Com apenas seis doadoras, Biama de Petrolina precisa doações de leite materno

O Banco de Leite Materno (Biama) do Hospital Dom Malan, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, está com estoque abaixo do necessário. Para atender a demanda, a unidade precisa receber, mensalmente, doação de 60 litros de leite. No entanto, vem recebendo, em média, 40 litros.

Esse mês, principalmente, nosso estoque baixou um pouco, às vezes, associa-se às férias, início de ano. Então, atualmente temos seis doadoras, guerreiras que sustentam o banco de leite. Mas, a gente precisa de mais doação. A gente precisa que as mães se sensibilizem porque o leite humano pasteurizado distribuído a esses bebês representa vida”, destaca a Coordenadora do Biama, Flávia Guimarães.

O leite humano pasteurizado é utilizado na alimentação de bebês prematuros internados no HDM.

Estamos precisando de doação. Aqui [HDM] é uma maternidade que recebe mães de alto risco e tem os bebês prematuros que ficam internados na UTI Neonatal, na UCI Neonatal, no berçário externo e no alojamento canguru. Então, é em média 50 leites de bebês“, enfatiza a coordenadora.

As mulheres interessadas em fazer doações de leite ao Biama podem ligar para o telefone da instituição através do número (87) 3202-7002. Também é possível ir até o Biama com o cartão de gestante que funciona no Hospital Dom Malan, das 7h às 18h. Após o cadastro, a doadora receberá um kit, toucas, potes de vidros e máscaras, além de orientações para realizar a coleta e armazenamento de leite.

A gente faz esse apelo para as mães que estejam saudáveis, não estejam tomando medicamento, que estejam com seu exame de pré-natal atualizado, que ela possa doar. Não precisa ser muito leite. Ela vai doar o excesso de leite dela“, afirma Flávia Guimarães.

Uma vez por semana é realizada a coleta do leite na casa das doadoras. A equipe do Biama recolhe o leite e deixa um novo kit para a próxima doação.

Fonte G1 Petrolina

Deixe um comentário