Rede aérea do metrô do Recife explode e assusta passageiros

A rede aérea do Metrô do Recife, sistema que atende à Região Metropolitana e sofre com o sucateamento e déficit de custeio de R$ 300 milhões por ano, explodiu na manhã desta terça-feira (20/6). O caso aconteceu na Estação Afogados, na Zona Norte da capital e que faz parte da Linha Centro, a mais movimentada do sistema metroferroviário, responsável por 80% da demanda de 200 mil passageiros.

Segundo funcionários do metrô, vários cabos romperam ao mesmo tempo, provocando explosões e deixando em pânico passageiros que estavam na estação. No vídeo é possível ver usuários correndo e gritando, enquanto as explosões se repetem.

Linha Centro tem operação suspensa
O episódio, único na história do Metrô do Recife, provocou a suspensão da operação de toda a Linha Centro. Todas as estações estão fechadas no momento. E, segundo as primeiras informações, o rompimento se deu em várias estações do metrô.

Segundo a Companhia, ainda é cedo para apontar quais as causas das explosões e se elas foram a razão dos problemas ou a consequência. Os problemas foram verificados nas Estações Afogados, Joana Bezerra e Ipiranga, com repercussão na alimentação de toda a Linha Centro.

A Linha Sul, entretanto, não foi afetada porque opera em outra rede aérea e férrea. A operação segue normal entre as Estações Recife e Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. O Metrô do Recife estava operando com aproximadamente 50% do orçamento mínimo que precisa e, em 2022, o dinheiro foi reduzido ainda mais, para apenas 30% da quantia necessária apenas para custeio da operação.

Nota oficial da CBTU Recife:

“A CBTU Recife informa que a Linha Centro do Metrô do Recife se encontra com todas as suas estações fechadas no final da manhã de hoje, 20, devido à queda de fiação da rede aérea em dois pontos da via. Equipes de manutenção estão se deslocando para os locais em questão. Mais informações serão repassadas após inspeção”.

JC Online

Deixe um comentário