Conflito no Oriente Médio: “Nunca senti tanto medo”, diz jogador pernambucano no Kuwait

Em viagem profissional ao Kuwait, o jogador pernambucano de futsal Williams Oliveira do Nascimento, conhecido como “Vassoura”, tem relatado nas redes sociais o clima de apreensão vivido por quem está no Oriente Médio nos últimos dias. Desde o início dos ataques envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã, no sábado (28), a escalada do conflito passou a impactar diretamente moradores e visitantes de países da região, como Emirados Árabes Unidos, Catar e Líbano, além do Kuwait.

Nascido em Jaboatão dos Guararapes, Williams foi eleito Melhor Jogador do Mundo de Futebol 7 em 2018 e já foi quatro vezes campeão do mundo, integrando a seleção brasileira de Futebol 7. Ele está fora do Brasil para jogar um campeonato, adiado por dois dias devido à situação. Segundo o pernambucano, a previsão é de que em “dois ou três dias” a competição possa continuar normalmente. Nos stories do Instagram, rede social onde acumula mais de 420 mil seguidores, o atleta divide com os seguidores o medo de estar em um local visado pelos ataques iranianos.

No último domingo (1), o jogador compartilhou um story com falas positivas. “Fica aquela sensação de que pode acontecer uma coisa a qualquer momento, mas eu tenho fé em Deus que tudo vai se acalmar, tudo vai ficar bem, e vamos prosseguir no nosso trabalho”, disse. Pouco tempo depois, apareceu com o semblante assustado e afirmou ter ouvido dois estrondos “absurdos”. Ao fundo, é possível escutar o soar de uma sirene. “Ontem, antes de ontem, tava tranquilo” disse ele. Na sua fala, expressou preocupação pelos seus filhos, que não estão no país. “Deus abençoe nossos filhos, os filhos das pessoas que estão aqui, tentando trabalhar.”

Denúncia e pedidos de ajuda – Em uma das postagens, Williams denunciou a ineficiência da embaixada brasileira no Kuwait, que não respondia às suas tentativas de contato. É impossível deixar o país ou vias comuns no momento, uma vez que as fronteiras estão fechadas. O aeroporto internacional do país, alvo de ataque iraniano que deixou feridos no último sábado, está fechado. Ele chegou a publicar um apelo ao presidente Lula e ao deputado federal Nikolas Ferreira. “Não sei a quem pedir ajuda, todos aflitos no país”, escreveu. “Quem souber a quem eu poderia pedir ajuda, falem, por favor.”

O jogador conta que passou por duas situações parecidas em outros países, durante confrontos bélicos: uma vez em 2015, na Ucrânia, e em 2018, também no Kuwait, mas que nunca tinha sentido tanto medo. “Foram dois mísseis interceptados pelo Kuwait que caíram próximo do hotel”.

Hoje – A última atualização de Williams, até o fechamento da matéria, foi às 11h da manhã desta segunda-feira (2) no horário de Brasília — dez horas da noite no horário do país. Nos stories, o pernambucano afirmou que o dia seguiu normalmente no local: “A segurança aqui no Kuwait tá muito boa, tá bem eficaz. Foram mais de 300 mísseis interceptados.”

Diario de Pernambuco

Jogadores do time do goleiro Bruno são acusados de estupro coletivo

A prisão de quatro jogadores do Vasco da Gama do Acre por suspeita de estupro coletivo contra duas mulheres, em Rio Branco, mergulhou o clube em uma das maiores crises de sua história recente. O caso, que teria ocorrido no último fim de semana no alojamento da equipe, no bairro São Francisco, é investigado sob sigilo pela Polícia Civil.

O atacante Erick Luiz Serpa Santos foi preso em flagrante e teve a prisão preventiva decretada após audiência de custódia. Já Alex Pires Bastos Junior, o Lekinho, Brian Peixoto Henrique e Matheus da Silva Azeredo, esse último mais conhecido como Manga, apresentaram-se às autoridades e tiveram a prisão temporária de 30 dias determinada pela Vara Estadual das Garantias. A decisão judicial considerou a gravidade e a natureza hedionda do crime investigado.

De acordo com informações da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), durante depoimentos, as duas jovens afirmaram ter sido abusadas após conhecerem os atletas por meio de redes sociais e se dirigirem ao alojamento do clube. Uma delas relatou que estava sob efeito de álcool e em condição de vulnerabilidade, quando sofreu a violência. A outra declarou ter sido violentada por mais de um homem. A Polícia Civil informou que o inquérito segue em andamento e que detalhes não serão divulgados para preservar as vítimas e a apuração. Os jogadores negam as acusações.

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, revelou que o governo estadual acompanha o caso e garante assistência às vítimas. As informações são do site Band. Diante das graves acusações, o treinador do Vasco-AC afirmou que os atletas envolvidos serão responsabilizados por suas ações.

Contratação do goleiro Bruno intensifica crise – Enquanto lida com a repercussão das denúncias, o clube anunciou a contratação do goleiro Bruno Fernandes, ex-Clube de Regatas do Flamengo. O atleta foi apresentado como reforço para a partida desta quinta-feira, 19, válida pela primeira fase da Copa do Brasil, contra o Velo Clube. A chegada ocorre em meio à crise institucional provocada por acusações que envolvem parte do elenco, ampliando a repercussão dentro e fora de campo, enquanto as investigações seguem em andamento.

O nome do goleiro remete ao caso que ganhou projeção nacional em 2010, após o desaparecimento de Eliza Samudio, que o acusava de agressão e disputava na Justiça o reconhecimento da paternidade de seu filho. As apurações concluíram que Eliza foi assassinada, em um crime que contou com a participação de outras pessoas.Em 2013, Bruno foi condenado por homicídio triplamente qualificado, sequestro e ocultação de cadáver, em um episódio que provocou amplo debate público e marcou o esporte brasileiro.

A Tarde

Estrela do basquete palestino morre em Gaza

Mais um atleta palestino entre as vítimas mortais dos ataques israelenses na Faixa de Gaza. Mohammed Al’Shaalan foi uma estrela na seleção de basquete, tinha 40 anos e seis filhos. Al’Shaalan saiu de casa, em Khan Younis, no sul de Gaza, para procurar comida e medicamentos. Segundo relatos de testemunhas e da imprensa local foi morto com um tiro pelas forças israelenses. A mesma situação já havia acontecido, dias antes, com o jogador de futebol Suleiman al-Obeid, conhecido como o “Pelé palestino”.

Também hoje em Khan Younis mais cinco pessoas foram mortas perto do Hospital Nasser quando tropas do exército dispararam contra civis que aguardavam a distribuição de ajuda humanitária. Já na Cidade de Gaza, no norte do enclave, pelo menos 19 pessoas foram mortas durante a madrugada, segundo fontes médicas. Doze dessas mortes ocorreram numa ofensiva de artilharia contra um prédio da escola Amr Ibn Al As e arredores. Entre as vítimas estava uma família, com três filhos, quando a tenda em que se abrigava foi bombardeada. A Anistia Internacional denunciou que a Cidade de Gaza está se aproximando cada vez mais da aniquilação total.

Também segundo uma investigação conjunta realizada pelo jornal britânico The Guardian e mais duas publicações israelenses divulgada na quinta-feira (21), a inteligência militar de Israel identificou que combatentes de grupos terroristas mortos, todos pertencentes ao Hamas e à Jihad Islâmica, os dois principais grupos terroristas que atuam na região, eram 8.900 dos 53 mil mortos na guerra na Faixa de Gaza até maio deste ano, que correspondiam a apenas 17% do total dos mortos na guerra.

As mídias tiveram acesso ao banco de dados confidencial da instituição e constataram que os 83% restantes, cerca de 42 mil pessoas, até aquela data, eram civis. As Nações Unidas, que verifica os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde de Gaza, já afirmou em inúmeras ocasiões que a maioria dos mortos em Gaza é de civis, predominantemente de mulheres, idosos e crianças.

Mas até a presente data, a ofensiva israelense matou mais de 61.500 palestinos, segundo os últimos balanços do Ministério da Saúde de Gaza, considerados confiáveis pela ONU. Além de milhares que estão desaparecidos nos escombros. O governo de Israel sempre refutou oficialmente os dados das autoridades sanitárias locais do enclave palestino, afirmando que os números de mortos eram superestimados.  O ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, que desencadeou o conflito, provocou a morte de 1.219 pessoas, segundo Tel Aviv.

Diario de Pernambuco

CBF fará homenagem a Juan Izquierdo nos jogos da Copa do Brasil

O mundo do futebol está em luto desde a confirmação da morte do zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU. O defensor passou mal e desmaiou durante o jogo contra o São Paulo, pelas oitavas de final da Libertadores. A CBF prestará uma homenagem com um minuto de silêncio em todos os jogos das quartas de final da Copa do Brasil.

“A CBF lamenta profundamente a morte do zagueiro Juan Manuel Izquierdo. O futebol brasileiro fará um minuto de silêncio em todas as partidas organizadas pela entidade nesta quarta-feira e se solidariza com os familiares do atleta, com os jogadores, dirigentes e torcedores do Nacional pela perda irreparável”, disse em comunicado Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

Morte de Izquierdo

A confirmação da morte de Juan Manuel Izquierdo ocorreu na última terça-feira, 27, através do Nacional, clube do defensor. A delegação da equipe, o presidente do Nacional, Alejandro Balbi, a consulesa do Uruguai, Marta Echarte e a família do jogador, a mãe Sandra, o pai Nelson, e a irmã Sofía, estiveram reunidos no Hospital Albert Einstein.

Izquierdo caiu sozinho aos 39 minutos do segundo tempo no Morumbi. Ele foi imediatamente direcionado a uma ambulância e encaminhado ao Hospital Israelita Albert Einstein. O atleta ainda teve uma parada cardíaca no momento que saía do estádio e foi reanimado pela equipe médica.

A Tarde