Secretaria de Segurança Cidadã promove campanha de doação de sangue no Hemoba de Juazeiro

Em alusão ao Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Segurança Cidadã (SSC) realizou, na sexta-feira (12), uma campanha de doação na unidade da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em Juazeiro. A iniciativa reuniu guardas civis municipais, guarda-vidas e servidores administrativos da Secretaria, que aderiram à ação solidária e contribuíram para reforçar os estoques de sangue da unidade.

Para o secretário de Segurança Cidadã, Adegivado Mota, a campanha tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue e seu impacto na vida de quem precisa. “A Secretaria de Segurança Cidadã tem a missão de cuidar das pessoas e contribuir para o bem-estar da nossa comunidade. Por isso, apoiamos esta importante campanha de conscientização e incentivo à doação de sangue”, destacou o secretário.

O sangue é um recurso insubstituível e não pode ser produzido artificialmente. Por isso, a doação voluntária é fundamental para garantir o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões. Além de transportar oxigênio para todo o organismo, ele atua na defesa contra infecções e participa do processo de coagulação.

O mês de junho foi escolhido para sediar a campanha Junho Vermelho por anteceder um período em que tradicionalmente ocorre redução no número de doações. Isso torna ainda mais importante a mobilização da sociedade para manter os estoques dos hemocentros abastecidos. O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado em 14 de junho, data instituída em homenagem ao imunologista austríaco Karl Landsteiner, responsável pela descoberta dos grupos sanguíneos e do fator Rh.

De acordo com o médico hematologista e coordenador da Hemoba Juazeiro, Dr. André Magalhães, a demanda por sangue tem aumentado na região em razão da ampliação e da maior complexidade dos serviços de saúde. “Nossa região cresceu em número de procedimentos e atendimentos que dependem de transfusões. Uma única doação pode salvar inúmeras vidas. Neste período de junho, geralmente observamos uma redução nas doações, por isso ações como essa são fundamentais para mobilizar e conscientizar a população”, ressaltou.

A unidade da Hemoba em Juazeiro está localizada na Rua Joaquim Bispo dos Santos, s/n, bairro Santo Antônio. O atendimento para doação de sangue ocorre de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Às sextas-feiras, o atendimento é realizado das 8h às 12h, enquanto o período da tarde é destinado exclusivamente aos pacientes do Ambulatório de Hematologia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (74) 3611-7532.

A campanha reforça o compromisso da Prefeitura de Juazeiro com a preservação da vida, a promoção da cidadania e o fortalecimento da solidariedade no município.

Ascom

STF confirma direito de recusar transfusão de sangue por religião

(Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Supremo Tribuna Federal (STF) formou maioria para reafirmar o direito de negar transfusões de sangue por motivos religiosos, rejeitando recurso do Conselho Federal de Medicina, que buscava reverter a decisão favorável ao grupo Testemunhas de Jeová.

O julgamento dos embargos ocorre no plenário virtual, em sessão prevista para durar até as 23h59 desta segunda-feira (18). Votaram por negar o recurso o relator, ministro Gilmar Mendes, e os ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, André Mendonça e Dias Toffoli.

A maioria será confirmada caso não haja pedido de vista (mais tempo de análise) ou destaque (remessa ao plenário físico). A decisão tem repercussão geral, devendo ser observada por todos os tribunais do país.

Em setembro de 2024, o plenário do Supremo decidiu por unanimidade que os cidadãos têm o direito de recusar a realização de procedimentos médicos por motivos religiosos. Esse é o caso, por exemplo, das testemunhas de Jeová, cuja fé não permite as transfusões de sangue.

Com baixo estoque, Hemope Petrolina reforça importância da doação de sangue no fim de ano

Com a chegada do fim do ano, o Hemope de Petrolina reforça a importância da doação de sangue neste período de festas. Diante da demanda de transfusões e da redução no número de doações, tipos sanguíneos como A e O negativo se encontram com o estoque abaixo do necessário.

Para as doações, é necessário apresentar documento de identificação com foto, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável), pesar no mínimo 50 kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e estar alimentado. O intervalo mínimo para doações é de dois meses para os homens e três para as mulheres.

O Hemope Petrolina, fica localizado na Rua Pacífico da Luz, s/n, Centro. As doações podem ser realizadas de segunda a sexta das 7h às 11h30. Nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro, o hemocentro não estará funcionando.

Importância da doação
Segundo o Ministério da Saúde, uma única doação pode salvar até quatro vidas. As doações podem salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

Também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves – como Doença Falciforme e Talassemia – possam viver por mais tempo, além de ser de grande importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

G1 Petrolina

Hemoba lança campanha de São João para doação de sangue

Com o tema São João Solidário ‘Salvar vidas é a nossa tradição’, a Hemoba lança nesta semana a campanha para manter os estoques de sangue em nível seguro. A ação inclui peças para as redes sociais, banners para sites, spot para emissoras de rádio e vídeo que buscam sensibilizar a população baiana para a necessidade da doação de sangue, principalmente, no período junino. A campanha faz parte do Junho Vermelho, mês de incentivo à doação de sangue, e também das ações promovidas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), para garantir que baianos e turistas possam curtir com toda a estrutura necessária os festejos do São João.

Geralmente, no mês de junho há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares e, no Nordeste, celebrações das festas juninas. Além disso, cresce a demanda por transfusão de sangue motivada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras, ocasionados pelos fogos de artifícios dos festejos juninos. Segundo dados da SESAB, nos últimos 10 anos, o mês de junho já concentrou 68,38% de todos os atendimentos por explosão com bomba no Hospital Geral do Estado (HGE), referência nos cuidados com ferimentos provocados por explosões e queimaduras. No ano passado, foram 110 atendimentos por explosão com bomba, sendo 57 no mês de junho (51,81%).

Funcionamento – Na semana do São João, de 19 a 23/06, as unidades da Hemoba na capital e no interior funcionarão normalmente, exceto a unidade do Hospital Ana Nery, que estará fechada durante a semana, e as unidades dos hospitais Irmã Dulce e do Subúrbio, que não atenderão no dia 23. Já no dia 24 todas as unidades da Fundação estarão fechadas. Até 21/06, o Hemóvel I estará no Salvador Shopping e, no período de 22 e 23/06, na Estação Nova Lapa. O Hemóvel II atenderá no Shopping Ponto Alto nos dias 20 a 23/06. O Hemóvel III atende a população de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, em 20 e 21/06. O horário de funcionamento dos Hemóveis é das 8h às 17h.

Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 67 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.

Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Nas 24 horas seguintes à doação, o organismo repõe o volume de sangue doado. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Cadastro de medula óssea – O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Confira as peças da Campanha São João Solidário – Salvar vidas é a nossa tradição em http://www.hemoba.ba.gov.br/site

Priscila França, Aline Santos e Laércio Góes/Ascom Hemoba

Saúde e Anvisa atualizam regras para doação de sangue durante pandemia


O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizaram as regras para doação de sangue em função da pandemia de covid-19. De acordo com nota técnica divulgada ontem (25), quem foi infectado pelo vírus fica inapto para doação por dez dias após se recuperar da doença. Anteriormente, o prazo era de 30 dias.

O período de inaptidão de dez dias vale para quem apresentou sintomas de Covid, incluindo casos leves e moderados. No caso de assintomáticos, o mesmo prazo deve ser observado, mas em relação a data de coleta do exame.

A nota também trata de pessoas que tiveram contato com indivíduos que testaram positivo. Nesse caso, a inaptidão é de sete dias após o último contato.

O ministério e a Anvisa orientam os hemocentros a seguirem medidas de proteção para evitar contaminação durante a pandemia. É recomendada a higienização de superfícies e dos instrumentos, uso de antissépticos, além da manutenção do distanciamento entre os doadores.

Fonte: Agência Brasil

Caso Beatriz: Nova Live questiona a presença de uma camisa suja de sangue na cena do crime

Os movimentos que eram realizados pelo coletivo “Somos Todos Beatriz” antes da pandemia do novo coronavírus foram substituídos por debates ao vivo realizados em plataformas virtuais sob o comando de Lucinha Mota, mãe da menina, assassinada a facadas nas dependências do Colégio Maria Auxiliadora, em Petrolina, durante uma festa de formatura.

Na última live, realizada na última sexta-feira de agosto, Lucinha questionou o desaparecimento de um brinco usado por Beatriz no dia do crime. Hoje, 03 de setembro, em mais um debate, a família questiona a presença de uma camisa suja de sangue que foi encontrada na cena do crime e chama a atenção para as seguintes interrogações que continuam sem respostas:

“Há informações que nos intrigam bastante: o que uma pessoa que mora há mais de 700km, que não tem vínculo com os alunos estava fazendo no dia da formatura? Qual motivo o levou aquele local? Por que estava sujo de sangue? Qual a origem desse sangue? A polícia localizou as roupas? Fez exames? Quais foram os resultados ? Perguntas e mais perguntas… queremos repostas! Queremos justiça! Queremos um inquérito justo! Quem matou Beatriz ? Quem participou da arquitetura daquela noite de terror?

Essas lives estão substituindo nossas manifestações nesse período de pandemia.
A live de hoje promete.”

Finaliza o convite de Lucinha e Sandro, pais de Beatriz, para que as pessoas participem da Live na noite desta quinta-feira (03).

HRJ e Hemoba realizam campanha para incentivar doação de sangue

É necessário estar descansado  e bem alimentado para realizar doação. (Foto: Internet)

Profissionais da Comissão de Humanização, Serviço Social e Hemoba deram início, nessa sexta-feira (14), a uma campanha de incentivo à doação de sangue onde convoca os doadores da região para doar sangue e ajudar a reforçar os estoques para o atendimento de possíveis demandas transfusionais de emergência.

A campanha tem o objetivo de aumentar o estoque de bolsas de sangue da unidade para atender à demanda transfusional dos hospitais públicos de Juazeiro e de outros municípios, além de estimular a reflexão para a importância da doação voluntária, altruísta, espontânea e habitual.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.

LEIA MAIS

Dia Nacional do Doador de Sangue: UPAE e HDM incentivam doações; saiba como fazer

(Foto: Internet)

Comemorado anualmente no dia 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de tem como objetivo homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável por salvar vidas.

Em Petrolina, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) e o Hospital Dom Malan (HDM), ambos geridos pelo IMIP, apoiam a causa e incentivam, inclusive, seus próprios funcionários, colaboradores e usuários através de folders de campanhas e folhetos educativos.

LEIA MAIS

Família pede doação de sangue para senhor residente da Cohab Massangano

(Foto: Família/Arquivo)

A família do senhor Raimundo Robério Granja, de 59 anos, residente do bairro Cohab Massangano, em Petrolina (PE) está realizando uma campanha com o intuito de conseguir doadores de sangue dos tipos sanguíneos A- e O- para o mesmo.

Raimundo se encontra internado há cerca de 15 dias no Hospital Regional de Juazeiro. Ele foi para a unidade hospitalar após passar mal em casa. Ao chegar no hospital, foi detectado um problema no fígado. Como precisa fazer outros exames, Raimundo necessita de mais sangue.

Para facilitar o transporte de quem se voluntariar a realizar a doação, os familiares se comprometem em ir buscar e deixar o doador em sua residência. Os interessados em ajudar podem entrar em contato com Wellington, que é sobrinho do senhor Raimundo, através do número (87) 98872-7504.

Paciente em estado grave precisa de doação de sangue com urgência

(Foto) Ilustrativa)

A família de Leandro de Souza Costa está pedindo a contribuição de doadores de sangue do tipo B+, para que possam faz doação no HEMOPE em Petrolina (PE).

Leandro está internado na UTI do Hospital Regional de Juazeiro (BA) e precisa com urgência de plaquetas e hemácias. Por isso, o HEMOPE precisa de doação de sangue com o mesmo tipo do paciente, para que possa separar as plaquetas e as hemácias. No HEMOBA em Juazeiro não tem esse tipo de sangue.

Quem puder ajudar, deve ir urgente ao HEMOPE que fica no centro de Petrolina, atrás do Hospital Dom Malan.

Ex-jogador do Salgueiro luta para vencer leucemia

O ex-jogador do Salgueiro, Paulo Júnior, está precisando de doações de sangue, devido a uma leucemia que ele enfrenta desde 2015. O ex-atacante do Carcará precisa de 18 bolsas de sangue por dia. Paulo vivia grande fase no Salgueiro quando descobriu a doença.

O ex-atleta do clube sertanejo necessita de doações de sangue de qualquer tipo, que podem ser feitas no Hemope, em Recife, no nome de Paulo Roberto Morais Júnior, que está internado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).

Paulo está em um quadro clínico complicado, em uma rotina que se divide entre a quimioterapia e a UTI.

Leitor denuncia problemas na estrutura do HEMOPE Petrolina

(Foto: José Filho)

Um leitor entrou em contato com a nossa redação e denunciou problemas no ar condicionado da sala de espera do Hemocentro Regional Petrolina (HEMOPE).

José Filho é doador de sangue e durante a espera para fazer o procedimento os doadores ficam no calor pois os aparelhos de ar condicionado ficam desligados, já que estão com defeito.

Ele nos enviou uma foto de um aparelho aberto à espera de conserto. “Desta forma as pessoas vão terminar desistindo de fazer doações de sangue”, comentou. Nós tentamos contato com a assessoria de imprensa do HEMOPE mas não conseguimos resposta.

STF vota nesta quarta fim da proibição de doação de sangue por homossexuais

(Foto: Internet)

Os hemocentros no Brasil sofrem com a falta de doadores. Pacientes nos hospitais e vítimas de acidentes que precisam de transfusão de sangue enfrentam o risco de estoques muitas vezes desabastecidos. Estimular a solidariedade de um ato que não custa a quem doa é feito todos os anos pelo Ministério da Saúde. As regras para doação de sangue no Brasil, no entanto, esbarram em limitações – que passam agora a ser questionadas na Justiça. Nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal retoma a votação de uma ação direta de inconstitucionalidade, a Adin 5543, que pede o fim da proibição de doação por homossexuais.

Por uma determinação da Agência de Vigilância Sanitária, a Anvisa, e do Ministério da Saúde, homens homossexuais só podem doar sangue se ficarem 12 meses sem relações sexuais com outros homens. A primeira restrição do gênero no Brasil surgiu em 93 quando a transmissão do vírus da aids era equivocadamente associada aos homossexuais.

Pelas normas federais, cidadãos gays com vida sexual ativa integram um grupo de risco na transmissão do vírus HIV e de doenças sexualmente transmissíveis, como as hepatites B e C. Diante disso, o Partido Socialista Brasileiro entrou com a ação questionando a constitucionalidade dessa restrição. O entendimento é que há uma discriminação no tratamento dos doadores diante de sua orientação sexual.

Advogado da causa, Rafael de Alencar Carneiro acredita que o ranço discriminatório é um dos obstáculos que permeiam a igualdade de direitos, inclusive quando se trata de um ato altruísta, como o de ajudar um desconhecido.

“O que motiva essa ação é combater um tratamento claramente discriminatório, preconceituoso, em relação aos homossexuais. Cabe ao poder público evitar estigmatizações, discriminações. E, no caso, é o próprio poder público quem provoca este tipo de tratamento”

O ministro Edson Fachin foi o único dos 11 integrantes da corte a votar. Ele é favorável à ação e à igualdade de direitos para doares, independente de gênero e orientação sexual. Para o ministro, “orientação sexual não contamina ninguém. O preconceito, sim”

O estabelecimento de grupos, e não de condutas de riscos, incorrem, em meu ver, em discriminação, pois lança mão de uma interpretação consequencialista desmedida apenas em razão da orientação sexual

A retomada do julgamento no Supremo Tribunal Federal sobre as normas que restringem a doação de sangue por homens homossexuais está marcada para esta quarta-feira, a partir das 2 horas da tarde.

Petrolina: Secretaria de Saúde amplia pontos de coleta de sangue em postos de saúde

(Foto: Internet)

A população de Petrolina conta agora com novos pontos de coleta de sangue. A secretaria de Saúde da cidade ampliou a rede nos postos de saúde de seis bairros.

Os novos pontos foram instalados nas comunidades do N-7 do Projeto Senador Nilo Coelho e dos bairros Santa Luzia, Nova Petrolina, Cohab VI, Alto da Boa Vista e São Gonçalo.

O objetivo é descentralizar a coleta do material para a realização de exames. Ao todo, 22 unidades já realizavam a coleta no município, além dos laboratórios e clínicas.

De acordo com a diretora de Atenção Básica, Grasiela Figueiredo, muitas pessoas perdiam os exames por não ter o dinheiro da passagem para ir até o laboratório. Agora a população desses bairros pode realizar o procedimento na unidade de saúde. Em breve, segundo Grasiela, mais cinco unidades estarão habilitadas para realizar a coleta.

Guardas Municipais comemoram o Dia Nacional da Guarda com doação de sangue em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

O 10 de Outubro é o Dia Nacional da Guarda Municipal. Em Juazeiro (BA), a data foi celebrada pela Associação dos Guardas Municipais (AGMJ) com um mutirão de doação de sangue no HEMOBA da cidade. A iniciativa foi de Isabel Cristina da Silva, instrutora da AGMJ.

De acordo com Isabel, a ação começou nesta terça-feira, e irá seguir ao longo do mês de outubro. “Como outros doadores já estavam agendados, neste primeiro dia só foi possível 10 guardas doarem. Mas a campanha continua e vamos mobilizar mais doadores”, declarou Isabel, acrescentando que “a função da Guarda é, entre outras coisas, proteger a população. É muito importante que a gente mantenha esse vínculo com o HEMOBA, para ajudarmos a salvar vidas”, finalizou.

Para a assistente social e responsável pela captação de doadores do HEMOBA, Cislene Bandeira, a atitude da Associação é louvável e muito bem-vinda. “A Guarda Municipal de Juazeiro comemorou seu dia dando um exemplo de cidadania e solidariedade, promovendo e impulsionando a cultura da responsabilidade coletiva de doação voluntária de sangue”, afirmou Cislene.

LEIA MAIS
12