Projeto em Fernando de Noronha apoia mães e crianças atípicas tratadas à base de cannabis

Desde 2012, pesquisadores têm observado o potencial do extrato da canabis para tratamentos neurológicos e psicológicos

Moradores do arquipélago de Fernando de Noronha que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) contam com uma iniciativa de suporte contínuo na ilha. O Projeto Noronha, desenvolvido pela Associação Brasileira de Estudos dos Canabinóides (Abecmed) em parceria com a Associação de Mães Atípicas de Fernando de Noronha (AMA-FN) e a Administração Distrital, viabiliza o acesso a tratamentos integrativos com o uso do canabidiol (CBD).

O programa atende a demandas como a da professora Rayane Dixie dos Santos, de 31 anos, que enfrentava dificuldades devido às crises de agitação do filho neurodivergente e acabou desenvolvendo ansiedade generalizada em decorrência da sobrecarga do cuidado solo. Há três meses, o menor iniciou o uso do CBD e apresentou melhora no comportamento.

LEIA MAIS

Abertas inscrições para palestra em Petrolina sobre autismo e TDAH

Na próxima quinta-feira (27), será realizada em Petrolina, no Sertão Pernambucano, uma palestra gratuita sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A palestra será ministrada pela Dra. Roberta Muniz, Dra. Ada Benevides e a Neuro psicopedagoga Flávia Teixeira.

Os interessados podem se inscrever previamente através do contato (87)9 9184-3917. Os participantes devem levar 1 kg de alimento não perecível no dia do evento.

LEIA MAIS

Ministério da Saúde aprova protocolo para diagnóstico de TDAH

(Foto: Internet)

O governo brasileiro aprovou um documento com critérios de diagnóstico, tratamento e mecanismos de regulação, controle e avaliação do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

O protocolo do Ministério da Saúde foi publicado na edição dessa quarta-feira (3) do Diário Oficial da União. Dados da Organização Mundial da Saúde estimam que o transtorno acomete 3% da população mundial.

Segundo o ministério, o transtorno é considerado uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizada por uma tríade de sintomas envolvendo desatenção, hiperatividade e impulsividade em um nível exacerbado e disfuncional para a idade. Os sintomas começam na infância, podendo persistir ao longo de toda a vida.

LEIA MAIS