Novo Desenrola deve endurecer regras e liberar FGTS com condições

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que levará medidas contra endividamento para Lula nesta terça (28/4); anúncio deve ser nesta semana

O governo federal prepara um novo pacote de medidas para enfrentar o alto nível de endividamento da população brasileira, um dos principais desafios da economia atualmente.

A proposta, que deve ser anunciada no dia primeiro de maio, inclui uma série de ações para facilitar a renegociação de dívidas e aliviar o orçamento das famílias.

Entre os principais pontos está a possibilidade de descontos que podem chegar a até noventa por cento no valor total das dívidas, dependendo do tipo de débito e das condições de negociação.

LEIA MAIS

Endividamento das famílias bate recorde e chega a 49,9%, aponta Banco Central

O endividamento das famílias brasileiras voltou a crescer e atingiu 49,9% em fevereiro, o maior nível da série histórica do Banco Central do Brasil. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (27) no Relatório de Estatísticas Monetárias e de Crédito.

Além do aumento no número de famílias endividadas, também subiu o comprometimento da renda. Segundo o levantamento, 29,7% da renda das pessoas físicas está comprometida com dívidas, alta de 0,2 ponto percentual no mês e de 1,9 ponto percentual em 12 meses.

Desse total, 10,63% da renda é destinada ao pagamento de juros, enquanto cerca de 19% vai para a quitação do valor principal das dívidas, evidenciando o peso do crédito no orçamento das famílias.

O cenário acende alerta no governo federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara um novo pacote econômico para conter o avanço do endividamento. A proposta em estudo, apelidada de “Desenrola 2.0”, deve permitir a renegociação de dívidas com uso de recursos do FGTS.

LEIA MAIS

Carnaval de Juazeiro terceira noite é marcada por forte presença de famílias nos circuitos

“Um ambiente familiar e acolhedor”. Assim descreveu dona Ivanilde Vieira (65 anos), que acompanhou a folia ao lado das amigas. Ela destacou a organização e a segurança da festa. “Há mais de 40 anos curto o Carnaval. A festa está linda, tudo na absoluta paz”, afirmou. E foi nesse clima de harmonia e tranquilidade que milhares de pessoas tomaram conta dos circuitos na terceira noite do Carnaval de Juazeiro.

No meio da multidão estava o cadeirante Cláudio de Souza, realizando o sonho de, pela primeira vez, curtir um show de seu ídolo Tiago Aquino. “Sempre quis ir a um show do Tiago Aquino e hoje estou realizando esse sonho no Carnaval de Juazeiro. Mesmo tendo um espaço no camarote da Prefeitura, preferi vir aqui para a avenida”, disse, eufórico, enquanto acompanhava o artista atrás do trio elétrico.

Essa mistura de ritmos e diversidade cultural, com espaços pensados para públicos de todas as idades, atrai famílias que se reúnem para celebrar a folia. Foi o caso do casal Jéssica Sabino e Luan Fernandes, que levou os filhos para a avenida. “O Carnaval deste ano está ótimo, dá para curtir com segurança. Trouxemos a família toda”, destacou o casal.

Quem também não perdeu a festa foi a foliã mirim Ana Louise, de 7 anos, que vestiu sua fantasia e foi curtir o Carnaval ao lado da mãe, Rafaela Ferreira. “Ah, tá muito legal! Estou me divertindo muito e amanhã quero vir de novo”, disse, com um largo sorriso no rosto. Histórias como essas demonstram e reafirmam que o Carnaval de Juazeiro já se consolidou como um dos maiores de sua história, com uma energia contagiante que invade ruas e palcos da folia momesca, em um clima de alegria e celebração popular.

O Carnaval é realizado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) e da Secretaria de Turismo (Setur), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Ascom

Petrolina inicia nova etapa de avaliação para ouvir famílias e aprimorar a educação municipal

A partir da próxima segunda-feira (8), a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Petrolina dará início a mais uma etapa da avaliação “Voz de Petrolina”, consulta que envolve pais, responsáveis e a comunidade escolar no aperfeiçoamento da rede municipal de ensino.

A pesquisa será realizada até o dia 15 de dezembro de 2025. O objetivo é medir a percepção das famílias sobre diferentes aspectos da educação oferecida no município.

LEIA MAIS

Após chuvas, Prefeitura de Petrolina realiza entrega preventiva de lonas na Vila da Fé

A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome de petrolina, realizou uma ação preventiva após as fortes chuvas registradas na última sexta-feira (05). As equipes da Proteção Social Básica estiveram na Vila da Fé, em parceria com as Secretarias de Serviços Públicos, Defesa Civil e Segurança Pública, garantindo apoio imediato às famílias em situação de vulnerabilidade. Ao todo, foram entregues 30 lonas como medida de proteção provisória, reforçando o cuidado com as moradias diante da possibilidade de novas chuvas.

Até o momento, não houve registro de desalojados ou desabrigados. A atuação integrada demonstra o compromisso da gestão municipal com a segurança e o bem-estar da população. A Prefeitura segue empenhada em monitorar as localidades, atuar de forma preventiva e fortalecer a rede de proteção social, assegurando que as famílias recebam o suporte necessário em situações de risco climático.

Para qualquer situação de risco, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número (87) 9 8134-1838. O órgão está de plantão para atender ocorrências, orientar moradores e atuar rapidamente em caso de necessidade. Texto: Elaine Barbosa- Assessora de Comunicação da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome

Ascom

Famílias começam a receber seguro após queda de avião da Voepass

As famílias das 62 vítimas do voo 2283 da Voepass, que caiu em Vinhedo (SP), em 9 de agosto, começaram a receber o seguro Responsabilidade do Explorador e Transportador Aéreo (Reta). A informação foi divulgada pelo portal UOL. De acordo com o veículo, cada uma receberá um valor de R$ 103 mil.

O Correio procurou a equipe da Voepass. A empresa respondeu que irá repassar informações sobre os seguros somente aos parentes das vítimas. Até o momento, cinco já receberam o seguro, enquanto outras 36 aguardam o pagamento após terem entregue a documentação necessária.

O seguro Reta é obrigatório e semelhante ao DPVAT, garantindo uma compensação financeira independentemente da culpa do transportador.

Os familiares também se reuniram recentemente com representantes da Voepass em Cascavel (PR) para discutir o andamento dos pagamentos e outras questões relacionadas. O pagamento do seguro Reta não impede futuras indenizações por danos morais e materiais.

Diário de Pernambuco

Prefeitura de Juazeiro reúne equipe técnica para discutir protocolos de biossegurança das famílias abrigadas no Colégio Paulo VI

Representantes devárias secretarias da Prefeitura de Juazeiro reuniram-se nesta sexta-feira (28) para rediscutir os protocolos de biossegurança das famílias de moradores do bairro Angary que estão abrigadas no Colégio Municipal Paulo VI. A reunião traçou diretrizes no âmbito social, bem como de enfrentamento à pandemia da Covid-19 e epidemia de Influenza.

O diretor de Vigilância em Saúde da Sesau, Djama Amorim, explicou que “a Sesau já vem discutindo o assunto com as demais secretarias e essa reunião é de avaliação e ajuste das medidas já adotadas, um redirecionamento, de acordo com o cenário epidemiológico”, disse.

No Colégio Paulo VI estão abrigadas 47 pessoas de 13 famílias que precisaram sair de suas residências devido à cheia do rio São Francisco e à chuva que caiu na cidade. O diretor da Proteção Social Básica da Sedes, Jadilson Oliveira, destacou que essa força-tarefa entre as secretarias da Prefeitura de Juazeiro faz parte do cuidado da prefeita Suzana Ramos. “A prefeita Suzana Ramos, se preocupa com essas famílias e, nós criamos estratégias para melhor atender essas pessoas”, declarou.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro divulga lista de novos contemplado do Programa Bolsa Família

(Foto: Ascom/PMJ)

Quarenta e sete novas famílias de Juazeiro vão receber ainda neste mês de março o benefício do Programa Bolsa Família. Os nomes das pessoas beneficiadas estão num lista divulgada nesta sexta-feira (12) pela prefeitura municipal (Clique aqui).

A lista também inclui aquelas pessoas que precisaram transferir os seus cadastros de outros municípios. Para ter acesso ao benefício, as famílias contempladas recebem um cartão de saque emitido pela Caixa Econômica Federal.

LEIA MAIS

Petrolina: Moradores do N-7 sofrem com alagamentos por causa da chuva

 

Famílias que moram na Vila Nova, do N-7, Projeto Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE), tiveram as casas invadidas pela água da chuva que caiu na madrugada desta quarta-feira (13). Veja o vídeo acima. Entre elas a família de um agricultor que está hospitalizado.

Maria Sirene Alves, tem 5 filhos pequenos, mora na 14, número 39, N-7 e está passando por dificuldades. Quem puder ajudar pode deixar donativos no local.

Prefeitura de Juazeiro deve distribuir mais de 20 mil cestas básicas para famílias de programas sociais

(Foto: Ascom/PMJ)

A prefeitura municipal de Juazeiro deve distribuir até dia 30 deste mês, 20 mil cestas básicas, oriundas de recursos de benefícios eventuais a famílias já cadastradas em programas sociais, através dos CRAS, na sede e no interior do município. A ação está desenvolvida pela Secretaria do Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).

De acordo com a superintendente do SUAS, Francisca Bandeira, esta ação foi pensada devido às dificuldades que as famílias estão passando nesta pandemia, principalmente às que estão em vulnerabilidade social. “O prefeito Paulo Bomfim nos orientou para que pudéssemos atender o máximo de famílias juazeirenses possível. Temos consciência que a pandemia dificulta a busca de recursos para o sustento familiar e resolvemos atender estas pessoas que tanto precisam e oferecer alimento neste natal e fim de ano”, declarou.

Na próxima semana, a ação será direcionada para família em vulnerabilidade social que moram nos distritos de Juazeiro.

Senado aprova desconto maior na conta de luz de famílias carentes

(Foto: Reprodução)

O Senado aprovou na noite dessa quarta-feira (10) um projeto de lei (PL) que aplica descontos maiores nas tarifas de conta de luz para famílias carentes. O PL prevê desconto de 70% para consumidores de baixa renda com consumo mensal de até 50 quilowatt-hora (kWh), 50% para consumo entre 51 e 150 kWh e 20% para as residências com consumo entre 151 e 250 kWh. O PL segue para a Câmara dos Deputados.

“Esse é um projeto muito importante, que vai dar às famílias muito carentes condições de comprar mais algumas coisas para sua subsistência, invés de pagar a conta de luz”, disse o senador Roberto Rocha (PSDB-MA). Segundo o senador, que é o autor do projeto, a diferença será paga pela Contribuição de Desenvolvimento Energético (CDE). “Só para esse ano de 2019 [a CDE] tem orçamento estabelecido pela Aneel de quase R$ 21 bilhões”.

Atualmente, o desconto de 65% é aplicado a famílias de baixa renda que consomem até 30 kWh por mês, 40% para consumo entre 31 e 100 kWh e 10% para consumo entre 101 e 220 kWh. Antes de chegar ao plenário, o PL passou pela Comissão de Assuntos Econômicos e pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor.

LEIA MAIS

Famílias do João de Deus prejudicadas com as chuvas recebem atendimento da prefeitura de Petrolina

Famílias se encontram em situação de risco após chuvas. (Foto: ASCOM)

Famílias que vivem em áreas de invasão no João de Deus, em Petrolina (PE), foram visitadas por equipes da prefeitura municipal na manhã dessa quarta-feira (17). A chuva que caiu nesses dias deixou algumas famílias em situação de risco.

Após o levantamento das necessidades e conversa com os líderes comunitários da área, medidas emergenciais para auxiliar as famílias que moram no local serão tomadas, a exemplo da doação de lonas e limpeza do canal que passa por trás da invasão.

O cadastramento dessas famílias no programa “Minha Casa, Minha Vida” também está sendo feito pela equipe de Habitação da Sedurbs e pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do João de Deus.

LEIA MAIS

Após vazamento em trecho da transposição, famílias são removidas

(Foto: Reprodução)

Após o rompimento de trecho do canal de Transposição do Rio São Francisco, moradores da Vila Produtiva Rural de Negreiros, em Salgueiro (PE), foram removidos de forma preventiva nessa quinta-feira (16).

Por meio de nota, o Ministério da Integração afirmou que a retirada de 35 famílias que moravam no local foi necessária para assegurar a proteção da comunidade na região. Toda a ação está sendo feita em conjunto com a Defesa Civil de Pernambuco.

LEIA TAMBÉM

Parte de canal de transposição rompe próximo a Salgueiro

Rompimento de canal da transposição pode ter sido criminoso

Rompimento de canal de transposição é investigado pela Polícia Federal

Segundo o Jornal do Commercio, as famílias da Vila Produtiva estão sendo encaminhadas para pousadas em Salgueiro, até que sejam finalizadas todas as avaliações.

Vazamento

Por volta das 12h do último sábado (10), o Canal da Transposição do Rio São Francisco rompeu próximo a Salgueiro (BA). O rompimento aconteceu entre o Sítio Pau Ferro e o reservatório da Mangueira, zona rural do município, quando uma grande cratera se formou no local e parte da parede cedeu.

Veja como foi a desocupação no Projeto Pontal em fotos e vídeos

As famílias assentadas no Projeto Pontal viram suas casas e todas suas plantações serem destruídas por máquinas e homens que cumpriam uma reintegração de posse ordenada pela Justiça Federal, em favor da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), na manhã da terça-feira (8).

Confira imagens da ação de ontem:

LEIA MAIS

Famílias assinam contratos do Programa Nacional de Habitação Rural em Petrolina

(Foto: ASCOM)

A realidade de uma moradia precária está chegando ao fim para 23 famílias da zona rural de Petrolina. É que já começou a assinatura dos contratos com a Caixa Econômica Federal para o financiamento de construções de novas casas nas comunidades de Poço Dantas, no distrito de Cristália, Sítio Barreiro e Cacimba do Baltazar no povoado do Capim. A expectativa da Prefeitura de Petrolina é que o número de famílias beneficiadas chegue a 100 ainda este ano.

Toda a documentação, que foi devidamente aprovada pela Caixa considerando os critérios estabelecidos pela Portaria nº 268 de 22 de março de 2017 do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), começou a ser assinada nesta quarta-feira (2).

Morador da Cacimba do Baltazar, Valdei Lidio Rodrigues, de 40 anos, foi o primeiro a assinar o contrato e não segurou a emoção. “É uma oportunidade única, no meio de muitos a pessoa ser aprovada é só felicidade. Agora é só esperar a casa sair e passar pra dentro”, comemora o agricultor.

LEIA MAIS
123