CBF confirma lesão muscular de Raphinha; tempo de recuperação não é divulgado

Exames de imagem confirmaram problema muscular; atacante sentiu dores contra o Haiti e deixou o jogo ainda no primeiro tempo.

A comissão médica da Seleção Brasileira confirmou, neste sábado (20), que o atacante Raphinha sofreu uma lesão muscular na coxa direita. Com o diagnóstico, o jogador desfalcará a equipe na sequência da Copa do Mundo. Em nota oficial, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou a constatação do problema, mas não estipulou um prazo estimado para o retorno do atleta aos gramados.

LEIA MAIS

Neymar é cortado de viagem e está fora do jogo do Brasil contra o Haiti na Copa do Mundo

O camisa 10 da Seleção Brasileira seguirá em tratamento e não viajará com a delegação para o confronto válido pela segunda rodada da Copa do Mundo de 2026

O atacante Neymar não viajará com a delegação da Seleção Brasileira para a partida contra o Haiti, válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (18) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Segundo a entidade, o camisa 10 permanecerá em Nova Jersey, nos Estados Unidos, onde seguirá a fase final de recuperação de uma lesão na panturrilha direita. O jogador utilizará a estrutura do hotel da delegação e do centro de treinamento Columbia Park para intensificar o tratamento.

LEIA MAIS

Wesley é cortado da Seleção por lesão na perna esquerda; volante Éderson é convocado

Lateral-direito passou por exame neste domingo que confirmou lesão na coxa

 

Lateral-direito sofreu lesão no primeiro tempo do jogo contra o Egito, neste sábado, e fez exame no domingo de manhã. Jogador da Atalanta reforça elenco para Copa do Mundo

Wesley não defenderá a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2026. O lateral-direito da Roma foi diagnosticado com uma lesão na perna esquerda e está fora do Mundial. Para seu lugar, Carlo Ancelotti chamou o volante Ederson, da Atalanta, que chegou a ser convocado na primeira lista do técnico italiano, em junho de 2025, mas não entrou em campo.

LEIA MAIS

CBF divulga numeração da Seleção para a Copa com Neymar de volta à camisa 10

A principal novidade é o retorno de Neymar à camisa 10, número que voltou a ser assunto entre torcedores desde a convocação do atacante por Carlo Ancelotti. A definição encerra uma das principais dúvidas antes do Mundial. Durante a ausência de Neymar na Seleção, Vinicius Júnior chegou a utilizar a camisa 10 em compromissos recentes da equipe.

Rodrygo também vestiu o número em algumas oportunidades, mas ficou fora da Copa por lesão. Outra novidade é Rayan, que recebeu o número 26. Entre os remanescentes da base do time, Casemiro permanece com a camisa 5, Marquinhos com a 4 e Raphinha com a 11. A numeração já será utilizada nos amistosos preparatórios contra Panamá e Egito, os últimos compromissos antes da estreia brasileira no Mundial.

Numeração da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2026es

1 – Alisson

2 – Wesley

3 – Gabriel Magalhães

4 – Marquinhos

5 – Casemiro

6 – Alex Sandro

7 – Vinicius Jr.

8 – Bruno Guimarães

9 – Matheus Cunha

10 – Neymar Jr.

11 – Raphinha

12 – Weverton

13 – Danilo

14 – Bremer

15 – Léo Pereira

16 – Douglas Santos

17 – Fabinho

18 – Danilo Santos

19 – Endrick

20 – Lucas Paquetá

21 – Luiz Henrique

22 – Gabriel Martinelli

23 – Ederson

24 – Ibañez

25 – Igor Thiago

26 – Rayan

Estadão Conteúdo

Convocados da Seleção para a Copa do Mundo: veja lista de Ancelotti

Neymar é convocado pela primeira vez pelo técnico italiano e disputará sua quarta Copa. Saiba os 26 jogadores que defenderão o Brasil

O técnico Carlo Ancelotti anunciou nesta segunda-feira a lista de convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo 2026. Neymar foi chamado e disputará seu quarto Mundial na carreira, depois de ser convocado pela primeira vez pelo técnico italiano.

LEIA MAIS

Neymar é convocado para a Copa do Mundo de 2026

Técnico italiano confirmou o retorno de Neymar e anunciou os 26 jogadores que representarão o Brasil na busca pelo sexto título mundia

O mistério chegou ao fim e a principal expectativa da torcida brasileira foi confirmada: Neymar está oficialmente convocado para defender a Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 2026.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18) pelo técnico Carlo Ancelotti, em cerimônia realizada no Museu do Amanhã. Aos 34 anos, Neymar retorna à equipe nacional após mais de dois anos afastado e vai disputar sua quarta Copa do Mundo, depois de participar das edições de 2014, 2018 e 2022.

LEIA MAIS

CBF quer transformar vagas da pré-Libertadores em entrada direta

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está em negociações com a Conmebol para alterar o formato de participação dos clubes brasileiros na Copa Libertadores. A proposta da entidade prevê transformar as duas vagas atualmente destinadas à fase preliminar em uma sexta vaga direta para a fase de grupos, medida que ajudaria a reduzir o número de jogos no calendário nacional.

O tema foi confirmado pelo presidente da CBF, Samir Xaud, em entrevista ao podcast Toca e Passa, que vai ao ar nesta terça-feira, 19. “A gente tem uma conversa com a Conmebol a respeito das nossas datas. A gente tem aí algumas datas Conmebol de pré-Libertadores, é o que nós estamos conversando”, revelou o dirigente.

Atualmente, o Brasil possui sete representantes na competição sul-americana: quatro classificados via Campeonato Brasileiro, um pela Copa do Brasil e outros dois que começam na fase preliminar. Além disso, nos últimos seis anos, o país garantiu um oitavo clube graças à vaga destinada ao campeão da edição anterior.

Um dos principais argumentos da CBF para a mudança é o histórico recente da pré-Libertadores, no qual clubes brasileiros acabaram se enfrentando antes da fase de grupos. Em 2024, o Botafogo eliminou o Bragantino; em 2025, o Corinthians caiu precocemente, impedindo um possível duelo nacional contra o Bahia. “Se você parar para analisar, na pré-Libertadores tem sido brasileiro contra brasileiro, né? Então praticamente a gente tem uma vaga direta. É em cima disso que estamos conversando”, reforçou Xaud.

Apesar das tratativas, ainda não há previsão de quando a mudança poderia ser aplicada, caso aprovada. A própria CBF admite que o ajuste no calendário não deve ser alcançado de uma temporada para outra. Enquanto isso, a única alteração confirmada até o momento é a redução de datas dos Estaduais para 2026. Nos estados que possuem clubes nas Séries A e B do Brasileirão, a competição passará de 16 para 11 datas. Nas demais federações, o período de disputa continuará um pouco mais longo.

A Tarde

CBF comunica à Fifa o interesse em sediar o próximo Mundial de Clubes

O bom desempenho das equipes brasileiras na Copa do Mundo de Clubes até o momento pode reverberar de maneira positiva. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) demonstrou à Fifa o interesse do Brasil em sediar a próxima edição do torneio.

Samir Xaud, presidente da CBF, fez o comunicado a Gianni Infantino, chefão da Fifa, e Mattias Grafstrom, secretário-geral da entidade, na sexta-feira (20). O dirigente brasileiro manifestou o interesse na Cúpula Executiva de Futebol da Fifa, em Miami, com representantes das 211 associações-membros da entidade.A próxima edição do Mundial de Clubes acontecerá em 2029.

A atual edição ocorre nos Estados Unidos como evento-teste para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos EUA, México e Canadá. No entanto, a Fifa não garante a obrigatoriedade da competição ocorrer no país que antecede o maior torneio de seleções.

Diario de Pernambuco

Justiça afasta Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da CBF

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) afastou Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta quinta-feira (15/5). A decisão é do desembargador Gabriel Zefiro.

Quem assume é Fernando Sarney, filho do ex-presidente da República José Sarney. Ele é quem vai conduzir as próximas eleições da CBF.

Vice-presidente da confederação, Sarney entrou com pedidos na Justiça para afastar Ednaldo da presidência da entidade.

LEIA MAIS

Editorial – Camisa vermelha na seleção? Um desrespeito à tradição do futebol brasileiro

A Seleção Brasileira é mais do que um time de futebol. Ela é um símbolo nacional, um patrimônio do povo, carregando uma identidade que atravessa gerações. O verde e amarelo da camisa canarinho representa a alegria do nosso futebol, a nossa história e as cinco estrelas conquistadas em campo. Por isso, a ideia absurda de adotar uma camisa vermelha como segundo uniforme na Copa do Mundo de 2026 não é apenas uma afronta à tradição, mas também um desrespeito ao que a Seleção representa para os brasileiros.

Desde 1954, quando o Brasil adotou oficialmente a camisa amarela após o Maracanazo de 1950, a identidade da Seleção se consolidou. O azul, usado como segundo uniforme, foi eternizado na conquista da Copa de 1958. Essas cores não foram escolhidas por acaso: são as mesmas da bandeira do Brasil e estão previstas no próprio estatuto da CBF.

O capítulo III, artigo 13, inciso III do estatuto da CBF (versão de 2017) é claro:

“A Seleção Brasileira só poderá usar uniformes com as cores existentes na bandeira da entidade (azul, amarelo, verde e branco).”

A única exceção prevista é para eventos comemorativos, mediante aprovação da diretoria. Mas não há justificativa comemorativa plausível para vestir a Seleção com uma camisa vermelha. Qual é a motivação real dessa mudança? Quem quer enfiar goela abaixo do torcedor algo que fere a identidade do nosso futebol?

A ideia da camisa vermelha já gerou revolta entre torcedores e comentaristas esportivos. O icônico narrador Galvão Bueno criticou duramente a proposta:

“A Seleção Brasileira é amarela! É verde e amarela! Se alguém quiser inventar moda, vá fazer isso em outro lugar!”

O ex-jogador e apresentador Neto, sempre sem papas na língua, também detonou a ideia:

“Os caras querem acabar com a Seleção Brasileira! Camisa vermelha? Pelo amor de Deus! Isso não é Brasil!”

Jornalistas esportivos, ex-jogadores e até torcedores se manifestam contra essa mudança descabida, que não tem respaldo histórico nem técnico. A CBF deveria estar preocupada com a reestruturação do futebol brasileiro, com a volta do protagonismo da Seleção, com a busca pelo hexacampeonato — e não com modismos que só servem para gerar polêmica e descontentamento.

Vale lembrar que o atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, já foi filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). E agora, justamente sob sua gestão, surge essa proposta de introduzir o vermelho na Seleção Brasileira. Coincidência? Difícil acreditar.

A Seleção é do povo, não de partidos políticos. Vermelho é a cor associada a diversos regimes comunistas ao redor do mundo, e não podemos permitir que o futebol seja usado para fazer qualquer tipo de sinalização ideológica. Não importa se é comunismo, socialismo, liberalismo ou qualquer outra corrente política: a Seleção tem que estar acima disso!

O futebol brasileiro não precisa e não deve ser politizado. A camisa verde e amarela é um símbolo nacional, não pode ser alterada para atender interesses ocultos ou agendas políticas. O futebol é do povo, e o povo já deu o recado: não queremos camisa vermelha na Seleção Brasileira!

Se a CBF realmente respeita a tradição do futebol brasileiro, deve enterrar essa ideia imediatamente. O torcedor brasileiro não quer ver a Seleção com uma camisa que não representa suas cores, sua história e sua identidade.

Mexer na camisa da Seleção sem justificativa legítima é um desrespeito ao passado glorioso do Brasil no futebol mundial. Querem homenagear algo? Homenageiem os jogadores que fizeram história. Querem inovar? Resgatem o espírito vencedor da equipe. Mas não tentem destruir um dos maiores símbolos do nosso país.

A Seleção Brasileira é verde e amarela. E assim deve permanecer.

Reportagem expõe relação entre Gilmar e cúpula da CBF

Ministro do STF, Gilmar Mendes e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. (Fotos: Agência Brasil)

O conflito de interesses e a falta de ética pública no Judiciário brasileiro foram expostas em recente reportagem da revista Piauí.

A matéria trouxe à tona uma série de questões envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Documentos e movimentações judiciais indicam que a atuação do ministro coincidiu com decisões estratégicas em favor da entidade esportiva.

A matéria detalha a parceria estabelecida entre o IDP, instituição fundada por Gilmar Mendes e dirigida por Francisco Schertel Mendes, filho do ministro, e a CBF Academy, braço educacional da CBF responsável por cursos de formação no futebol.

LEIA MAIS

CBF afasta assistente de arbitragem denunciado por assédio sexual em jogo do Brasileiro feminino

A Comissão de Arbitragem da CBF anunciou o afastamento do assistente de arbitragem Claiton Timm, do Rio Grande do Sul. Ele é investigado pela polícia de Bento Gonçalves (RS) após ser acusado de assédio sexual pelas jogadoras do América-MG ao fim da partida contra o Juventude, pela primeira rodada do Brasileirão Feminino A1.

A CBF já informou que, caso as investigações apontem sua culpa, Claiton será banido do futebol. A entidade prometeu solicitar ao STJD e às autoridades policiais uma investigação rigorosa do caso. O assistente é acusado de, antes do início da partida, ter usado entre seus colegas, através do rádio comunicador, palavras e piadas de cunho sexual para se referir às atletas da equipe mineira. O caso foi registrado na delegacia de Bento Gonçalves (RS), local da partida, que terminou empatada em 1 a 1.

Em comunicado divulgado neste domingo, o América-MG narrou os fatos ocorridos e repudiou o episódio. O clube ainda anunciou que enviará um ofício à CBF “colocando-se à disposição para colaborar com as investigações e com a implementação de medidas que previnam a reincidência de casos como este”.

A arbitragem da partida ficou a cargo de Jenifer Alves de Freitas, do Rio de Janeiro. Os assistentes foram Cassio Pires Dornelles e Claiton Timm, do Rio Grande do Sul. Na súmula, Jenifer relatou que “após o término da partida, a equipe de arbitragem foi abordada pelos policiais que faziam a segurança do jogo, e os mesmos relataram que uma atleta da equipe do américa saf, queria registrar um boletim de ocorrência contra um dos membros da equipe. A equipe de arbitragem acompanhou os policiais até a delegacia de polícia da cidade do jogo (Bento Gonçalves) para prestar esclarecimentos.

Foi feito um registro policial. Foi solicitado via delegacia o relato da ocorrência da outra parte interessada e o escrivão de plantão informou que o mesmo não pode ser fornecido no presente momento”.

Nota oficial do América-MG – “O América Futebol Clube vem a público manifestar seu profundo repúdio e indignação diante de um episódio repugnante ocorrido neste sábado (22), na estreia da equipe no Campeonato Brasileiro Feminino. Após a partida contra o Juventude, em Bento Gonçalves, atletas de nossa equipe registraram um boletim de ocorrência e prestaram queixa em uma delegacia da cidade contra um dos árbitros auxiliares do jogo. Antes do início da partida, através do rádio comunicador, entre seus pares de profissão, o profissional proferiu palavras e piadas de cunho sexual, se referindo às nossas atletas, em um comportamento absolutamente inaceitável e que configura grave ofensa. O Clube confia que as autoridades competentes atuarão com rigor na apuração dos fatos e na aplicação das sanções ao agressor. Na próxima segunda-feira (24), enviaremos um ofício à CBF, relatando o ocorrido e colocando-se à disposição para colaborar com as investigações e com a implementação de medidas que previnam a reincidência de casos como este. O América Futebol Clube reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente esportivo respeitoso e livre de qualquer forma de violência ou discriminação”.

Agëncia O Globo

CBF define que Brasileirão 2025 terá início no dia 29 de março

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que o Brasileirão 2025 terá início em 29 de março. A confirmação será realizada nesta segunda-feira, 11, quando o calendário da próxima temporada será divulgado pela entidade máxima do futebol nacional.

Com a antecipação da Série A, já que começava em abril nos últimos anos, o calendário do Brasileirão será interrompido durante o Mundial de Clubes da Fifa, que ocorrerá de 15 de junho e 13 de julho.

A competição terá a participação de quatro equipes brasileiras nos Estados Unidos: Flamengo, Fluminense, Palmeiras e o campeão da Libertadores, que sairá do confronto entre Botafogo e Atlético-MG.

Com isso, os campeonatos estaduais serão reduzidos em relação a datas, sendo iniciados em janeiro e com término previsto para o dia 26 de março. As Federações estaduais aprovaram as modificações da CBF. A única que não concordou foi a Federação Paulista de Futebol (FPF).Com as modificações, a CBF visa preservar as Datas Fifa (janelas com jogos internacionais de seleções) e evitar que jogos de clubes e seleções se choquem.

A Tarde

CBF fará homenagem a Juan Izquierdo nos jogos da Copa do Brasil

O mundo do futebol está em luto desde a confirmação da morte do zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU. O defensor passou mal e desmaiou durante o jogo contra o São Paulo, pelas oitavas de final da Libertadores. A CBF prestará uma homenagem com um minuto de silêncio em todos os jogos das quartas de final da Copa do Brasil.

“A CBF lamenta profundamente a morte do zagueiro Juan Manuel Izquierdo. O futebol brasileiro fará um minuto de silêncio em todas as partidas organizadas pela entidade nesta quarta-feira e se solidariza com os familiares do atleta, com os jogadores, dirigentes e torcedores do Nacional pela perda irreparável”, disse em comunicado Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

Morte de Izquierdo

A confirmação da morte de Juan Manuel Izquierdo ocorreu na última terça-feira, 27, através do Nacional, clube do defensor. A delegação da equipe, o presidente do Nacional, Alejandro Balbi, a consulesa do Uruguai, Marta Echarte e a família do jogador, a mãe Sandra, o pai Nelson, e a irmã Sofía, estiveram reunidos no Hospital Albert Einstein.

Izquierdo caiu sozinho aos 39 minutos do segundo tempo no Morumbi. Ele foi imediatamente direcionado a uma ambulância e encaminhado ao Hospital Israelita Albert Einstein. O atleta ainda teve uma parada cardíaca no momento que saía do estádio e foi reanimado pela equipe médica.

A Tarde

CBF sorteia confrontos da 1ª fase da Copa do Brasil na terça-feira

O sorteio dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil, que reúne ao todo 92 times de diversas divisões do futebol nacional, será na próxima terça-feira (30), às 15h (horário de Brasília), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. De acordo com a entidade, no mesmo dia também serão definidos os mandos de campo da segunda fase. O sorteio terá transmissão ao vivo online. A primeira fase está programada para começar em 21 de fevereiro.

Além dos 80 clubes da fase inicial contemplados no sorteio, outros 12 times previamente classificados ingressarão na Copa do Brasil apenas na terceira fase, quando a disputa ocorrerá com jogos de ida e volta. São eles: Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Grêmio, Botafogo, Bragantino, Athletico-PR, Vitória, Fluminense, São Paulo, Ceará e Goiás.

Para realizar o sorteio dos primeiros confrontos do torneio, a CBF distribuirá os nomes dos 80 times da fase inicial em oito potes. De um lado, ficarão os times mais bem colocados no Ranking Nacional de Clubes (RNC), alocados nos potes A, B, C e D. Tais equipes farão a estreia fora de casa, no entanto terão a vantagem do empate para avançarem à segunda fase. Do outro lado estarão os demais 40 clubes distribuídos pelo potes E, F, G, H.

Entre os clubes estreantes no torneio mais democrático do país, estão Água Santa, de Diadema (SP), Amazonas-AM, campeão da Série C do Campeoanto Brasileiro de 2023; Manauara-AM; Audax Rio (RJ); Olaria-RJ; Capital-TO; Grêmio Atlético Sampaio-RR; Itabuna-BA; e Petrolina-PE.

Agência Brasil

123