Prefeitura leva iniciativa de escuta e acolhimento para a Orla de Petrolina

Na noite dessa quinta-feira (25), a Orla de Petrolina se transformou em um espaço de cuidado e acolhimento. Profissionais do Núcleo de Prevenção à Violência e Acidentes e do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), da Secretaria de Saúde, realizaram uma ação dentro da programação do Setembro Amarelo, levando escuta, orientação e até abraços grátis para quem passava pelo local. A ação contou também com a parceria da faculdade FESN, que levaram testagem rápida, aferição de pressão e teste de glicemia.

Entre os atendidos estava Janaina Afonso, que mora em Recife e está em Petrolina a passeio. Ao avistar os cartazes da equipe, ela decidiu se aproximar. “Eu estava passeando com uma amiga, vi os serviços e me chamou a atenção o cartaz do abraço grátis. Às vezes é só isso que nós precisamos. Hoje saí para caminhar porque estava com muita ansiedade e encontrar esses profissionais me encheu de alegria. Ouvir deles que eu sou importante me trouxe esperança”, contou a dona de casa emocionada.

A ação também surpreendeu a aposentada Maria das Graças Carvalho, que destacou a relevância do momento. “Sem dúvidas, é muito importante ouvir as pessoas aqui na Orla. São inúmeras realidades e, muitas vezes, só precisamos de iniciativas como esta. Parabéns a todos os envolvidos”, disse. A atividade reforçou a importância da escuta ativa e da empatia como formas de fortalecer a saúde mental e promover o bem-estar coletivo.

Ascom

Prefeitura organiza programação do Setembro Amarelo com rodas de conversa para estudantes da rede municipal

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, dará início, na proima segunda-feira (15), à programação do projeto “Setembro Amarelo – Valorização da Vida e Cuidado com a Saúde Mental”, voltado para estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) da rede municipal.

LEIA MAIS

UPAE Petrolina reforça importância da prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental

O suicídio é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um grave problema de saúde pública. Estima-se que, no mundo, uma pessoa morra por suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, são registrados cerca de 14 mil casos por ano, segundo dados do Ministério da Saúde.

1O tema, marcado por complexidade, envolve fatores emocionais, psicológicos, sociais e biológicos, podendo atingir pessoas de todas as idades e contextos.

LEIA MAIS

Primeiro Simpósio sobre Suicídio em Pessoas Neurodivergentes vai ser realizado em Petrolina

Foto: Ascom

Na segunda-feira, 30 de setembro, Petrolina será sede do I Simpósio sobre Suicídio em Pessoas Neurodivergentes, promovido pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf).

O evento gratuito acontecerá no auditório da Biblioteca do Campus Sede da Univasf, oferecendo uma oportunidade única para discutir e aprofundar o conhecimento sobre o risco de suicídio nesta população.

LEIA MAIS

HU-Univasf/Ebserh promove ações para conscientização no Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo de 2024 tem como lema “Se precisar, peça ajuda!” e visa ampliar a conscientização sobre saúde mental e prevenção do suicídio.

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede Ebserh, está realizando diversas ações durante o mês para reforçar a importância da informação, escuta e tratamento para pessoas em sofrimento psíquico.

No dia 26 de setembro, o HU-Univasf promoverá uma palestra para seus colaboradores com o tema “Valorização da vida: estratégias de prevenção e acolhimento”, conduzida pela psiquiatra Neyryanne Araújo.

Este evento faz parte da programação do hospital para o Setembro Amarelo e destaca o compromisso da instituição com a saúde mental e o bem-estar de seus funcionários.

LEIA MAIS

Petrolina ilumina monumentos com cor-símbolo do ‘Setembro Amarelo’

Durante o mês de setembro, Petrolina se une à campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida, conhecida como ‘Setembro Amarelo’.

A ação, organizada pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) do município, ilumina diversos pontos da cidade com luzes amarelas, incluindo o Monumento da Integração, a Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus, a sede da Prefeitura, o Monumento do Centenário e o Viaduto dos Barranqueiros.

O objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre a importância da saúde mental e a necessidade de diálogo sobre o tema. A iluminação em amarelo visa despertar a atenção da comunidade, incentivando discussões que possam reduzir estigmas e promover o cuidado emocional.

LEIA MAIS

Setembro Amarelo: campanha de 2024 destaca a importância do acolhimento e da saúde mental

Setembro é reconhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre o suicídio, um grave problema de saúde pública. A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

Em 2024, o tema “Se precisar, peça ajuda!” enfatiza a relevância do acolhimento no tratamento da depressão e outras doenças mentais. Ações individuais, específicas e universais são fundamentais para reduzir as estatísticas de suicídio.

LEIA MAIS