite excedente podem contribuir com o Biama. De acordo com a Enfermeira Chefe do Biama, Kaliane Gomes Medeiros, o procedimento para ser uma doadora é muito simples.

(Foto: Arquivo)
O Banco de Leite Materno (Biama) do Hospital Dom Malan/IMIP atende mães de Petrolina, Juazeiro e região. Com o estoque em baixa, o Biama precisa de doações, para não prejudicar o atendimento. Para contribuir com o estoque basta um simples gesto das mães.
A doação pode ser feita por mães que ainda estejam amamentando, tenham leite em abundância, sejam saudáveis e não façam consumo de álcool e drogas. O produto coletado alimentará bebês recém-nascidos e prematuros, atendidos no HDM.
A equipe de coleta do Biama vai até a residência da doadora, para orientar a mãe e colher o leite. O agendamento pode ser feito através do telefone (87) 3202-7002, de domingo a domingo, incluindo feriados, das 7 às 18h.
Biama Petrolina
Segundo o Dom Malan, por mês são atendidas em média 50 crianças, sendo necessário 40 litros de leite mensais. Em 2017 foram arrecadados somente 345 litros, quando o ideal seriam 480 litros.
“Geralmente a gente fecha o mês com 30 litros, mas nos primeiros meses do ano as doações caem bastante. Só estamos conseguindo liberar, com muito sacrifício, de 2 a 3 litros por semana”, comenta a coordenadora do Biama, Flávia Guimarães.
O Banco de Leite Materno do Hospital Dom Malan (Biama/HDM/IMP) está, no momento, com o seu estoque zerado.
Por isso, a unidade materno-infantil, que faz parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC/Unicef) e apoia a amamentação exclusiva, faz um apelo à toda população para que as mamães que tiverem leite em abundância e estejam gozando de boa saúde possam doar o alimento essencial para recém-nascidos e prematuros.
Para doar é muito simples. Basta preencher os requisitos, como: estar amamentando; ser saudável; não usar álcool ou outras drogas; não fumar e não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação.
Estando apta, a doadora pode entrar em contato com o Biama, através do telefone (87) 3202-7002, de domingo a domingo, incluindo feriados, das 7 às 18h.
A mãe doadora pode ir ao hospital ou se estiver sem ter como se deslocar, a equipe do Biama vai à casa da doadora, faz todos os esclarecimentos e entrega o kit para doação, que inclui luvas, máscara e vidros esterilizados.Duas vezes por semana o carro do HDM faz a coleta na casa das mães doadoras.
O Biama do HDM/IMIP de Petrolina atende por mês cerca de 50 crianças entre recém-nascidos prematuros ou de baixo peso, recém-nascido infectado, recém-nascido com imunodeficiência e recém-nascido com alergia a proteína do leite de vaca.
Para isso, necessita de, no mínimo, 40 litros de leite mensais. “Geralmente a gente fecha o mês com 30 litros, mas em meses atípicos como esse, quando a maioria das pessoas estão de férias, as doações caem bastante. Só estamos conseguindo liberar de 2 a 3 litros por semana”, informa a enfermeira gerente do Banco, Yany Cruz..
Em 2016 foram arrecadados 352 litros de leite humano e em 2017 somente 345 litros. O ideal seriam 480 litros. “E para aumentar esse baixo estoque só contando com a sensibilização das mamães de Petrolina e região”, constata Yany.
Além da receptação e distribuição do leite humano, o Biama também trabalha com consultas de amamentação, palestras e ações que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno.

(Foto: Ilustração)
Qualquer mulher que estiver amamentando, que tem excesso de leite, está saudável e não está tomando nenhum medicamento, pode participar da campanha de doação de leite materno do Banco de Incentivo ao Aleitamento Materno (Biama) em Petrolina.
Além da doação de leite, a campanha propõe debates sobre a importância do aleitamento materno. Para entregar a doação, as mães podem ir ao banco de leite, ou solicitar ao Biama o recolhimento em casa. Atualmente o estoque do Biama é de 10 litros, o que é suficiente apenas para 10 dias.
“O estoque nosso está reduzido. O leite humano, que é um alimento precioso, ele só consegue atender a 60% das necessidades dos bebês prematuros que se encontram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Como essa maternidade é de referência e aqui tem muitos bebês internados, a gente nunca consegue suprir essa necessidade”, afirma a coordenadora médica do Biama, Flávia Helena
Quem tiver interesse em doar pode entrar em contato com o Biama através do telefone (87) 3202 7002.
Com informações do G1