Vacina contra gripe é liberada para toda a população em Juazeiro

A partir desta segunda-feira (1º), a vacinação contra a influenza foi ampliada para toda a população de Juazeiro. A vacina é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Na sede, o atendimento acontece das 8h às 17h. Já nas unidades do interior, a vacinação é realizada das 8h às 13h.

A Secretaria de Saúde (SESAU) realizará uma série de ações para ampliar o acesso da população à vacinação ao longo desta semana, com pontos estratégicos de atendimento em diferentes locais da cidade. Entre os dias 2 e 7 de junho, a SESAU manterá um ponto de vacinação no Estádio Adauto Moraes, durante a realização da Copa do Mundo de Futebol de Base. A iniciativa busca facilitar a imunização de atletas, equipes técnicas, familiares e do público que acompanhará a competição.

LEIA MAIS

UBS de Izacolândia tem horário de atendimento ampliado a partir desta segunda-feira

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Isaac Cordeiro da Silva, localizada no distrito de Izacolândia, em Petrolina, passa a funcionar em horário ampliado a partir desta segunda-feira (1º). O atendimento, que antes seguia o cronograma convencional, agora será realizado de forma contínua, das 7h às 17h.

Segundo a gestão municipal, a medida faz parte do plano de governo do prefeito Simão Durando, que prevê a extensão da carga horária de unidades de saúde com o objetivo de descentralizar os serviços e aumentar a capacidade de assistência na zona rural.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina leva acolhimento à população do Terras do Sul e zera fila de atendimento psicológico no bairro

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado (30) um mutirão de atendimento psicológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lourival Rodrigues Lima Filho. A ação resultou na realização de mais de 90 atendimentos, o que, segundo a gestão municipal, zerou a fila de espera pelo serviço no bairro Terras do Sul.

O objetivo do mutirão foi descentralizar o acesso à saúde mental e aproximar o atendimento especializado dos moradores locais. Durante a manhã, foram oferecidos serviços de acolhimento, escuta qualificada e orientação profissional para pacientes de diversas faixas etárias.

A dona de casa Rosário Souza levou o filho para o acompanhamento e relatou a experiência com o serviço. “Foi uma ação importante para a comunidade. Trouxe meu filho para ser atendido e fomos muito bem recebidos. Os profissionais nos acolheram com atenção e cuidado”, afirmou.

LEIA MAIS

Prefeitura leva mutirão de combate à dengue para bairros de Petrolina no final de semana

Com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura de Petrolina realizou nesse sábado (30) mais um mutirão de enfrentamento às arboviroses. A ação, coordenada pela Secretaria de Saúde, ocorreu das 7h30 às 12h nos bairros Jardim Guanabara, Jardim Guararapes, José e Maria, Novo Tempo, Dom Avelar e Jardim Maravilha, e contou com aproximadamente 40 Agentes de Combate às Endemias.

A mobilização foi programada para o fim de semana justamente para alcançar residências que, durante os dias úteis, costumam estar fechadas. Durante as visitas, os agentes realizaram vistorias completas para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito.

Morador do bairro Jardim Guanabara, José Carlos destacou a importância da iniciativa. “Esse trabalho dos agentes de endemias é fundamental para a nossa comunidade. Além de orientar os moradores, eles ajudam a prevenir doenças e a manter os bairros mais seguros. O combate à dengue é uma responsabilidade de todos”, afirmou.

A Secretaria de Saúde reforça a importância do engajamento da população na luta contra o Aedes aegypti. Medidas simples, como manter caixas d’água e reservatórios devidamente tampados, armazenar garrafas com a boca para baixo, eliminar recipientes que possam acumular água, cobrir pneus e trocar regularmente a água de vasos de plantas, são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito.

Ascom

Secretaria de Saúde reforça vacinação infantil e promove mais uma edição do Cuida Mais Mulher em Petrolina

Ana Carolina Cunha participou do programa Espaço Aberto e detalhou ações da Secretaria de Saúde de Petrolina para mulheres e crianças

A secretária executiva de Atenção Especializada à Saúde de Petrolina, Ana Carolina Cunha, participou nesta sexta-feira (29) do programa Espaço Aberto, da Rural FM, onde destacou uma série de ações que serão realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde neste final de semana, com foco na vacinação infantil, atendimento às mulheres e ampliação da assistência pediátrica.

LEIA MAIS

SUS vai oferecer nova vacina contra doença pneumocócica a partir de junho

Guia preliminar com orientações foi divulgado pelo Ministério da Saúde – Tomaz Silva/Agência Brasil

A partir de junho, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai começar a oferecer um imunizante mais abrangente contra a doença pneumocócica. A vacina pneumocócica conjugada 20-valente (VPC20 ou Pneumo 20) vai substituir a 10-valente, dobrando os sorotipos prevenidos.

O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (27) um guia técnico preliminar com orientações sobre a mudança para profissionais de saúde. Os municípios poderão começar a aplicar a vacina assim que receberem o imunizante.

A doença pneumocócica é uma infecção causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, ou pneumococo, que pode ocasionar quadros leves, como inflamação no ouvido ou sinusite, ou graves, como pneumonia bacteriana, meningite e sepse.

Estima-se que o pneumococo seja responsável por até 50% de todos os casos de meningite bacteriana em crianças. A mortalidade nesses casos é de cerca de 30%. Além das crianças pequenas, idosos e indivíduos com comorbidades ou imunossupressão também são mais vulneráveis.

LEIA MAIS

Vereador Júnior Gás solicita construção de nova UPAE para Petrolina

No requerimento apresentado na Câmara de Petrolina, Júnior Gás argumenta que o município já não comporta a demanda crescente por atendimentos especializados

O vereador Júnior Gás (Avante) apresentou o Requerimento nº 0278/2026 solicitando à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, a construção de uma nova Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) em Petrolina.

O pedido também foi direcionado à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da secretária Zilda do Rego Cavalcanti.

Na justificativa do requerimento, o parlamentar destaca que Petrolina possui atualmente mais de 400 mil habitantes e exerce papel fundamental como polo regional de saúde, atendendo pacientes de diversos municípios do Sertão pernambucano e até de estados vizinhos.

LEIA MAIS

HU-Univasf participa do maior mutirão de saúde pública do país com foco na população idosa

(Foto: Arquivo)

Iniciativa ocorre neste sábado (30) e prevê cerca de 270 atendimentos em Petrolina

Petrolina (PE) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vai participar do “Dia E – HU Brasil em Ação”, neste sábado (30/05). Trata-se de uma mobilização nacional que integra os 45 hospitais federais administrados pela Rede HU Brasil em todas as regiões do país. A iniciativa reúne, de forma simultânea, cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, somando mais de 270 atendimentos em Petrolina, ofertados com foco na saúde da pessoa idosa.

Com o objetivo de reduzir filas e ampliar a oferta de atendimento especializado, o mutirão atenderá pacientes que já aguardavam nas listas de espera. Ao todo, serão oferecidos 82 exames de diagnóstico por imagem, como tomografias, ultrassonografias e ecocardiogramas; cerca de 170 consultas médicas especializadas, nas áreas de ortopedia e endocrinologia; além de cirurgias ortopédicas e gerais. Nacionalmente, a expectativa é que esta edição do “Dia E” supere a anterior, realizada em março, que contabilizou mais de 45 mil atendimentos voltados à saúde da mulher em todo o Brasil.

LEIA MAIS

Desapega: Prefeitura de Petrolina reforça a importância de cumprir o agendamento das coletas dos móveis

O serviço Desapega – Descarte de Volumosos, realizado pela Prefeitura de Petrolina, é uma iniciativa essencial para manter a cidade mais limpa, organizada e com mais qualidade de vida para todos. A ação facilita o descarte correto de móveis velhos, eletrodomésticos inutilizados e outros materiais que, muitas vezes, acabam sendo abandonados de forma irregular em calçadas, terrenos baldios e vias públicas.

Para que o serviço funcione de forma eficiente e atenda o maior número de pessoas possível, é fundamental que a população cumpra com o agendamento realizado. O compromisso do morador com o local e horário combinados garante que as equipes consigam seguir o cronograma e realizar mais coletas ao longo do dia.

Quando o agendamento não é cumprido, o município registra prejuízos operacionais. As equipes se deslocam até o endereço, utilizam veículos, combustível e mão de obra, e acabam perdendo tempo que poderia ser destinado a outras solicitações. De acordo com a coordenação do programa, cerca de 25% dos agendamentos não são cumpridos.

LEIA MAIS

Anvisa aprova primeira caneta de semaglutida sintética do Brasil

Novo medicamento será usado no tratamento do diabetes tipo 2

A Anvisa aprovou, nesta terça-feira (26), o registro do Ozivy, primeira caneta de semaglutida sintética autorizada para comercialização no Brasil. O medicamento utiliza o mesmo princípio ativo do Ozempic, amplamente conhecido pelo tratamento do diabetes tipo 2 e também pelo uso associado ao emagrecimento.

O pedido de registro foi apresentado pelo laboratório EMS ainda em 2023 e passou por avaliação técnica da Anvisa, que analisou critérios de eficácia, segurança e qualidade do produto.

LEIA MAIS

República Democrática do Congo tem mais de 900 casos suspeitos de ebola

Socorristas com roupas de proteção cuidam de paciente com ebola na Guiné, em 2014 — Foto: Arquivo/AFP

Mais de 900 casos suspeitos de ebola foram identificados na República Democrática do Congo (RDC), um país assolado por um grande conflito, segundo informou no domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“À medida que intensificamos os esforços de vigilância na resposta ao ebola na RDC, mais de 900 casos suspeitos foram identificados até o momento, incluindo 101 casos confirmados”, escreveu Tedros Adhanom Ghebreyesus em uma publicação nas redes sociais. O diretor, no entanto, não apresentou números atualizados de mortes provocadas pela doença.

O ebola é uma doença viral letal que se propaga por contato direto com fluidos corporais. A enfermidade pode provocar hemorragias graves e falência de múltiplos órgãos. O país declarou um surto em 15 de maio provocado pela cepa Bundibugyo, para a qual não existem vacinas nem tratamentos aprovados. Em uma atualização anterior publicada no sábado, o Ministério da Saúde da RDC informou que 204 mortes foram registradas em três províncias do país da África Central, a partir de 867 casos suspeitos.

O ebola matou mais de 15.000 pessoas no continente africano nos últimos 50 anos.

Prefeitura de Petrolina prevê conclusão de canil e gatil municipal para junho

A Prefeitura de Petrolina entrou na fase final das obras do primeiro Canil e Gatil municipal, localizado na estrutura da primeira Clínica Veterinária Municipal. Segundo o cronograma oficial, as intervenções de alvenaria já foram concluídas e a previsão é que o equipamento público seja entregue até o final do mês de junho.

O projeto, voltado ao acolhimento de animais em situação de rua, é executado pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) em parceria com a Agência do Meio Ambiente, por meio da Coordenação do Bem-Estar Animal. A iniciativa conta com um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, viabilizado em parceria com o Governo Federal.

LEIA MAIS

SUS adota novo exame para rastrear câncer colorretal na população

Público-alvo abrange pessoas assintomáticas entre 50 e 75 anos

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (21) a incorporação de um novo protocolo nacional para rastreamento do câncer colorretal no Sistema Único de Saúde (SUS). O Teste Imunoquímico Fecal (FIT, na sigla em inglês) passa a ser o exame de referência para homens e mulheres assintomáticos entre 50 e 75 anos de idade. Segundo a pasta, o teste apresenta sensibilidade entre 85% e 92% para identificar possíveis alterações.

A estratégia pode ampliar o acesso de mais de 40 milhões de brasileiros à prevenção e à detecção precoce da doença, segundo o ministério.

Esse tipo de câncer é o segundo mais frequente no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para cada ano do triênio 2026-2028 é de 53,8 mil novos casos.

LEIA MAIS

Dr. Eder Silva destaca importância do movimento no combate às dores crônicas

Dr. Eder Silva participou do programa Espaço Aberto e falou sobre dores crônicas

O fisioterapeuta Eder Silva participou, nesta quarta-feira, do programa “Espaço Aberto”, da Rural FM, para falar sobre tratamento de dores crônicas, prevenção e qualidade de vida.

Durante a entrevista, o especialista explicou que a dor crônica é caracterizada quando o paciente permanece sentindo dor por um período igual ou superior a três meses. Segundo ele, após esse tempo, muitas vezes o problema deixa de estar apenas na lesão inicial e passa a envolver uma adaptação inadequada do corpo àquela condição.

LEIA MAIS

Resultado do 3º LIRAa aponta Petrolina com baixo risco para o Aedes aegypti

Entre os dias 11 e 15 de maio Petrolina realizou o 3º Levantamento de Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O resultado do levantamento classificou o município com baixo risco de infestação do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O índice de infestação da cidade ficou em 1%. No entanto, alguns bairros chegaram a apresentar valores elevados, que demonstra a necessidade de desenvolver ações imediatas, como mutirões e atividades educativas para evitar a proliferação dos mosquitos.

Os bairros que apresentaram sinal de alerta foram: São Gonçalo, Jardim Petropólis, Park São Gonçalo, Dom Avelar, São Joaquim e São Jorge, que ficaram com índice de 1,9% de infestação. Dom Avelar, Maria Auxiliadora e Vila Débora registraram índice de 1,7%. Já Novo Tempo e Pedra Linda ficaram com índice de 1,6%. Ao todo, a amostra foi realizada em 118 localidades na zona urbana.

LEIA MAIS
12345