Professores de Juazeiro são capacitados para atuar nos Programas Se Liga e Acelera Brasil

professores jua capacitação

Os professores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro passam por capacitação inicial para trabalhar com os programas de correção de fluxo escolar ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’, que foram implantados no município desde 2010. O curso segue até a próxima sexta-feira (26), na Escola de Formação de Professores – EFEJ, e está sendo ministrado por formadores do Instituto Ayrton Senna.

A coordenadora dos Programas de Correção de Fluxo da Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC, Simone Farias informou que participam do curso mais de 40 profissionais, que irão trabalhar para corrigir a distorção do fluxo educacional de alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, na faixa etária de 9 a 14 anos. “O curso terá a duração de 40 horas. Após a capacitação, eles irão trabalhar com os alunos utilizando a metodologia e o material desenvolvidos pelo próprio instituto”, explicou.

Segundo Simone Farias, os programas de correção de fluxo Se Liga e Acelera Brasil tratam dos problemas já existentes, como o analfabetismo, a defasagem e o abandono, nas primeiras séries do ensino fundamental. O Se Liga é destinado para alunos não alfabetizados fora da idade série, e alfabetiza crianças que ainda não desenvolveram as habilidades de leitura e escrita, embora frequentem a escola há vários anos. Já o Acelera Brasil combate os baixos níveis de aprendizagem que causam a repetência, e de acordo com o aproveitamento do aluno, ele pode recuperar de 2 a 4 séries perdidas com repetências.

“Há sete anos a gestão do prefeito Isaac implantou os programas, e os bons resultados, a motivação dos educadores e alunos contribuem para a continuidade dos programas do Instituto Ayrton Senna, que fazem parte da política pública de correção de fluxo adotada pelo município. Hoje trabalhamos com 30 turmas do Se Liga e 22 turmas do Acelera Brasil”, concluiu a coordenadora.

Com informações de Ascom

Senar-PE capacita jovens no Sertão do São Francisco para o mundo do trabalho

Alunos Senar.PE

Nesta sexta-feira (19) o Sindicato Rural de Petrolina, sediou a cerimônia formatura de quatro turmas do Curso Supervisor de Exploração Agrícola do Programa de Aprendizagem Rural do Senar – PE. De acordo com a instituição dos 105 alunos, com idades entre 18 e 24 anos, que receberam os certificados, 20 já estão com seus empregos garantidos em várias empresas agrícolas da Região.

O jovem aprendiz Adriano Leitão, disse que o curso gratuito com duração de 11 meses ao qual participou, é importante principalmente por ensinar noções básicas de gestão corporativa, plano das culturas, segurança e saúde no trabalho, além de um histórico da fruticultura no Vale do São Francisco. “Estou determinado a continuar em frente na área rural. Vou fazer um curso de mecanização agrícola para aprimorar tudo que aprendi aqui e que abriu as portas para minha primeira oportunidade profissional”, adiantou Adriano Leitão.

A formanda Mikaelly Steffany também tem muitos planos para o futuro. Lembrando momentos marcantes das aulas teóricas e práticas, ela afirmou que tem hoje uma outra visão do mundo. “Eu vejo agora mais claramente a importância das pessoas, da empresa, da relação de trabalho e do auto – conhecimento. Eu não sabia que era tão pró-ativa. Eu pensava fazer vestibular para Educação Física, hoje não tenho dúvidas nenhuma de que quero ser uma boa engenheira agrônoma”, garantiu.

Para Elidiane Pinheiro, analista de Recursos Humanos de uma das 10 Empresas rurais participantes do Programa na Região, esta capacitação é extremamente necessária, tanto para os jovens aprendizes quanto para as empresas. “A Fazenda Labrunier é parceira do Programa de Aprendizagem Rural do Senar – PE desde 2012. Começamos com 16 jovens, hoje estamos com 49. Destes novos formandos, vamos efetivar um supervisor de pesquisa e dois auxiliares de produção”, ressaltou Pinheiro.

FIEPE anuncia calendário de capacitações

fiepe albanio

Uma série de oficinas, palestras e um programa de desenvolvimento de pessoas promete movimentar Petrolina e região a partir do próximo mês de março. A programação, que se estende até o final do ano, faz parte do Calendário de Capacitações da Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE).

As capacitações começam no dia 22 de março na própria Unidade com a oficina Gestão Comercial.  Uma oportunidade para o aprimoramento das competências gerenciais na área comercial e de negócios com sólidos conhecimentos de administração de vendas e marketing. No mês de maio, tem início no dia 4 o programa de Desenvolvimento de Pessoas, que será aplicado em cinco módulos visando a preparação de líderes em geral e de profissionais de Recursos Humanos e áreas afins.

O Calendário de Capacitações segue no dia 10 de agosto com a oficina Líderes de Alta Performance, e a partir de 16 de setembro as atenções se voltam para a oficina Comunicação Empresarial e Oratória. E para concluir a programação, será oferecida a partir de 9 de novembro a oficina Técnicas e Análises de Fluxo de Caixa.

De acordo com o diretor da Unidade Regional Sertão do São Francisco da FIEPE, Albânio Nascimento as capacitações focam conceitos, a exemplo de inovação, competividade e qualidade e desenvolvem competências estratégicas, de gestão para a indústria e diferencial no mercado de trabalho. “Os eventos acontecem em Petrolina, mas são extensivos também para Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó. Municípios, onde além das capacitações, também apoiamos as indústrias locais com pesquisas, promoção comercial e internacionalização”, concluiu Albânio Nascimento.

Informações:
Unidade Regional Sertão do São Francisco
Endereço: Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, Térreo
Horário: 9h às 18h Telefone: (87) 3861 0554
Email: [email protected]

Guarda Municipal de Juazeiro recebe treinamento para atender usuários de crack

guarda municipal juazeiro

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) de Juazeiro, Norte da Bahia, através da Guarda Municipal realiza até o próximo dia 4 de fevereiro um curso de Multiplicadores de Polícia Comunitária. O curso é dividido em teórico e prático com aulas no Sinserp. A parte prática será realizada no período da manhã.

Os guardas municipais serão treinados para atender as pessoas com sinais de vulnerabilidade social que são atendidos tanto no programa “Crack é possível vencer”, como as que são abordadas por estes profissionais na cidade. “O curso tem ênfase no policiamento de proximidade onde nós respeitamos a sua integridade, os direitos humanos e tornamos os guardas mais sensíveis a situação do usuário de substancias psicoativas”, esclareceu o Instrutor do curso, Edson Gomes.

Para a Secretaria Nacional de Segurança Pública o usuário é um dependente químico que precisa de tratamento e não de ser excluído da sociedade. “O Programa desenvolvido na Guarda Municipal “Crack é possível vencer”, objetiva ressocializar essas pessoas. A segurança pública está trabalhando para mudar essa abordagem, dá um caráter mais humanizado”, finalizou a Comandante da Guarda no município, Josilene Lins.

Com informações de Ascom

Servidores das prefeituras baianas são capacitados em curso

Os servidores municipais de Sobradinho, Remanso, Uauá, Sento Sé, Pilão Arcado e Juazeiro, participaram na quinta e sexta-feira (10 e 11/12), de um curso de capacitação para aperfeiçoar o atendimento ao público e captar recursos federais.

De acordo com os organizadores, o objetivo do curso, promovido pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), é desburocratizar as administrações das prefeituras e proporcionar a viabilização de investimentos nos vários setores e serviços que atendem a população.

O instrutor do curso, Ramon Santana, responsável pelo desenvolvimento e operacionalização do Sistema de Convênios (Siconv) do Governo Federal, salientou a importância de capacitar os servidores para operar o sistema, já que essa habilidade é rara dentro dos órgãos públicos. “O intuito maior do curso é preparar o profissional para captar recurso do governo federal e beneficiar os municípios”.

Criado em 2008, o Siconv possibilita uma maior agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira. Em janeiro de 2016, o Constesf realizará o segundo módulo do curso.

Profissionais serão capacitados sobre “ZIKA VÍRUS E GESTAÇÃO”, no HDM

Hospital Dom Malan 1

Com o atual cenário da saúde pública na região e os casos de Zika vírus no estado de Pernambuco, o hospital Dom Malan em Petrolina (PE), está capacitando profissionais da unidade hospitalar para melhor atender e identificar pacientes com suspeita de Microcefalia.

No próximo dia 15 de dezembro, das 7:30h às 8:45h, acontecerá no auditório I, do HDM, uma reunião no formato de teleconferência.

Reunião Científica da Disciplina de Obstetrícia Patológica e Tocurgia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina na qualidade de palestrante do assunto “ZIKA VÍRUS E GESTAÇÃO: experiência com o Surto em Pernambuco”. Estarão presentes: Médicos, enfermeiros, e estudantes da área de saúde da Unidade Hospitalar.

 

 

111213