Paciente internado há mais de 300 dias realiza sonho de batizar o neto no HU-Univasf

Após passar mais de 300 dias internado, o paciente José Maria de Freitas, de 75 anos, participou de uma cerimônia de batismo dentro das dependências do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf). Na ocasião, ele realizou o desejo de se tornar padrinho de seu neto, Heitor, de 4 anos.

O evento foi organizado pelas equipes das Unidades Multiprofissional e de Especialidades Clínicas da instituição hospitalar, que viabilizaram o encontro entre familiares, profissionais de saúde e representantes religiosos. A celebração do batismo foi conduzida pelo Frei José Adriano Gomes, da Ordem dos Carmelitas e titular da Capelania Militar São José, de Petrolina.

Pedro Japão destaca propostas e convida moradores para eleição da Associação do Mandacaru

Pedro Japão apresentou propostas para infraestrutura, saúde e regularização fundiária e convidou os moradores para a eleição da Associação do Mandacaru neste domingo

O candidato à presidência da Associação de Moradores do bairro Mandacaru, Pedro Japão, participou nesta sexta-feira (12) do programa Espaço Aberto, da Rural FM, onde apresentou suas propostas e reforçou o convite para que os moradores participem da eleição que será realizada neste domingo (14), das 8h às 14h, na Escola Professor Walter Gil.

Encabeçando a Chapa 1 ao lado do candidato a vice-presidente Valdo do Mandacaru, Pedro destacou que a principal missão da futura diretoria será fortalecer o diálogo entre a comunidade e o poder público, buscando soluções para demandas históricas do bairro e do Parque Mandacaru.

Segundo o candidato, o maior desafio enfrentado pelos moradores continua sendo a falta de saneamento básico. Ele ressaltou que o problema afeta diretamente a saúde pública e relatou situações de crianças convivendo diariamente com esgoto a céu aberto, realidade que, segundo ele, precisa ser enfrentada com prioridade.

LEIA MAIS

Instituto lança campanha para construir Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatinas no Vale do São Francisco

Único serviço especializado do interior de Pernambuco, Bahia e Piauí pretende iniciar as obras em agosto de 2026 e ampliar o atendimento a mais de 220 famílias da região

O Instituto de Tratamentos de Fissuras Labiopalatinas (IBM) lançou uma campanha de mobilização regional para viabilizar a construção do “Centrinho” de Diagnóstico, Tratamento e Reabilitação de pacientes com fissuras labiopalatinas e outras deformidades craniofaciais no Vale do São Francisco.

A iniciativa tem como objetivo arrecadar R$ 315 mil, valor necessário para dar início às obras da nova sede, previstas para agosto de 2026. O espaço será instalado na antiga sede do SAMU, ao lado da AME Lia Bezerra, no bairro José e Maria, em Petrolina.

Referência em três estados

Fundado em 12 de outubro de 2018, o IBM é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) e se tornou o único serviço especializado no tratamento de fissuras labiopalatinas no interior de Pernambuco, Bahia e Piauí.

Atualmente, a instituição acompanha 226 famílias de 53 municípios da Rede PEBA e do Piauí, atendendo pacientes de Petrolina, Juazeiro e de diversas cidades das macrorregiões dos três estados.

O trabalho desenvolvido pelo instituto vai além da realização de procedimentos cirúrgicos. A equipe oferece atendimento multidisciplinar nas áreas de serviço social, fonoaudiologia, ortodontia, otorrinolaringologia, psicologia, cirurgia bucomaxilofacial e cirurgia plástica, acompanhando os pacientes desde o nascimento até a vida adulta.

“Nossa missão é devolver não apenas o sorriso, mas garantir a reabilitação oral, auditiva, facial e, principalmente, a integração social dessas crianças e adultos”, destaca a coordenação do IBM.

Novo centro ampliará atendimento

Hoje funcionando de forma compartilhada no Centro Social Urbano (CSU), o instituto realiza apenas diagnósticos básicos por meio de exames clínicos.

Com a construção do Centrinho, será possível oferecer exames especializados de audiologia, ampliar os ambulatórios de otorrinolaringologia e ortodontia e disponibilizar uma estrutura moderna e acolhedora para pacientes e familiares que percorrem longas distâncias em busca de tratamento.

Mobilização regional

O Instituto faz um apelo à sociedade, empresários, imprensa e poder público para que abracem a campanha e contribuam com a concretização do projeto.

Cada doação representa um passo importante para que o novo Centro de Diagnóstico, Tratamento e Reabilitação se torne realidade, ampliando o acesso à saúde especializada e melhorando a qualidade de vida de centenas de crianças, adolescentes e adultos do Vale do São Francisco.

Informações e contato:
Lays Marques – (87) 9 9143-8122.

Câmara de Petrolina entrega Título de Cidadã Petrolinense e Medalha Dom Malan à fonoaudióloga Sandra Beltrão

Sessão realizada na noite desta quinta-feira (11), na Casa Vereador Plínio Amorim, destacou a contribuição da fonoaudióloga para a saúde, a inclusão e o atendimento especializado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista

A Câmara Municipal de Petrolina – Casa Vereador Plínio Amorim – realizou, na noite desta quinta-feira (11), uma Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadã Petrolinense e da Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan à fonoaudióloga Sandra Beltrão Tavares Costa, em reconhecimento à sua destacada atuação na área da saúde e da inclusão social.

A solenidade foi presidida pelo vereador Gabriel Menezes, que ressaltou a importância de homenagear pessoas que dedicam suas vidas ao desenvolvimento de Petrolina, contribuindo para o fortalecimento da saúde pública, da inclusão e da qualidade de vida da população.

LEIA MAIS

Hospital Municipal de Petrolina amplia atendimento e inicia cirurgias de amigdalite e adenoide em crianças

Nova especialidade de média complexidade começa a atender o público infantil e amplia a oferta de procedimentos cirúrgicos na rede municipal de saúde

O Hospital Municipal Dr. Alírio Brandão, em Petrolina, deu mais um passo na ampliação da assistência especializada à população. A Prefeitura de Petrolina iniciou nesta semana a realização de cirurgias de média complexidade para tratamento de amigdalite e adenoide, contemplando inicialmente pacientes do público infantil.

A iniciativa amplia os serviços oferecidos pela unidade e garante mais acesso a procedimentos que contribuem diretamente para a melhoria da qualidade de vida das crianças que sofrem com infecções recorrentes, dificuldades respiratórias e problemas para engolir.

Uma das primeiras pacientes atendidas foi a criança Joaquim. A mãe, Kezya Myrely Ferreira, comemorou a realização da cirurgia e destacou a importância do novo serviço disponibilizado pelo município.

LEIA MAIS

Pai faz apelo por vaga de UTI para bebê de 8 meses internado em estado grave no Hospital Dom Malan

Cícero Flaviano afirma que o filho, Cristian Rafael, necessita de atendimento intensivo com urgência e aguarda regulação para um leito especializado

Um morador do bairro João de Deus, em Petrolina, está fazendo um apelo público na esperança de conseguir uma vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o filho, Cristian Rafael, de apenas oito meses de idade.

Segundo o pai da criança, Cícero Flaviano, o bebê encontra-se internado em estado grave no Hospital Dom Malan e precisa, com urgência, de um leito de terapia intensiva para receber o tratamento especializado que seu quadro clínico exige.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina autoriza construção de nova Unidade Básica de Saúde no bairro Fernando Idalino

A Prefeitura de Petrolina autorizou, na última segunda-feira (8), o início das obras para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Fernando Idalino, localizado na zona leste do município. Com o novo canteiro de obras, a cidade passa a contabilizar oito unidades de saúde em processo de construção simultânea nas áreas urbana e rural.

O projeto conta com um investimento superior a R$ 2 milhões e tem capacidade estimada para atender até 7 mil moradores da região. A estrutura física da nova UBS contará com:

Consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem;
Sala de vacina e sala lilás;
Recepção e áreas administrativas;
Espaços para atividades de equipe multiprofissional.

LEIA MAIS

Nova caneta reduz peso corporal em até 28% em pesquisa

Pesquisa foi publicada na revista ‘Lancet’ e mostra que substância pode gerar perda de peso semelhante à bariátrica, abrindo uma nova fronteira no tratamento. Medicamento ainda depende de finalização de estudos e processo regulatório, mas já vem sendo anunciado no mercado ilegal.

Uma pesquisa publicada na Lancet, uma das revistas científicas mais importantes do mundo, mostra que a retatrutida pode reduzir em até 28% o peso de pacientes com diabetes tipo 2. A perda de peso com a substância é próximo ao de uma cirurgia bariátrica e pode mudar cenário no tratamento.

A pesquisa foi publicada neste sábado (6) e reforça os dados que a Eli Lilly, empresa que pesquisa a substância, já vinha divulgando. Além dos dados, a pesquisa mostrou que a substância pode ser eficaz para outras duas doenças: apneia do sono e osteoartrite no joelho.

A retatrutida é da mesma família das “canetas emagrecedoras” — como o Ozempic e o Mounjaro — mas age em três hormônios diferentes ao mesmo tempo, em vez de um ou dois. Por isso é chamada de molécula de “tripla ação”. Um dos diferenciais é o glucagon, que pode aumentar o gasto calórico de quem faz o tratamento.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina e Governo de Estado anunciam local de construção do novo hospital e maternidade municipal

O prefeito de Petrolina (PE), Simão Durando, anunciou nesta segunda-feira (8) a definição do local que abrigará o novo complexo de saúde do município. A estrutura, que integrará um Hospital Municipal e uma Maternidade, será construída na Avenida Mário Rodrigues Coelho, em frente a Cohab 6.

A iniciativa é fruto de uma parceria institucional: o projeto e a execução da obra ficarão sob a responsabilidade do Governo do Estado de Pernambuco, enquanto a gestão e a administração do equipamento público serão conduzidas pela Prefeitura de Petrolina.

O novo complexo hospitalar contará com uma estrutura estimada em 70 leitos. De acordo com a gestão municipal, o detalhamento técnico do projeto e o cronograma de obras serão divulgados oficialmente após o período junino.

Edenevaldo Alves

Drive-thru de Vacinação contra a Influenza imuniza cerca de 600 pessoas em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou neste sábado (6) o Drive-thru de Vacinação contra a Influenza e imunizou cerca de 600 pessoas. A ação aconteceu na Orla II, das 12h às 16h, e contou também com um ponto fixo de vacinação na Academia da Saúde, ampliando o acesso da população à imunização.

A iniciativa teve como objetivo fortalecer as estratégias de combate à gripe e ampliar a cobertura vacinal no município, especialmente durante o período de sazonalidade das doenças respiratórias. A vacinação contra a Influenza está liberada para toda a população e segue sendo uma das principais formas de prevenção contra complicações causadas pelo vírus.

LEIA MAIS

Ação Solidária: Moradora de Petrolina precisa de cirurgia em caráter de urgência

Terezinha Galdino dos Santos, residente do Projeto N3, em Petrolina (PE), enfrenta uma dupla batalha pela saúde. Já em tratamento oncológico, exames recentes diagnosticaram um quadro de otite crônica média e mastoidite crônica à direita.  (VEJA O VÍDEO)

Diante do risco de agravamento e da impossibilidade de aguardar o tempo de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), médicos recomendaram a realização imediata de uma cirurgia particular no ouvido, cujo custo total estimado é de aproximadamente R$ 18.000,00.

Atualmente afastada do trabalho para o tratamento do câncer, Terezinha necessita do apoio da comunidade para viabilizar o procedimento. Qualquer contribuição financeira é de extrema importância.

Como ajudar:

  • Chave Pix (Celular): 87991796416
  • Beneficiária: Terezinha Galdino dos Santos
  • Contato para informações: (87) 99179-6416

População deve se vacinar contra a influenza em Petrolina

Até agora, apenas 30% do público-alvo está imunizado

Mesmo após o encerramento oficial da campanha nacional, a Prefeitura de Petrolina segue ofertando a vacina contra a influenza para os grupos prioritários. A medida atende a uma recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, diante da baixa cobertura vacinal registrada nos municípios de Pernambuco.

A imunização continua disponível para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e da educação, caminhoneiros, entre outros públicos preconizados. Em Petrolina, cerca de 81 mil pessoas integram o grupo prioritário, no entanto, aproximadamente 30 mil foram vacinadas até o momento. Isso representa uma cobertura de aproximadamente 30%, índice considerado abaixo do ideal pelas autoridades de saúde.

A vacina está disponível nas 57 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), tanto na zona urbana quanto na rural. Durante o feriado de Corpus Christi (04) e o ponto facultativo (05), a imunização será ofertada exclusivamente na Policlínica Municipal, localizada no Centro da cidade. Para receber a dose, é necessário apresentar cartão de vacina, cartão do SUS ou CPF. Trabalhadores incluídos nos grupos prioritários também devem apresentar documento que comprove o vínculo profissional.

A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação como principal forma de prevenção contra complicações causadas pelo vírus da influenza, especialmente entre os públicos mais vulneráveis.

Mãe denuncia suposta negligência no Hospital Regional de Juazeiro e pede transferência de bebê internado há mais de três meses

Lessevane Santana afirma que o filho José Henrique enfrenta dores, fraturas e complicações de saúde sem a assistência que considera adequada

A mãe do bebê José Henrique, nascido no dia 5 de março deste ano, utilizou as redes sociais para denunciar uma suposta negligência no atendimento prestado ao filho, que permanece internado há mais de três meses no Hospital Regional de Juazeiro.

Em um relato emocionado, Lessevane Santana afirmou que a criança vem enfrentando uma série de complicações de saúde e sofrendo com fortes dores durante o período de internação. Segundo ela, uma técnica de saúde que teria conhecimento para realizar um procedimento de mobilização necessário ao bebê teria se recusado inicialmente a executá-lo, realizando a intervenção apenas após sete dias, período em que a criança permaneceu chorando e demonstrando sinais de sofrimento.

LEIA MAIS

Petrolina reforça atendimento pediátrico durante feriado de Corpus Christi e mantém vacinação em funcionamento

Secretário João Luiz detalhou esquema especial de saúde para o feriado e reforçou a importância da vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou um esquema especial de atendimento durante o feriado de Corpus Christi para garantir assistência à população, especialmente às crianças com sintomas de síndromes gripais.

Em entrevista à Rádio Rural FM, o secretário de Saúde, João Luiz, informou que a Policlínica Municipal funcionará como unidade de referência pediátrica entre a quinta-feira (4) e o domingo (7). O atendimento será realizado das 7h às 21h na quinta e sexta-feira, e das 14h às 20h no sábado e domingo.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina anuncia programa de reforma e manutenção de Unidades Básicas de Saúde

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, anunciou o início de um pacote de obras destinado à reforma e manutenção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas nas áreas urbana e rural do município. O programa, denominado “UBS no Grau”, prevê melhorias na infraestrutura física dos prédios, incluindo a recuperação de forros, pisos cerâmicos, instalações hidráulicas e elétricas, pintura e reparos gerais.

Alteração no atendimento durante as obras
A primeira filial a passar pelas intervenções será a UBS Maria do Socorro Gil, localizada no bairro Ouro Preto. Para viabilizar a execução dos serviços, o prédio será temporariamente fechado pelo período estimado de 45 dias.

Durante este intervalo, os serviços médicos e de enfermagem direcionados aos moradores da localidade serão transferidos para a UBS Gaudêncio do Nascimento, no bairro Jardim Amazonas. Para absorver a demanda e manter o fluxo de assistência à comunidade, a unidade receptora terá seu horário de funcionamento ampliado até as 19h.

LEIA MAIS
1234