Da TV aberta ao streaming: entenda o delay das transmissões na Copa do Mundo

Trionda: a bola da Copa do Mundo de 2026. (Foto: Rich Storry / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

Diferenças tecnológicas entre plataformas fazem torcedores assistirem ao mesmo lance em momentos distintos

Em plena Copa do Mundo, o grito de gol pode sair próximo a você antes mesmo de a bola balançar as redes na televisão de sua casa. O fenômeno, que atravessou diferentes tecnologias, continua presente em 2026 e tem explicação: o chamado delay das transmissões.

Com a multiplicação das formas de assistir aos jogos, seja por TV aberta, TV por assinatura, streaming ou plataformas digitais, as diferenças de tempo entre uma transmissão e outra ficaram ainda mais evidentes. Dependendo do serviço utilizado, um lance pode chegar ao espectador até um minuto depois de acontecer no estádio.

Embora a indústria de mídia esportiva tenha investido em novas tecnologias para reduzir esse intervalo, o atraso continua sendo uma característica inevitável das transmissões modernas. E justamente durante a Copa do Mundo, evento que mobiliza milhões de torcedores simultaneamente, a diferença fica ainda mais perceptível.

LEIA MAIS

Trump desafia Suprema Corte e ameaça Irã em discurso recorde

Durante discurso proferido ao Congresso sobre o Estado da União na noite de terça-feira (24), no Capitólio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu a política anti-imigração do governo, voltou a criticar a decisão da Suprema Corte de suspender o tarifaço e fez ameaças ao Irã. Com mais de 1h47, o republicano fez a fala mais longa da história norte-americana.

O evento contou com a presença de todos os membros do Senado, composto por 100 senadores, e da Câmara dos Representantes, com 435 cadeiras. O discurso do Estado da União dá a oportunidade ao presidente dos Estados Unidos de destacar os principais feitos do governo. Ele é feito em uma sessão conjunta do Congresso e é transmitido pela televisão em horário nobre.

Principais pontos do discurso:

Oriente Médio – Ao falar sobre a situação com o Irã, Trump disse que está próximo de um acordo, mas, segundo ele, os iranianos ainda não “falaram as palavras mágicas”. O norte-americano disse ainda que não pode deixar o país desenvolver uma arma nuclear própria.  “Nós estamos buscando negociar para acabar com essas ambições sinistras, mas eles ainda não falaram as palavras mágicas: nós queremos que eles nunca tenham uma arma nuclear”, afirmou. Trump ressaltou que quer resolver a questão por meio da diplomacia, mas se não for possível, usará o Exército norte-americano. “É chamada paz através da força, que é muito efetiva”, disse.

Suprema Corte “decepcionante” – Sobre a insatisfação com a decisão da Suprema Corte de suspender o tarifaço, Trump afirmou que foi por meio das tarifas que ele conseguiu resolver guerras. “Portanto, apesar da decisão decepcionante, essas poderosas leis, que salvam o país e protegem a paz, permanecerão em vigor sob estatutos legais alternativos totalmente aprovados e testados”, afirmou. O republicano reforçou ainda que a sentença da Corte, publicada há quatro dias, foi “muito infeliz” e garantiu que os parceiros comerciais dos Estados Unidos estão interessados em “manter o acordo que já negociaram”.

Imigração – Em relação às políticas anti-imigração do governo, Trump disse que, nos últimos nove meses, nenhum imigrante ilegal entrou nos Estados Unidos. “Nenhum imigrante ilegal entrou nos EUA nos últimos 9 meses. Hoje nossas fronteiras estão seguras, a inflação está muito menor e a economia está como nunca antes”, afirmou. Em contrapartida, o norte-americano fez um aceno aos trabalhadores. “Sempre vamos permitir que pessoas trabalhadoras que gostam do nosso país entrem”, afirmou.

A Tarde

Presos do 8/1 desafiam o STF e removem as tornozeleiras eletrônicas

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) impor ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o uso de tornozeleira eletrônica, entre outras medidas restritivas, os casos dos presos pelo 8 de Janeiro voltam à tona. Vários deles violaram seus equipamentos e passaram a ser considerados foragidos por algum momento.

Um dos “patriotas” que vandalizaram a Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 é Paulo Augusto Bufarah, 55 anos, preso pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) em 26 de junho deste ano, conforme divulgado pela coluna Mirelle Pinheiro. Paulo estava foragido após romper a tornozeleira eletrônica e sair do radar da polícia. O criminoso estava na Argentina e foi preso assim que voltou para o Brasil.

Mas nem só os vândalos foram presos pelo 8 de Janeiro. Integrantes da Polícia Militar do DF (PMDF) também receberam medidas restritivas. Um deles é o ex-comandante Klepter Rosa Gonçalves, que foi detido e liberado sob a condição de utilizar a tornozeleira eletrônica para continuar sendo monitorado.

Diario de Pernambuco

Aos 49 anos, Popó anuncia aposentadoria do boxe, mas desafia Pablo Marçal para última luta

A vitória sobre o argentino Jorge “El Chino” Miranda, no Fight Music Show 5, no último sábado, foi a despedida de Acelino Popó Freitas dos ringues. O lutador de 49 anos, tetracampeão mundial de boxe, afirmou que a idade está pesando e que essa foi a sua última luta oficial – ele ensaiou a aposentadoria algumas vezes, mas sempre voltou atrás

“A gente queria lutar com um lutador, lutei, troquei, deu para segurar a onda. Fiz 49 anos três semanas atrás, não é mais 29 anos, 19 anos. Venho fazer esse teste porque ainda tenho experiência, mas se você for juntar gás, não é a mesma coisa. O boxe é um esporte muito sério. Para estar aqui a minha vida toda, não vou estar. (…) Se for para fazer esse tipo de luta, eu não luto mais não. Essa aqui foi minha despedida de luta oficial”, disse Popó.

No entanto, Popó ainda quer o último desafio. Após a luta, o pugilista afirmou que ainda deseja enfrentar o influenciador digital e coach Pablo Marçal, que o desafiou nas redes sociais no início do ano, mas não compareceu ao Ginásio do Canindé para o evento deste sábado.

“Se for pra fazer mais uma luta, a única luta que vou fazer vai ser contra Pablo Marçal, que foi um desafio dele, a gente faz uma luta bacana, só depende dele. Se for fazer mais uma luta, vai ser só contra Pablo Marçal, aí eu me aposento do boxe e vou ajudar a promover o Fight Music Show”, finalizou o tetracampeão mundial.

Popó foi a atração principal do Fight Music Show 5, evento de entretenimento de lutas de boxe entre famosos, realizado no ginásio da Portuguesa, na capital paulista. A luta contra o “El Chino” Miranda, oito anos mais jovem que ele, terminou em cinco assaltos e foi decidida pelos juízes. O brasileiro levou a melhor por pontos.

Agência O Globo

Ciro desafia o PT a lotar Av. Paulista: ‘empresto a kombi’

Senador que preside o Progressistas diz que a esquerda sente a dor de que o povo não lhe pertence

O presidente nacional do Progressistas e senador piauiense, Ciro Nogueira, desafiou a esquerda a parar de reclamar e atacar a direita e promova uma manifestação que supere o público do ato de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ontem (25), na Avenida Paulista. Na rede social X, nesta segunda-feira (26), o senador ironizou que emprestaria a kombi necessária para levar apoiadores do presidente Lula (PT) às ruas, ao criticar que a esquerda não esconderia a dor de saber o povo já não lhe pertence, como imaginava ter um monopólio sobre os brasileiros.

“Muito feliz com a manifestação pela DEMOCRACIA e de apoio ao presidente Bolsonaro. Ao pessoal da esquerda, ao invés de reclamar, a sugestão: façam uma manifestação ainda maior. A democracia agradece! Se precisar, a gente empresta a Kombi…[sic]”, provocou o ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro com a imagem de uma van da Volkswagen vermelha, com capacidade entre oito e doze pessoas.

LEIA MAIS

Miguel chama Danilo para o debate após desistência de Marília e Anderson

Fato político desta quarta (10), o cancelamento do primeiro debate de governadores de Pernambuco ganhou um novo tempero. O candidato do União Brasil, Miguel Coelho, convidou o deputado federal Danilo Cabral para discutirem propostas sobre Pernambuco.

Após o aliado de Paulo Câmara criticar no Twitter a fuga de Marília Arraes e Anderson Ferreira do primeiro debate, o ex-prefeito de Petrolina respondeu na mesma rede social. “Bora, Danilo Cabral! Vamos então fazer o debate nós dois! Pernambuco precisa disso, colocar em discussão os seus problemas e soluções”, provocou Miguel.

A polêmica foi iniciada na manhã desta quarta-feira quando a Rádio Cidade de Caruaru anunciou o cancelamento do primeiro debate com os candidatos ao Governo de Pernambuco. Mesmo com a confirmação de todos os convidados, Marília e Anderson desistiram do compromisso, o que motivou o veículo de comunicação cancelar o evento. Miguel e Danilo criticaram a decisão dos adversários e consideraram a atitude antidemocrática.

Estudantes de Faculdade de Petrolina são finalistas no Desafio Ser + Empreendedor 

Ao todo, foram selecionadas as 15 melhores ideias de empreendedorismo de estudantes de diferentes regiões do país para a etapa final do Desafio Ser + Empreendedor. A Faculdade UNINASSAU Petrolina é uma das finalistas com dois projetos de alunos dos cursos de Biomedicina e Nutrição.

As ideias destaques são a criação de app para monitoramento de lavouras – proposta dos alunos de Biomedicina – e a horta compacta residencial com produtos orgânicos – ideia de estudantes do curso de Nutrição. Os alunos concorrem ao prêmio de R$ 10 mil com outros 13 grupos de estudantes das cidades de Teresina, Parnaíba, Aracaju, Campina Grande, São Paulo, Belém, Parangaba, Recife e Paulista.

Os projetos são resultados de trabalhos da disciplina de Empreendedorismo. “Somos uma Instituição que estimula constantemente o empreender. O mundo tem mudado muito rápido e de forma constante e é preciso pensar em como criar nossas próprias oportunidades de negócio. Parabéns a todos que criaram seus projetos, apostaram em suas ideias e desejo sucesso para nossos finalistas”, frisa o diretor da Instituição, Sérgio Murilo Corrêa.

Os projetos serão julgados pela Overdrives – Centro de Inovação da UNINASSAU, destaque como aceleradora no Brasil. A Overdrives ficou no Top 3 da Startup Awards (edição 2019), principal premiação do ecossistema brasileiro de startups.

Miguel Coelho pronto para o desafio!

Miguel Coelho (PSB) e Luska Portela (DEM), respectivamente prefeito e vice-prefeita de Petrolina.

Hoje é dia de festa, da realização de um ‘sonho de criança’ como afirmou Miguel Coelho (PSB) durante a campanha, sobre o desejo de governar Petrolina. Miguel chega à prefeitura dez anos após o seu pai ter passado o município para gestão de Odacy Amorim, para assumir a secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, no primeiro mandato de Eduardo Campos em 2007.

De lá para cá muitas coisas aconteceram. Fernando foi para o PSB, não abraçou a candidatura a prefeito de Gonzaga Patriota (PSB) em 2008, Odacy também tirou o corpo fora por não ter logrado êxito no bate chapa de Patriota, apesar de afirma ter votado no deputado. A realidade é que tanto Fernando quanto Odacy liberaram seus eleitores que votaram em massa em Julio Lossio, garantindo o primeiro mandato do peemedebista.

Em 2012, um novo racha no PSB local, com a saída do partido de Odacy Amorim, candidato à época pelo PT, favoreceu à reeleição de Lossio, mesmo disputando com o deputado Fernando Filho (PSB), que tinha o apoio naquele momento importante do pai ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.

Agora, apesar de não contar com apoio dos deputados Gonzaga Patriota e Lucas Ramos, que não subiram no palanque durante a campanha, mas deixaram suas lideranças à vontade para apoiá-lo, Miguel tem a chance de realizar um mandato mais tranquilo e consolidar de vez a poder do seu partido em Petrolina.

A posse de Miguel Coelho acontece hoje no Teatro Dona Amélia, do Sesc, às 17:30 horas, de lá o prefeito segue para prefeitura e já promete arregaçar as mangas nesta segunda-feira (02), para começar a tomar conhecimento de fato da real situação financeira da prefeitura, já que o período de transição foi meio conturbado.

Dos anjos mais uma na briga por uma cadeira na Câmara Municipal de Petrolina

DOS ANJOS

O prazo final para que os servidores municipais que pretendem disputar as próximas eleições em outubro se descompatibilizassem já nos dar uma ideia de quem está disposto a brigar por uma vaga na Câmara Municipal de Petrolina.

Entre os que entregaram os cargos está a servidora da AME-Policlínica Maria dos Anjos Fonseca, ex-secretária da Mulher. Nas redes sociais ela postou uma nota de agradecimento aos colegas de trabalho da unidade de saúde e afirmou está indo em busca de novos desafios.

“Tive o privilegio em conviver com vocês por mais de três anos… Foram anos de muito aprendizado, alegria, angústias, companheirismo e compromisso com nosso trabalho. Hoje está complicado desligar-me da nossa AME-Policlinica… Vou sentir tanta falta de vocês médicos, recepcionistas, arquivistas, enfermeiras e técnicas, psicólogos, fonoaudiólogas ASGs, administrativo, enfim de todos e todas que fazem a nossa AME e sobretudo os nossos pacientes. Mas, irei na certeza de que em nada mudará e que vocês sempre darão o seu melhor para que de fato a nossa AME seja uma referência. Estou me desligando… Estou indo em busca de novos desafios, sempre buscando algo que possa de fato transformar a vida das pessoas. Gostaria muitíssimo de poder sempre contar com a amizade de vocês… vocês que os tenho como minha FAMÍLIA… vocês que eu aprendi a amar respeitando as diferenças de cada um. Irei me afastar como gestora, mas, irei continuar vindo aqui vez por outra matar a saudade que já teima de chegar. Obrigada por fazerem parte da minha VIDA !!!!

Com carinho Dos Anjos