Projeto em Fernando de Noronha apoia mães e crianças atípicas tratadas à base de cannabis

Desde 2012, pesquisadores têm observado o potencial do extrato da canabis para tratamentos neurológicos e psicológicos

Moradores do arquipélago de Fernando de Noronha que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) contam com uma iniciativa de suporte contínuo na ilha. O Projeto Noronha, desenvolvido pela Associação Brasileira de Estudos dos Canabinóides (Abecmed) em parceria com a Associação de Mães Atípicas de Fernando de Noronha (AMA-FN) e a Administração Distrital, viabiliza o acesso a tratamentos integrativos com o uso do canabidiol (CBD).

O programa atende a demandas como a da professora Rayane Dixie dos Santos, de 31 anos, que enfrentava dificuldades devido às crises de agitação do filho neurodivergente e acabou desenvolvendo ansiedade generalizada em decorrência da sobrecarga do cuidado solo. Há três meses, o menor iniciou o uso do CBD e apresentou melhora no comportamento.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina oferece ações para conscientizar população sobre Transtorno do Espectro Autista

Estamos no mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ao longo das semanas a Prefeitura de Petrolina tem desenvolvido ações que envolvem toda a comunidade nas causas que incluem distúrbios e condições do TEA.

O objetivo é levar informações para a sociedade de forma mais consciente e inclusiva. Nessa segunda-feira (15), a Secretaria de Saúde montou uma sala de espera na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Petrópolis, para debater o tema com os pacientes.

LEIA MAIS

Pernambuco cria Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista


Autistas de Pernambuco terão uma Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A medida foi anunciada pelo Governo do Estado na última sexta-feira (16). O decreto assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB) está em consonância com a Lei Federal n° 13.977/2020, que busca garantir prioridade a esse público no atendimento a serviços públicos, de saúde, educação e assistência social.

“Estamos dando mais um passo rumo a inclusão. As pessoas com Transtorno do Espectro Autista já dispõem de prioridade em filas e outros espaços de atendimento. Mas agora, com essa nova carteira em mãos, será facilitado esse processo de identificação para quem precisa ter seus direitos resguardados e para quem fornece o atendimento nos espaços públicos e privados”, afirmou o governador.

LEIA MAIS