Vestibular indígena da Unicamp e UFSCar reúne 3,3 mil candidatos de 111 etnias em 6 cidades brasileiras

A edição 2024 do vestibular indígena unificado entre Unicamp e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ocorre neste domingo (14), em seis cidades brasileiras: Campinas (SP), Campo Grande (MS), Recife (PE), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). Estão inscritos 3.350 candidatos de 111 diferentes etnias.

A orientação é para que os candidatos cheguem aos locais de prova com antecedência. Os portões serão fechado às 13h, e a duração da prova é de 4 horas. São oferecidas 130 vagas na Unicamp, distribuídas em todos os cursos da universidade, e outras 65 vagas na UFSCar.

A prova será realizada em língua portuguesa, e ela é composta por redação e 50 questões de múltipla escolha, divididas da seguinte maneira:
Linguagens e códigos (14 questões);
Ciências da Natureza (12 questões);
Matemática (12 questões);
Ciências Humanas (12 questões).

O que pode e o que não pode levar
Os candidatos inscritos devem levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. Os estudantes poderão tomar água e/ou sucos na sala e consumir alimentos leves durante a aplicação da prova. É vedado o uso de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivos de qualquer tipo, lapiseira, caneta marca-texto, bandana/lenço, boné, chapéu ou outros materiais estranhos à prova.

111 etnias
De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), a edição 2024 recebeu inscrições de estudantes de 111 etnias diferentes, sendo que a maioria é Ticuna, seguido das etnias Baré e Tukano. Ainda segundo a Comvest, o vestibular também conta com inscritos dos povos Yanomami, Guarani, Marubo, Munduruku, Pankararu, Potiguara. Veja a relação com as 10 etnias com mais candidatos:

Vestibular indígena 2024 – 10 etnias com mais inscritos

Ticuna – 677
Baré – 597
Tukano – 301
Baniwa – 182
Kokama – 149
Atikum – 113
Desana – 113
Tariana – 111
Kambeba — 93
Pankará – 81

Fonte: Comvest/Unicamp

Os candidatos precisaram comprovar durante a prova que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação indicada no edital.

Calendário
1ª chamada de convocados para matrícula – 05/02 – site da Comvest;
Matrícula virtual – das 9h às 17h de 06/02 – pelo mesmo portal;
Ao todo estão previstas até cinco chamadas de candidatos.

G1 Pernambuco

Deixe um comentário