City anuncia saída de Guardiola após 10 anos e 20 títulos conquistados

Manchester City anuncia saída de Pep Guardiola — Foto: David Ramos / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Fim de uma era. O Manchester City anunciou, nesta sexta-feira, a saída do técnico Pep Guardiola no final desta temporada. Em 10 anos no comando do clube inglês, o treinador espanhol conquistou, ao todo, 20 títulos, entre eles a Champions League, o Mundial de Clubes e seis edições do Campeonato Inglês.

— Que momentos maravilhosos vivemos juntos. Não me perguntem por que estou partindo. Não há motivo, mas lá no fundo, sei que chegou a minha hora. Nada é eterno; se fosse, eu estaria aqui. Eternos serão os sentimentos, as pessoas, as lembranças, o amor que tenho pelo meu Manchester City — disse Pep Guardiola.

O treinador espanhol fará sua despedida no próximo jogo, contra o Aston Villa, na última rodada da Premier League, no Etihad Stadium. Pep Guardiola havia renovado com o City em novembro de 2024, com vínculo até junho de 2027. Ainda assim, optou por encerrar a passagem de dez anos antecipadamente.

LEIA MAIS

Multiplicadores: UPAE Petrolina participa de formação para implantação da PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV)

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), a convite da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), participou esta semana de uma formação de multiplicadores com o objetivo de implantar a PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais regionais do Estado de Pernambuco.

A capacitação foi ministrada pelo médico infectologista Vinícius Vilaney e pela equipe de IST, Aids e Hepatites Virais do Estado, e teve como objetivo principal o repasse das recomendações da PEP, que consiste na utilização de medicamentos para redução de risco em pessoas que estiveram em exposição ao HIV.

O evento foi realizado no auditório do Hotel Barramares, no bairro Piedade, no Recife, e reuniu profissionais da saúde interessados em contribuir para a disponibilidade dessa estratégia de prevenção na rede pública de saúde. Durante a formação, foram discutidos os aspectos fundamentais da PEP, incluindo sua indicação medicamentosa, preenchimento de fichas de notificação e o papel dos profissionais de saúde no processo de implementação.

“É de extrema importância o acesso a outras medidas de proteção, para redução do risco de infeção pelo HIV. As UPAs, nesse sentido, são essenciais para a disponibilidade dessa estratégia, juntamente ao governo do Estado. Então, ponto para todos”, disse em tom de agradecimento ao convite, o enfermeiro gerente do Núcleo de Epidemiologia e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Wanderson Lima, que esteve representando a UPAE Petrolina no encontro.

Ascom