O Banco de Leite Materno (Biama) do Hospital Dom Malan, em Petrolina está com baixo estoque de leite. A reserva de leite só é suficiente para uma semana. A demanda da unidade é de dois litros de leite humano por dia que alimentam cerca de 50 bebês. O leite humano doado é pasteurizado e alimenta os bebês prematuros na UTI Neonatal, na UCI Neonatal, no berçário externo e no alojamento canguru.
O Biama conta com doadoras internas, as mães que estão na unidade acompanhando os seus bebês, e as doadoras externas. Para ser uma doadora é preciso preencher critérios de saúde e estar com exames de sangue em dia (com coleta realizada no próprio banco de leite).
Veja quem pode doar
É importante estar com o cartão de gestante. Após o cadastro, a doadora receberá um kit, toucas, potes de vidros e máscaras, além de orientações para realizar a coleta e armazenamento de leite. Confira os critérios para a doação:
- Qualquer mulher que estiver amamentando, com boa saúde, pode doar.
- Não importa a quantidade de leite materno.
- O processo é simples e seguro.
- A doadora não deve fumar ou consumir bebidas alcoólicas, nem usar medicamentos.As mulheres interessadas em fazer doações de leite ao Biama podem ligar para o telefone da instituição através do número (87) 3202-7002 ou (74) 99944-9444. Também é possível ir até o banco que funciona no Hospital Dom Malan, das 7h às 18h.
- O Biama também está com poucos frascos para o armazenamento do leite e está em campanha para receber doações. O recipiente precisa ser de vidro com tampa plástica. As doações podem ser feitas no próprio Biama, ou recolhidas em casa.
G1 Petrolina











O Banco de Leite Materno do Hospital Dom Malan (Biama/HDM/IMP) está, no momento, com o seu estoque zerado.




A bebê nasceu com 1,425 kg e ganhou bastante peso após receber as doações de leite materno. Para Fabiano, a campanha tira o foco da dor e faz com que ele se preocupe em levar a filha para casa. Ele explicou que a menina precisa de, pelo menos, 250 ml de leite materno por dia.



Na tentativa de contornar a situação, a diretoria da Associação de Moradores do Pedra Linda entrou com uma ação na Justiça de Petrolina e aguarda uma posição firme, já que a prefeitura não tinha ordem judicial para retirar a Associação de Moradores do prédio que não é da referida prefeitura.