Adagro fará entrega de certificado SISBI a abatedouro frigorífico de caprinos e ovinos no município de Dormentes

O secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Cícero Moraes, e o diretor-presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária Moshe Dayan Fernandes entregam, nesta sexta-feira (29), às 9h, no município de Dormentes, no Sertão do São Francisco, o certificado de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA ao abatedouro frigorífico Sertão Cordeiro. O estabelecimento registrado na Adagro desde 2024 para o abate de caprinos e ovinos no âmbito estadual poderá ampliar o negócio comercializando seus produtos no mercado nacional.

Além de permitir a ampliação da atividade, a certificação representa uma oportunidade para ampliação da cadeia produtiva da região, cuja tradição é voltada para a criação dos rebanhos caprino e ovino. São cerca de 7 milhões de animais, de acordo com Sistema de Integração Agropecuária da Adagro – o Siapec.

Para diretor da Agência de Defesa e Fiscalização do estado, “com este certificado concedido pelo Governo de Pernambuco, o empreendimento com alto investimento na região do Sertão e com dimensão nacional, por conta do volume, vai poder abater 200 a 300 animais/dia, tendo  oportunidade de comercializar os seus produtos em todo o país”, ressaltou Moshe Dayan Fernandes.

Equivalência com o serviço de inspeção federal – O Serviço de Inspeção Estadual da Adagro recebeu neste mês de agosto, do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, autorização para ampliação do escopo dos serviços de inspeção de produtos de origem animal para a área de abate de carne. Na prática, o órgão federal torna equivalentes os serviços de inspeção estadual e federal, possibilitando que os empreendimentos com registro na Adagro (S.I.E.) que aderirem ao SISBI/POA, possam ampliar a comercialização dos seus produtos que atenderão aos mesmos parâmetros de inspeção do Serviço de Inspeção Federal – SIF.

Pernambuco já possuía o aval do Ministério para atuar na inspeção de produtos, com habilitação nas áreas de carnes, pescado, leite, ovos e mel. Para garantir os requisitos necessários para a equivalência dos serviços de inspeção voltados para o abate de carne, a Adagro atendeu a todas as exigências do órgão de defesa agropecuária nacional. Entre os requisitos atendidos estão: a aprovação em auditoria técnico administrativa no serviço de inspeção da Adagro realizada pelo MAPA, apresentação e aprovação do Programa de Trabalho para o SISBI/POA com cronograma de inspeções periódicas, coletas de amostras, ações de educação sanitária, prevenção à fraude econômica e combate à clandestinidade, planejamento de capacitação dos servidores, além de supervisão das ações técnicas realizadas.

Ascom

Hospital Unimed de Petrolina já se prepara para receber a certificação ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde o início de 2023, o Hospital Unimed Petrolina (HUP), vem adotando os padrões ONA de acreditação, e até meados de 2024, conclui o processo, que além de referência nacional também é reconhecido no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.

De acordo com o diretor técnico do HUP e coordenador do processo, Lucyo Diniz, a acreditação representa um marco significativo da qualidade da assistência prestada aos pacientes. “A acreditação ONA é mais do que um selo de qualidade; é um reconhecimento do nosso compromisso com a excelência em saúde. Ao nos alinharmos com os padrões estabelecidos pela ONA, demonstramos nossa dedicação não apenas ao bem-estar de nossos pacientes, mas também ao desenvolvimento contínuo de nossa equipe e ao aprimoramento de nossos processos internos”, pontuou.

O coordenador acrescentou ainda, que espera de cada um dos cooperados da Unimed Vale do São Francisco que abracem este desafio com entusiasmo e comprometimento. “Vamos encarar este processo como uma oportunidade para crescermos como profissionais e para fortalecermos nosso hospital e a nossa cooperativa como um todo”, concluiu.

Ascom