Petrolina segue entre as cidades que mais geraram empregos em Pernambuco em 2025

Petrolina reafirma sua força econômica e segue entre os municípios que mais geram empregos em Pernambuco em 2025. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o município alcançou um saldo positivo de 2.250 novas vagas com carteira assinada no acumulado do ano. O resultado é fruto da diferença entre admissões e desligamentos registrados no período e demonstra o aquecimento do mercado de trabalho formal na cidade.

Além disso, durante o ano passado, Petrolina atingiu 87.178 empregos formais ativos, número que representa a quantidade total de pessoas empregadas com carteira assinada no município. O dado confirma a consolidação da cidade como um dos principais polos de desenvolvimento econômico do interior do Nordeste.

O desempenho positivo é impulsionado pelo fortalecimento de setores estratégicos como comércio, serviços, construção civil e agronegócio — áreas que têm papel fundamental na dinâmica econômica local.

A geração contínua de empregos reflete o ambiente favorável para investimentos, o apoio ao empreendedorismo e as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, que vêm estimulando a criação de novas oportunidades para a população. Com números consistentes e crescimento sustentável, Petrolina segue avançando, fortalecendo sua economia e ampliando oportunidades para quem vive e investe na cidade.

Ascom

Pernambuco cria mais de 7 mil empregos formais em julho

Pernambuco fechou o mês de julho com o saldo positivo de 7.377 empregos formais, resultado da diferença entre o número de 58.008 admissões e 50.631 desligamentos no período. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Em relação a julho de 2024, o estado registrou queda de 5,6% nas contratações, quando o estado criou 7.820 empregos formais. Nos sete primeiros meses deste ano, Pernambuco somou 33.057 vagas formais, número mais alto que o obtido no mesmo período do ano passado (26.111).  O saldo de contratações foi puxado pelo setor de serviços, que foi responsável pela geração de 2.825 postos formais, seguido por indústria (1.262) e agropecuária (1.258).

m relação ao gênero, os homens responderam pela maioria das contratações no mês, com 60,7% das contratações (4.492), já as mulheres representam 39%, com 2.885.  Recife lidera as contratações no ano; No mês, o Recife foi responsável pelo saldo positivo de 842 empregos, resultado de 19.170 admissões e 18.328 desligamentos, aumentando o estoque de empregos na cidade para 576.508. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, a capital pernambucana registrou o saldo de 15.908 empregos formais. O número é cerca de 50% do total registrado no em Pernambuco no período, que foi de 33.057 postos.

Em relação aos setores, o saldo de empregos no Recife em julho também foi puxado por serviços (601), seguido pelo grupo Construção Civil, que apresentou saldo positivo com 242 de vagas e pela Indústria (116). Em relação ao gênero, a capital segue a mesma tendência do estado. No período, os homens responderam por 74% do saldo de vagas (623), enquanto as mulheres representaram 26% (219).

Brasil

Em julho, o país registrou saldo 129.778 postos de trabalho com carteira assinada. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o país registrou queda de 32,2% nas contratações, quando o país registrou 191.373 postos de trabalho. Em comparação aos outros meses de julho avaliados pelo Novo Caged (desde 2020), esse foi o menor volume de vagas desde 2020, quando o país gerou 108.476 vagas.

Já em relação ao acumulado do ano, de janeiro a julho foram abertas 1.347.807 vagas. O resultado é 10,35% mais baixo que no mesmo período do ano passado e também o menor número desse período desde 2023. Na análise dos setores, o setor de serviços puxou as vagas com a abertura de 50.159 postos, seguido pelo comércio, com 27.325 postos criados no período. Já em terceiro lugar, está a indústria com a criação de 24.426 postos de trabalho

Diario de Pernambuco

Raquel Lyra conclui 2023 celebrando investimentos bilionários, geração recorde de emprego e novos projetos estruturadores para o Estado

A mudança de Pernambuco para um novo patamar de desenvolvimento econômico, proposta pela governadora Raquel Lyra desde o primeiro momento de sua gestão, começou a se materializar em 2023 para se consolidar nos próximos anos com bons frutos colhidos já no início de 2024. O Estado encerra o ano comemorando a marca de R$ 2,6 bilhões em investimentos anunciados pela iniciativa privada e a geração de 59.902 postos de trabalho (dados do Novo Caged referentes ao período de janeiro a novembro).

Para os próximos quatro anos, o Governo garantiu no Plano Plurianual 2024-2027 a triplicação do nível de investimento público com um aporte previsto de R$ 24,7 bilhões. Desde o primeiro dia de trabalho, eu e Priscila Krause estamos trabalhando para assegurar um tempo novo a Pernambuco. E esse tempo já chegou, pois estamos recolocando nosso Estado de novo na rota do desenvolvimento. Nos articulamos, dialogamos e Pernambuco chega a 2024 com projetos estruturadores que vão dinamizar a economia com muito emprego e renda. Pernambuco está retomando seu lugar de líder do Nordeste, sendo também referência para o País”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

Com articulação da governadora – que esteve em Brasília 28 vezes durante o ano -, Pernambuco receberá R$ 91,9 bilhões do Novo PAC. Os recursos possibilitarão a conclusão da Transnordestina até Suape (ramal Salgueiro-Suape), a retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima, entre outros projetos estruturadores. O Arco Metropolitano e a implantação da Escola de Sargentos também são dois projetos que sairão do papel para gerar mais emprego e renda e transformar a infraestrutura estadual.

Outra medida celebrada pelo Governo de Pernambuco foi a prorrogação dos benefícios da Reforma Tributária para o setor automotivo, que contou com articulação intensa da governadora, e assegura investimentos de US$ 1,5 bilhão da Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata, pelos próximos 10 anos. Só com as obras do Trem 2 da Refinaria, já em licitação pela Petrobras, serão investidos mais de R$ 8 bilhões e gerados mais de 10 mil empregos diretos.

Pernambuco foi o local escolhido por indústrias e redes de atacadistas para abrir ou expandir seus empreendimentos. Ainda no primeiro semestre, a gestão estadual celebrou um investimento de R$ 1,2 bilhão do Grupo Heineken na planta industrial localizada em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), o que representa a geração de mil postos de trabalho. A Mondelez acertou o aumento em 50% da capacidade de produção da planta da empresa instalada em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. A Pepsico, com uma fábrica localizada no Cabo de Santo Agostinho, na RMR, anunciou um plano de expansão de cerca de 30% da sua capacidade produtiva local. O ano também foi marcado pela inauguração da nova fábrica da Ypê e pela expansão da Ambev, ambas em Itapissuma, no norte do Grande Recife.

“Mudamos a forma como o Governo de Pernambuco dialoga com a iniciativa privada. E colocamos isso em ações que estão refletidas nos nossos pacotes de justiça fiscal apresentados à Assembleia Legislativa, nas medidas que tomamos para melhoria do ambiente de negócios, na defesa dos projetos estruturadores para Pernambuco, e na forma proativa com que conduzimos a atração de investimentos para o Estado”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti.

SUAPE – Os investimentos no Complexo Industrial e Portuário de Suape são um capítulo positivo à parte. Com foco na transição energética, o Porto lançou, este ano, o Techub Hidrogênio Verde, um empreendimento destinado à produção do combustível do futuro. O espaço agregará um complexo de usinas solares, três usinas de hidrogênio verde.

O terminal de gás natural liquefeito de Suape já se encontra em obras preliminares e deverá entrar em operação em 2024, com investimento de R$ 270 milhões e a criação de 240 empregos diretos. O novo terminal de contêineres do porto tem investimento de R$ 1,6 bilhão e as obras serão iniciadas em 2024, gerando 500 empregos diretos e 2 mil indiretos.

Este mês, o Governo do Estado apresentou outras conquistas para Suape, como a última etapa da dragagem do canal externo, que possibilitará a atracação de embarcações de grande porte com sua capacidade máxima, tornando o porto ainda mais atrativo. Também em dezembro, a gestão estadual lançou o edital de licitação da obra de dragagem interna do Porto de Suape, que potencializará a operação de todos os píeres, cais e terminais de contêineres.

Ascom

Foto (Porto de Suape): Miva Filho/Secom.

Foto (2): Janína Pepeu/Secom

 

Indústria deve gerar mais de 2 mil empregos em Pernambuco

A indústria nacional vai crescer 3,1%, comparado a 2022. O balanço é Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em Pernambuco, cerca de 2.100 pessoas deverão ser capacitadas e empregadas, segundo dados do Mapa do Trabalho, elaborado pelo Observatório da Indústria.

As áreas com maior demanda são Logística e Transporte. Para novas oportunidades, a área busca cerca de 406 trabalhadores. Construção vem logo em seguida, com 291 novas oportunidades, seguida de Metalmecânica (219), Tecnologia de Informação (198), Eletroeletrônica (177) e Têxtil e Vestuário (130).

Para além da geração de emprego neste ano, o levantamento aponta que até 2025, o estado precisará qualificar 250 mil pessoas, sendo 45 mil de nível técnico.

Juazeiro se destaca na geração de emprego, aponta Caged

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de agosto indicam que Juazeiro (BA) é o terceiro município do estado na geração de emprego. A cidade da região Norte fica atrás apenas da capital Salvador e de Feira de Santana.

Os incentivos fiscais dados pela gestão municipal para atrair o aporte de novas empresas; a geração de energia a partir de fontes renováveis e o setor do agronegócio são alguns dos setores que contribuem para esse crescimento.

LEIA MAIS

Paulo Câmara lança programa que vai gerar 20 mil novos empregos em Pernambuco

O governador Paulo Câmara lançou, nesta quarta-feira (22), no Palácio do Campo das Princesas, o novo programa de incentivo à geração de empregos em Pernambuco – Emprego PE. A ação integra o Plano de Retomada e tem como objetivo mitigar os impactos econômicos causados pela Covid-19. A iniciativa prevê que o Governo do Estado pagará, durante seis meses, metade de um salário mínimo (R$ 550) a cada novo trabalhador contratado por empresas pernambucanas, que poderão receber o benefício por até 30 novas vagas geradas. A expectativa é que sejam disponibilizadas 20 mil vagas até o final deste ano.

Para participar do programa as empresas devem estar ativas e sediadas em Pernambuco; inscritas regularmente no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged); e ter iniciado suas atividades há pelo menos um ano, anteriormente à data de publicação desta lei. É necessário também que essas empresas não tenham reduzido o quantitativo de vínculos empregatícios, nem tenham realizado suspensão de contratos de trabalho, tampouco a redução de jornada e salário também após a publicação do documento.

LEIA MAIS

Paulo Câmara sanciona hoje lei do “Emprego Pernambuco”

(Foto: Internet)

Logo mais às 11h desta quarta-feira (22), o governador Paulo Câmara (PSB) vai sancionar a lei do programa “Emprego Pernambuco”. A agenda será cumprida no Palácio dos Campos das Princesas, na capital Recife, em cerimônia aberta apenas para a imprensa.

A lei foi anunciada em agosto deste ano e incentiva a geração de empregos e renda em Pernambuco. A matéria faz parte do Plano Retomada e subsidiará metade de um salário mínimo (R$ 550) para novos funcionários de empresas pernambucanas, por um período de seis meses.

Pernambuco se destaca na geração de empregos no Nordeste

(Foto: Internet)

O levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta uma geração 4.798 empregos no mês de abril, em Pernambuco. Este número coloca o estado entre os que mais criaram postos de trabalho no país. Os dados foram divulgadas na quarta-feira e mostram Pernambuco em segundo lugar no Nordeste.

A nível nacional, o estado está em sétimo do Brasil, no saldo entre admissões e demissões. De acordo com o Caged, o balanço do País também foi positivo, com a geração de 120.935 empregos. No quadro geral, 22 Estados e o Distrito Federal apresentaram um crescimento do número de admissões.

As exceções foram Amapá, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte. Estes tiveram diminuição na quantidade de postos de trabalho, de acordo com o levantamento.

Bahia e Pernambuco lideram

No Nordeste, Pernambuco ficou atrás apenas da Bahia na geração de empregos em abril. Considerando o ranking nacional, os sete primeiros colocados foram São Paulo (30.174), Minas Gerais (13.942), Santa Catarina (11.127), Goiás (11.018), Paraná (10.019), Bahia (9.207) e Pernambuco (4.798).

Unidade do Atacadão Petrolina será inaugurada nesta quinta-feira

Anunciada no começo de dezembro passado, a unidade do Atacadão Petrolina será inaugurada nesta quinta-feira (30), às 9h. A data foi divulgada nas redes sociais da rede. Localizada na BR-407, no bairro Jardim Amazonas, o Atacadão deve gerar mais de 600 empregos no município.

Ano passado a Prefeitura afirmou que seriam investidos R$ 50 milhões na abertura da nova unidade, ligada à Carrefour. O Atacadão está presente em 26 estados e tem quase 200 unidades no país.

Além de alimentos e bebidas, os clientes encontrarão materiais escolares, produtos de higiene e limpeza entre outros materiais.

Governo Federal espera crescimento de trabalho intermitente em 2020

Reforma trabalhista veio com promessa de mais empregos

A Reforma Trabalhista trazia no discurso a geração de mais empregos, contudo não é isso que o Brasil tem visto. Dois anos após ser colocada em prática, uma em cada 10 novas vagas são de trabalho intermitente, sem previsão de jornada fixa.

A expectativa para o novo ano é de que haja um crescimento nesse tipo de modalidade, o que de certa forma não corresponde às expectativas dos trabalhadores. A reforma foi aprovada na gestão de Michel Temer (MDB) e flexibilizou as leis trabalhistas.

Com o trabalho intermitente não há jornada ou salário fixo. No período de dois anos foram abertos 1,124 milhão de empregos formais. Desse total, 133 mil são de trabalho sem jornada ou salário fixo. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em novembro, o trabalho intermitente representou 11,4% das novas vagas.

O Ministério da Economia espera no próximo ano o trabalho sem jornada fixa ficará mais conhecido entre os empregadores. “Sem perder de vista o processo de retomada da economia brasileira, que, por sua vez também tem garantido contratações em outras modalidades”, afirmou em nota à Folha de Pernambuco.

Nova unidade da Masterboi vai gerar cerca de 800 empregos no Agreste Pernambucano

(Foto: Ilustração)

No Palácio das Princesas, o governador Paulo Câmara recebeu o presidente da Masterboi, Nelson Bezerra, para anunciar mais um investimento para o Estado: a instalação de um frigorífico industrial no município de Canhotinho, no Agreste Meridional. A empresa utilizará uma área de 110 hectares, com investimento de R$ 112 milhões e a perspectiva de geração de cerca de 800 empregos diretos. As obras estão previstas para começar no primeiro semestre de 2020, e as atividades, em meados de 2022.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, pontuou que o investimento é importante para a economia do Estado e para o desenvolvimento do Agreste Meridional. “É um frigorífico que vai desenvolver toda a questão da pecuária de corte. Uma indústria como essa vai estabelecer toda uma cadeia, ali no Agreste Meridional, atingindo também a Mata Sul. É um olhar para uma área que precisava ter um desenvolvimento dentro da sua vocação”, explicou o secretário.

Para o conselheiro, o Agreste Meridional viverá um novo momento após a instalação da Masterboi. “Será um novo espaço, um novo período e uma fase de muito desenvolvimento. Além dos empregos gerados, teremos também a economia, o recolhimento dos impostos, o movimento do comércio. Vai se criar uma nova cultura no sentido da criação do gado, aumentar os rebanhos e, consequentemente, gerar empregos e riqueza para o Estado”, finalizou.

LEIA MAIS

Petrolina continua sendo destaque na geração de emprego, aponta Caged

Petrolina continua sendo destaque na geração de emprego em 2019. O balanço mais recente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta que, entre janeiro e outubro desse ano, o município manteve o primeiro lugar em Pernambuco.

Nos primeiros 10 meses do ano o saldo de Petrolina foi de 5.650 novas oportunidades de trabalho, mais da metade do saldo total de Pernambuco no mesmo período (10.014 vagas). Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolina, Emicio Júnior, a cidade tem sido atrativa aos empresários.

“Além de todo trabalho da gestão municipal, que vem se destacando pelo volume de obras e, consequentemente na geração de empregos, Petrolina é uma cidade atrativa para empresários, que se sentem seguros em fazer grandes investimentos aqui, devido ao potencial econômico proporcionado, em grande parte, pela fruticultura irrigada. Isso mostra que estamos trabalhando no caminho certo”, destaca.

Petrolina ficou a frente da capital Recife, com quase o dobro de vagas criadas (2.804). Aliança (1.027) ficou em terceiro no ranking.

Voltado para jovens, pacote quer estimular geração de empregos no Brasil

(Foto: Arquivo)

Será lançado nessa segunda-feira (11) o Programa Verde Amarelo, pacote do Governo Federal para estimular a geração de emprego. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) fará o anúncio às 17h, no próprio Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

A estimativa da equipe de economia é contemplar três milhões de jovens no primeiro emprego. O plano de ações será apresentadas através de uma Medida Provisória. O público alvo do programa são jovens entre 18 e 29 anos e pessoas acima dos 55, que tenham baixa renda (com remuneração de até 1,5 salário mínimo).

“Verde Amarelo” permitirá a contratação temporária, com duração de dois anos, a partir de 2020. O Brasil tem hoje mais de 12 milhões de desempregados e soma uma taxa média de desemprego de 11,8%.

Governo Federal trabalha programa para fortalecer geração de empregos

(Foto: Internet)

O Governo Federal lançará um pacote para estimular a criação de empregos no Brasil. A decisão vem após críticas feitas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em liberdade desde sexta-feira (8). De acordo com o Correio Braziliense, a equipe do ministro Paulo Guedes (Economia) já estuda o pacote.

A intenção do Palácio do Planalto é lançar o programa Trabalho Verde Amarelo, nesta segunda-feira (11). Empresas que contratarem jovens entre 18 e 29 anos e pessoas com mais de 55 anos terão redução nos custos trabalhistas. Com isso, a meta é gerar 4 milhões de vagas até o fim do governo de Bolsonaro.

Ontem (9) Lula discursou criticando as faltas de políticas concretas para geração de emprego no atual governo. O petista falou que as ações do ministro da Economia têm estimulado a precarização do trabalho. A redução dos benefícios trabalhistas do programa Verde Amarelo seria um claro exemplo da precarização da mão de obra.

Um dos pontos do programa de Bolsonaro é a permissão de que empresas não recolherem a contribuição patronal para o Instuto Nacional do Seguro Social (INSS), de 20% sobre a folha de salário. Já o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), será de 2% ante os 8% dos atuais. O valor da multa, em caso de demissão sem justa causa, será de 20% sobre o saldo (hoje é de 40%).

12