“Qualquer Um é Um Zé” Tio Zé Bá lança reggae que confronta a vida editada das redes sociais e o racismo estrutural

Diretamente de Petrolina, a banda Tio Zé Bá lança neste sábado (14) o single “Qualquer Um é Um Zé”. A faixa integra o EP A Fresta e, em ritmo de reggae, articula crítica social, debate racial e propõe uma reflexão sobre a solidão produzida pela cultura digital. A canção parte de uma constatação simples: nas redes sociais, quase tudo é recorte. Postamos o que queremos mostrar, filtramos o que dói, editamos a rotina e transformamos a vida em vitrine. Estamos hiperconectados e, ainda assim, isolados. O resultado é uma existência artificial, construída por imagens e performances “uma vida quase real”, como diz um dos trechos da canção.

A crítica, no entanto, não se limita ao ambiente virtual. A música amplia o debate ao tocar em desigualdades sociais estruturais. Em um dos trechos mais contundentes, o artista afirma: “Dói ser preto, sim”. A partir daí, a canção conecta violência simbólica, exposição digital e a transformação de vidas negras em números e estatísticas. O algoritmo, nesse contexto, não é neutro, pois também reproduz hierarquias.

Para Maércio José, vocalista e compositor da banda, a música nasce de sua percepção pessoal de que a superficialidade digital não é apenas estética, mas estrutural. “A gente vive num tempo em que tudo vira vitrine: o amor, a dor, a opinião. ‘Qualquer Um é Um Zé’ fala dessa sensação de ser só mais um perfil no meio de milhões, enquanto questões reais, como o racismo e a falta de afeto, continuam atravessando nossas vidas. O reggae entrou como base porque carrega essa tradição de consciência, mas a gente quis trazer isso para o agora, para a era do algoritmo e da solidão conectada”, afirma.

“Qualquer Um é Um Zé” já está disponível nas plataformas de streaming e pode ser ouvida em: http://tratore.ffm.to/qualquerumeumze

Ascom

Com Tarcisio do Acordeon e Vitor Fernandes, João Gomes lança segunda parte do EP

Chega em todas as plataformas digitais nesta sexta-feira (28) a segunda parte do EP do projeto “Acredite” de João Gomes. Com 4 faixas, sendo 2 inéditas, João apresenta: “Seu Sorriso”, que é a carro chefe deste lançamento. Inédita, e foi composta pelo próprio João Gomes, uma canção que fala sobre romantismo, declarações e amor.

Com uma batida suave no estilo do forró e com aquele carisma que os fãs do João Gomes conhecem e que ele tinha guardado com carinho pra ser lançado em um momento especial. Ideal pra ser trilha sonora de vários casais. Outra inédita é “Você que mudou” e reforça a parceria de sucesso entre ele e Vitor Fernandes.

Já as regravações são: “Fica Comigo/É o Amor” duas modas que foram gravadas no seu primeiro CD. São músicas românticas e que foram escolhidas pelo próprio João por também fazer parte da sua história. “Amando Você” Uma regravação de uma melodia que também fala sobre Amor e Paixão. Só que dessa vez especial, por ter a participação do Tarcísio do Acordeon.

Curiosidade

João Gomes apresentou a sua composição de sucesso “Eu Tenho a Senha” para Tarcísio do Acordeon gravar e em troca queria apenas um oportunidade junto com seu empresário, foi onde tudo começou.