Prefeitura conclui ciclo de ações de saúde no sistema prisional de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, concluiu, neste mês de maio, mais uma etapa das ações de educação em saúde e testagens rápidas realizadas na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. A iniciativa segue as diretrizes do Ministério da Saúde voltadas ao fortalecimento do acesso à saúde, ao diagnóstico precoce e à assistência integral da população privada de liberdade. Desenvolvida entre novembro de 2025 e maio de 2026, a ação contou com a parceria da VIII Gerência Regional de Saúde.

Ao longo do período, 618 pessoas privadas de liberdade foram contempladas, com a realização de 2.472 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além da testagem, as equipes promoveram atividades educativas, orientações e ações de conscientização voltadas ao autocuidado e à ampliação do acesso à informação qualificada no ambiente prisional.

A iniciativa integra as estratégias permanentes do Programa Municipal de Doenças Vetoriais Negligenciadas e Infecções Sexualmente Transmissíveis fortalece as ações de vigilância, prevenção e assistência, além de ampliar o cuidado integral ofertado pela Secretaria de Saúde.

Prefeitura de Petrolina e INSS orientam gestantes sobre salário-maternidade

O Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM) de Petrolina realizou, na última semana, um ciclo de palestras em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O objetivo da ação foi orientar as gestantes atendidas pela rede municipal sobre os direitos e deveres junto à Previdência Social, com foco no salário-maternidade e no procedimento para solicitação do benefício sem intermediários.

Ao todo, 85 mulheres participaram das atividades. Durante o evento, parte das pacientes realizou a abertura do requerimento do benefício diretamente na unidade. O público também recebeu informações sobre:

Formas de contribuição ao INSS;
Documentação necessária para o atendimento;
Canais oficiais de acesso aos serviços previdenciários.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina anuncia construção e licitação de 15 Unidades Básicas de Saúde

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, anunciou um pacote de investimentos na atenção básica que prevê a implantação de 15 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas zonas urbana e rural do município. Segundo a gestão municipal, o volume de unidades em fase de execução ou contratação simultânea é o maior registrado na região.

Atualmente, sete unidades estão em fase de construção nas seguintes localidades:

Km 25
N7
N4
N10
Nova Descoberta
Portal da Cidade
João de Deus

O investimento total nesta primeira etapa soma mais de R$ 17 milhões. Entre as obras em andamento, a UBS do bairro João de Deus conta com aporte superior a R$ 3,6 milhões, enquanto a comunidade do N10 receberá uma unidade de Porte III, que possui estrutura ampliada para o atendimento à população.

LEIA MAIS

Projeto de receita acessível de médico de Petrolina ganha reconhecimento nacional

Um projeto de prescrição médica acessível, desenvolvido pelo médico Lucas Cardim na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bebedouro, na zona rural de Petrolina, ganhou repercussão nacional no último fim de semana. A iniciativa foi criada para facilitar a compreensão do tratamento por pacientes analfabetos ou com baixa escolaridade.

A metodologia foi idealizada a partir da rotina do profissional na Atenção Básica, com o objetivo de tornar as orientações de saúde mais compreensíveis. O sistema utiliza desenhos e símbolos visuais para indicar os horários e a forma correta de administração dos medicamentos, promovendo a autonomia do paciente.

Como funciona o sistema visual:
Períodos do dia: Uso de ilustrações como uma xícara para indicar medicações matutinas e a lua para o período noturno.
Plataforma Digital: O modelo deu origem à plataforma gratuita Cuidado Para Todos, que integra os recursos visuais a áudios e orientações complementares acessadas via QR Code.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, a ferramenta contribui para a adesão correta aos tratamentos e reflete a busca por soluções práticas e inclusivas na rede de assistência pública do município.

Corticoide e remédio de colesterol têm lotes recolhidos; veja quais

Lotes de remédio para colesterol (atorvastatina cálcica) e de corticoide (fosfato de dexametasona) são recolhidos

Medicamentos das empresas Cimed Industria S.A. e Hypofarma – Instituto de Hypodermia e Farmácia LTDA passam por recolhimento voluntário.

Os medicamentos atorvastatina cálcica e rosuvastatina cálcica, produzidos pela empresa Cimed Industria S.A., passam por processo de recolhimento voluntário iniciado pela empresa.

A medida é referente ao lote 2424299 de atorvastatina cálcica 40 mg e ao mesmo lote (2424299) de rosuvastatina cálcica 20 mg.

Além disso, o medicamento Fosfato Dissodico De Dexametasona 4 mg/ml solução injetável (caixa com 50) passa por processo de recolhimento voluntário iniciado pela empresa Hypofarma – Instituto de Hypodermia e Farmácia LTDA. A medida é referente ao lote 25091566.

LEIA MAIS

Médicos do Hospital Regional de Juazeiro paralisam atividades por atraso salarial; atendimentos na Unacom são reduzidos

Parte do corpo clínico do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) iniciou uma paralisação nas atividades devido à falta de pagamento. A mobilização impacta diretamente o funcionamento da unidade, incluindo a Unacom (complexo anexo especializado no tratamento de pacientes oncológicos), que opera com atividades reduzidas.

O HRJ desempenha um papel estratégico na rede de saúde do Vale do São Francisco por ser uma das principais unidades com sistema de “porta aberta”. Diferente de outras instituições que dependem exclusivamente da regulação estadual, o hospital recebe demandas de urgência e emergência de forma direta, o que amplia a preocupação sobre o impacto da paralisação para a população regional.

Até o momento, não há previsão para a normalização integral dos serviços.

Pacientes da UBS do Jardim Maravilha serão atendidos no Ouro Preto nesta quinta-feira

A Secretaria de Saúde informa que, nesta quinta-feira (14) os atendimentos médicos da Unidade Básica de Saúde Jardim Maravilha serão realizados na Unidade Ouro Preto, devido a problemas técnicos na rede elétrica da unidade.

A equipe responsável já foi acionada e irá realizar os reparos necessários para restabelecer o funcionamento da rede.

A medida tem como objetivo garantir a continuidade da assistência à população, evitando prejuízos aos usuários durante o período de manutenção.

Hospital Unimed de Petrolina opera com alta capacidade e orienta pacientes a buscarem unidade de Juazeiro

Unimed Vale do São Francisco alerta para alta demanda por atendimentos devido às síndromes respiratórias

A Unimed Vale do São Francisco divulgou um comunicado informando que o Hospital Unimed de Petrolina está operando com alta capacidade de atendimento em razão do aumento expressivo dos casos de síndromes respiratórias.

Segundo a operadora, a maior procura tem gerado sobrecarga nos serviços de urgência e emergência. Para oferecer mais agilidade e conforto aos pacientes, a orientação é que os casos de urgência e emergência também sejam direcionados ao Hospital Unimed de Juazeiro, que, neste momento, apresenta baixa demanda e possui estrutura adequada para atender os beneficiários.

A Unimed reforça ainda que os serviços de urgência e emergência devem ser procurados prioritariamente em situações de maior gravidade, contribuindo para que os casos mais críticos recebam assistência com maior rapidez.

LEIA MAIS

Chance de surto de Hantavírus em Pernambuco é mínima, diz SES-PE

Apesar de o surto de hantavírus em um cruzeiro não representar risco ao Brasil, conforme divulgou o Ministério da Saúde, a preocupação sobre a transmissão da doença entrou em pauta após a primeira morte no país neste ano ser confirmada neste domingo (10). Pernambuco, no entanto, não figura como um território de risco para possíveis surtos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Nunca foi registrado nenhum caso ou morte por hantavírus em terras pernambucanas, de acordo com o diretor-geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-PE, Eduardo Bezerra.

“É uma doença que se articula em áreas silvestres e rurais. Mas, aqui em Pernambuco, a gente não tem casos. Há alguns anos, a Fiocruz aqui de Pernambuco fez uma pesquisa com roedores em regiões que seriam propícias, e não foi encontrado nenhum roedor com hantavírus”, iniciou Eduardo.

LEIA MAIS

Morador acha peça com símbolo radioativo em Curitiba

Um morador do bairro Santa Quitéria, em Curitiba, acionou o Corpo de Bombeiros após encontrar uma peça com símbolo de material radioativo entre objetos retirados de uma obra. O caso aconteceu na tarde desta segunda-feira (11).

Segundo as informações apuradas, o homem passou pelo local da obra, viu materiais aparentemente abandonados e decidiu recolher alguns itens para revender. Ao chegar em casa, percebeu que uma das peças fazia parte de um equipamento de raio-X desmontado.

LEIA MAIS

Petrolina divulga cronograma da Farmácia da Família para comunidades rurais

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, deu continuidade ao cronograma de descentralização da Farmácia da Família no Interior. A iniciativa visa facilitar o acesso a medicamentos de controle especial para moradores da zona rural, eliminando a necessidade de deslocamento até a área central do município.

Otimização e economia para o cidadão
Anteriormente, os pacientes das comunidades rurais precisavam se dirigir à sede da Farmácia da Família, no Centro, o que gerava custos com transporte e tempo de viagem. Com o novo modelo, equipes de farmacêuticos percorrem as localidades seguindo um calendário fixo para realizar a entrega direta aos usuários cadastrados.

LEIA MAIS

Pesquisa desenvolvida em Petrolina é destaque em revista científica e aceita em congresso internacional

A fisioterapeuta Edinely Nelo, colaboradora do Hospital Unimed Petrolina (HUP), teve um artigo científico publicado na edição 2026 da revista Australian Critical Care, um dos periódicos de maior relevância na área de terapia intensiva.

Além da publicação internacional, a pesquisadora também apresentará o estudo na Conferência da American Thoracic Society (ATS), um dos mais importantes congressos mundiais de terapia intensiva e doenças respiratórias, que será realizado entre os dias 15 e 20 de maio, em Orlando, nos Estados Unidos.

A pesquisa foi desenvolvida no Hospital Unimed Petrolina e no Hospital Dom Malan, em Petrolina, e avaliou o uso da ultrassonografia do diafragma como ferramenta para prever o sucesso da retirada da ventilação mecânica em recém-nascidos e crianças internadas em UTIs neonatais e pediátricas.

LEIA MAIS

Simão Durando e Antônio Coelho acompanharam mutirão de catarata neste fim de semana em Petrolina

Voltar a enxergar com mais nitidez e recuperar a qualidade de vida marcou o fim de semana de centenas de petrolinenses beneficiados pelo mutirão de catarata promovido pela Prefeitura de Petrolina. Para acompanhar de perto a ação, o prefeito Simão Durando e o deputado estadual Antônio Coelho visitaram o Hospital Municipal.

A ação realizou 1.500 cirurgias e reforçou o compromisso da gestão municipal com a ampliação do acesso aos serviços especializados de saúde, garantindo mais autonomia e qualidade de vida à população. Durante a visita, Simão Durando e Antônio Coelho, acompanhados do vice-prefeito Ricardo Coelho, conversaram com usuários da rede municipal, profissionais de saúde e acompanharam a estrutura montada para assegurar agilidade e atendimento humanizado aos petrolinenses.

LEIA MAIS

Minas Gerais registra primeiro óbito por hantavírus no Brasil em 2026

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, neste domingo (10/5), a primeira morte por hantavírus registrada no país em 2026. A vítima é um homem de 46 anos, residente do município de Carmo do Paranaíba, na região do Alto Paranaíba.

De acordo com o boletim epidemiológico, o paciente possuía histórico de contato com roedores silvestres em área de lavoura.

Os sintomas tiveram início em 2 de fevereiro, com a evolução para o óbito ocorrendo seis dias depois, em 8 de fevereiro. A confirmação da infecção foi realizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Em nota oficial, a SES-MG classificou a ocorrência como um “caso isolado”, sem relação com outros registros da doença no estado ou no país.

LEIA MAIS

Cantor Netinho anuncia retorno de linfoma e retoma tratamento quimioterápico

O cantor Netinho utilizou suas redes sociais neste sábado (9) para informar que retomará o tratamento contra um linfoma. O diagnóstico de reincidência ocorre pouco mais de um ano após a detecção inicial da doença, em março de 2025. O artista já iniciou o ciclo de quimioterapia em uma unidade hospitalar em Salvador.

A nova hospitalização ocorreu inicialmente devido a alterações renais. De acordo com o relato do cantor, exames apontaram um bloqueio no rim esquerdo, quadro que já foi estabilizado pela equipe médica. No entanto, durante a bateria de exames de acompanhamento, foram identificados sinais de retorno do linfoma, câncer que afeta o sistema linfático.

Netinho informou que passará por uma biópsia nos próximos dias. O procedimento é fundamental para que os especialistas determinem a linhagem do tumor e estabeleçam a estratégia terapêutica mais adequada para esta fase.

LEIA MAIS
23456