Chuva no interior: estado tem mais de 900 pessoas desabrigadas ou desalojadas, diz Codecipe

As chuvas registradas nos últimos dias afetaram várias cidades do interior pernambucano. Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado (Codecipe), ao todo, há 904 pessoas afetadas, desalojadas ou desabrigadas, em cidades do Agreste. Os desalojados são pessoas que deixaram suas casas devido a desastres (risco ou destruição) e estão abrigadas em casas de parentes/amigos.

Desabrigados são os que perderam a moradia e dependem de abrigos públicos/assistência da Defesa Civil. Segundo o levantamento de Codecipe, o balanço aponta os seguintes dados:

1- Bezerros (60 pessoas afetadas/ desalojadas ou desabrigadas)
2 – Calçado (404)
3 – Jucati (200)
4 – Jupi (79)
5 – Palmeirina (161)

Acumulado de chuva

O balanço da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) apontou que entre 5h e 17h desta segunda (2), os maiores acumulados de chuva foram registrados no Agreste e Sertão.

Confira:

Pesqueira | 67,4 mm
Cachoeirinha | 54,44 mm
Garanhuns | 54,2 mm
Canhotinho | 39,4 mm
Lagoa Grande | 25,9 mm

Belo Jardim | 19,8 mm
Garanhuns | 17,91 mm

Diario de Pernambuco

Carnaval de Juazeiro terceira noite é marcada por forte presença de famílias nos circuitos

“Um ambiente familiar e acolhedor”. Assim descreveu dona Ivanilde Vieira (65 anos), que acompanhou a folia ao lado das amigas. Ela destacou a organização e a segurança da festa. “Há mais de 40 anos curto o Carnaval. A festa está linda, tudo na absoluta paz”, afirmou. E foi nesse clima de harmonia e tranquilidade que milhares de pessoas tomaram conta dos circuitos na terceira noite do Carnaval de Juazeiro.

No meio da multidão estava o cadeirante Cláudio de Souza, realizando o sonho de, pela primeira vez, curtir um show de seu ídolo Tiago Aquino. “Sempre quis ir a um show do Tiago Aquino e hoje estou realizando esse sonho no Carnaval de Juazeiro. Mesmo tendo um espaço no camarote da Prefeitura, preferi vir aqui para a avenida”, disse, eufórico, enquanto acompanhava o artista atrás do trio elétrico.

Essa mistura de ritmos e diversidade cultural, com espaços pensados para públicos de todas as idades, atrai famílias que se reúnem para celebrar a folia. Foi o caso do casal Jéssica Sabino e Luan Fernandes, que levou os filhos para a avenida. “O Carnaval deste ano está ótimo, dá para curtir com segurança. Trouxemos a família toda”, destacou o casal.

Quem também não perdeu a festa foi a foliã mirim Ana Louise, de 7 anos, que vestiu sua fantasia e foi curtir o Carnaval ao lado da mãe, Rafaela Ferreira. “Ah, tá muito legal! Estou me divertindo muito e amanhã quero vir de novo”, disse, com um largo sorriso no rosto. Histórias como essas demonstram e reafirmam que o Carnaval de Juazeiro já se consolidou como um dos maiores de sua história, com uma energia contagiante que invade ruas e palcos da folia momesca, em um clima de alegria e celebração popular.

O Carnaval é realizado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) e da Secretaria de Turismo (Setur), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Ascom

Petrolina inicia nova etapa de avaliação para ouvir famílias e aprimorar a educação municipal

A partir da próxima segunda-feira (8), a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Petrolina dará início a mais uma etapa da avaliação “Voz de Petrolina”, consulta que envolve pais, responsáveis e a comunidade escolar no aperfeiçoamento da rede municipal de ensino.

A pesquisa será realizada até o dia 15 de dezembro de 2025. O objetivo é medir a percepção das famílias sobre diferentes aspectos da educação oferecida no município.

LEIA MAIS

Dia dos Pais população de Petrolina recebe orientações sobre guarda e direitos da família

Em alusão ao Dia dos Pais, celebrado neste domingo (10), a Prefeitura de Petrolina, através da Procuradoria-Geral do Município, promoveu na manhã desta sexta-feira (8) uma ação de panfletagem e orientação no Centro da cidade. O objetivo foi levar informações jurídicas à população. Uma equipe da Assistência Judiciária passou informações sobre guarda de crianças e adolescentes, além disso o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PRODECON) alertou sobre compras seguras, especialmente neste período de aumento no consumo. A iniciativa também levou alerta sobre cuidados para evitar golpes.

Durante a atividade, a equipe da Assistência Judiciária explicou os diferentes tipos de guarda, os direitos e deveres dos pais e os procedimentos legais relacionados ao tema. A iniciativa buscou facilitar o acesso à informação e contribuir para a resolução de conflitos familiares de forma legal e responsável. Já o PRODECON orientou os consumidores sobre precauções na hora de adquirir presentes para o Dia dos Pais. Os profissionais abordaram temas como: direitos do consumidor, regras para troca de produtos, cuidados em compras online e a importância da exigência da nota fiscal.

A ação reforça o compromisso do município com a promoção da cidadania e o fortalecimento dos direitos da população. Os cidadãos que necessitarem de atendimento podem procurar os órgãos no Núcleo Administrativo Municipal, localizado na Avenida Coronel Clementino Coelho, nº 174, bairro Parque Bandeirantes (atrás da Banca). O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Ascom

Mães de Pernambuco chega a 100 mil beneficiárias em um único ciclo

O Programa Mães    de    Pernambuco atingiu,  este  mês  e  pela  primeira  vez  desde  seu lançamento,  em  2024,  a  marca  de 100 mil mulheres em um único ciclo. O  programa  é  um  dos  módulos  do Pernambuco Sem Fome, coordenado pela Secretaria de Assistência Social, Combate  à  Fome  e  Políticas  sobre Drogas (SAS). O Governo do Estado já  investiu  mais  de  R$  297  milhões para garantir suporte financeiro a mulheres em situação de vulnerabilidade por meio do programa.

“Desde   o   início   do   programa, mais  de  115  mil  mulheres  foram contempladas,  mas  nunca  havíamos atingido,  em  um  único  mês,  o  limite máximo de 100 mil participantes. É um momento histórico e o Governo de Pernambuco segue comprometido em garantir esse direito a quem mais  precisa”,  celebrou  o  secretário da SAS, Carlos Braga.

Com  o  Mães  de  Pernambuco,  o Estado  realiza  uma  transferência  de renda  mensal  para  mulheres  gestantes, mães ou responsáveis por crianças de 0 a 6 anos sem renda. O valor do  benefício  é  de  R$  300  por  família,  independentemente  do  número de crianças. “Esse resultado reflete o trabalho intenso das nossas equipes e a  parceria  com  os  municípios,  assegurando que a informação chegue às mulheres e suas crianças na primeira infância”,  destacou  a  secretária  executiva de Assistência Social da SAS, Andreza Pacheco.

Os  pagamentos do  Mães  de  Pernambuco  são  operacionalizados  pela  Caixa  Econômica  Federal,  que  envia  os  cartões  do programa  diretamente  para  as  beneficiárias. Quem ainda não recebeu o cartão  pode  sacar  o  valor  em  qualquer agência da Caixa, apresentando um  documento  oficial  com  foto,  ou movimentar  o  recurso  pelo  aplicativo Caixa Tem.

Com  o  limite  mensal  de  100  mil beneficiárias  atingido,  o  ciclo  de  fevereiro  foi  encerrado  no  último  dia 19. A nova fase de confirmações, referente  ao  mês  de  março,  começou ontem e seguirá até 24 de março, com previsão de pagamento para o quinto dia útil de abril.

Diario de Pernambuco

 

Famílias começam a receber seguro após queda de avião da Voepass

As famílias das 62 vítimas do voo 2283 da Voepass, que caiu em Vinhedo (SP), em 9 de agosto, começaram a receber o seguro Responsabilidade do Explorador e Transportador Aéreo (Reta). A informação foi divulgada pelo portal UOL. De acordo com o veículo, cada uma receberá um valor de R$ 103 mil.

O Correio procurou a equipe da Voepass. A empresa respondeu que irá repassar informações sobre os seguros somente aos parentes das vítimas. Até o momento, cinco já receberam o seguro, enquanto outras 36 aguardam o pagamento após terem entregue a documentação necessária.

O seguro Reta é obrigatório e semelhante ao DPVAT, garantindo uma compensação financeira independentemente da culpa do transportador.

Os familiares também se reuniram recentemente com representantes da Voepass em Cascavel (PR) para discutir o andamento dos pagamentos e outras questões relacionadas. O pagamento do seguro Reta não impede futuras indenizações por danos morais e materiais.

Diário de Pernambuco