Chuva no interior: estado tem mais de 900 pessoas desabrigadas ou desalojadas, diz Codecipe

As chuvas registradas nos últimos dias afetaram várias cidades do interior pernambucano. Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado (Codecipe), ao todo, há 904 pessoas afetadas, desalojadas ou desabrigadas, em cidades do Agreste. Os desalojados são pessoas que deixaram suas casas devido a desastres (risco ou destruição) e estão abrigadas em casas de parentes/amigos.

Desabrigados são os que perderam a moradia e dependem de abrigos públicos/assistência da Defesa Civil. Segundo o levantamento de Codecipe, o balanço aponta os seguintes dados:

1- Bezerros (60 pessoas afetadas/ desalojadas ou desabrigadas)
2 – Calçado (404)
3 – Jucati (200)
4 – Jupi (79)
5 – Palmeirina (161)

Acumulado de chuva

O balanço da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) apontou que entre 5h e 17h desta segunda (2), os maiores acumulados de chuva foram registrados no Agreste e Sertão.

Confira:

Pesqueira | 67,4 mm
Cachoeirinha | 54,44 mm
Garanhuns | 54,2 mm
Canhotinho | 39,4 mm
Lagoa Grande | 25,9 mm

Belo Jardim | 19,8 mm
Garanhuns | 17,91 mm

Diario de Pernambuco

Inmet emite alerta de chuva com ‘alerta amarelo’ para 10 cidades do interior de PE

Um novo acumulado de chuvas com alerta amarelo para municípios do interior de Pernambuco foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste sábado (9). O aviso é válido até às 3h do domingo (10) para dez para cidades da Mata Sul e Agreste do estado, com possibilidade de ser renovado, segundo o órgão.

A probabilidade de alagamentos e deslizamentos pequenos em áreas de risco é baixa. A chuva tem previsão para se manter entre 20 e 30 milímetros por hora e poderá atingir até 50 milímetros por dia. O Inmet orienta evitar sair e enfrentar as chuvas, evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e observar possíveis mudanças nas encostas.

Os municípios que foram notificados são: Barra de Guabiraba, Bonito, Casinhas, Cortês, Gravatá, Palmares, Passira, São Vicente Férrer, Timbaúba. Vicência.

O Corpo de Bombeiros (telefone 193) e a Defesa Civil (telefone 199) está disponível para mais informações.

Diario de Pernambuco

‘Lua de Sangue’: Eclipse total da Lua poderá ser visto no interior de Pernambuco

Na madrugada da próxima sexta-feira (14), espectadores do interior de Pernambuco poderão acompanhar o primeiro eclipse total da Lua de 2025. O fenômeno é conhecido também como ‘Lua de Sangue’. Na prática, o fenômeno astronômico acontece quando o Sol, a Terra e Lua estarão alinhados e a Lua passará na sombra da Terra.

Ele poderá ser visto nas regiões Agreste, Sertão e Zona da Mata Sul a olho nu. De acordo com Marlon Tenório, da Associação Astronômica de Arcoverde, no Sertão do Estado, o evento poderá ser visto a partir das 0h da sexta-feira. O ápice será por volta das 3h30. Em Arcoverde, a Associação irá disponibilizar equipamentos para acompanhar o eclipse.

Entenda o que é um eclipse lunar

Durante um eclipse lunar, é a sombra da Terra que obscurece a Lua. E essa sombra tem dois tipos: a umbra e a penumbra. A umbra é a sombra escura que não recebe nenhuma luminosidade do Sol. Já a penumbra é a sombra clara que ainda recebe luminosidade do Sol. Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse lunar penumbral e quando ela vai entrando na umbra temos o parcial. Já o total acontece quando ela está totalmente mergulhada na umbra. Por isso, na sexta-feira (14), espectadores do Brasil e do mundo terão a chance de ver o último fenômeno: o total.

Como observar o eclipse?

Nenhum equipamento especial é necessário para observar o eclipse. A Lua de Sangue será visível ao olho nu; O uso de binóculos ou de um telescópio pode melhorar a visão e a intensidade da cor vermelha, explica ainda a Nasa;

No mapa abaixo feito pelo agência espacial norte-americana também é possível ver onde o eclipse lunar será visível. As linhas no mapa indicam os limites da visibilidade nos diferentes momentos do eclipse; O centro da imagem marca a região onde a Lua estará no meio do eclipse.

G1 Pernambuco