Prefeitura leva iniciativa de escuta e acolhimento para a Orla de Petrolina

Na noite dessa quinta-feira (25), a Orla de Petrolina se transformou em um espaço de cuidado e acolhimento. Profissionais do Núcleo de Prevenção à Violência e Acidentes e do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), da Secretaria de Saúde, realizaram uma ação dentro da programação do Setembro Amarelo, levando escuta, orientação e até abraços grátis para quem passava pelo local. A ação contou também com a parceria da faculdade FESN, que levaram testagem rápida, aferição de pressão e teste de glicemia.

Entre os atendidos estava Janaina Afonso, que mora em Recife e está em Petrolina a passeio. Ao avistar os cartazes da equipe, ela decidiu se aproximar. “Eu estava passeando com uma amiga, vi os serviços e me chamou a atenção o cartaz do abraço grátis. Às vezes é só isso que nós precisamos. Hoje saí para caminhar porque estava com muita ansiedade e encontrar esses profissionais me encheu de alegria. Ouvir deles que eu sou importante me trouxe esperança”, contou a dona de casa emocionada.

A ação também surpreendeu a aposentada Maria das Graças Carvalho, que destacou a relevância do momento. “Sem dúvidas, é muito importante ouvir as pessoas aqui na Orla. São inúmeras realidades e, muitas vezes, só precisamos de iniciativas como esta. Parabéns a todos os envolvidos”, disse. A atividade reforçou a importância da escuta ativa e da empatia como formas de fortalecer a saúde mental e promover o bem-estar coletivo.

Ascom

HRJ promove evento sobre saúde mental e bem-estar dos colaboradores

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), unidade do Governo da Bahia administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), realizou na quinta-feira (18) a primeira edição do evento “Cuidando de quem cuida”, voltado à promoção da saúde mental e do bem-estar dos profissionais da instituição.

A iniciativa, organizada pelo setor de Medicina do Trabalho, incluiu dinâmicas interativas, rodas de conversa e sorteios de consultas com psiquiatra, destacando a importância do cuidado emocional em um ambiente hospitalar de alta demanda.

LEIA MAIS

Prefeitura organiza programação do Setembro Amarelo com rodas de conversa para estudantes da rede municipal

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, dará início, na proima segunda-feira (15), à programação do projeto “Setembro Amarelo – Valorização da Vida e Cuidado com a Saúde Mental”, voltado para estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) da rede municipal.

LEIA MAIS

UPAE Petrolina reforça importância da prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental

O suicídio é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um grave problema de saúde pública. Estima-se que, no mundo, uma pessoa morra por suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, são registrados cerca de 14 mil casos por ano, segundo dados do Ministério da Saúde.

1O tema, marcado por complexidade, envolve fatores emocionais, psicológicos, sociais e biológicos, podendo atingir pessoas de todas as idades e contextos.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro apoia campanha Setembro Amarelo com palestra sobre resiliência e esperança

“Valorize a vida: construindo resiliência e encontrando esperança”. Esse foi o tema da palestra que aconteceu na manhã do último dia 26, no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), complexo hospitalar administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

A ação foi realizada pela Comissão de Humanização em apoio à campanha Setembro Amarelo, que aborda questões referentes ao combate e prevenção ao suicídio. O momento teve condução do padre Marcos Silva, da paróquia do bairro Santo Antônio, em Juazeiro, e contou com a participação de colaboradores de vários setores da unidade hospitalar.

LEIA MAIS

Primeiro Simpósio sobre Suicídio em Pessoas Neurodivergentes vai ser realizado em Petrolina

Foto: Ascom

Na segunda-feira, 30 de setembro, Petrolina será sede do I Simpósio sobre Suicídio em Pessoas Neurodivergentes, promovido pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf).

O evento gratuito acontecerá no auditório da Biblioteca do Campus Sede da Univasf, oferecendo uma oportunidade única para discutir e aprofundar o conhecimento sobre o risco de suicídio nesta população.

LEIA MAIS

HU-Univasf/Ebserh promove ações para conscientização no Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo de 2024 tem como lema “Se precisar, peça ajuda!” e visa ampliar a conscientização sobre saúde mental e prevenção do suicídio.

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede Ebserh, está realizando diversas ações durante o mês para reforçar a importância da informação, escuta e tratamento para pessoas em sofrimento psíquico.

No dia 26 de setembro, o HU-Univasf promoverá uma palestra para seus colaboradores com o tema “Valorização da vida: estratégias de prevenção e acolhimento”, conduzida pela psiquiatra Neyryanne Araújo.

Este evento faz parte da programação do hospital para o Setembro Amarelo e destaca o compromisso da instituição com a saúde mental e o bem-estar de seus funcionários.

LEIA MAIS

No Setembro Amarelo, Hospital Dom Malan em Petrolina desenvolve ações de valorização da vida

A semana foi de palestras e rodas de conversas com pacientes e acompanhantes do Hospital Dom Malan (HDM Ismep), da rede estadual de saúde em Petrolina. A ação é da coordenação de psicologia e serviço social da unidade, dentro do ‘Setembro Amarelo’, mês dedicado à prevenção ao suicídio e valorização da vida.

Os profissionais de psicologia e serviço social fazem palestras na recepção da urgência e emergência do HDM Ismep, ambulatório, enfermarias e outros setores da unidade.

“A cada quarenta segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Sabemos que a morte é cercada de tabus e o suicídio ultrapassa esses tabus. É preciso refletir e falar sobre o suicídio porque as pessoas têm medo de falar sobre isso. A reflexão sobre suicídio é tratar o tema com seriedade, buscando ações para prevenir o ato e não buscar culpados depois do ato. É uma ajuda para que o outro fale e seja ouvido sem julgamentos ou preconceitos, ” explicou a psicóloga do HDM Ismep, Wilany Melo.

Oficina dos 40 segundos

Uma das ações dos profissionais do HDM Ismep é a oficina dos 40 segundos, onde as puérperas (mulheres no pós-parto), que estão suscetíveis ao medo de morte, porque os filhos estão sob cuidados intensivos falam sobre o que valorizam na vida. “Usamos esses 40 segundos para refletir um viés de prevenção e pergunta a essas mulheres: quem mais importa na sua vida? Quem é a rede de apoio que você pode contar? E elas puderam falar sobre isso. Essa rede de apoio é primordial para a saúde mental materna, porque elas precisam saber que quando buscar ajuda elas vão receber, ” destacou Wilany.

Ascom HDM Ismep

Petrolina ilumina monumentos com cor-símbolo do ‘Setembro Amarelo’

Durante o mês de setembro, Petrolina se une à campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida, conhecida como ‘Setembro Amarelo’.

A ação, organizada pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) do município, ilumina diversos pontos da cidade com luzes amarelas, incluindo o Monumento da Integração, a Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus, a sede da Prefeitura, o Monumento do Centenário e o Viaduto dos Barranqueiros.

O objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre a importância da saúde mental e a necessidade de diálogo sobre o tema. A iluminação em amarelo visa despertar a atenção da comunidade, incentivando discussões que possam reduzir estigmas e promover o cuidado emocional.

LEIA MAIS

Setembro Amarelo: campanha de 2024 destaca a importância do acolhimento e da saúde mental

Setembro é reconhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre o suicídio, um grave problema de saúde pública. A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

Em 2024, o tema “Se precisar, peça ajuda!” enfatiza a relevância do acolhimento no tratamento da depressão e outras doenças mentais. Ações individuais, específicas e universais são fundamentais para reduzir as estatísticas de suicídio.

LEIA MAIS

Setembro Amarelo: Serviço psicossocial realiza ação de valorização da vida no Hospital Dom Malan em Petrolina

A equipe psicossocial através dos seus profissionais estão realizando durante todo o mês, ações de valorização à vida e prevenção ao suicídio junto aos pacientes do Hospital Dom Malan Ismep, em Petrolina.

A programação é parte do Setembro Amarelo, movimento que já consolidou como a maior se prevenção ao suicídio no mundo. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”

LEIA MAIS

UPAE Petrolina promove campanha “Um abraço pela vida”

Na segunda-feira, dia 18, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) lançou a campanha “Um abraço pela vida” com o objetivo de promover a valorização da vida e a prevenção do suicídio.

A ação envolve a distribuição gratuita e voluntária de abraços e adesivos, permitindo que os profissionais expressem seus sentimentos usando emojis e carinhas, com o intuito de oferecer acolhimento e apoio individual.

LEIA MAIS

UPAE Petrolina promove ações no Setembro Amarelo para informar e sensibilizar

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Espacializada de Petrolina (UPAE) está engajada nas ações do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, realizando atividades voltadas para funcionários, pacientes e acompanhantes. O objetivo é informar e sensibilizar sobre a importância da saúde mental e a prevenção do suicídio.

As iniciativas tiveram início na segunda-feira (11), com uma roda de conversa conduzida pela psicóloga Isabel Aline. Na quinta-feira (14), a Unidade teve a satisfação de receber a psiquiatra convidada Adenilsa Dias, que abordou o transtorno depressivo maior como um dos principais fatores de risco para o suicídio. Ela ressaltou a importância da rede de apoio e de um tratamento qualificado e multidisciplinar. A palestra destacou que o suicídio é uma morte evitável e que devemos estar atentos aos sinais.

LEIA MAIS

Setembro Amarelo: Prefeitura de Petrolina promove ações focadas na saúde mental

O Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio, uma campanha que teve início no Brasil em 2015 e visa conscientizar as pessoas sobre prevenção e saúde mental. A Secretaria de Saúde já disponibiliza rotineiramente nas Unidades Básicas de Saúde consultas com psicólogos e rodas de conversas sobre autocuidado, por isso, neste mês de setembro, as ações serão intensificadas.

Os profissionais estão desenvolvendo palestras, rodas de conversas e entrega de panfletos para a população, o objetivo é reforçar a importância do cuidado com a saúde mental. A secretaria executiva de Atenção a Saúde, Ana Carolina Freire, ressalta a importância dessas atividades. “Seguindo as orientações do prefeito Simão Durando, esse mês é muito importante e necessário para a população. É um período que traz destaque sobre a importância de cuidar da saúde mental. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados aos transtornos mentais. As mortes por suicídio podem ser evitadas, por isso é importante a difusão de informações claras e seguras sobre a temática, além de atrelar o acesso ao tratamento adequado e contar com o apoio familiar”, destaca.

LEIA MAIS

Setembro Amarelo: UPAE Petrolina realiza ações de conscientização

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) deu início, nesta segunda-feira (11), à programação do Setembro Amarelo, que esse ano tem como tema “Enquanto houver sol”. O serviço está engajado em promover a conscientização e prevenção ao suicídio junto aos funcionários, pacientes e acompanhantes, com uma programação voltada para todos estes públicos.

Hoje, a Unidade realizou uma roda de conversa com a psicóloga Isabel Aline Lopes. O encontro proporcionou um espaço de escuta ativa para os funcionários e troca de experiências, destacando a relevância do autocuidado, acolhimento e da percepção atenta como ferramentas essenciais na prevenção ao suicídio.

LEIA MAIS
123