Rio lança portal que usa o samba como ferramenta pedagógica

O samba vai além da música, é também uma manifestação cultural rica que ajuda a desenvolver noções de identidade, memória, território e pertencimento. Foi com essa ideia que a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou a plataforma Rio, Escola do Samba, que conecta pessoas à história da música e do carnaval carioca.

Segundo o Diretor do Núcleo de Produção da Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro (MultiRio), Eduardo Guedes, responsável pela iniciativa, abraçar a potência educativa do samba foi algo natural.

“O que a gente fez, basicamente, foi reconhecer que o samba ensina, que o samba e o carnaval são, por si só, ambientes de aprendizagem”, disse. “Quando a gente fala de carnaval, a gente está falando de uma grande produção cultural, e a produção cultural é sempre uma produção de conhecimento”.

Aprendizado
Além de entretenimento interativo por meio de jogos, a plataforma também conta com materiais que contextualizam territórios tradicionais do samba, movimentos culturais espalhados pela cidade e apresenta personalidades históricas, como Tia Ciata, Pixinguinha e Cartola.

No Brasil, a Lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira em todas as instituições de ensino fundamental e médio, públicas e privadas. E o objetivo da MultiRio é que esse material também possa ser explorado nas salas de aula.  “A gente pensa que a cidade, como um todo, também educa, também ensina, então, é importante que todo mundo, de alguma forma, reconheça o samba e o carnaval como essa potência pedagógica”, afirma Eduardo Guedes.

Todo material pode ser acessado no site da plataforma. Nos jogos, que incluem música, a brincadeira é tocar os instrumentos ou comandar uma bateria de escola de samba com a ajuda dos ritmistas da escola mirim da Acadêmicos do Grande Rio.  No mini documentário Onde mora o samba?, a agremiação Unidos de Vila Isabel apresenta a conexão do samba com os processos de formação territorial e memória coletiva da cidade.

Escolas do samba
A relação não é novidade. No Rio de Janeiro, espaços de conexão histórica com o samba, patrimônio cultural imaterial do estado, realizam trabalhos de manutenção socioculturais nos seus territórios há anos.   Agremiações como Mangueira, Beija-Flor e Portela contam com complexos culturais e esportivos, com oficinas de música, dança e artes marciais durante todo o ano, assim como pré-vestibulares sociais, cursos de capacitação profissional e ações de inserção para jovens no mercado de trabalho.

Nas escolas de samba mirins, sempre associadas a uma agremiação matriz, é uma exigência que crianças e jovens possuam uma boa frequência escolar e tirem boas notas para participar das atividades, um instrumento que reforça a permanência nos estudos.

Agência Brasil

Campus Floresta do IF Sertão-PE abre inscrições para Curso Livre de Extensão na área da pedagogia

(Foto: Divulgação/ASCOM)

Entre os dias 9 e 22 de janeiro de 2019 o campus Floresta do IF Sertão-PE ofertará capacitação gratuita para os professores de instituições públicas e privadas da região. O Curso Livre de Extensão “Pensando as Tecnologias aplicadas à Educação”, tem como objetivo, formar educadores para a utilização crítica e construtiva de novas tecnologias da informação durante a execução de suas aulas.

Ao total são ofertadas 20 vagas para o curso de 40h, e as inscrições podem ser realizadas entre os dias 21 de dezembro e 04 de janeiro pela internet. Como critério de classificação será verificado o maior tempo de atuação e estudos na área educacional.

Durante o curso os docentes vão conhecer as principais ferramentas de informática e recursos tecnológicos para a área da educação, seja no ensino presencial ou à distância, e refletir sobre os principais fundamentos, práticas e estratégias didático-pedagógicas voltadas para o ensino e o ambiente escolar.

Os encontros acontecerão de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30, no campus Floresta do IF Sertão-PE. Podem participar do curso alunos de graduação interessados na temática, graduados, e professores da rede pública ou privada.

Componente curricular:

LEIA MAIS

Polêmica sobre criação do Conselho de Pedagogia será discutida na Comissão de Educação

Deputada Teresa Leitão em discurso. (Foto: Divulgação/Ascom)

Nesta quarta-feira (04), às 10h, a Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Assembleia Legislativa de Pernambuco debaterá sobre a polêmica criação do Conselho de Pedagogia, que consta no Projeto de Lei 6.847/2017, apresentado pelo deputado federal Goulart (PSD/SP).

A presidenta da CEC, deputada Teresa Leitão, convocou a audiência no âmbito da Comissão de Educação e Cultura a pedido dos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e outras entidades são contrárias ao projeto. Em nota, a CNTE contesta o fato do Projeto de Lei não ter passado pela Comissão de Educação do parlamento nacional.

“O texto foi dispensado de passar pela Comissão de Educação da Câmara Federal, mesmo com relevância evidente relevância da temática. É estranha pelo fato de que a imensa maioria dos/as Pedagogos/as no Brasil desempenha suas atividades profissionais em ambientes escolares ou nas secretarias de educação, razão pela qual a Comissão de Educação deveria discutir sim”, diz nota da CNTE.

Estão abertas as inscrições para o ‘Circuito Pedagógico’ em Petrolina

(Foto: Isabella Pagnotta/G1)

O ‘Circuito Pedagógico’ está com inscrições abertas, para quem deseja participar de oficinas temáticas voltadas para processos pedagógicos de ensino e aprendizagem. O evento acontece sábado (11), das 8h às 18h.

Para realizar a inscrição os interessados devem ligar para (87) 9 8873 1647 e pagar a taxa de inscrição no valor de R$30 reais e doar 1 kg de alimento não perecível. São 50 vagas disponíveis para cada oficina.

Os participantes poderão escolher entre as seguintes oficinas: Musicalização, Jogos e Brincadeiras, Arte e Literatura Infantil e Alfabetização, Letramento e Multiletramento.