Fachin assume presidência do STF nesta segunda (29)

O Supremo Tribunal Federal (STF) pautou as primeiras ações que serão julgadas sob a gestão do ministro Edson Fachin, que toma posse como presidente da Corte na segunda-feira (29). Para o dia 1º de outubro, foram pautadas as ações que discutem o vínculo empregatício de motoristas de aplicativo (a chamada “uberização”), o processo que questiona a construção da Ferrogrão e outro que discute a cobrança de valores diferenciados de idosos em planos de saúde.

A ação que trata da “uberização” é relatada pelo ministro Edson Fachin. O julgamento ocorrerá dias antes da audiência pública no âmbito da ação sob relatoria do ministro Gilmar Mendes que discute a “pejotização” no âmbito de outras relações de trabalho que não são intermediadas por aplicativos.

Já o processo que trata sobre a Ferrogrão é relatado pelo ministro Alexandre de Moraes. O projeto da ferrovia, que quer ligar Sinop (MT) a Miritituba (PA) para escoar a produção do agronegócio, está travado desde 2021 por liminar de Moraes. Desde então, foi realizada uma tentativa de conciliação, sem sucesso. Agora, os ministros devem analisar o mérito da controvérsia, que gira em torno da necessidade de supressão de área do Parque Nacional do Jamanxim, reserva localizada no Pará.

A outra ação discute a aplicação temporal do Estatuto do Idoso aos planos de saúde. A lei, em vigor desde 2004, proíbe o reajuste das mensalidades devido ao ingresso na faixa etária de 60 anos. A discussão é se essa restrição se aplica aos contratos assinados antes da entrada em vigor da lei, ou somente aos contratos firmados após 2004. O relator é o ministro Flávio Dino.Ainda para o dia 1º, foi marcado o julgamento de ação que questiona uma lei que redefiniu os limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Santa Catarina, e criou o Mosaico de Unidades de Conservação da Serra do Tabuleiro e Terras de Massiambu.

Estadão Conteúdo

Prefeitura de Juazeiro empossa novos professores concursados da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação/Seduc, realizou nesta terça-feira (26), no Centro de Cultura João Gilberto, a solenidade de posse dos novos professores concursados que irão atuar na rede municipal de ensino. Ao todo, 23 educadores assinaram o ato de posse com o prefeito Andrei Gonçalves e a secretária de Educação Maéve Melo.

Os novos servidores irão atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Atendimento Educacional Especializado/AEE, reforçando o quadro pedagógico do município. “Estou muito feliz por ter sido recebida na rede municipal de ensino com todo esse acolhimento, mas também muito ansiosa porque estamos prestes a iniciar um novo desafio, uma nova jornada”, disse Cassandra Ravena de Souza, empossada para a função de professora de Ciências, em Itamotinga.

Durante o evento, a secretária Maéve Melo deu boas vindas aos novos servidores, falou sobre as ações de valorização dos professores e lembrou a importância da chegada dos novos profissionais. “Essa posse representa o compromisso da gestão municipal com a valorização dos profissionais da educação e com o direito dos aprovados no concurso. Nós precisamos de vocês para que tragam novas ideias, nos ajudem a melhorar nossos indicadores educacionais e nos ajudem a fazer a diferença na educação de Juazeiro”, pontuou

Além da presença de familiares dos professores e dos servidores da Seduc, a solenidade de posse também contou com a participação do diretor da APLB Sindicato, Gilmar Nery, do vereador Ziel Almeida e do vice-prefeito Tiano Felix.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro dará posse a novos professores concursados nesta terça-feira (26)

A Secretaria de Educação/Seduc de Juazeiro realizará, nesta terça-feira (26), a solenidade de posse dos novos professores concursados que irão atuar na rede municipal de ensino. O evento acontecerá às 19h, no Centro de Cultura João Gilberto.

Os novos servidores irão atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Atendimento Educacional Especializado/AEE. “A convocação desses novos professores representa o compromisso da gestão municipal com a valorização dos profissionais da educação e com o cumprimento dos direitos dos aprovados no concurso. Os novos servidores chegam para reforçar o quadro da nossa rede e contribuir diretamente para a melhoria dos indicadores educacionais de Juazeiro”, ressaltou a secretária Maéve Melo.

A expectativa da gestão municipal é que até o final da vigência do concurso uma nova chamada seja realizada.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro garante imissão provisória da posse da AABB para construção do Parque Municipal

A Prefeitura de Juazeiro conquistou a imissão provisória da posse da área da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), localizada no bairro Santo Antônio. A decisão judicial representa um passo decisivo para a implantação do Parque Municipal, um espaço de lazer, esporte e convivência que beneficiará toda a população.

O prefeito Andrei Gonçalves destacou que o projeto simboliza uma nova fase para a cidade. “Estamos abrindo caminho para transformar um espaço subutilizado em um equipamento público de grande importância. Nosso compromisso é garantir que Juazeiro tenha cada vez mais áreas onde as famílias possam se encontrar, conviver e aproveitar momentos de lazer com qualidade de vida”, celebrou.

Com cerca de 18 mil m², a área será requalificada para se tornar um dos maiores espaços públicos de lazer de Juazeiro, fortalecendo a política de ocupação urbana voltada para inclusão social, sustentabilidade e bem-estar coletivo.

A decisão marca um avanço no processo de desapropriação iniciado em maio deste ano e consolida mais um investimento da gestão na valorização dos espaços públicos. Agora, com a posse provisória garantida, o município segue os trâmites legais para dar início ao projeto do Parque Municipal.

Ascom

Ministra Maria Elizabeth toma posse como primeira mulher presidente do STM

A ministra Maria Elizabeth Rocha, única mulher no Superior Tribunal Militar (STM), tomou posse como presidente da mais alta Corte militar do país em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira, 12, no Teatro Nacional de Brasília. O ministro Francisco Joseli Parente Camelo, atual presidente do STM, assumirá a vice-presidência.

A cerimônia tem a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e dos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP).

Também compareceram outros ministros do Supremo, como Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Edson Fachin, e do Executivo, como José Múcio (Defesa), Jorge Messias (AGU) e Ricardo Lewandowski (Justiça).

Maria Elizabeth é a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da mais alta Corte militar do país para um mandato completo, de dois anos. Também foi a primeira, e ainda é a única, ministra a integrar a composição do tribunal.

A ministra está no STM desde 2007 e foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre junho de 2014 e março de 2015, a ministra assumiu a presidência do STM para um mandato tampão, após a aposentadoria do ministro Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, de quem foi vice. O fato de a ministra ter assumido a presidência gerou resistências no STM contra sua eleição, realizada em dezembro de 2024.

Ela foi eleita com a diferença de apenas um voto no tribunal de 15 ministros – dez oficiais generais do último posto das Forças Armadas e cinco civis. O mais comum é que as votações para presidentes de tribunais sejam uma formalidade, na qual é escolhido o magistrado mais antigo que ainda não ocupou o posto

Maria Elizabeth é natural de Belo Horizonte (MG) e tem 65 anos. Ela está entre os cinco ministros civis do tribunal, e foi procuradora federal antes de assumir a magistratura no STM.

Estadão

Defesa de Bolsonaro diz que mostrará convite para posse de Trump após exigência do STF

O advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Fabio Wajngarten, disse que cumprirá a exigência do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e apresentará o convite oficial para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Bolsonaro pediu ao Supremo a liberação do passaporte para viajar aos Estados Unidos. O documento foi apreendido em fevereiro do ano passado após Bolsonaro ser alvo de operação da Polícia Federal (PF) que investiga suposta tentativa de golpe de Estado.

“Posso garantir que o presidente Jair Bolsonaro foi convidado para a cerimônia mais seleta, com os mais próximos do presidente Donald Trump”, disse Wajngarten na rede social X (antigo Twitter). “O convite é extensivo à um acompanhante que naturalmente será a Primeira Dama. A defesa do presidente Bolsonaro fornecerá e cumprirá as exigências do Ministro Alexandre, juntando aos autos toda a competente documentação”.

No último sábado, 11, Moraes mandou o ex-chefe do Executivo mostrar o “convite oficial” que recebeu para a posse de Donald Trump. Moraes apontou que Bolsonaro apresentou, como convite que recebeu de Trump, um e-mail enviado para o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por um endereço não identificado. De acordo com Wajngarten, “toda a construção das relações exteriores é mérito absoluto” do filho do ex-presidente.

EStadão Conteúdo

Simão e Ricardo Coelho serão empossados prefeito e vice em solenidade no João de Deus

O prefeito reeleito de Petrolina, Simão Durando, tomará posse para seu segundo mandato nesta quarta-feira, dia 1° de janeiro, às 18h, no auditório do IF Sertão, no bairro João de Deus, zona periférica da cidade. Além do prefeito, tomam posse também o seu vice, Ricardo Coelho e os vereadores eleitos.

Com mais de 107 mil votos nas eleições deste ano, Simão reafirma sua trajetória política marcada pela proximidade com a população. Ao escolher um bairro tradicionalmente periférico para a cerimônia de posse, o prefeito reforça a mensagem de que seu governo estará voltado na melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem nos bairros.

O evento também simboliza a continuidade das ações já iniciadas no primeiro mandato, com investimentos em infraestrutura, saúde e educação para as áreas mais vulneráveis da cidade. Durante o evento, Simão Durando deve, ainda, apresentar novas ações para atender às demandas da população do bairro.

Evento: Cerimônia de posse do prefeito, vice e vereadores
Data: Quarta-feira (1° de janeiro)
Horário: 18h
Local: Auditório do IF Sertão, bairro João de Deus.

Ascom

Posse de Prefeito e Vereadores de Juazeiro vai acontecer dia 1º de janeiro de 2025

Após a eleição de Andrei Gonçalves (MDB) como prefeito de Juazeiro, é hora de transição e mudanças no Executivo e Legislativo. Os vereadores eleitos e o prefeito Andrei Gonçalves serão empossados no dia 1º de janeiro, como recomenda a Constituição Federal.

De acordo com informações da Diretoria Legislativa da Câmara Municipal, após diplomados em dezembro deste ano, os vereadores e o prefeito eleito se preparam para a nova legislatura e gestão municipal. Ressalta-se que a cerimônia de posse acontecerá no dia 1º de janeiro, de 2025, no auditório da Univasf, às 17h, na oportunidade os vereadores assumirão seus mandatos e darão posse a quem sucederá a Prefeita Suzana Ramos, o senhor Andrei Gonçalves.

Formação de Chapas para concorrer a Mesa Diretora

Ainda no dia 1º de janeiro acontecerá a homologação de chapas para a disputa da Mesa Diretora. O vereador Mitu do Sindicato (PC do B), sinaliza candidatura e busca apoio dos demais pares para referendar seu nome como presidente da Câmara de Juazeiro, na próxima legislatura. Ele vai poderá assumir, caso eleito, o cargo ocupado até 31 de dezembro do vereador e então presidente da Casa Aprígio Duarte Filho, Berg da Carnaíba (PSDB).

A primeira sessão solene de inauguração da 49ª legislatura da Câmara de Juazeiro 2025 vai acontecer, no dia 15 de fevereiro, de 2025.

Ascom/CMJ

Com a presença de Lula, Herman Benjamin toma posse como presidente do STJ

O ministro Herman Benjamin assumiu oficialmente a presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quinta-feira (22/08), após 18 anos desde que assumiu uma das 33 cadeiras do tribunal. Ele assume o lugar da magistrada Maria Thereza de Assis Moura, que presidia o STJ desde 2022. Na vice-presidência, foi empossado o ministro Luis Felipe Salomão.

No primeiro discurso, o novo presidente da Corte destacou, entre outros pontos, temas sociais e ambientais. Entre um dos pontos ressaltados, comentou que a efetividade da lei depende da “independência e da integridade do Poder Judiciário”. Além disso, frisou que a lei não deve servir apenas para assegurar ou fortalecer regalias.

“Se é certo que lei é para todos, na verdade quem mais dela precisa são os vulneráveis, os pobres, os excluídos, os oprimidos em uma sociedade que deveria ser de iguais. Vamos ser francos, o Estado de Direito, como um projeto inclusivo para todos só será universal quando acabar a fome e a desnutrição”, pontuou.

A cerimônia de posse, estavam presentes o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), além de ministros, governadores, convidados e outros representantes da advocacia brasileira.

Diário de Pernambuco

Dom Antônio Carlos Cruz Santos toma posse como novo bispo de Petrolina

A Diocese de Petrolina tem novo bispo. Dom Antônio Carlos Cruz Santos, de 62 anos, foi empossado neste sábado (29) sucedendo Dom Francisco José Canindé Palhano que esteve por seis anos à frente da diocese. Carioca da gema, como destacou durante coletiva à imprensa local, torcedor do Fluminense e da Portela, bisneto de escravizados e um homem aberto ao conhecimento.

Dom Antônio chega a Petrolina após passar uma década como bispo de Caicó, no Rio Grande do Norte. “Foi uma experiência muito boa. Gostei muito do Sertão e acho que o fato de eu ter o sangue nordestino, facilitou. Eu dizia que gostava muito de Caicó, mas não gostaria de ser bispo a vida inteira só em Caicó, porque eu acho que toda missão tem que ter começo, meio e fim”.

Assim como da cidade potiguar, o bispo diz que chega a Petrolina com pouco conhecimento da cidade. “De Petrolina, a única coisa que eu conhecia era a música, ‘Petrolina, Juazeiro’. Só tinha passado por aqui uma vez, há mais de 20 anos, tinha vindo de carro do Rio até Fortaleza, na volta passamos por aqui, atravessei a ponte e dormi em Juazeiro”, conta o bispo, que quer aproveitar o primeiro semestre do bispado para conhecer toda a diocese. Dom Antônio disse que pretende visitar todas as paróquias para ‘celebrar’.

Dom Antônio citou várias vezes o Papa Francisco, por quem foi nomeado para assumir a diocese de Petrolina e como a igreja deve ser acolhedora. “O amor de Deus tem nome, e chama-se: misericórdia. Por isso, tem lugar para todos na igreja”, afirmou.

Sobre os problemas sociais da cidade, que tem mais de 360 mil habitantes e é a terceira maior de Pernambuco, o religioso disse que “isso é um termômetro de que Petrolina é uma cidade grande. A população em situação de rua é um fenômeno das cidades grandes, em Caicó eu quase não tinha. É um desafio, os pobres incomodam”, disse o bispo, lembrando que Jesus se faz presente nos mais necessitados.

G1 Petrolina

Raquel Lyra cancela solenidade de posse dos novos professores de Pernambuco

A solenidade de posse dos novos professores do Estado de Pernambuco, aprovados em concurso público realizado em 2022, foi cancelada pela gestão Raquel Lyra (PSDB). Anunciado pelo próprio governo, o evento seria realizado nesta quarta-feira (21) e era aguardado por 2.907 professores que foram nomeados após homologação do resultado do certame. Mesmo com o cancelamento da solenidade, os profissionais já chegam às escolas a partir desta quinta-feira (22).

Em nota, a Secretaria de Educação e Esportes do Estado não informou o motivo do cancelamento, mas assegurou que está acelerando o encaminhamento dos professores para as unidades que irão lecionar. “Os professores e professoras aprovados no último concurso já estão sendo encaminhados às unidades de ensino do Estado para que o efetivo exercício comece a partir da próxima quinta-feira (22)”, diz a pasta.

A lotação desses novos professores foi determinada a partir de um censo feito pelo governo do Estado às vésperas da divulgação da nomeação dos aprovados no concurso. O resultado do levantamento censitário, no entanto, não foi divulgado pelo governo do Estado. Com as novas contratações, a folha de pessoal do Estado de Pernambuco, já constando o reajuste do piso salarial de 2023, é de aproximadamente R$ 210 milhões por ano.

Os professores concursados nomeados por Raquel Lyra estão distribuídos nas seguintes disciplinas:

Língua Portuguesa: 608;
Matemática: 478;
Biologia: 344;
História: 316;
Geografia: 220;
Educação Física: 218;
Química: 210;
Língua Inglesa: 122;
Física: 177;
Filosofia: 77;
Artes: 59;
Língua Espanhola: 41;
Sociologia: 38.

JC Online