Prefeitura de Petrolina disponibiliza imunizante contra bronquiolite para bebês e crianças de grupos prioritários

Imuno contempla bebês prematuros e crianças de até dois anos com condições clínicas específicas

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, segue disponibilizando o Nirsevimabe, imunizante de longa ação utilizado na prevenção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador de infecções respiratórias graves como bronquiolite e pneumonia em bebês e crianças pequenas.

O imunizante está disponível exclusivamente na UBS Amália Granja de Alencar, localizada na Vila Mocó, e é destinado a bebês prematuros nascidos com até 36 semanas e 6 dias, além de crianças de até 2 anos com comorbidades.

LEIA MAIS

Juazeiro concentra vacinação contra gripe no Centro de Saúde III nesta sexta-feira (8)

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau) definiu o Centro de Saúde III, no bairro Angari, como o principal ponto de imunização contra a gripe nesta sexta-feira (8). A medida busca facilitar o acesso da população à vacina em meio ao aumento sazonal de síndromes gripais na região.

Além do imunizante contra a Influenza, o município disponibiliza doses contra a Covid-19 e contra a bronquiolite. Esta última é voltada especificamente para gestantes a partir da 28ª semana, visando a transferência de anticorpos para o bebê nos primeiros meses de vida.

LEIA MAIS

Prefeito Simão garante Carreta da Mulher para Projeto Maria Tereza e José e Maria

O programa Carreta da Mulher Pernambucana ficará por mais uma semana em Petrolina. O prefeito Simão Durando articulou junto à governadora Raquel Lyra a permanência até o sábado (16) da unidade que realiza mamografias e diversos tipos de atendimentos ginecológicos gratuitamente.

Segundo o prefeito, a carreta ficará até o próximo sábado na Praça Dom Malan. De segunda (11) até quarta (13), a estrutura atenderá no bairro José e Maria. Na quinta (14), sexta (15) e sábado (16), a Carreta da Mulher vai atuar no Projeto Maria Tereza.

O programa oferece atendimentos diários para mamografia, biópsia de mama e colo de útero, colposcopia, USG, consultas ginecológicas, entre outros serviços. “Quero agradecer à governadora Raquel Lyra, que atendeu nosso pedido e manterá a Carreta da Mulher em Petrolina. Solicitamos levar esse importante programa para a periferia e o interior. Isso vai garantir mamografias e outras ações preventivas de saúde da mulher mais próximas da população que realmente precisa do serviço gratuito e de qualidade”, comemorou o prefeito Simão

Carreta da Mulher oferece exames e consultas até sábado em Petrolina

João Luiz – Secretário de Saúde de Petrolina

Durante entrevista ao programa Espaço Aberto, da Rural FM, o secretário de Saúde de Petrolina, João Luiz, detalhou como está funcionando o atendimento da Carreta da Mulher Pernambucana, que já está em operação na cidade.

A unidade móvel, iniciativa do Governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura, iniciou os atendimentos na Praça Dom Malan e segue no local até a quarta-feira. Em seguida, a estrutura será levada para o bairro José e Maria, ampliando o acesso da população aos serviços.

De acordo com o secretário, a carreta oferece diversos atendimentos voltados à saúde da mulher, como mamografia, ultrassonografia, consultas ginecológicas e avaliações com mastologista. O objetivo principal é fortalecer a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças, especialmente o câncer de mama.

LEIA MAIS

Marília Arraes cancela agenda para cirurgia de urgência e deve retomar atividades em breve

Procedimento foi indicado após exames apontarem quadro pré-inflamatório

A pré-candidata ao Senado Marília Arraes suspendeu sua agenda pública pelos próximos cinco dias após ser diagnosticada com um quadro que exigiu cirurgia de urgência para retirada da vesícula.

Segundo a assessoria da parlamentar, a decisão médica foi tomada após a paciente apresentar desconforto abdominal e realizar exames que identificaram um quadro pré-inflamatório, com indicação de intervenção imediata. Apesar da necessidade do procedimento, a equipe destacou que não se trata de um caso de gravidade extrema, mas sim de uma medida preventiva para evitar complicações mais sérias.

LEIA MAIS

Encerramento do Abril Azul conta com palestra de Manoel Soares e lançamento de linha de crédito para mães atípicas

Encerrando o Ciclo Formativo de Palestras do Abril Azul, Petrolina recebeu, na última semana, o escritor, jornalista, apresentador e ativista Manoel Soares para falar sobre a paternidade atípica e a importância do acolhimento adequado a crianças neurodivergentes nas escolas. Em diferentes  momentos, o evento reuniu a equipe escolar, as famílias e a comunidade em geral para abordar a responsabilidade coletiva no cuidado com as crianças.

Ao longo da palestra “Nem herói, nem frágil: pais reais”, que tratou sobre a paternidade ativa e responsável, Romário Francisco Nascimento, pai atípico de Bruno Henrique, de 3 anos, afirma que pôde não só aprender, como também tirar dúvidas que até então não tinha coragem de perguntar. “Coisas que eu passo no dia a dia da minha vida com meu filho, coisas que eu tinha dificuldade de aceitar e de enfrentar. O que o Manoel falou hoje na palestra abriu a minha mente, na verdade. Daqui pra frente, é mudança”, comenta o pai.

O momento também foi de grande celebração para as mães atípicas, com o lançamento de uma linha de crédito para empreendedoras por meio da Agência Municipal de Empreendedorismo (AGE Petrolina). O crédito varia entre R$1 mil e R$10 mil, com carência de até três meses, parcelamento em até 24 vezes, parcelas mínimas de R$100 e taxa de juros de 1% ao mês. O mais importante dessa ação é que a solicitação não exige CNPJ formal, não comprometendo o recebimento de benefícios e, dessa forma, auxiliando na autonomia dessas mães.

Bolsonaro mantém boa evolução após cirurgia no ombro, diz boletim médico

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado no hospital DF Star, da Rede D’Or em Brasília, após ter sido submetido a um procedimento cirúrgico de reparo artroscópico do manguito rotador à direita neste domingo (03). De acordo com o boletim médico oficial emitido pela instituição, o paciente apresenta uma boa evolução clínica e mantém um controle satisfatório da dor após a intervenção no ombro.

Atualmente acomodado em um apartamento da unidade hospitalar, Bolsonaro segue um protocolo de recuperação que prioriza a analgesia (alívio ou supressão da dor sem perda de consciência) e a implementação de medidas preventivas contra a trombose.

O boletim detalha que os cuidados imediatos também englobam o início da reabilitação motora e funcional, etapas consideradas essenciais para o sucesso pós-operatório deste tipo de cirurgia.

Condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar humanitária temporária desde 27 de março. A medida, com prazo inicial de 90 dias, foi concedida em razão das condições de saúde do ex-presidente.

Diario de Pernambuco

Bolsonaro já começa a mexer dedos das mãos e passa bem após cirurgia, diz Michelle

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou na conta dela no Instagram, na noite desta sexta-feira, 1º, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já consegue mexer os dedos do braço direito, onde foi submetido a uma cirurgia no ombro. Já na manhã deste sábado (02)\\, Michelle disse que ele passou a noite bem no Hospital DF Star de Brasília, onde está internado.

“O Galego (Bolsonaro) já está sem o oxigênio nasal, conseguiu tomar sopa, e os dedos da mão do braço do procedimento, que é normal não se mexerem por conta do anestésico, já voltaram a se movimentar nesta noite. Está bem, graças a Deus”, disse Michelle no Instagram.

Segundo boletim do Hospital DF Star divulgado na sexta, foi realizado em Bolsonaro um “reparo artroscópico do manguito rotador à direita”, relacionado à articulação do ombro direito. O ex-presidente, que está em prisão domiciliar por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, se queixava de dores recorrentes que exigiam uso diário de analgésicos.

A defesa de Bolsonaro pediu a autorização para que o ex-presidente fizesse a cirurgia no dia 21 de abril e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, permitiu na quinta-feira, 30.

Depois do término da cirurgia, o cardiologista da equipe médica que atende Bolsonaro, Brasil Caiado, afirmou na saída do hospital que a cirurgia demorou três horas e que não há previsão de alta do ex-presidente.

Estadão Conteúdo

Michelle atualiza estado de saúde de Bolsonaro após a cirurgia

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) usou as redes sociais, neste sábado, 2, para atualizar os seguidores sobre o estado de saúde do marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro passou por um procedimento cirúrgico na região do ombro, na sexta-feira, 1. Segundo Michelle, o político já respira sem auxílio e já começou a se alimentar. Além disso, a mão do braço em que foi realizada a cirurgia, segundo a dirigente do PL Mulher, já voltou a se movimentar.

“O Galego já está sem o oxigênio nasal, conseguiu tomar sopa, e os dedos da mão do braço do procedimento – que é normal não se mexerem por conta do anestésico – já voltaram a se movimentar nesta noite”, escreveu Michelle no Instagram.

PL da Dosimetria – O ex-presidente Bolsonaro pode ter sua pena de 27 anos e três meses de prisão, fruto da condenação por tentativa de golpe de Estado, reduzida para 22 anos. A mudança deve ocorrer por conta do PL da Dosimetria, que teve o veto presidencial derrubado na quinta-feira (30). O projeto, que havia sido vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reduz a pena dos envolvidos nas tramas que tinham como objetivo a execução de um golpe de Estado, articulado após o resultado das eleições de 2022.

A Tarde

Prefeitura de Petrolina qualifica profissionais que atuam na imunização que previne tuberculose

A vacina BCG, indicada para crianças logo ao nascer, é essencial na proteção contra as formas mais graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. O imunizante deve ser aplicado, preferencialmente, nas primeiras horas de vida e é conhecido por deixar uma pequena cicatriz no braço, indicando sua aplicação.

Com o objetivo de fortalecer a qualidade da imunização no município, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta quarta (29) e quinta-feira (30), uma qualificação voltada aos profissionais que trabalham nas salas de vacina com aplicação da BCG. A formação contempla tanto os técnicos da rede municipal, que atuam em cinco Unidades Básicas de Saúde, quanto os profissionais responsáveis pela aplicação da BCG no Hospital Dom Malan. Estas unidades são onde o imunizante é aplicado de forma gratuita pelo SUS.

LEIA MAIS

Policlínica Municipal de Petrolina funcionará durante o feriado do Dia do Trabalhador e no final de semana

Entre os serviços estão: atendimentos médicos, de enfermagem e assistência para crianças com sintomas gripais

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a Policlínica Municipal estará em funcionamento durante o feriado do Dia do Trabalhador, nesta sexta-feira (1º), sábado (2) e domingo (3), garantindo assistência à população durante o período em que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão fechadas.

LEIA MAIS

Baixa vacinação contra gripe preocupa autoridades de saúde em Petrolina

Campanha segue até 30 de maio, mas cobertura ainda é insuficiente

A Prefeitura de Petrolina acendeu um sinal de alerta: a procura pela vacina contra a gripe segue muito abaixo do esperado entre os públicos prioritários. Mesmo com a campanha em andamento até o dia 30 de maio, apenas cerca de 10% das crianças, gestantes e idosos foram imunizados até agora.

A vacina está disponível nas 57 salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e é essencial para prevenir complicações causadas pelos vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. Esses vírus são responsáveis por quadros que podem evoluir para casos graves, internações e até mortes, especialmente durante o período de maior circulação, que vai até agosto.

Podem se vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, profissionais da educação, caminhoneiros, entre outros grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Mesmo com a ampla disponibilidade, a adesão ainda é considerada baixa pelas autoridades.

LEIA MAIS

Parceria entre Sesab e Fiocruz fortalece políticas públicas de saúde na Bahia

O subsecretário da Saúde do Estado da Bahia, Paulo Barbosa, participou, nesta quarta-feira (29), da reunião do Conselho Deliberativo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizada no auditório do Instituto Gonçalo Moniz (IGM), em Salvador.
Com o tema “Papel da Fiocruz nas ações de ciência, tecnologia e inovação em saúde na Bahia”, o encontro reuniu dirigentes das unidades da instituição em 11 estados brasileiros.
Durante a mesa de abertura, Paulo Barbosa ressaltou a importância da parceria entre a instituição e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na formulação de estratégias para o enfrentamento de problemas de saúde pública e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nós gozamos do privilégio de poder ter uma relação muito próxima da Fiocruz, que tem nos ajudado muito em vários aspectos, sobretudo, no âmbito da pesquisa. A produção científica da Fiocruz nos ajuda muito, nos orienta a tomadas de decisões e ajustes de políticas, sobretudo em pesquisas sobre populações vulnerabilizadas, como a saúde da população negra, LGBTQIA+ e várias outras populações historicamente vulnerabilizadas”, afirmou.
LEIA MAIS

Moraes concede prisão domiciliar a 19 condenados do 8 de janeiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, concedeu prisão domiciliar a 19 pessoas condenadas pelos atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

A decisão leva em consideração questões humanitárias, especialmente relacionadas à saúde e à idade dos detentos. Segundo informações divulgadas, os beneficiados possuem mais de 60 anos ou apresentam condições clínicas que exigem cuidados especiais.

LEIA MAIS

Mutirão de saúde e cidadania leva atendimentos gratuitos à Vila Tiradentes neste domingo (26)

 

A comunidade da Vila Tiradentes, em Juazeiro, será palco de uma grande mobilização de cuidado e cidadania neste domingo (26). A partir das 7h, a Associação de Moradores recebe o projeto Saúde em Ação, com atendimentos gratuitos e estrutura completa para diversas especialidades. A ação integra a programação comemorativa pelos 50 anos do bairro, celebrados no último dia 21, e é aberta a toda a comunidade e aos moradores de bairros vizinhos.

Entre os serviços ofertados na unidade móvel estão clínica geral, odontologia, optometria, eletrocardiograma, ultrassonografia, fisioterapia, enfermagem e psicologia, além de atendimento jurídico e corte de cabelo. Com uma estrutura organizada para garantir qualidade e agilidade, o evento disponibilizará mais de 400 atendimentos ao longo da ação.

LEIA MAIS
34567